Manter seguro o que e mais importante

edumad

I fold therefore I AM
Isto se calhar so se aplicara a pessoas esquecidas e azarentas como eu*, mas aqui vai...

Na ultima trip ia tendo um ataque de coracao, ou mais propriamente, em termos nortenhos "quase me cairam os co*" ... hmm, tin-tins.

Fui tirar uma foto do loch perto do Castelo de Eilean Donan (esta na galeria, e aquela com as algas). Levei tripe, maquina e saco. Cheguei a posicao que queria pousei o material, montei tudo e tirei algumas fotos. Depois apercebi-me que os meus amigos deviam estar a acabar a volta pelo castelo (mais que visto por mim), e entao toca a despachar-me. Cheguei ao carro e ppl ainda nada, depois dum bocado fui para meter a placa do tripe no saco e ... nao me lembrava se tinha ou nao andado com o saco ao ombro**... Ja tinha tirado varias fotos em varios sitios ali a volta e sendo domingo no castelo mais turistico da Escocia era gente por todo o lado... >( A tragedia, o drama...
Andava como uma barata tonta a procura, a pensar que alguem ja me tinha levado o saco.
Depois pensei, vamos la ver o que perdi... ai umas £100-150 libras em equipamento... Mas, e o cartao de dois gigas com quase !todas! as fotos do fim-de-semana??? Tambem estava no saco...
Bom, ja a suar la me lembrei que tinha passado um bom bocado a tirar a foto que referi, la voltei ao lugar e para meu grande alivio la estava o saco...

Licao, nao deixar nunca mais um cartao cheio junto com o resto do gear que vai andar comigo... Ok, a minha historia pode ser anormal, mas podem ser gamados...

*Em dois dias consegui apagar 2 anos de mensagens da Universidade e fechar-me fora do meu gabinete num sabado (sim hoje...) e mais uns incontaveis numeros de exemplos... :(

** problemas mentais? possivelmente...
 
Bem... E eu que estou sempre a avisar para terem vários cartões e andarem sempre a trocar. :p

Em relação à tua situação, algumas regras minhas:
- O saco/mala/mochila nunca sai das costas/carro/mão.
- A máquina está sempre "presa" a mim:
-- Se não está dentro da mala, está na correia.
-- Se estiver na mão de alguém, a correia está na minha.
 
O primeiro conselho efinitivamente aplica-se bem a mim, senao esqueco-me de tudo ...:(
A maquina felizmente isso nao largo nunca... E vai na correia. Se passo a alguem (amigos) estou bem por perto :P
 
O primeiro conselho efinitivamente aplica-se bem a mim, senao esqueco-me de tudo ...:(
A maquina felizmente isso nao largo nunca... E vai na correia. Se passo a alguem (amigos) estou bem por perto :P

A mim também. Farto-me de perder coisas e esqueço-me de tudo em todo o lado. Por isso é que ando sempre com mochila ou bolsa e nunca a tiro. Era incapaz de andar como há certo pessoal que anda, de carteira e chaves na mão. Era uma questão de segundos até as perder.
 
o trocar sempre de cartões é subjectivo rui. Se tiver sempre a trocar de cartões troca-se cansativo mas quando se troca convém é ter tudo bem guardado e sempre que se pode salvar tudo para 1 pc.. disco externo.. digimate.. whatever :)

agora o resto concordo sempre, andar sempre com ela juntinho xD
 
o trocar sempre de cartões é subjectivo rui. Se tiver sempre a trocar de cartões troca-se cansativo mas quando se troca convém é ter tudo bem guardado e sempre que se pode salvar tudo para 1 pc.. disco externo.. digimate.. whatever :)

agora o resto concordo sempre, andar sempre com ela juntinho xD

Não é sempre tipo fanático, a tirares 5 fotos e troca. lol Mas tipo fazes umas quantas, no intervalo trocas (por exemplo quando mudas o tripé de sítio, ou quando vais mudar completamente de settings e enquadramento).
 
Pah, mas tu tares a trocar cartões é arriscares-te a perder fotos. Agora quando estás em passeio, podes muito bem trocar de cartão a cada X fotos.
 
Eu levo sempre a mochila às costas, nunca sai de lá. A camara quando está fora da mochila está sempre na minha mão e a correia à volta do meu pulso de uma maneira que nem preciso de agarrar a máquina com a mão para ele não cair e ainda assim está bastante confortavel.
O tripé não tem mala, mas também raramente o utilizo. Quando o levo e não estou a utilizar, prendo-o à mala numa das pegas, fácil, rápido e fica bem preso.
Fiquei um pouco intrigado com essa coisa de mudar de cartão tão frequentemente. Qual é a finalidade? Só troco cartão quando deixo de ter espaço o que também é raro acontecer.
 
Fiquei um pouco intrigado com essa coisa de mudar de cartão tão frequentemente. Qual é a finalidade? Só troco cartão quando deixo de ter espaço o que também é raro acontecer.

Epah, eu vou meter isto nos meus moldes, mas podes imaginar outras situações. Imagina:

Num dia tens 4 sessões fotográficas. Levas contigo, pah, 4 cartões, por exemplo. E por sessão tiras 200 fotos (que é o máximo dos cartões).

Se tirares até encher, ficas com o seguinte:
Cartão 1 - Sessão 1
Cartão 2 - Sessão 2
Cartão 3 - Sessão 3
Cartão 4 - Sessão 4

Se te acontecer alguma coisa a algum cartão (roubado, avariado, partido, perdido, etc), perdes uma sessão inteira, que depois ou já não podes repetir, ou é chato (e dispendioso) voltar a repetir tudo.
Imagina que usas cartões maiores, que dão para 400 fotos, se só trocares quando encher, perdes o dobro das fotos.

Se trocares frequentemente, imaginemos a cada 50 fotos, ficas com o seguinte:
Cartão 1 - 50 fotos da sessão 1, da sessão 2, da sessão 3, da sessão 4
Cartão 2 - 50 fotos da sessão 1, da sessão 2, da sessão 3, da sessão 4
Cartão 3 - 50 fotos da sessão 1, da sessão 2, da sessão 3, da sessão 4
Cartão 4 - 50 fotos da sessão 1, da sessão 2, da sessão 3, da sessão 4

Se te acontecer alguma coisa a algum cartão, só perdes 50 fotos de cada sessão, mas ficas sempre com as restantes 150 para poderes usar.

Epah e quem diz 4 sessões, pode ser qualquer coisa. Podem ser X países onde passaste de férias, X locais que visitaste com amigos, etc...
Ao teres as fotos repartidas por cartões, muito dificilmente as perdes todas.
 
Última edição:
eu tenho o 'mau habito' de sempre que tenho hipotese descarregar as fotos para o pc xD

Desde que depois não te aconteça nada ao PC... lol Mas com cartões é mais fácil acontecerem acidentes. Nem imaginas a quantidade de pessoas que têm aparecido na loja do meu amigo com cenas tipo "ah e tal o meu filho formatou o cartão sem querer...", especialmente agora com as fotos de férias e em que os pais pedem aos putos para tirar as fotos de grupo e isso. lol
 
Oh, claro. Eu até podia dizer que mais seguro era gravar logo para DVD, mas os DVDs também se perdem, partem, bla bla bla.

Mas pronto, on-site, quando se depende apenas dos cartões, acho que vale a pena (se forem fotos importantes).
 
Já percebi! Mas por enquanto vou continuar com o meu esquema, primeiro meto o cartão de 1gb e depois de encher vai o de 4gb, só vai depois porque mete-me a maquina um pouco mais lenta. Ao final de alguns milhares de fotos ainda não tive nenhum azar, acho que a cortina parte-se antes dos cartões morrerem, lol. O meu cuidado será daqui a um ano mudar os cartões por causa do desgaste das celulas.
Quando tenho oportunidade passo logo as fotos para 3 disco e um desses discos está noutro computador. Já tive azares com hdd's, quando tiver com os cartões, se calhar passo a fazer como tu. ;)
 
se quisers comprar 1 cf de 8gb avisa loool

Quanto a máquina fica lenta a culpa é msmo do cartão e a sua velocidad de escrita ;)
 
se quisers comprar 1 cf de 8gb avisa loool

Quanto a máquina fica lenta a culpa é msmo do cartão e a sua velocidad de escrita ;)

Nem mais, comprei-o a saber que era um pouco mais lento que um que tinha de 512MB mas nunca pensei que fosse tão mais lento. Tive que comprar o que utilizo agora, sandisk extreme III 1GB. Outra coisa para não se ter dissabores, comprar cartão de marca de confiança e antes de o utilizar, tentar encher ao máximo 2 ou 3 vezes para ver se está tudo bem. É o que faço sempre.
 
Back
Topo