1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Manutenção de máquinas fotográficas (riscos e sujidade)

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Meje, 4 de Janeiro de 2007. (Respostas: 43; Visualizações: 8240)

1. Meje

Meje Power Member

Tive uns acidentes durante a passagem de ano com a máquina fotográfica.

Ela ficou com um risco grandito no corpo metálico (aspecto cinzento metalizado). Será que existe algum produto semelhante aos que se usam nos carros para usar em pequenos aparelhos/gadgets para eliminar/disfarçar estes riscos?

O outro problema é mais simples. Ela ficou um pouco suja de tinta verde (guache, acho eu e escusam de perguntar como é que isso aconteceu :lol:) e eles dizem sempre para limpar com um pano seco. A tinta não é muito resistente (a verde), mas só com um pano seco deixa sempre resíduos. Será que usar um pano ligeiramente humedecido em álcool (com água já experimentei e não foi suficiente) danifica a máquina?

Deve haver aí pessoal que já passou por situações destas, ou parecidas, se puderem dizer como as resolveram...

Desde já obrigado.

2. jpvaz

jpvaz Power Member

Cuidado com o alcool. Nas lentes é receita para o desastre pois muitas lentes tem tratamentos anti-reflexo (entre outros) e o alcool afecta / pode destruir esse tratamento e danificar os elementos frontais da lente.

Se for no corpo da máquina, corres o risco de estragar a "pintura" da máquina.

Tenta antes com água + sabão, depois só água e no final um pano seco.

Cuidado, não faças mta pressão ao limpar pois corres o risco de conseguires limpar a sujidade mas criares 1001 pequenos riscos no local a limpar.

3. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

tenta com limpa tudo.. no corpo claro.. na lente nem pensar!

4. Julieta Santos

Julieta Santos Power Member

E como se limpam as lentes? E há algum método de prevenção para as poeiras retidas no interior?

5. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

já agora que tipo de maquina é?

a tinta ficou no corpo ou na lente?

6. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

no interior da lente?

isso nao é suposto acontecer!

7. Kaiput

Kaiput Power Member

Como é que voçês limpam a lente da vossa máquina??

Boas decidi criar este tópico de forma a poder alertar a possíveis erros que possamos estar a cometer com as nossas máquinas... neste caso... na limpeza da lente...

cumps

8. cantara

cantara Power Member

Eu costumo usar um pincel com pêlos pouco rigidos de forma a retirar poeiras que possam riscar a lente, e depois passo um pano daqueles de limpar óculos. Quando são pequenas nódoas, uso o mesmo pano mas um pouco (muito pouco) humedecido, e sem aplicar grandes pressões.

9. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Eu costumo usar o liquido de limpeza dos óculos e o pano que vem com ele, daqueles que não larga pelos, etc...
    Pelo menos até hoje 0 sujidade e 0 riscos... O mal na minha lente costuma ser mais tipo pequenos sprays de água tipo perdigotos secos e não poeira, daí o ter de usar uma solução húmida para proceder á limpeza!

10. -m3ta-

-m3ta- Power Member

Tenho o mesmo procedimento, mas por vezes e antes de passar o liquido e o pano mando umas sopradelas com o Giotto Rocket para afastar poeiras que possam riscar.

Uma pequena NOTA, é que só limpei a LENTE UMA vez. Agora limpo o filtro.

11. helius

helius Power Member

:x2: exactamente como eu :)

cumps

12. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

eu quando limpo, coisa muito rara, primeiro sopradela com a pera de ar para tirar possiveis areias e outras cenas q possam riscar e depois liquido de limpar oculos ou outro identico (Existem kits com isso) e passo com papel parecido ao das mortalhas.. papel vegetal q enxuga o liquido e limpa.

13. ftomas

ftomas Power Member

Pois eu tb uso este método, mas ou sem liquido ou com água e papel da hamma

14. MaxDamage

MaxDamage Power Member

Uso primeiro um pincel macio apropriado para o efeito, e depois um papel especial tipo vegetal (suponho que seja o mesmo que o jamiro referiu) da Kodak para esfregar cuidadosamente. Não uso liquidos (paranóias :rolleyes:)

E sim, a limpeza directamente na lente foi apenas no inicio, agora é feita sobre o filtro.

15. jmmsmm

jmmsmm Power Member

água..!??! :eek:

16. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

pois.. agua n tira lá muito a gordura eheh

17. jmmsmm

jmmsmm Power Member

não tira a gordura e deixa manchas de calcário...

(isto já parece uma publicidade ao detergente da loiça...:D)

18. _zZz_

_zZz_ Professional Folder

comprei uma maquina nova,panasonic fx55 e sem querer pus uma dedada na lente... :(
    so agua e pano de limpar os oculos e entao suficiente? fiquei mesmo chateado

19. jmmsmm

jmmsmm Power Member

epá, água não...
    nesta thread tens vários exemplos de como o fazer... tudo menos água...

20. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

_zZz_ lavas os pratos com agua e esfregão ou metes algo para tirar gordura? :)

Partilhar esta Página