Manter o MAC OS X "afinadinho". Que aplicação usar?

O applejack funciona bem? Andei a ler uns bugs daquilo e diz lá que pode apagar o file das preferencias.. Desisti de o instalar :S
 
Bullshot x2. Uso o Applejack e nunca tive esses efeitos secundários fofo.
A propósito, o que é que fazes às 6.17h da manhã na TechzonePT? Não dormes?

Dormir? O que é isso? Exames :D



MacDicas disse:
Eu nunca tive esse tipo de problemas e corro-o com bastantes frequência

Thanks, era deste feedback que queria ler. Fiquei meio naquela quando li o disclaimer do applejack porque como ainda não entendo muito deste sistema, não queria ver-me já a braços com chatices :p
 

Não é bem assim, quanto à desfragmentação.
O OS X tem um esquema de gravação que faz com que aconteça menos fragmentação. Também, quando idle, procede à deslocação de certos ficheiros de um lado para o outro (não ficheiros grandes) para fazer uma pseudo-desfragmentação.
Mas há desfragmentação e há optimização. O ideal é fazer ambas. Desfragmentação apenas faz com que um ficheiro não fique espalhado por vários sectores. A optimização desloca todo o ficheiro para outro local. Uma boa optimização também desloca certos tipos de ficheiros para determinados locais do disco para que, por exemplo, o startup seja mais rápido e ficheiros que seja menos provável sofrerem alteração de tamanho (aplicações, por exemplo), vão para o final do disco.
Ora, o OS X não faz nada disso. Apenas tenta evitar que um ficheiro, quando gravado, fique espalha por muitos sectores diferente. Claro que, para tal, tem de existir muito espaço livre contíguo. Ao fim de alguns meses (ou anos, depende) de utilização do computador, tal começa a ser impossível.
Por isso é que há aplicações específicas de desfragmentação.
Eu comprei o iDefrag ainda a semana passada e garanto-vos que, após ter desfragmentado (e optimizado) o meu disco, este passou a arrancar MUITO mais rápido. O acesso aos ficheiros (abrir ficheiros grandes) também passou a ser mais rápido.
Comprei-o também com o intuito de desfragmentar o drive que uso para captura vídeo. Digo-vos que, após a desfragmentação, faço capturas vídeo sem qualquer drop-frame :)
Ah, e eu também uso o AppleJack e nem o AppleJack fez com que o startup do meu Mac fosse tão rápido como o é agora, depois da desfragmentação.

Rui Batista
 
Back
Topo