Manter Fuji ... ou Sony A7

schon

Power Member
Boas malta, tenho andado com um dilema...
Tenho gostado imenso do ecossistema da Fuji, tenho usado uma X-E1 e uma X-T10.
Chegou a altura de renovar o material, e de talvez de mudar de sistema... ou não.

Adoro a Fuji, e estou seriamente a pensar mudar para uma X-T2 ou uma X-T20 (vai depender dos €€€ disponíveis com as vendas).
Ganhava um pouco nos Megapixeis... no AF... e se for a X-T2 ganho no EVF e na ergonomia.
Uma coisa que teria de vender é a Samyang 12mm 2.0, simplesmente não é wide o suficiente para o meu gosto...
Em substituição iria comprar uma Samyang 10mm (Equiv 15mm em FF), acaba por ser o mais perto que eu consigo de uma 14mm em Full Frame...
Outra coisa que adoro são lentes antigas adaptadas....por isso tenho um speedbooster para usar lentes M42. No fim de contas parece a escolha mais racional...


Por outro lado estou com saudades de fotografar em full frame, mas sem a questão do peso/tamanho... A Sony A7 seria a escolha mais adaptada para o que quero.

Teria de vender tudo, e compraria a A7 Mk1(poderia tentar a MK2 para ter IBIS) com a Objetiva Sony 28-70mm f/3.5-5.6 OSS, e a Samyang 14mm.
Pelo que percebi iria ter como negativo :
- Perdia um pouco em IQ, teria de usar mesmo RAW(sim... os jpeg da Fuji são tão bons que quase deixei de usar RAW) para espremer o máximo IQ possível...
- Uma lente de kit bem inferior a lente de kit da Fuji
- Um AF relativamente lento para os nossos dias.
- uma autonomia ainda pior que as Fuji.
- Uns controles menos apurados que as Fuji.

Por outro lado como positivo:
- Teria no lado Wide 14mm com Samyang
- Poderia usar as lentes vintage sem speedbooster (este trás sempre alguma degradação, alteração do POV).
- Poderia voltar a usar uma prime 50mm 1.8 em full frame... (Não sei explicar, mas 35mm em aps-c, ou as 50mm com speedboster não me dão o mesmo "feeling"... se calhar é psicológico).

Dúvidas :
- Em termos de performance em High iso... vi alguns comparativos, mas não são claros para mim...
Penso que mais uma vez a Fuji será melhor, mas a Sony não me parece muito má nesse capitulo.
 
Não sei explicar, mas 35mm em aps-c, ou as 50mm com speedboster não me dão o mesmo "feeling"... se calhar é psicológico
Há diferenças na distorção da objectiva e na compressão do fundo, isso não é ilusão.

Para aquilo que dizes, acho que ficavas mais satisfeito em executar isso tudo no lado Fuji e, para tirares o gosto do full-frame, quando sentisses vontade, arranjavas uma Canon 5D das primeiras com uma 50mm baratinha; o look de full-frame está lá.
 
Eu acho é que tu estás indeciso no que queres em fotografia e não relativamente ao sistema a usar.

Saudades de usar full frame?

Num teste cego ninguém adivinha qual é FF e qual é APS-C se se utilizarem equipamentos minimamente comparáveis.

Dou de barato quem faz muito retrato e gosta de usar F1.2 em FF mas mesmo aí, acho que é mais teima que outra coisa.

Tu gostas de fotografia de rua/arquitetural. Na minha perspectiva, não há nada que o sistema Fuji não te consiga dar.

Em vez de dividires o orçamento em dois sistemas que não te vão satisfazer de forma absoluta (nunca vais estar de forma nenhuma satisfeito de forma absoluta, seja com que sistema for), canaliza esse orçamento todo numa sistema/máquina que te preencha vários requisitos.

Já se arranja nos usados várias das objectivas de topo nos ~500€, tens a 10-24 que te satisfaz o lado mais wide e os ~35mm em FF. Arranjas a 18mm, a 23mm ou a 35mm pelos 300€ ou menos. Se juntares uma x-t3 ficas com um set que me parece ser adequado para ti por menos de 2000€.

Se venderes o que tens e aproveitares o grey market e os usados, vais conseguir não gastar muito e utilizar equipamentos a sério (desculpa mas avaliar um sistema por equipamentos como a X-E1 não é justo nem correcto).
 
Sinceramente de tudo o que tenho lido e falado com quem tem a A7 ou A7 II é de fugir... É caso para dizer, só conseguiram à 3ª.

Vai para a X-T2 ;-)

Eu ando em dilemas semelhantes, mas tenho atualmente tudo m4/3 (G80 e GX80 e algumas lentes)... Comecei a pensar em reformular o line up de lentes que tinha e depois em upgrades de máquinas, e às tantas dei por mim a ponderar trocar para Fuji (X-T3) ou Sony (a6400 ou A7 III). Ou manter-me na Panasonic (G9), ou dar um saltinho para o lado e ir para Olympus (E-M1 II)
 
Obrigado pelo input de todos, vou me manter pela Fuji. Nunca fui de gastar muito dinheiro em material fotográfico.
O meu orçamento nunca me permitiu gastar muito mais... pelo que estou sempre 2/3 gerações atrás, mesmo assim não me tem limitado muito.
Desta vez vou só manter um corpo, tenho mudado um pouco a minha maneira de fotografar, pelo que ter dois é desnecessário para mim.

Já agora, nunca avaliei o sistema Fuji pela X-E1, nem só pela X-T10, já fiz alguns trabalhos com X-T2 e X-PRO2, já experimentei brevemente a X-T3 . Estou mais do que familiarizado com as diferenças entre corpos. No geral adoro o Feeling da Fuji, das lentes deles, do IQ, etc...

É Óbvio, que sinto que é (mais do que) tempo de reformar a X-E1, mas a velinha ainda conseguiu ganhar mais um concurso este ano :-D. Vai também a Samyang 12mm , e mais umas lentes vintage que não uso.

A primeira compra será a Samyang 10mm (não tenho orçamento para uma Fuji 10-24, mesmo usada) e depois irei ver o corpo a comprar para substituir a X-T10, talvez a X-T4 possa vir ajudar um pouco nos preços da X-T2/3.
Talvez volte a pedir emprestada a Fuji 35mm F2.0 de um colega, para ver se tiro a teima da experiência dos 50mm em FF.
 
Como referi, é tudo "diz que disse", ou seja, feedback do que li, já que não tenho qualquer experiencia da mesma em 1ª mão... do que me recordo, problemas de AF pouco preciso, aquecimento, weather seal não muito eficaz (problemas de humidades e poeiras), entre outros...
 
@miguelbarroso eu tenho a a7ii desde que saiu. Troquei de nikon para a sony porque simplesmente já não fotografava desporto profissionalmente e preferia algo compacto.

Sem dúvida que o AF não é o duma maquina dslr pro ou até uma sony a9. A primeira gen da a7 sim, essa é que de noite tinha mesmo muitas dificuldades em encontrar o que fosse.

Sobre a resistencia à agua, se calhar fui sortudo, mas tanto chuva como neve e ainda funciona sem problemas. Poeira no sensor, já apanhei mais que na nikon. Mas nunca nada exagerado ou WOW que não saisse com uma bomba de ar.

O próprio tópico da marca aqui no forum tem muita discussão sobre a mesma de donos dessa camera.

Apenas acho muito mau quando se lê comentários baseados em nada. Até porque já tive fujis e embora tenha gostado de as usar (como o OP disse, é excelente o raio do jpg, que também nunca consegui justificar usar os raws), não consegui adaptar na altura e por isso o salto para a7ii.

De qualquer forma, acho que com qualquer uma das maquinas se pode conseguir resultados excelentes.
 
Obrigado por esse feedback @jamiro , como referi também ando em processo de upgrade, e excluí à partida a A7 II pelos motivos referidos. Vou olhar para ela com outros olhos, e informar-me melhor, e face aos preços praticados nos classificados, poderá ser uma forte candidata.
 
@miguelbarroso eu acho que vai depender do que se procura.

Eu actualmente faço mais fotografia quando viajo e sempre com a 1635 f4 atrás mais a 55 f1.8 na mochila.

Desporto sem dúvida que vai ficar atrás. Passa pelo tópico da camera e deixa lá as tuas dúvidas. Acho que podes saber logo se a eliminar ou não.
 
Há aqui muitos comentários meus sobre e a7II que tive e rapidamente troquei pela a7rII.

É uma excelente máquina com tudo o que se precisa para um amador, ou mesmo profissional, fazer excelentes fotos.

A única razão que me levou a mudar foi o AF. É sem dúvida o ponto mais fraco mas com a necessária curva de aprendizagem se ultrapassa. De referir que boas lentes vão ajudar neste capitulo. Provavelmente se na altura tivesse o vidro que hoje tenho a decisão de trocar pela rII poderia ter sido adiada.
 
Um dos meus conhecidos do mundo da fotografia, é provavelmente um dos melhores fotógrafos portugueses amadores.
Costuma estar sempre nos 3 primeiros em quase tudo o que é concurso fotográfico, já fez parte da selecção nacional de fotografia em 2017, onde venceram no Japão (https://observador.pt/2017/02/23/po...japao-entre-melhores-fotografos-de-26-paises/). Até há bem pouco tempo usava uma A7 Mk1, ultimamente não sei...

Vou me manter na Fuji por uma questão de orçamento, não pretendo gastar muito.
Continuo a acreditar que na fotografia, o IQ tem alguma importância, mas não é tudo.

Neste momento estou também a precisar de melhor buffer, de mais alguma rapidez em algumas situações. Donde a ideia de fazer upgrade a X-T10.

As minhas necessidades neste momento são algo básicas para o que me dá prazer, pelo que o meu kit vai consistir:
- lente de Kit 18-55mm f/2.8-4
- Fuji 50-230
- Samyang 10mm
- Uma serie de lentes vintage M42, para brincar com o speedbooster.
- X-t20/X-t2/X-PRO2/X-t30/X-t3 ? (vou ver ainda)

Já avancei com as vendas, (x-e1, samyang 12mm e Fuji 50mm F1.4 M42) e já mandei vir a Samyang 10mm F2.8.
Vou manter a X-T10 até sair a X-T4 (ver se o mercado mexe um pouco)...
 
Última edição:
Pois... andei a investigar mais sobre a A7 II... não é para mim! O que não invalida as suas virtudes. Mas as desvantagens são um "deal breaker" para mim.
 
@APedro, gosto da X-E3, apesar de ser da "geração" x-t2/x-t20,x-pro2, sinceramente, gostaria mesmo de manter o tilt screen, tenho usado bastante com a X-T10 e gosto. Como disse acima estou a ponderar a X-pro 2, não tem tilt, mas gosto do OVF, além de que adoro o "feeling" e estética da maquina. Não está fácil, decidir, mas na pior das hipóteses vou para uma x-t20.
 
Última edição:
Para avançar com a "novela"... acabei de comprar uma X-T2 espanhola usada em muito bom estado a um preço razoável, sendo assim já posso vender a X-T10 :). Fico assim bem dentro do meu orçamento para ter alguma folga para outros items.

Falta-me agora comprar um Flash(talvez um Godox), assim como testar/pensar em lentes 35mm (talvez a Fuji 35mm 2.0 WR).
 
Bem... update... A X-T10 também já está para ir (hoje provavelmente).

Entretanto já recebi a X-T2 e a Samyang 10mm F2.8, faz um combo um pouco mais pesado (1Kg e pouco)e grandote, apesar de tudo o conjunto fica balanceado e tinha de satisfazer a minha "tara" por o lado Ultra Wide :
49491344688_6205392052_c.jpg


Falta agora o o Flash da Godox, provavelmente o TT350-F com o x1t-f.
 
Back
Topo