1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Manter PC, upgrade ou completamente novo?

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por mBiT, 8 de Agosto de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 745)

1. mBiT

mBiT Power Member

Boas

A semana passada tive um azareco com o meu pc. A bomba de agua parou devido a não usar anti algas, e, quando cheguei a casa o pc estava desligado. A 1ª vez que o liguei ainda chegou ao windows, mas depois desligou-se, já não voltando a ligar (só depois é que vi como estava o reservatorio e a temperatura da agua, estava a nivel mas bastante quente, talvez uns 50ºC).

O meu sistema era/é:

Abit AN7 guru (blocos WC nos mosfets e NB)
    AMD Athlon Tb B [email protected] (o famoso jihub) (com bloco WC)
    2x1G value ram da kingston @210~215
    PSU techsolo(salvo erro) 550W silenciosa
    Grafica ATI HD3850 512MB AGP

À uns dias fui buscar um Barton 2500+, mas aparentemente terá sido a board que morreu. No post code, não passa do 90 (bios ready), com qualquer um dos CPUs.
    Em relação aos apitos do pcspeaker, não posso diagnosticar por ai porque desde quando a comprei ela está sempre a apitar (provavelmente por não usar cpu fan). Quando estava bom, ele apitava pelas colunas durante o boot, mas já não o faz, apenas acende os leds do IDE+PWR. Já fiz todos os testes possiveis para tentar arrancar, outras mems/sem mems, sem discos, outra grafica, sem grafica, reset cmos+tirar pilha e nunca chega a apitar.

Agora estou num dilema. Tenho varias opções mas não sei por qual escolher..

1) comprar board usada (com chip NF2, tipo a minha ou semelhante), e manter todos os componentes, tentando manter a performance que tinha com a abit an7

2) Comprar board+cpu, sendo que, a board aceite DDR1 e AGP (p ex sk939)

3) Comprar board+cpu+memorias DDR2, sendo que a board aceite AGP (p ex skAM2)

4) Comprar board+cpu+memorias DDR2+grafica PCIx equivalente à minha HD3850.

No meio disto tudo, perferia manter-me por mais um ano em socketA, uso o pc principalmente para browsing, filmes (alguns em HD), e alguns jogos (mas antigos). Cheguei a jogar o crysis com o sistema actual e considerei aceitavel os fps.

questionario:

1) Qual o orçamento? 100-300euros
    2) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?
    todos
    3) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC? irrelevante
    4) Qual será a funcionalidade do PC? Fps, carros, rts + browsing e ver filmes (alguns HD)
    5) Marca de processador
    AMD
    6) Preferes alguma marca? abit/gigabyte
    7) Quando vais comprar o Computador? o mais breve possivel
    9) Grafica Ati, single card, sli/cf não
    11) MotherboardATX overclocking
    17) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país? Lisboa
    20) Vais fazer Overclock? oh yeah

edit: questionario

Última edição: 8 de Agosto de 2008
  2. apoc

apoc Power Member

qt tens para gastar ?

responde ao questionário

3. mr.bohemia

mr.bohemia 1st Folding then Sex

Isto provavelmente seria assunto para outro tópico, mas se a board apita, significa que está viva, não? Esses apitos da fan do CPU podem ser desligados na BIOS.

edit: Reli o teu post e afinal, ela apita ou não?

4. apoc

apoc Power Member

1 x Team Elite DDR2 2GB PC6400

1 x AMD Athlon 64BIT X2 DUAL-CORE 4450E BOX 45W SKAM2

1 x Asus Ati HD3850/G/HTDI 256MB DDR PCI-E

1 x Gigabyte MA78G-DS3H AMD780G SKAM2

Total:274.2 €

ou então

1 x Team Elite DDR2 2GB PC6400

1 x AMD Athlon 64BIT X2 DUAL-CORE 4450E BOX 45W SKAM2

1 x Power Color Ati HD4850 512MB DDR3 PCI-E

1 x Gigabyte MA78G-DS3H AMD780G SKAM2

Total:331.2 €

se meteres uma ecs baseada no 770/780 poupas cerca de 30 € na board ...mas com 300€ não vais linge ....

5. mBiT

mBiT Power Member

gracias

mr.bohemia: vou abrir outro topico para desenvolver mais o problema então.

apoc: tenho andado um pouco off das novas tecnologias para desktop (para dizer a verdade, ainda vivo um bocado no mundo dos antigos socketA+NForce2).

Actualmente então recomenda-se o chipset AMD780?

A nivel de CPU, que posso esperar dele? se de futuro quiser algo mais rápido para qual podia ir?

Essa gigabyte é viradas para oc?
    Não existe nenhuma board que dê para utilizar AM2+DDR1/DDR2+AGP/PCIx/vale a pena?

desculpem tantos ?

6. apoc

apoc Power Member

a GB é virada para oc ...

neste momento os melhores chips para amd são os da amd sendo a preferencia pela seguinte ordem

770/780G/790FX/790GX os 790 são mais caros apesar de haver um msi baseada no 790X (sem f) q anda nos 80€ ... a diferença tem a ver com o suporte a CF

a nivel de suporte futuro dá para todos os processadores am2+ ou seja X2 e phenom X3 e X4

agp e ddr já morreu não arranjas nada neste momento ... o ultimo chip q saiu com suporte para estas tecnologias foi o nforce 250 alterado para as suportar a cerca de 2 anos atrás .... qd compraste essa 3850 devias era ter logo comprado um sistema novo ...

mas mete a venda .. á muita gente com p4 a comprra graficas agp por isso ainda te safas com certeza ... nunca vais e conseguir o q pagaste por ela ....

7. mBiT

mBiT Power Member

Em relação ao cpu, em vez do AMD Athlon 64BIT X2 DUAL-CORE 4450E BOX 45W SKAM2 estava a pensar no AMD Athlon 64BIT X2 DUAL-CORE 5200+ Box SKAM2 por ter 1MB de cache L2. Qual é a tua opinião?

Em relação a oc e temperaturas que posso esperar destes cpus?

Partilhar esta Página