Mantle, a API para GPU's GCN

Novamente não percebeste aquilo que eu disse!

O Evil Within e o Sleeping Dogs usam Havok, mas não usam recursos nenhuns pela gráfica, corre tudo pelo CPU!

Assim como o PhysX, todos os jogos com unreal engine 3/4 e unity 4/5 usam PhysX pelo CPU.

Se corre pelo CPU, corre igual quer em AMD quer em nvidia é indiferente, visto que é o CPU que processa tudo.
O que interessa é o poder de CPU que tens.

Depois tens é jogos como o borderlands, ou o Batman ou assim que usam Advanced PhysX, esses sim usam a gráfica.
Mas no geral os jogos que vês com o carimbo do nvidia PhysX não simboliza automaticamente que vai usar a gráfica.

Ok já percebi, obrigado pelo esclarecimento. Reformulando um pouco então, não é mandatório utilizar o physx se o developer quiser "efeitos de física avançada" no jogo.

Mas confesso que desconhecia que o physx vinha integrado no unity. Nas consolas e dispositivos moveis tens unity a "dar com pau".

Até acho que é open source. Acho que se paga qualquer coisa para ter as ferramentas mas "qualquer um" pode programar em unity.
 
Digamos que, tu podes usar PhysX como física para o teu jogo, não és obrigado é a usar os tais efeitos de física avançada como vês por exemplo no Batman.

O PhysX sem a tal física avançada é um motor de física como todos os outros, aonde não penaliza a AMD nem dá vantagem à nvidia.
É apenas um motor de física normal apenas tem a nvidia como dono XD

Open Source, mais ou menos, tu tens acesso ao código do PhysX no unreal Engine 4, porém o de física avançada já é fechado talvez para evitar que chegue às mãos da AMD ou da intel e também mesmo o que tens acesso deve ter algum tipo de licenciamento ou regras.

Alias desde que saiu o PhysX 3 que foi um excelente avanço, porque quando se usava PhysX 2, o jogos mesmo com física básica só sabiam usar 1 core ou 1 thread.
Quando saiu o PhysX 3, coisas como a roupa e etc ficou tão leve nos CPUs que deixou de ser uma feature exclusiva dos efeitos avançados e passou a ser uma feature normal do PhysX básico. :D

Existe tanto mas tanto jogo que recorre ao PhysX básico que até assusta.
Por exemplo o Thief que é um jogo AMD Gaming Evolved, como usa o Unreal Engine 3 usa PhysX básico, claro que podem usar outro motor, mas quando se licença o unreal por norma o PhysX básico vem incluído.

Repara aqui: http://www.dsogaming.com/interviews...ov-slider-multi-core-cpus-graphical-features/

E tens aqui esta novidade recente também:
http://physxinfo.com/news/12526/physx-sdk-3-3-source-code-is-now-available-for-free/
 
Pessoal, isto do mantle para mim é novidade e quando me apercebi que era uma tecnologia do jogo Sniper Elite 3, depressa testei a suposta vantagem deste API.
Mas é impressão minha ou a AMD está a tentar "passar-nos a perna"? Reparem nesta comparação gráfica que fiz com o jogo, com as definições todas iguais exceto o mantle vs directx:

Com mantle ligado:



Com directx:



Curioso, mas pelos vistos isto de aumentar os frames deve-se à redução da qualdidade gráfica...

Opiniões?
 
Arranjei recentemente uma grafica com GCN e decidi rodar um stress teste para ver a diferença!
Usei o star swarm(1.10).
Resultados:
DirectX
Average FPS: 41.12

Mantle
Average FPS: 80.02

Nunca pensei que a diferença seria tanta.
 
Se não fosse o Mantle não conseguia estar a jogar BF4 com 120 fps estáveis.
Mudei de uma GTX 770 para a 290X, subi as settings para Ultra (menos os filtros), e fiquei com uma variação de frames impressionante, não conseguia jogar assim.
Bastou mudar para o Mantle e resolveu o problema.
 
Que género de boost é que te referes?
No meu caso o Mantle, e futuramente o Dx12, vai ajudar quando houver muitos Draws Calls ao cpu. Isto porque tenho uma gráfica AMD. Para quem tem NVIDIA o Dx11 e 12 estão praticamente no mesmo patamar agora.
 
Nunca notei diferença de performance entre DX11 e Mantle no BF4, na altura que ainda tinha a R9 290 e 2500K.

Tinha sempre o cuidado de reiniciar o jogo sempre que mudava a API, mas mesmo assim, os frames eram virtualmente iguais.

Outro jogo que testei foi o Thief, onde os ganhos eram de apenas 3 ou 4 frames. O desempenho em Mantle variava muito de sistema para sistema, tanto dava ganhos significativos, como nenhuns.
 
So tenho a dizer bem do mantle, antes disso sofria das costas que era um terror, com mantle posso jogar sentado, deitado, a fazer o pino.... Fosse Como for.

Só tenho a agradecer esta maravilha que revolucionou o meu jogo.

Thanks AMD. XD

Agora a sério, a performance está sempre dependente de imensas variáveis, o ganhos podem ser imensos, ou podem ser quase nulos.... Depende até de cena para cena no ecrã. Basta as vezes fazer um 180 como boneco para perceber o que o mantle faz com cenas muito complexas a serem renderizadas "Changaí".
 
Eu não tive ganhos de frames com o Mantle. A estabilidade deles é que melhorou mesmo muito, ficou normal por assim dizer.
Com o Dx11, em zonas com mais acção, explosões, esse tipo de coisas, o meu 3570K mesmo a 4.3 não aguentava. Tinha sempre quedas de 120 para 70/60 ou ainda pior às vezes.
Com o Mantle isto deixou de acontecer, tirando raras ocasiões mas nem são tão acentuadas.
 
Back
Topo