Fibra Óptica Mapa de cobertura dos operadores e RNGs

Na minha zona tenho...

  • Fibra até dentro de casa (FTTH)

  • Docsis 3.x (Cabo Coaxial - HFC)

  • Sem Fibra - Uso ADSL

  • Sem Fibra - Uso 4G (LTE)

  • Outra tipologia (referir no tópico)

  • Sem Fibra - Uso Satélite

  • Sem Fibra - Tenho um fornecedor local (rede WiFi)


Results are only viewable after voting.
Fala quem já teve apenas cobertura de um operador móvel (nas outras duas nem sequer há sinal), com limites de tráfego de 15Gb, e a alternativa era 2mbps na linha telefónica. Nessa altura, ia tentando que a PT nos ligasse pelo DSLAM já com fibra óptica mas como vivíamos noutra freguesia, a forma como estava estruturada a rede, fazia com que não fosse essa a central em uso e a distância tornava a rede impraticável. Foi preciso sair de lá para subirem aos postes e procederem a essa alteração, sabendo eu que um vizinho agora tem 12mbps.

Agora, do ponto de vista do operador, eu entendo que aquele lugarejo não vá receber fibra... É esperar que a Vodafone faça a cobertura do 5G e que esta deixe de ter os limites de hoje (já se evoluiu alguma coisa... Dos 15gb para 100gb, podia ser pior :/ )
 
Fala quem já teve apenas cobertura de um operador móvel (nas outras duas nem sequer há sinal), com limites de tráfego de 15Gb, e a alternativa era 2mbps na linha telefónica. Nessa altura, ia tentando que a PT nos ligasse pelo DSLAM já com fibra óptica mas como vivíamos noutra freguesia, a forma como estava estruturada a rede, fazia com que não fosse essa a central em uso e a distância tornava a rede impraticável. Foi preciso sair de lá para subirem aos postes e procederem a essa alteração, sabendo eu que um vizinho agora tem 12mbps.

Agora, do ponto de vista do operador, eu entendo que aquele lugarejo não vá receber fibra... É esperar que a Vodafone faça a cobertura do 5G e que esta deixe de ter os limites de hoje (já se evoluiu alguma coisa... Dos 15gb para 100gb, podia ser pior :/ )

Há muitos sítios em que nem sequer as redes móveis dão boa cobertura porque as operadoras basicamente só metem as antenas nas cidades e ao longo de autoestradas e nacionais e estão-se a lixar para pequenas localidades, e depois arranjam cobertura para as sedes das freguesias só para poderem dizer que x freguesias têm cobertura... Por isso para muitos, infelizmente, nem o 5G vai fazer a diferença :sad1:
 
Na terra dos meus pais, tudo o que é poste EDP está a levar com fibra partilhada NOS/Vodafone.
Isto quanto tempo leva até haver oferta comercial? (Não vejo PDO’s instalados)
 
Surpreendente...Vou tentar obter mais informações (sou de Melres).
Viva amigo FrancisW. Hoje verifiquei que na nossa zona já temos alguns PDO! Por exemplo junto a farmácia em Vila Cova, perto do Restaurante Tomás na Lixa e também junto a Marina da Lixa e ainda no centro das Medas, perto do café com os jogos da Santa Casa! Será o resultado da instalação que aqui falei há cerca de 3 meses?
Sabes alguma novidade?
Abraço
 
Viva amigo FrancisW. Hoje verifiquei que na nossa zona já temos alguns PDO! Por exemplo junto a farmácia em Vila Cova, perto do Restaurante Tomás na Lixa e também junto a Marina da Lixa e ainda no centro das Medas, perto do café com os jogos da Santa Casa! Será o resultado da instalação que aqui falei há cerca de 3 meses?
Sabes alguma novidade?
Abraço

Viva amigo,

Por enquanto ainda não, tenho um colega da Meo que ficou de verificar isso mas ainda não disse nada...Se assim for pode ser bom sinal, vou-lhe passar as tuas informações a ver o que diz após verificar no sistema.

Abraço!


Edit: Não fiques com muitas esperanças porque isso parecem-me claramente ser pontos onde estão os terminais da Placard, assim como a farmácia ou a junta de freguesia...Ou seja, não será para a população em geral.
 
Última edição:
bem, finalmente começo a ver algum movimento na minha rua, mas ainda não sei se será para expansão da fibra!
há 2,5 anos a Vodafone fibrou toda a aldeia, excepto a minha rua.
Recentemente a EDP esteve a renovar a infraestrutura, substituindo inclusivé postes que estavam em bom estado.

Ontem andava um individuo na rua a medir distâncias entre postes, espero eu que seja para saberem os metros de fibra que vão precisar lol

Antigamente o ADSL era mais que suficiente para mim, mas as coisas também mudam entretanto.
Por exemplo, há dias cheguei a casa com um novo jogo para a PS4 contando que ia relaxar um pouco depois de uma semana de trabalho cansativa.
Sábado de manha ponho jogo a instalar, e tem de fazer um update de 45GB! Foram cerca de 10h pra terminar o download.

Na altura em que o 4G da Vodafone ficou limitado a 100Gb, cheguei a levar a PS4 para o trabalho pra conseguir fazer download de jogos digitais!
 
Recentemente meteram fibra na minha rua que é separada por uma autoestrada. Do outro lado já está tudo a funcionar, com PDOs da MEO e da Vodafone; do meu lado, passaram um cabo que passa mesmo à minha porta que termina numas antenas ao fundo da rua. Há cerca de 3 semanas instalaram um JFO que faz a ligação da fibra que vem da autoestrada para as antenas. Devo perder a esperança ou será que ainda metem PDOs por aqui?

O serviço ADSL é horrível, a linha apenas aguenta no máximo 3 Mbps (em dias bons) mas estou limitado a 2 Mbps por questões de estabilidade.
 
Viva amigo,

Por enquanto ainda não, tenho um colega da Meo que ficou de verificar isso mas ainda não disse nada...Se assim for pode ser bom sinal, vou-lhe passar as tuas informações a ver o que diz após verificar no sistema.

Abraço!


Edit: Não fiques com muitas esperanças porque isso parecem-me claramente ser pontos onde estão os terminais da Placard, assim como a farmácia ou a junta de freguesia...Ou seja, não será para a população em geral.

Se for meo vejam a numeração. Se tiver 2/3 dígitos apenas é provável que seja algo desse género. Se tiver mais deve ser residencial.
 
Última edição:
Se for meo vejam a numeração. Se tiver 3 dígitos apenas é provável que seja algo desse género. Se tiver mais deve ser residencial.

Boas!
Na verdade também me parece que seja algo não residencial, dada a localização dos PDO. No entanto, como é algo que se aguarda com alguma ansiedade.......quando se vê uma ponta..... tentámos ver onde ela chega! Quanto a numeração dos PDO por enquanto só vi com 1 dígito. Por exemplo o número 2 está junto a escola e piscinas de medas, o da farmácia acho que é o 3........
Aguardemos .
Abraço
 
Boas!
Na verdade também me parece que seja algo não residencial, dada a localização dos PDO. No entanto, como é algo que se aguarda com alguma ansiedade.......quando se vê uma ponta..... tentámos ver onde ela chega! Quanto a numeração dos PDO por enquanto só vi com 1 dígito. Por exemplo o número 2 está junto a escola e piscinas de medas, o da farmácia acho que é o 3........
Aguardemos .
Abraço
Humm... Números tão baixos duvido que seja residencial.
 
Os locais em causa apontam mesmo para algo não residencial...
Pois.....
Uma pesquisa no site da PT Empresas com os códigos postais das ruas dos PDO (por exemplo 4515-358, Rua Aldeia Nova - Medas) confirmou que já está disponível a fibra no plano empresas!!!
Suspeitas confirmadas........
Esperemos que alargue a oferta.
 
Lamento mas há aí algo mais... É que nem há um ano ainda tinha 12mbps/700kbps e o meu miúdo via netflix/YT na TV do quarto com uma WD live TV lá ligada sem problemas, router no piso debaixo e no lado oposto da casa(onde está actualmente o fibergateway também)... Mesmo com 2 ps4 em casa a funcionar em simultâneo por vezes. E pagava bem mais que 35e/mês por um pacote de TV+Net+1 telemóvel... Era mesmo quase o dobro.

Screenshot-20190327-011839.jpg


Hoje está assim...
Estranho é a TV funcionar sem falhas.
Como dizes, à aqui algo mais, ou melhor, algo menos.
Quando refiro que existem portugueses de primeira e portugueses de segunda, refiro-me a isto, são 33.49€ por 150 canais e por uma internet que por vezes decide estar assim só porque sim.
 
Screenshot-20190327-011839.jpg


Hoje está assim...
Estranho é a TV funcionar sem falhas.
Como dizes, à aqui algo mais, ou melhor, algo menos.
Quando refiro que existem portugueses de primeira e portugueses de segunda, refiro-me a isto, são 33.49€ por 150 canais e por uma internet que por vezes decide estar assim só porque sim.

É ver os dados de sincronismo da linha, boa parte das vezes dá as pistas para o problema.
No sub-forum "Altice/MEO" tens um tópico onde podes pedir uma opinião sobre o estado da tua linha.
 
É ver os dados de sincronismo da linha, boa parte das vezes dá as pistas para o problema.
No sub-forum "Altice/MEO" tens um tópico onde podes pedir uma opinião sobre o estado da tua linha.
Nunca esteve tão mau como ontem, pouco mais de 200kb de velocidade de download não acontece nem em redes 2G.
Nunca aconteceu baixar mais que os 2MB, e vai até os 11MB, principalmente á hora que foi.
Estava a me preparar para ver umas reviews no youtube dos novos Huaweis P30 e P30 Pro e tive que desistir e ir para a caminha.

O estranho é que a TV estava a funcionar tranquilo.

Por isto é que eu quero a Fibra...
Não moro no interior, estou a menos de 40kms de Lisboa, cerca de 5kms de Sobral Monte Agraço e pouco mais de 10kms de Torres Vedras, mas parece que vivo isolado do mundo.
 
Última edição:
Nunca esteve tão mau como ontem, pouco mais de 200kb de velocidade de download não acontece nem em redes 2G.
Nunca aconteceu baixar mais que os 2MB, e vai até os 11MB, principalmente á hora que foi.
Estava a me preparar para ver umas reviews no youtube dos novos Huaweis P30 e P30 Pro e tive que desistir e ir para a caminha.

O estranho é que a TV estava a funcionar tranquilo.

Por isto é que eu quero a Fibra...
Não moro no interior, estou a menos de 40kms de Lisboa, cerca de 5kms de Sobral Monte Agraço e pouco mais de 10kms de Torres Vedras, mas parece que vivo isolado do mundo.

Eu sei exatamente o que isso é, sofro do mesmo e estou perto da mesma zona, com fibra a apenas 2km (Folgorosa à quase 4 anos). A powerbox consome cerca de 2Mbps (SD pq HD nem dá), por isso em dias maus lá se vai a net. E alternativas mesmo que não fosse fibra não existe pq nem sequer tenho rede movel de qualquer operador dentro de casa :). O problema aqui da zona é a margem de "ruido" (Margem SN) ser muito baixo o que causa falhas de sincronismo e o modem vai negociando cada vez velocidades mais baixas até ter um sincronismo mais estavel.

LXvLwx1.png

PS: 102GB em 4 dias não é nada, já que trabalho a partir de casa em Apps/Jogos/VFX, e esperar horas para enviar trabalhos, ou ter de ir a um café para fazer upload/download é uma rotina infeliz que tenho de fazer.
 
Pois.....
Uma pesquisa no site da PT Empresas com os códigos postais das ruas dos PDO (por exemplo 4515-358, Rua Aldeia Nova - Medas) confirmou que já está disponível a fibra no plano empresas!!!
Suspeitas confirmadas........
Esperemos que alargue a oferta.
Cá vai uma atualização quanto às pesquisas que tenho feito:
no sítio da meo.pt/fibra verifico, na pesquisa de cobertura disponível, que as ruas com os PDO que assinalei (Medas / Melres - 4515 ) aparece cobertura para a oferta de Fibra a particulares!!!! O resto da localidade ainda não dá viabilidade.
Sem alimentar falsas esperanças aos interessados locais, aqui fica o que fui descobrindo.
 
eu estou numa situação em que literalmente tudo a volta de onde moro tem fibra mas na minha rua não há, já ligaram-me umas 3 vezes a dizer que tenho fibra, tenho 4g da nos, vem cá o técnico olha olha e vai embora porque não pode instalar. o meu pai mora a uns 200 metros de mim e tem fibra já a uns 4 anos.
 
Back
Topo