1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Manter seguro o que e mais importante

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por edumad, 23 de Agosto de 2008. (Respostas: 20; Visualizações: 1103)

1. edumad

edumad I fold therefore I AM

Isto se calhar so se aplicara a pessoas esquecidas e azarentas como eu*, mas aqui vai...

Na ultima trip ia tendo um ataque de coracao, ou mais propriamente, em termos nortenhos "quase me cairam os co*" ... hmm, tin-tins.

Fui tirar uma foto do loch perto do Castelo de Eilean Donan (esta na galeria, e aquela com as algas). Levei tripe, maquina e saco. Cheguei a posicao que queria pousei o material, montei tudo e tirei algumas fotos. Depois apercebi-me que os meus amigos deviam estar a acabar a volta pelo castelo (mais que visto por mim), e entao toca a despachar-me. Cheguei ao carro e ppl ainda nada, depois dum bocado fui para meter a placa do tripe no saco e ... nao me lembrava se tinha ou nao andado com o saco ao ombro**... Ja tinha tirado varias fotos em varios sitios ali a volta e sendo domingo no castelo mais turistico da Escocia era gente por todo o lado... >( A tragedia, o drama...
    Andava como uma barata tonta a procura, a pensar que alguem ja me tinha levado o saco.
    Depois pensei, vamos la ver o que perdi... ai umas £100-150 libras em equipamento... Mas, e o cartao de dois gigas com quase !todas! as fotos do fim-de-semana??? Tambem estava no saco...
    Bom, ja a suar la me lembrei que tinha passado um bom bocado a tirar a foto que referi, la voltei ao lugar e para meu grande alivio la estava o saco...

Licao, nao deixar nunca mais um cartao cheio junto com o resto do gear que vai andar comigo... Ok, a minha historia pode ser anormal, mas podem ser gamados...

*Em dois dias consegui apagar 2 anos de mensagens da Universidade e fechar-me fora do meu gabinete num sabado (sim hoje...) e mais uns incontaveis numeros de exemplos... :(

** problemas mentais? possivelmente...

2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Bem... E eu que estou sempre a avisar para terem vários cartões e andarem sempre a trocar. :p

Em relação à tua situação, algumas regras minhas:
    - O saco/mala/mochila nunca sai das costas/carro/mão.
    - A máquina está sempre "presa" a mim:
    -- Se não está dentro da mala, está na correia.
    -- Se estiver na mão de alguém, a correia está na minha.

3. edumad

edumad I fold therefore I AM

O primeiro conselho efinitivamente aplica-se bem a mim, senao esqueco-me de tudo ...:(
    A maquina felizmente isso nao largo nunca... E vai na correia. Se passo a alguem (amigos) estou bem por perto :P

4. _Fakir_

_Fakir_ Power Member

Exelentes dicas!

5. Rui Marto

Rui Marto Power Member

A mim também. Farto-me de perder coisas e esqueço-me de tudo em todo o lado. Por isso é que ando sempre com mochila ou bolsa e nunca a tiro. Era incapaz de andar como há certo pessoal que anda, de carteira e chaves na mão. Era uma questão de segundos até as perder.

6. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

o trocar sempre de cartões é subjectivo rui. Se tiver sempre a trocar de cartões troca-se cansativo mas quando se troca convém é ter tudo bem guardado e sempre que se pode salvar tudo para 1 pc.. disco externo.. digimate.. whatever :)

agora o resto concordo sempre, andar sempre com ela juntinho xD

7. Warlord

Warlord [email protected] Member

se andares com os cartoes vazios num sitio seguro, kando trocarem o cheio volta pro sitio seguro :P

8. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não é sempre tipo fanático, a tirares 5 fotos e troca. lol Mas tipo fazes umas quantas, no intervalo trocas (por exemplo quando mudas o tripé de sítio, ou quando vais mudar completamente de settings e enquadramento).

9. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

eheh

então isso não é msmo para mim que nem uso tripé :D

10. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Pah, mas tu tares a trocar cartões é arriscares-te a perder fotos. Agora quando estás em passeio, podes muito bem trocar de cartão a cada X fotos.

11. MEIA

MEIA Power Member

Eu levo sempre a mochila às costas, nunca sai de lá. A camara quando está fora da mochila está sempre na minha mão e a correia à volta do meu pulso de uma maneira que nem preciso de agarrar a máquina com a mão para ele não cair e ainda assim está bastante confortavel.
    O tripé não tem mala, mas também raramente o utilizo. Quando o levo e não estou a utilizar, prendo-o à mala numa das pegas, fácil, rápido e fica bem preso.
    Fiquei um pouco intrigado com essa coisa de mudar de cartão tão frequentemente. Qual é a finalidade? Só troco cartão quando deixo de ter espaço o que também é raro acontecer.

12. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

a ideia do rui é q assim se o cartão avariar não estragas as fotos todas :p

13. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Epah, eu vou meter isto nos meus moldes, mas podes imaginar outras situações. Imagina:

Num dia tens 4 sessões fotográficas. Levas contigo, pah, 4 cartões, por exemplo. E por sessão tiras 200 fotos (que é o máximo dos cartões).

Se tirares até encher, ficas com o seguinte:
    Cartão 1 - Sessão 1
    Cartão 2 - Sessão 2
    Cartão 3 - Sessão 3
    Cartão 4 - Sessão 4

Se te acontecer alguma coisa a algum cartão (roubado, avariado, partido, perdido, etc), perdes uma sessão inteira, que depois ou já não podes repetir, ou é chato (e dispendioso) voltar a repetir tudo.
    Imagina que usas cartões maiores, que dão para 400 fotos, se só trocares quando encher, perdes o dobro das fotos.

Se trocares frequentemente, imaginemos a cada 50 fotos, ficas com o seguinte:
    Cartão 1 - 50 fotos da sessão 1, da sessão 2, da sessão 3, da sessão 4
    Cartão 2 - 50 fotos da sessão 1, da sessão 2, da sessão 3, da sessão 4
    Cartão 3 - 50 fotos da sessão 1, da sessão 2, da sessão 3, da sessão 4
    Cartão 4 - 50 fotos da sessão 1, da sessão 2, da sessão 3, da sessão 4

Se te acontecer alguma coisa a algum cartão, só perdes 50 fotos de cada sessão, mas ficas sempre com as restantes 150 para poderes usar.

Epah e quem diz 4 sessões, pode ser qualquer coisa. Podem ser X países onde passaste de férias, X locais que visitaste com amigos, etc...
    Ao teres as fotos repartidas por cartões, muito dificilmente as perdes todas.

Última edição: 24 de Agosto de 2008
  14. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

eu tenho o 'mau habito' de sempre que tenho hipotese descarregar as fotos para o pc xD

15. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Desde que depois não te aconteça nada ao PC... lol Mas com cartões é mais fácil acontecerem acidentes. Nem imaginas a quantidade de pessoas que têm aparecido na loja do meu amigo com cenas tipo "ah e tal o meu filho formatou o cartão sem querer...", especialmente agora com as fotos de férias e em que os pais pedem aos putos para tirar as fotos de grupo e isso. lol

16. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

Entao mas rui isso é com tudo... nada é seguro! ;)

mais vale não tirar fotos ou sequer sairmos de casa e sermos atropelados :D

17. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Oh, claro. Eu até podia dizer que mais seguro era gravar logo para DVD, mas os DVDs também se perdem, partem, bla bla bla.

Mas pronto, on-site, quando se depende apenas dos cartões, acho que vale a pena (se forem fotos importantes).

18. MEIA

MEIA Power Member

Já percebi! Mas por enquanto vou continuar com o meu esquema, primeiro meto o cartão de 1gb e depois de encher vai o de 4gb, só vai depois porque mete-me a maquina um pouco mais lenta. Ao final de alguns milhares de fotos ainda não tive nenhum azar, acho que a cortina parte-se antes dos cartões morrerem, lol. O meu cuidado será daqui a um ano mudar os cartões por causa do desgaste das celulas.
    Quando tenho oportunidade passo logo as fotos para 3 disco e um desses discos está noutro computador. Já tive azares com hdd's, quando tiver com os cartões, se calhar passo a fazer como tu. ;)

19. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

se quisers comprar 1 cf de 8gb avisa loool

Quanto a máquina fica lenta a culpa é msmo do cartão e a sua velocidad de escrita ;)

20. MEIA

MEIA Power Member

Nem mais, comprei-o a saber que era um pouco mais lento que um que tinha de 512MB mas nunca pensei que fosse tão mais lento. Tive que comprar o que utilizo agora, sandisk extreme III 1GB. Outra coisa para não se ter dissabores, comprar cartão de marca de confiança e antes de o utilizar, tentar encher ao máximo 2 ou 3 vezes para ver se está tudo bem. É o que faço sempre.

Partilhar esta Página