Fibra Óptica Mapa de cobertura dos operadores e RNGs

Na minha zona tenho...

  • Fibra até dentro de casa (FTTH)

  • Docsis 3.x (Cabo Coaxial - HFC)

  • Sem Fibra - Uso ADSL

  • Sem Fibra - Uso 4G (LTE)

  • Outra tipologia (referir no tópico)

  • Sem Fibra - Uso Satélite

  • Sem Fibra - Tenho um fornecedor local (rede WiFi)


Results are only viewable after voting.
Alguém consegue confirmar se isto é um cabo de fibra (por cima) e um cabo de cobre (por baixo) sff?

iEsukkf.png

FWM3iJy.png
 
Só a Altice é que usa postes de madeira?
Não. Mas se tem linha de cobre a passar no mesmo poste é mais provável que seja fibra Altice... Agora pode ser apenas fibra para ligação de centrais, para antenas de telemóveis, para alguma entidade/empresa em específico, etc... Ainda para mais se não vês PDO ou JFO por aí perto.
 
Não. Mas se tem linha de cobre a passar no mesmo poste é mais provável que seja fibra Altice... Agora pode ser apenas fibra para ligação de centrais, para antenas de telemóveis, para alguma entidade/empresa em específico, etc... Ainda para mais se não vês PDO ou JFO por aí perto.

Não tem PDO porque é só pra ligar ao DSLAM uns metros mais à frente, e depois a partir do DSLAM é distribuida por cabos de cobre.


Qual será a largura de banda máxima de um cabo destes?
 
Última edição:
Não tem PDO porque é só pra ligar ao DSLAM uns metros mais à frente, e depois a partir do DSLAM é distribuida por cabos de cobre.


Qual será a largura de banda máxima de um cabo destes?

Já me lembro. Nesse caso quando(se) decidirem acabar com o Dslam já têm trabalho adiantado, é só aproveitar esse cabo e começar a distribuir fibra daí para um JFO e deste para os pdo. A largura de banda é aquela que os equipamentos permitirem... Tenho ideia que andam já a testar acima dos 10gbps(simétricos) ou algo do género, mas actualmente o máximo residencial é os 1gbps/200mbps.
 
Já me lembro. Nesse caso quando(se) decidirem acabar com o Dslam já têm trabalho adiantado, é só aproveitar esse cabo e começar a distribuir fibra daí para um JFO e deste para os pdo. A largura de banda é aquela que os equipamentos permitirem... Tenho ideia que andam já a testar acima dos 10gbps(simétricos) ou algo do género, mas actualmente o máximo residencial é os 1gbps/200mbps.

Hmm então mas isso é o máximo que cada cliente pode ter, eu estou com curiosidade é sobre a largura de banda total que é possível ter no cabo para todos os clientes
 
Não tem PDO porque é só pra ligar ao DSLAM uns metros mais à frente, e depois a partir do DSLAM é distribuida por cabos de cobre.


Qual será a largura de banda máxima de um cabo destes?
Isso é FTTN e não FTTH então...
É um cabo que deve vir da central edifício para alimentar o DSLAM.
O mais comum é dizer que é a fibra para ligar entre centrais.
Diria que é muita largura mesmo, na ordem de muitos Gbps de massa bruta para alimentar o DSLAM.
Cumps
 
Hmm então mas isso é o máximo que cada cliente pode ter, eu estou com curiosidade é sobre a largura de banda total que é possível ter no cabo para todos os clientes
Não faço ideia mas como diz o @Parkway deve ser Gbps a montes. O que interessa é que pelo menos quando(se) decidirem a acabar de vez com o adsl vais ter fibra por aí aposto.
 
Podem fazer mas não deve ser uma coisa especialmente pra mim, eu devia ter de pagar para as pessoas todas aqui à volta terem não é? Porque tinham de cortar o cabo e meter um PDO, e depois forneciam ao pessoal todo e tal...
De qualquer maneira cheira-me que não é para o meu bolso :rolleyes:
 
Podem fazer mas não deve ser uma coisa especialmente pra mim, eu devia ter de pagar para as pessoas todas aqui à volta terem não é? Porque tinham de cortar o cabo e meter um PDO, e depois forneciam ao pessoal todo e tal...
De qualquer maneira cheira-me que não é para o meu bolso :rolleyes:

Depende, se queres que seja mesmo só para ti, há um produto chamado "linha dedicada".
Agora, o pagamento já é outra coisa.

Pela distância que dizes, a instalação não deve ser extraordinariamente cara, mas só enviando e-mail ou pressionando via provedoria a ver se te conseguem fazer uma instalação aí, se tiveres argumentos que justifique o upgrade.
 
Já estamos em pleno março, não acredito que a Altice cumpra o objetivo de cobrir o território nacional todo com fibra até ao final de 2019 porque continuo sem ver uma única movimentação nesse sentido por esta zona.
Por enquanto só mesmo os velhinhos postes de madeira com os cabos de cobre do século passado.
 
Letras pretas fundo preto.
Eles meteram esta semana por isso ainda deve demorar atualizar nas operadoras não?
Hum desconheço... Será RNG(fibro global ou DST)? Normalmente é fundo branco para a NOS, fundo vermelho para MEO e fundo amarelo para VDF
Já estamos em pleno março, não acredito que a Altice cumpra o objetivo de cobrir o território nacional todo com fibra até ao final de 2019 porque continuo sem ver uma única movimentação nesse sentido por esta zona.
Por enquanto só mesmo os velhinhos postes de madeira com os cabos de cobre do século passado.
2020 ainda é até 31 de Dezembro desse ano... Portanto na verdade falta mais de um ano ainda para o prazo. Claro que será praticamente impossível de cobrir a 100 por cento por haver zonas difíceis, mas deve andar perto.
 
Mas é suposto ser até ao final de 2019 ou até ao final de 2020?

Aqui a zona não apresenta dificuldades nenhumas pelas infra-estruturas ao dispor e proximidade com a segunda maior cidade do país...Parece-me ser mesmo apenas uma questão de vontade/interesse em expandir (ou não) a rede.
 
Back
Topo