Guia Manutenção e Upgrades em Acer Aspire 1410 (disassemble)

FastBoy

Power Member
Boas


Decidi fazer este pequeno guia explicativo das tarefas mais comuns que alguém pode um dia vir a fazer no seu portátil.


warning_trans_64.png



As tarefas aqui descritas são:
- Upgrade de memória (ou substituição de memória *) -> fácil, risco baixo
- Upgrade da placa Wifi ( *) -> fácil, risco baixo
- Upgrade de Disco ( *) -> fácil, risco médio
- Limpeza do cooler e substituição da pasta térmica -> média, risco elevado
- Clear CMOS por hardware -> média, risco elevado

Descrição do modelo

Acer Aspire 1410

11,6' 1366*768 (HD)
Celeron SU2300 1.2Ghz dual core
3GB DDR2 667 (upgrade para 4GB)
GMA 4500M
HDD Hitachi 160GB (upgrade para SSD Intel 80GB)
Wifi 802.11b/g/n
bateria de 6 celulas


A maquina:
pict1176.jpg
Upgrade de memória

Nota Inicial:
- Deverá ser escolhida DDR2 667 ou DDR2 800.
- Dado que a maquina vem com 2GB DDR2 667 e 1GB DDR2 667, o mais sensato será trocar o módulo de 1GB por 2GB DDR2 667, no entanto, podem também ser trocados ambos por 2*2GB DDR2 800 (suportando a maquina esta velocidade).

Em primeiro lugar, teremos de aceder ao compartimento da memória (que é o mesmo onde se encontra a placa Wifi).
Para isso, voltamos o portátil ao contrário e desapertamos os parafusos assinalados:
dscn3465i.jpg


Ficamos então com acesso às memórias e à placa wifi (como se vê na foto um pouco mais a baixo).

Para remover um dos módulos de memória, basta pressionar um pouco nos seus suportes tal como exemplificam as setas. Uma vez isto feito, o modulo solta-se e fica numa posição levantada (deixando de estar paralelo à board).
dscn3466.jpg


Na imagem que se segue, pode ver-se como fica o módulo de memória.
Neste momento, basta remover o módulo como indicado pela seta vermelha.
De seguida, deve ser introduzido o novo modulo no slot como indicado pela seta laranja (1), sendo de seguida necessário pressiona-lo para baixo de modo a encaixar nos dois suportes laterais (2).
dscn3467z.jpg


Agora basta voltar a colocar a tampa do compartimento e aparafusar os respectivos parafusos.
Upgrade da placa Wifi


Para aceder à placa wifi, é necessário aceder ao mesmo compartimento onde se encontram as memórias. Para verificar como o fazer, consultem "Upgrade de memória" um pouco acima.

Nota: Na escolha da placa wifi para esta maquina, é importante ter em conta que o slot é half mini-pci (ou seja, mais pequeno que o normal mini-pci).

Mas vamos ao que interessa:
Aqui temos a nossa placa wifi.
Para a remover, será necessário desligar as duas antenas (vermelho) e retirar o parafuso (laranja). Para as antenas, basta puxar levemente e ir rodando:
dscn3468u.jpg


Tal como no caso da memória, a placa wifi muda de posição assim que o parafuso é removido (tal como se vê na próxima foto).
Para remover a velha placa, basta puxa-la, tal como indicado pela seta vermelha.
Para colocar a nova placa, deve seguir-te a orientação da seta laranja (1), seguido da outra seta laranja (2), enquanto se pressiona a placa para baixo, deve ser colocado o parafuso anteriormente removido.
pict1151.jpg


Após fixada a placa, é necessário recolocar os cabos das antenas e voltar a fechar o compartimento com a respectiva tampa.

Upgrade de Disco

Considerei o upgrade de disco como sendo de risco médio. Esta classificação deve-se ao cabo do disco que é uma banda. Este tipo de cabo é muito frágil, é recomendado extremo cuidado com o mesmo, torção, vincos e afins devem ser evitados a todo o custo, uma vez feitos, o mais provável é o cabo deixar de funcionar.

No entanto, aceder ao disco (em si) é extremamente simples.

Nota:
Deve ser escolhido um HDD ou SSD Sata II.

Basta desapertar estes dois parafusos e remover a tampa:
pict1152.jpg


De seguida, é necessário soltar o cabo do disco. Para isso, basta com a ajuda de uma chave, puxar a peça branca como indicado na seta (1). Essa peça move-se cerca de 2mm.
Em seguida, basta puxar a fita transparente (seta (2)) que o disco sai.
pict1156.jpg


Com cuidado, vamos agora descolar o plástico preto. Depois de descolado, deve ser este o aspecto:
pict1157.jpg


Por fim, basta colocar o cabo no novo disco:
pict1159o.jpg


e coloca-lo no compartimento. O processo é em tudo igual à remoção do disco, colocar o plástico preto (não precisa de nova cola), colocar o disco no compartimento, colocar o cabo, mover a peça branca e fechar o compartimento do disco.
 
Última edição:
warning_trans_64.png



Vamos então continuar com a limpeza do cooler, colocação de pasta térmica e clear CMOS.


Limpeza do cooler e colocação de pasta térmica

Nota:
A escolha da pasta térmica é importante. Recomendo a utilização de pasta termica não condutora. Se a pasta for baseada em material condutor, tenham a certeza que esta é ionizada.


Este é um dos processos que considero já um pouco avançado. Apesar de esta ser uma maquina simples de desmontar, o facto de obrigar a desmontar a maquina quase totalmente, pode ser uma dificuldade acrescida para muitos.

Mas vamos ao que interessa, a primeira coisa a fazer será remover a bateria, cartão de memória, disco (documentado anteriormente em "upgrade de disco") e cabos das antenas da placa wifi (documentado anteriormente em "upgrade de placa Wifi").

De seguida, será necessário remover o teclado.
Para isso, basta pressionar 4 encaixes do teclado (tratam-se de encaixes móveis). Uma vez deslizados esses encaixes, bastará puxar o teclado pela zona dos F's (F1, 2, 3....), fazendo-o rodar sobre o space.
Segue a localização dos suportes e uma imagem ampliada de um deles:
pict1160.jpg

pict1161.jpg


De seguida, é necessário desligar o teclado, em primeiro lugar, devemos rodar o suporte preto até este se encontrar na vertical (seta (1)). Por fim, basta puxar o cabo do teclado (seta 2).
pict1162e.jpg


Em seguida, é necessário desapertar alguns parafusos na parte de baixo da maquina:
pict1163.jpg


Vamos de seguida desconectar o touchpad. O cabo do touchpad está assinalado na foto a verde. A forma de o remover é a mesma da utilizada no teclado.
Vamos ainda remover os parafusos assinalados a vermelho e laranja. Nota: os parafusos a laranja são diferentes dos encontrados até aqui, por esse motivo estão assinalados de forma diferente.
pict1164y.jpg

Podemos agora remover toda a parte plástica onde está incluído o touchpad, ficando o nosso portátil com o aspecto que se pode ver na foto seguinte.
Nessa mesma foto está o esquema da próxima tarefa. Trata-se da desconexão de 4 cabos. Os 2 cabos assinalados a vermelho, devem ser removidos seguindo apenas o sentido da seta. No caso dos 2 cabos assinalados a laranja, deve ser usado o mesmo método que foi usado para remover o teclado:
pict1165br.jpg


É ainda necessário remover 3 parafusos que seguram a board, são os seguintes:
pict1166x.jpg


Aparentemente, temos a board solta, na verdade, falta ainda libertar um cabo que está um pouco oculto.
Para isso, vamos rodar a board (como se do monitor do portátil se tratasse), de modo a ver a parte de baixo da mesma, sem afastar a zona próxima da porta VGA (pois é lá que reside o cabo).
Podemos ver na seguinte foto esse cabo e a forma de o remover:
pict1167.jpg


Podemos ainda constatar que o cooler está já um pouco sujo, bem como o plástico próximo do mesmo (apesar de ter sido limpo em Junho ou Julho do ano passado, ou seja, à menos de um ano).

Limpar:
pict1168c.jpg


Remoção do cooler, uma nota importante: desapertem primeiro os dois parafusos junto a fan, no que toca aos restantes 3, vão desapertando os parafusos mais ou menos por igual em vez de desapertarem um a um.
Será ainda necessário desligar o cabo da fan (marcado a laranja na foto)
pict11691.jpg



Após a remoção do cooler, temos acesso ao CPU e chipset. Na foto está a pasta térmica antiga (Arctic Silver 5). Coloquei nova pasta (Arctic MX-2). Infelizmente, esqueci-me de tirar foto após limpar a pasta térmica. Para a limpar, usei cotonetes. Pode ser usado álcool de elevada volatilidade (nos ditos cotonetes) para ajudar a remover a pasta térmica.
pict1171l.jpg


Por fim, limpar o cooler.
Para o fazer, é necessário remover a sua protecção removendo estes dois parafusos (deixo apenas uma nota, a chave necessária para remover estes dois parafusos é mais fina que a usada até aqui):
pict1172c.jpg


Como se pode ver, o cooler estava a precisar de uma limpeza. Cotonetes e pincel são ferramentas úteis.
pict1174.jpg


Por fim, falta apenas remontar a maquina. O processo é exactamente o inverso do feito até aqui, bastando reler o guia ao contrário. Relembro apenas o cabo desta foto e o cabo da fan do cooler, pois caso se esqueçam, há muito para voltar a traz:
pict1175.jpg
Clear CMOS

Para efectuar o Clear CMOS nesta maquina, é igualmente necessário desmonta-la. O processo é o mesmo, tal como para trocar a pasta térmica e limpar o cooler.
A partir do momento em que se retire a board do portátil, basta identificar a pilha e remove-la durante uns segundos (para garantir que fica a primeira, o ideal é dar ~30 segundos). No caso deste portátil, a pilha é idêntica as dos desktop, mas mais pequena, não existindo qualquer cabo ou invólucro.

A localização da pilha está assinalada a vermelho:
cmosm.jpg
 
Última edição:
Bem excelente trabalho, certamente vai me fazer muito jeito para o meu Acer... o Asus tenho acesso fácil por baixo do portátil mesmo ao cpu, agora um portátil pelo teclado nunca desmontei, realmente já vi esses encaixes na parte de cima do Acer, mas em outros portáteis não vejo nada disso, não sei se o sistema de desmontagem é o mesmo.
 
Depende de fabricante para fabricante, mas este sistema não é exclusivo da Acer, o Asus 1101HA tem um sistema igual e por exemplo, o Toshiba L40 tem um mix (este sistema + parafusos na parte de baixo da maquina)
 
Pelo que percebi basta tentar deslizar o teclado para baixo e a parte de cima desencaixa? é isso? não é preciso nenhum tipo de chave?
 
Não. O teclado está justo ao seu espaço. O que "desliza" (ou se move) são os 4 encaixes que estão assentes sobre molas. Mal os encaixes são pressionados, o teclado tem tendência para sair levemente do sitio, impedindo que o encaixe volte a travar o teclado (a menos que se faça pressão nesse sentido).

Para empurrar os encaixes, pode ser usada uma chave de fendas ou o canto de um cartão multibanco.
 
Ah já entendi ;)

Para agora não vou mexer no meu Acer só tenho desde Novembro e ele ainda aquece pouco, quando aquecer mais já sei o que fazer...venho aqui estudar um pouco o teu Tutorial :D

Obrigado pela explicação.
 
Última edição:
Queria saber se é possível fazer upgrade ao cpu, alguém sabe se é possível ?
Pelas fotos parece que é incorporado, isso confirma-se ?
 
Última edição:
Olá, estou precisando realizar uma manutenção nesse notebook.
Mas as imagens das partes do notebook não estão acessíveis.
Seria possível atualizar as imagens ou mesmo enviá-las para mim?

Agradeço pela atenção.
 
Back
Topo