Manutenção limpeza de sensor CANON 30D

Então e fazer um search, hein?

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=141992

Como é que posso ir dando umas "limpadelas" à la mano ao sensor da 30D?

A minha solução recomendada:

- Giotto's Rocket Blower.

É a única forma "autorizada" por todas as marcas. Não é 100% eficaz, mas é barato e muito dificilmente há possibilidade de fazer asneira.


Alternativas mais "audazes" (onde há contacto físico com o sensor... logo uma possibilidade real de fazer asneira):

- Pincel estático:

Há quem diga que se consegue "fazer" um pincel destes a partir de um pincel de maquilhagem... mas eu não arriscaria. Nunca usei, mas segundo tenho lido parece ter uma eficácia de 98% ou por ai. Os VisibleDust com motor e laterna incorporada são muito práticos e toda a gente diz bem deles. São caros, mas duram anos.

- Cotonetes "especiais" + liquido "especial"

É o único método que consegue ser 100% eficaz. É o mais caro de todos, porque os cotonetes além de caros só se usam uma vez. Requer alguma prática (e algumas repetições) para se conseguir o 100% de eficácia. Mal usado os resultados são péssimos. Tenho usado SensorSwabs com Eclipse.


Outra solução que tenho visto em muitas lojas em PT mas sobre a qual não tenho opinião formada é o sistema do "aspirador" propulsado a gás pressurizado. Suponho que em eficácia estará acima do assoprodor e abaixo do pincel, e em segurança deve ser exactamente igual ao do assoprador.
 
Última edição:
Obrigado Strobe. Vou para a solução Giotto's Rocket Blower que é barata e segura.

Só preciso de retirar a lente e soprar lá para dentro, certo? Ou há mais algum procedimento para chegar ao sensor? Eu parto do princípio que o low pass filter em frente ao sensor é isto e que é isto que vou limpar, correcto?

417CSA0HEWL._SS500_.jpg
 
Última edição:
Só preciso de retirar a lente e soprar lá para dentro, certo? Ou há mais algum procedimento para chegar ao sensor?

Há, sim. Tens de procurar no menu uma opção que diz "Sensor Cleaning" ou uma coisa parecida. Pelo menos é assim que funciona na 350D. Na 30D calculo que seja semelhante.
 
Eu parto do princípio que o low pass filter em frente ao sensor é isto e que é isto que vou limpar, correcto?

Não. Isso que vês é o espelho (que se percebe bem porque está inclinado a 45º). Por detrás está a cortina do shutter (normalmente fechada) e por detrás disso é que está o LPF. A opção do menu de que falou o DiegoV é para levantar o espelho e abrir a cortina do shutter expondo o LPF.

Já agora, antes de levantar o espelho para limpar o sensor convém dares umas assopradelas no espelho e na área circundante. Quanto mais limpa estiver essa área menos probabilidades terás de apanhar pó no sensor. O mesmo convém fazer com o lado de dentro das lentes.
 
Última edição:
Back
Topo