Guia Manutenção e Upgrades em Toshiba Satellite L40 (disassemble)

Status
Fechado a novas mensagens.

FastBoy

Power Member
Boas


Decidi fazer este pequeno guia explicativo das tarefas mais comuns que alguém pode um dia vir a fazer no seu portátil.


warning_trans_64.png


As tarefas aqui descritas são:
- Upgrade de memória (ou substituição de memória *) -> fácil, risco baixo
- Upgrade da placa Wifi ( *) -> fácil, risco baixo
- Upgrade de Disco ( *) -> fácil, risco baixo
- Upgrade de drive óptica ( *) -> fácil, risco baixo
- Limpeza do cooler e substituição da pasta térmica -> difícil, risco elevado
- Clear CMOS por hardware -> difícil, risco elevado (extra: força perda de garantia)


Descrição do modelo

Toshiba Satellite L40

15,1' 1280*800
Pentium Mobile Dual Core T2330 1.6Ghz
2GB DDR2 667 (upgrade para 3GB)
GMA 3500M
HDD Hitachi 120GB (upgrade para SSD kingston v-series 60GB)


A maquina:
pict1237.jpg
Upgrade de drive óptica

Devem ser escolhidas drives ópticas PATA, não existindo limitação no tipo de unidade.

Para começar, vamos retirar a tampa que se vê na imagem, a mesma esconde também o disco, para alem da forma de acesso à drive óptica. Para a remover, é necessário retirar os 2 parafusos assinalados:
pict1238.jpg


Vamos em seguida retirar o seguinte parafuso:
pict1239.jpg


E remover a unidade, devendo para o efeito, empurrar um suporte metálico com a chave de fendas (ou parafusos):
pict1240.jpg


Ao empurrar essa parte metálica, a drive começa a sair e é só puxar o resto que falta:
pict1241.jpg


Por vim, vamos remover o suporte da drive retirando estes parafusos:
pict1242z.jpg


Agora é só colocar o suporte na nova drive e monta-la na maquina, seguindo o guia mas em ordem inversa.
Upgrade do Disco

Nota: Para esta maquina, devem ser escolhidos Disco Sata I ou II, sendo que por limitação do chipset, a velocidade ficará limitada a Sata I. No entanto, o Sata I está acima do desempenho de qualquer HDD actual (mas não do desempenho dos SSDs em leitura/escrita sequencial).


Para começar, vamos abrir o compartimento que permite aceder ao disco (ver "upgrade de drive óptica").

Em seguida, vamos remover os 4 parafusos assinalados na foto que se segue. Após remover os parafusos, devemos puxar pela banda preta segundo o sentido da seta vermelha:
pict1243.jpg


Vamos agora remover estes 4 parafusos que prendem o disco a sua gaiola. Uma vez removidos, o disco fica solto.
pict1245.jpg


Agora, basta seguir o guia em ordem inversa para recolocar o novo disco.
Upgrade de memória

Nota: Nesta maquina, devem ser usadas memórias DDR2 533, 667 ou 800. A Bios do portátil é capaz de arrancar com 4GB de memória, no entanto, crasha sempre no arranque do SO (seja 7 ou Ubuntu). Resumindo, recomendo apenas o upgrade para 3GB. Nota ainda para o facto de esta maquina também ter estado no mercado apenas com 1GB de memória.

Vamos começar por aceder ao compartimento que contem as memórias. Esse compartimento, esconde também a placa wifi. Para isso, vamos desapertar os parafusos assinalados na foto e remover a tampa:
pict1246.jpg


Para remover um dos módulos, vamos pressionar os seus suportes no sentido indicado pelas setas.
pict1247.jpg


Após isso, o modulo muda de posição. Para remover o módulo, basta puxa-lo no sentido da seta vermelha.
Para colocar o novo modulo, este deve ser introduzido segundo a seta laranja (1), devendo depois ser pressionado contra os suportes (sera laranja (2)).
pict1248e.jpg


Após isto, bastará voltar a colocar a tampa que cobre as memórias e aparafusar a mesma.
Upgrade da placa Wifi

Nota: Para esta maquina, devem ser escolhidas placas mini pci express. Devem evitar placas com a tecnologia MIMO, pois a mesma precisa de 3 antenas.


Vamos começar por abrir o compartimento das memórias e placa wifi (ver "upgrade de memória").

Em seguida, vamos soltar os dois cabos das antenas da placa wifi (dois conectores junto aos parafusos assinalados a vermelho, são apenas de encaixe). Adicionalmente, vamos remover os dois parafusos assinalados.
pict1251.jpg


Ao remover os parafusos, a placa muda para a posição que se vê na foto seguinte.
Para remover a placa antiga, basta puxar segundo o sentido da seta vermelha.
A nova placa deve ser introduzida segundo a direcção da seta laranja nº 1 e só depois deve ser pressionada para baixo, de modo a recolocar os parafusos anteriormente retirados.
pict1252.jpg


Para terminar (fechar a maquina), bastará seguir o tutorial em ordem inversa.
 
Última edição:
warning_trans_64.png


Limpeza do cooler e colocação de pasta térmica

A limpeza do cooler e colocação de pasta térmica nesta maquina é uma tarefa difícil. Há um elevado numero de passos a seguir, os parafusos não são todos do mesmo tamanho e são muitos e é necessário desmontar a maquina praticamente por completo. Recomendo que separem os parafusos por ordem sobre uma folha de papel e que escrevam na mesma de onde foram tirados. Alerto para o facto de a maioria ter F4, F5 ou F7 escrito, o que corresponde ao tamanho do parafuso, no entanto, há alguns casos em que a nomenclatura não corresponde (irei indicar esses casos).


Para começar, vamos retirar o disco (ver "upgrade do disco"), a tampa que cobre as memórias (ver "upgrade de memória"), a bateria e a tampa do slot Express Card.


De seguida, será necessário remover o teclado.
Para isso, vamos remover os dois parafusos assinalados na próxima foto (os quais estão junto ao compartimento das memórias):
pict1253.jpg


Vamos agora levantar o ecrã e ver o teclado da maquina. Nesta foto estão marcados 3 suportes do teclado. Os mesmo têm um sistema de mola e têm de ser pressionados para remover o teclado:
pict1254.jpg


Nesta foto podem ver em pormenor um desses suportes. A seta indica a direcção em que este deve ser movido para libertar o teclado:
pict1255s.jpg


Uma vez libertado o teclado, este deve ser levantado pela zona junto ao ecrã, fazendo o teclado rodar 180º (como uma página de um livro) de modo a ficar voltado ao contrário sobre o touchpad. O processo é intuitivo e a próxima foto mostra parcialmente a posição final.
Deve ainda ser libertado o cabo do teclado, para isso, a parte preta do conector deve ser movida pressionando as extremidades segundo o sentido indicado pelas setas. A parte preta do conector move-se 1~2mm, no final será possível puxar o cabo do teclado e remove-lo por completo:
pict1256.jpg


2º paço: remoção do ecrã:

Para começar, vamos ter de desligar os cabos (preto e branco) da placa WIFI (ver "upgrade de placa Wifi").

De seguida, vamos voltar novamente a maquina ao contrário e localizar a pequena tampa que se vê na foto. Vamos remover o parafuso e a tampa:
pict1257r.jpg


Dentro desse compartimento, vamos desapertar o parafuso assinalado a vermelho na próxima foto. Alem disso, vamos remover o cabo do monitor (marcado a laranja). Basta puxa-lo, mas recomendo que o façam pelo conector branco com a ajuda de uma chave de fendas pois o cabo é sensível.
Vamos ainda remover os cabos da placa wifi das suas guias (como se vê na foto).
pict1259.jpg


Vamos retirar estes 2 parafusos da base:
pict1260.jpg


e mais estes 2 da parte de traz da maquina:
pict1261.jpg


Por fim, é necessário abrir o ecrã em 180º e remover a parte plástica que cobre cada uma das dobradiças (no total são duas). A zona que tem os encaixes está visível na foto, vastará usar uma chave de fendas pequena para a levantar:
pict1262.jpg


Agora, temos o ecrã completamente solto, basta remove-lo com cuidado para não danificar os cabos.
pict1263.jpg


Ficamos então com o portátil sem ecrã:
pict1264.jpg



Vamos agora prosseguir, retirando os parafusos assinalados na seguinte foto:
pict1265t.jpg


De seguida, vamos voltar a maquina e remover o cabo do touchpad (assinalado a laranja). O mecanismo que permite remover este cabo é o mesmo que o utilizado no teclado do portátil cujo guia consta deste link.
Em seguida, vamos remover os parafusos assinalados. Um dos parafusos está especialmente evidenciado porque o seu tamanho não corresponde ao marcado (é mais pequeno). Não se esqueçam de o colocar de parte.
pict1266.jpg


Agora é só libertar as duas partes plásticas.

Ficamos então com a board à vista.
Para libertar a board será necessário libertar o cabo das colunas (basta retirar a fita cola e puxar) e o cabo do switch/led wifi (mecanismo idêntico ao do cabo do touchpad). Os cabos estão assinalados com quadrados laranjas.
De seguida, é ainda necessário remover os 3 parafusos assinalados com círculos vermelhos (nota: no superior direito, é o parafuso que tem a cabeça de maior dimensão, visto existirem 2 parafusos na zona):
pict1267.jpg


Adicional:
Agora, aqui há uma alteração em relação ao processo que segui. Nesta fase, removi logo a board. A board é mais fácil de remover se forem desaparafusados os parafusos da fan, que são estes dois:
(recomendo por isso que, adicionalmente ao que fiz, removam já a fan)
pict1273y.jpg


Se tiverem removido a fan, a board sai muito facilmente.
Caso contrário, deverão remove-la como se vê na imagem, mas alerto para o facto de os conectores de audio darem alguma luta para se libertarem da carcaça.:
pict1269.jpg


Será ainda necessário remover o cabo da fan (se esta não tiver sido removida no passo adicional):
pict1270g.jpg


Caso não tenham removido a fan, é agora a altura de o fazer. Após remover a fan, esta deverá ser limpa. É fácil pois a abertura é grande, o melhor utensílio será um pincel.

O pó que fica no cobre do cooler deverá ser facil de remover, a minha maquina que foi limpa à uns 6 meses estava praticamente impecável (parece que a minha mãe anda a ter cuidado :P)
pict1271.jpg


Vamos agora centrarmo-nos na pasta térmica, vamos localizar o chipset e o CPU. Será necessário remover o cooler, para isso, têm de desapertar os 7 parafusos assinalados. Atenção, no cooler, os parafusos estão numerados e não é por acaso:
Ordem seguida para desapertar: 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1.
Ordem seguida para apertar: 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
O cooler foi projectado para ser apertado e desapertado seguindo esta ordem, como tal, as hipóteses de estalar um die seguindo esta ordem é menor. Isso não quer dizer que o material fique danificado seguindo uma diferente, mas para quê arriscar mais quando se pode arriscar menos?
pict1272k.jpg


Ficamos então com o CPU e chipset visíveis para proceder à troca da pasta termica. Poderão recorrer a cotonetes para fazer a remoção da velha pasta.
pict1274.jpg


Para concluir, falta apenas remontar a maquina. Para isso bastará ler o guia em ordem inversa tendo em atenção todos os pormenores e conectores.
Clear CMOS

Para começar o Clear CMOS, vamos remover a board da maquina. Para isso, sigam a parte do guia referente à limpeza do cooler e colocação de pasta termica.

Uma vez removida a board, vamos localizar a pilha. Poderão verificar que a mesma se encontra soldada. A unica forma de a remover realmente é dessoldar ou quebrar as soldaduras (que felizmente, são fracas). Na verdade, nunca precisei de fazer um clear CMOS a esta maquina, apenas verifiquei o que era necessário para o fazer no decorrer desta review, a moral a que chego é: Espero nunca precisar de lhe fazer um clear CMOS.
pict1268.jpg
Upgrade de CPU

Para fazer o upgrade ao CPU do vosso portátil, em primeiro lugar é importante saber que CPUs podem usar. Para isso, há que ter consciência das limitações da maquina:
Chipset: Podem ver aqui as limitações (pagina 12). Em teoria, a maquina até pode levar muitos CPUs.
Cooler: O cooler está optimizado para TDPs até 35W

Posto estes dois factores, a margem para upgrades não é muita no caso de maquinas dual core como esta, no entanto, alguns L40 vinham com Celeron single core. Para esses, a aposta num T5300 (34W TDP) parece-me adequada (e obtive confirmação online de sucesso).

Recomenda-se antes do processo, uma actualização de bios, a qual pode ser encontrada no site da Toshiba.

Em seguida, depois de terem o novo CPU, terão de remover a board e da board, o cooler do CPU/chipset (ver limpeza de cooler e mudança de pasta térmica).

Removida a board e o cooler, é agora a hora de remover o CPU. Com uma chave de fendas, vamos dar meia volta ao parafuso preto do socket no sentido indicado pela seta vermelha. Deste modo, o socket solta o CPU e podemos remove-lo.

Nota muito importante: reparem no triângulo de cobre no canto superior direito do CPU.
pict1275w.jpg



Ao colocar agora o novo CPU, certifiquem-se que o triângulo indicado antes fica voltado para este canto do socket. Reparem que o mesmo tem menos um pin que os restantes, logo, é até a unica forma de encaixar o CPU correctamente.
pict1276.jpg


Por fim, coloquem pasta térmica nova e montem a maquina.
 
Última edição:
Muito fixe mesmo! Estava a pensar levar o meu velho menino ah limpeza, nunca conseguia tirar o teclado, mas assim já vou meter mãos à obra :D
E agora, com estas dicas, vou mudar ram e cpu, a ver se fica melhor :b quando à gráfica, é onboard (?) não há nada a fazer, não é?
 
Então por partes:

- Gráfica é onboard e não será possível fazer qualquer actualização.
- O upgrade de CPU vale a pena mais para quem arranja o CPU vindo de um portátil avariado (a custo 0 ou quase) ou para quem comprou a maquina com celeron single core (a passagem para dual core vale a pena). De resto, não vejo que o investimento compense. Vale mais meter 2.5 ou 3GB de Ram e um SSD do que trocar o CPU.

o meu toshiba tem o t2050 com 41.3w tdp (http://ark.intel.com/chipset.aspx?familyID=22816)
tenho ali um cpu t5500 de um HP avariado... com 44.3w segundo o mesmo site..
3W de diferença é pouco, não será por ai que não dará. Não esperes um grande aumento de desempenho. A tua maquina é um L40?


cump.
 
Então por partes:

- Gráfica é onboard e não será possível fazer qualquer actualização.
- O upgrade de CPU vale a pena mais para quem arranja o CPU vindo de um portátil avariado (a custo 0 ou quase) ou para quem comprou a maquina com celeron single core (a passagem para dual core vale a pena). De resto, não vejo que o investimento compense. Vale mais meter 2.5 ou 3GB de Ram e um SSD do que trocar o CPU.


3W de diferença é pouco, não será por ai que não dará. Não esperes um grande aumento de desempenho. A tua maquina é um L40?


cump.

não.. o meu é um satellite A110-180. já tenho 2gb de ram mas este CPU (o t2050) só suporta 32bits... pode ser que consiga arranjar umas memorias a baixo preço...
já ouvi falar que é preciso muito cuidado a trocar CPUs de portateis.. e só o queria fazer se for seguro como é obvio (infelizmente ainda nâo posso comprar outro, daí o medo de trocar)

já o limpei (mudei a massa térmica) e tem umas temps mesmo impecáveis (60º em load normalmente)...
 
Eu pessoalmente não faria o investimento no CPU. Eu tenho SOs de 64bits graças ao MSDN AA, se não tivesse o direito ao MSDN ainda era tudo 32bits. Sinceramente não notei mais valia com a mudança.

Investir no upgrade do CPU do portátil normalmente sai caro, só vale a pena quando há bom proveito.
 
Última edição:
Eu pessoalmente não faria o investimento no CPU. Eu tenho SOs de 64bits graças ao MSDN AA, se não tivesse o direito ao MSDN ainda era tudo 32bits. Sinceramente não notei mais valia com a mudança.

Investir no upgrade do CPU do portátil normalmente sai caro, só vale a pena quando há bom proveito.

sim mas eu já tenho o cpu... também não sei se meteria SO de 32 ou de 64 (também tenho direito ao MSDN AA, espero que este ano isso acabe, seria bom sinal :D)
 
Boas noites tenho um Toshiba Satelite L40 (e escolas) já é um portátil um bocado antigo, mas sempre deu a 100% de há uns dias para cá a luz da bateria começou a piscar (quando estava ligado á corrente) e deixou de carregar, todo o meu mal fosse esse mas depois de o ter formatado e colocado o win 7 home edition ele começou se a desligar depois de pouco tempo ligado.
já o limpei (ventoinha coller) já coloquei massa térmica no chipset e cpu e nada continua na mesma...ele liga na boa mas dps pifa renincia...
Alguma dica?
Obrigado pelo vosso tempo
Abraços
 
Boas


Ele desliga-se ao fim de pouco tempo ligado, mas qual o nível de carga da bateria. Tens a certeza que o transformador funciona e que o portátil recebe carga?

Podes ainda tentar um clear CMOS.


cump.
 
Boas noites, antes de mais obrigado pela resposta...
Sim ele desliga-se passado pouco tempo de estar ligado, ele esta ligado directamente a corrente cm o carregador (em bom estado) pois a bateria esta estragada...
Obrigado
Abraços
 
Ligaçao do carredor avariada

Ola !Antes de mais tenho de agradecer, pois este topico ta muito bom,sem ele ainda nao tinha desmontado o meu pc :D
Eu tenho o seguinte problema:
A minha entrada do carregador nao funciona correctamente,pois eu ligo o carredor ao pc,e sao raras as vezer que ele detecta o carredor,tem que se encaixar com mt jeito se nao o pc deixa logo de dar :s ou seja nao consigo trabalhar no pc por causa disso...a entrada do carredor deve estar a fazer mau contacto :s sabe como arranjar isso?eu acho que deve ser algum contacto que nao esta bem ligado/soldado `a placa ou assim....
Cumprimentos
Agradeço resposta :D
 
Boas pessoal, eu tenho o Toshiba satellite L40-18l (eescolas), queria saber se e possivel fazer o upgrade do CPU para o "Intel Core 2 Duo T5800"??
Um amigo tem o portatil dele estragado e pode-me dar esse processador se for compativel com o meu portatil.

Cumprimentos ;)
 
Boas pessoal, eu tenho o Toshiba satellite L40-18l (eescolas), queria saber se e possivel fazer o upgrade do CPU para o "Intel Core 2 Duo T5800"??
Um amigo tem o portatil dele estragado e pode-me dar esse processador se for compativel com o meu portatil.

Cumprimentos ;)

Sim, é compatível, mas um melhor upgrade seria um T8300 como eu pus no meu, que é já de 45nm e é a 2.4GHz.
Cumps
 
Ola amigos, espero que alguem possa me ajudar, tenho um L40-14y, ele veio com um celeron 530, consegui com um amigo um core 2 duo T5300 1.73/2m/533, só que o notebook não liga com esse processador, atualizei a bios com a versão mais recente e nada. Alguem pode me explicar o que pode ter ocorrido? Esse T5300 é compativel? Se não, qual o melhor que eu posso usar? Aguardo uma resposta e obrigado.
 
Boa tarde, eu tenho um Toshiba destes, mas apenas de 1GB de Ram. Como a substituição deste portátil ainda deve demorar mais do que o desejado estava pensar fazer um upgrade à Ram, a minha dúvida é: para aumentar para 3GB tenho de trocar a memoria que tenho por uma de 3GB, ou posso simplesmente adicionar uma de 2GB?
 
Boa tarde,

Tenho um Portatil deste, e tem 1 modulo de 2GB DDR 2 e 667mhz, mas instalei o cpuZ e ele diz que a memoria esta a velocidade de 333mhz :S

Será normal?

Cumprimentos
 
pessoal, ainda tenho uma destas reliquias.

Pra jogar FM vale a pena fazer algumas alteraçoes nesta maquina? Ou nunca vai melhorar mt? penso que ha 2 modelos, mas este é o mais fraquito, c/ 1 gb de ram...

basicamente é o unico jogo que me interessa. Mas neste pc já funciona de forma mt fraca. Ja impoe limite de paises, nº de jogadores.

Vale a pena investir uns troquitos ? Se sim, o que mudariam?
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo