Fibra Óptica Mapa de cobertura dos operadores e RNGs

Na minha zona tenho...

  • Fibra até dentro de casa (FTTH)

  • Docsis 3.x (Cabo Coaxial - HFC)

  • Sem Fibra - Uso ADSL

  • Sem Fibra - Uso 4G (LTE)

  • Outra tipologia (referir no tópico)

  • Sem Fibra - Uso Satélite

  • Sem Fibra - Tenho um fornecedor local (rede WiFi)


Results are only viewable after voting.
Será desta k vai chegar ao Cercal do Alentejo ou mais cedo a um projecto da dar para avançar mas nada ainda só em outubro é k vão passar um cabo de Sines para Porto Covo e depois Cercal, alguém sabe de alguma coisa obrigado
Camera de Sines nao tem facilitado vida a DST. Varios porjectos foram chumbados.
Unico concelho litoral Alentejano que nao aceita entrada DST. Veio um comunicado a pouco tempo, informar que concelho e dinamico a nivel comercial para operadores construir rede. Resumindo Sines e Santo Andre tem FTTH e HFC dA Nowo, resto e paisagem.
Politiquices, quem paga e o habitantes
 
Pelo que percebi também já andam ao lado na minha aldeia, em Murtede (ambas as localidades no concelho de Cantanhede, para informação). Não sabia que também já andavam na região litoral.

Cordinhã foi daqueles casos que nunca percebi, sempre teve central MEO e nunca teve fibra, enquanto outras localidades vizinhas já têm fibra MEO há vários anos. O que era de estranhar, pelo movimento e população que tem.

Na minha aldeia em concreto, já tive ADSL fraco, depois com a ligação à central remota da zona industrial passou a haver MEO ADSL e posteriormente fibra MEO também. E depois de tantos anos apenas com MEO, chegou a DST com as restantes operadoras algo que estranhei demorar tanto, pois outras aldeias do concelho vizinho da Mealhada além de MEO também têm VDF/NOS (partilhada, penso eu).

Fiz o teste de cobertura no site da DST e confirmaram que estão a instalar a infraestrutura na zona para depois efetuarem as ligações, "que será disponibilizada para reserva aos operadores de telecomunicações no prazo de 90 dias, previsivelmente".
Andaram em Pombal a uns anos e também vão fibrar nas zonas brancas em Leiria
 
Camera de Sines nao tem facilitado vida a DST. Varios porjectos foram chumbados.
Unico concelho litoral Alentejano que nao aceita entrada DST. Veio um comunicado a pouco tempo, informar que concelho e dinamico a nivel comercial para operadores construir rede. Resumindo Sines e Santo Andre tem FTTH e HFC dA Nowo, resto e paisagem.
Politiquices, quem paga e o habitantes

A NOS tem FTTH ai em Sines e a volta a mais de 6/7 anos.

Pelo que foi dito por instaladores, a EDP só deixa meter em alguns postes, não em todos... Logo o operador também tem que suportar o custo de algumas instalações em infraestruturas próprias.

A EDP andava com um politica nos postes deles que não tivessem em condições as operadoras tinhas de proceder a substituição do apoio (Poste da EDP).



Com a chegada do 5G é óbvio que as aldeias mais para o interior e com menos população podem ser servidas por essa tecnologia (5G).
O investimento é menor face ao FTTH.
 
A Ministra está a referir-se ao projeto das áreas brancas. Portugal vai ficar com cobertura de fibra ótica que será quase de 100%

Será 100% - 241 mil edifícios
https://www.anacom.pt/streaming/Doc...nal.pdf?contentId=1738563&field=ATTACHED_FILE

Ou seja, ficam só a faltar 241 mil edifícios porque até 2026/27 ficarão cobertos com fundos europeus 455 mil edifícios que atualmente nenhuma cobertura têm, sendo que a maioria dos quais é no Alentejo. O Alentejo em 2027 vai ser um mundo tecnológico diferente. Atenção que há zonas em que a ANACOM teve conhecimento que os operadores pretendem investir por si e essas ficarão cobertas até 2029 e não 2027.

A ministra ao referir-se a esses 241 mil edifícios está a falar sobretudo de edifícios que foram excluídos sobretudo porque estão muito próximos de zonas com fibra óptica. Ou seja, edifícios sem cobertura que se localizam na mesma área geográfica na mesma subsecção estatística do INE onde existem edifícios cobertos (ver critérios no link acima).
 
A NOS tem FTTH ai em Sines e a volta a mais de 6/7 anos.



A EDP andava com um politica nos postes deles que não tivessem em condições as operadoras tinhas de proceder a substituição do apoio (Poste da EDP).




Com a chegada do 5G é óbvio que as aldeias mais para o interior e com menos população podem ser servidas por essa tecnologia (5G).
O investimento é menor face ao FTTH.
Concelho não e só Sines. Sines Cidade e Vila Nova de Santo André tem cobertura FTTH de vários operadores. Com concelho tão vasto geograficamente, administração local nao deixa instalar fibra óptica? Porto Covo só tem Adsl, Cercal mesma situação.
 
Back
Topo