1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Manutenção limpeza de sensor CANON 30D

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Batmuman, 17 de Janeiro de 2009. (Respostas: 6; Visualizações: 2283)

1. Batmuman

Batmuman Banido

Como é que posso ir dando umas "limpadelas" à la mano ao sensor da 30D?

2. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Então e fazer um search, hein?

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=141992

A minha solução recomendada:

- Giotto's Rocket Blower.

É a única forma "autorizada" por todas as marcas. Não é 100% eficaz, mas é barato e muito dificilmente há possibilidade de fazer asneira.

Alternativas mais "audazes" (onde há contacto físico com o sensor... logo uma possibilidade real de fazer asneira):

- Pincel estático:

Há quem diga que se consegue "fazer" um pincel destes a partir de um pincel de maquilhagem... mas eu não arriscaria. Nunca usei, mas segundo tenho lido parece ter uma eficácia de 98% ou por ai. Os VisibleDust com motor e laterna incorporada são muito práticos e toda a gente diz bem deles. São caros, mas duram anos.

- Cotonetes "especiais" + liquido "especial"

É o único método que consegue ser 100% eficaz. É o mais caro de todos, porque os cotonetes além de caros só se usam uma vez. Requer alguma prática (e algumas repetições) para se conseguir o 100% de eficácia. Mal usado os resultados são péssimos. Tenho usado SensorSwabs com Eclipse.

Outra solução que tenho visto em muitas lojas em PT mas sobre a qual não tenho opinião formada é o sistema do "aspirador" propulsado a gás pressurizado. Suponho que em eficácia estará acima do assoprodor e abaixo do pincel, e em segurança deve ser exactamente igual ao do assoprador.

Última edição: 18 de Janeiro de 2009
  3. Batmuman

Batmuman Banido

Obrigado Strobe. Vou para a solução Giotto's Rocket Blower que é barata e segura.

Só preciso de retirar a lente e soprar lá para dentro, certo? Ou há mais algum procedimento para chegar ao sensor? Eu parto do princípio que o low pass filter em frente ao sensor é isto e que é isto que vou limpar, correcto?

4. DiegoV

DiegoV Power Member

Há, sim. Tens de procurar no menu uma opção que diz "Sensor Cleaning" ou uma coisa parecida. Pelo menos é assim que funciona na 350D. Na 30D calculo que seja semelhante.

5. Batmuman

Batmuman Banido

Ah, ok. Obrigado, Diego :)

6. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Não. Isso que vês é o espelho (que se percebe bem porque está inclinado a 45º). Por detrás está a cortina do shutter (normalmente fechada) e por detrás disso é que está o LPF. A opção do menu de que falou o DiegoV é para levantar o espelho e abrir a cortina do shutter expondo o LPF.

Já agora, antes de levantar o espelho para limpar o sensor convém dares umas assopradelas no espelho e na área circundante. Quanto mais limpa estiver essa área menos probabilidades terás de apanhar pó no sensor. O mesmo convém fazer com o lado de dentro das lentes.

7. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Cuidado é com o espelho. Se ele não estiver em "cleaning mode" podes partir.

Partilhar esta Página