Fibra Óptica Mapa de cobertura dos operadores e RNGs

Na minha zona tenho...

  • Fibra até dentro de casa (FTTH)

  • Docsis 3.x (Cabo Coaxial - HFC)

  • Sem Fibra - Uso ADSL

  • Sem Fibra - Uso 4G (LTE)

  • Outra tipologia (referir no tópico)

  • Sem Fibra - Uso Satélite

  • Sem Fibra - Tenho um fornecedor local (rede WiFi)


Results are only viewable after voting.
A promessa da fibra por todo o lado vem do tempo das vacas gordas!
Agora senão existirem clientes ou possíveis clientes, o que está é o que fica.
O ASDL existe, porque no cliente funciona nos cabos de cobre e esses cabos tem decadas.
Se esses cabos e tubagens fossem melhor mantidos o ASDL era bem melhor.
Mas quando até há equipamento que devia estar protegido e está chuva não se pode esperar milagres.
Nas zonas com grande densidade populacional até a NOS, Vofadone e MEO tem as todas fibra e cada uma com a sua propria rede de fibra em alguns locais.
Alguns clientes dessas zonas para mudarem de operadora chegam a ter tarifários personalizados pelo vendedor.
Depois o resto do pais é paisagem!
Existe fibra até as centrais e depois é ADSL.
Que podia ser melhor se as coisas fossem estimadas, mantidas e renovadas.
 
A promessa da fibra por todo o lado vem do tempo das vacas gordas!

Se esses cabos e tubagens fossem melhor mantidos o ASDL era bem melhor.
Mas quando até há equipamento que devia estar protegido e está chuva não se pode esperar milagres.

Aproveitando o que disseste, aqui fica o belo exemplo acerca de como ficou a instalação quando mudei para a minha habitação, mais ou menos dois meses até eu me chatear a sério e reclamar veemente para a MEO...O técnico tinha dito que no dia seguinte à instalação apareceria para colocar um tubo de aço para proteger o cabo e entretanto passaram dois meses, até que fui obrigado a recordar-lhes que qualquer pessoa de má fé me podia cortar a ligação "em segundos".

IMG-1859.jpg


IMG-1860.jpg


É o que temos...
 
Aproveitando o que disseste, aqui fica o belo exemplo acerca de como ficou a instalação quando mudei para a minha habitação, mais ou menos dois meses até eu me chatear a sério e reclamar veemente para a MEO...O técnico tinha dito que no dia seguinte à instalação apareceria para colocar um tubo de aço para proteger o cabo e entretanto passaram dois meses, até que fui obrigado a recordar-lhes que qualquer pessoa de má fé me podia cortar a ligação "em segundos".

IMG-1859.jpg


IMG-1860.jpg


É o que temos...

Field Technicians. Nothing new. Esse tipo de serviço é o que mais se vê de norte a sul do país.

Mas como verdadeiro tuga, há sempre pior que nós.


Cumps
 
A promessa da fibra por todo o lado vem do tempo das vacas gordas!
Agora senão existirem clientes ou possíveis clientes, o que está é o que fica.
O ASDL existe, porque no cliente funciona nos cabos de cobre e esses cabos tem decadas.
Se esses cabos e tubagens fossem melhor mantidos o ASDL era bem melhor.
Mas quando até há equipamento que devia estar protegido e está chuva não se pode esperar milagres.
Nas zonas com grande densidade populacional até a NOS, Vofadone e MEO tem as todas fibra e cada uma com a sua propria rede de fibra em alguns locais.
Alguns clientes dessas zonas para mudarem de operadora chegam a ter tarifários personalizados pelo vendedor.
Depois o resto do pais é paisagem!
Existe fibra até as centrais e depois é ADSL.
Que podia ser melhor se as coisas fossem estimadas, mantidas e renovadas.
Quem não tem uma boa ligação por cobre pode mudar para alternativas, tipo o 4G...e preferencialmente não se deve escolher MEO para não sustentar a mesma que só nos oferece ADSL.
Quem tiver ADSL da Vodafone deve escolher também a concorrência se mudar para 4G.
Sei que não é por aí que as coisas mudam, mas também não podemos manter um serviço que já devia ter sido mudado à muitos anos.
Só que também deve haver zonas em que o 4G também não chega e então só existe a opção ADSL.
Portugal é um país pequeno e se em 10 anos não conseguiram chegar a 100% de cobertura de fibra então a MEO devia ter vergonha da publicidade que anda a passar na TV.
Para a dimensão que Portugal tem, a cobertura de 100% devia ter sido atingida num máximo de 5/6 anos, bastava cada operadora (4 operadoras) cobrir uma média de 300 mil casas por ano, isto se as coisas fossem bem estudadas e com não coerência não fossem passar fibra onde já existe, quero eu dizer com isto que cada operadora ficava com uma área.
Só ao fim do país todos coberto é que aí sim já podiam passar outras operadoras onde já existe fibra.
Mas estamos em Portugal, o que importa são os lucros, isso não passam de sonhos.
 
Aproveitando o que disseste, aqui fica o belo exemplo acerca de como ficou a instalação quando mudei para a minha habitação, mais ou menos dois meses até eu me chatear a sério e reclamar veemente para a MEO...O técnico tinha dito que no dia seguinte à instalação apareceria para colocar um tubo de aço para proteger o cabo e entretanto passaram dois meses, até que fui obrigado a recordar-lhes que qualquer pessoa de má fé me podia cortar a ligação "em segundos".

IMG-1859.jpg


IMG-1860.jpg


É o que temos...
Isso é cabo de fibra exterior?
 
Field Technicians. Nothing new. Esse tipo de serviço é o que mais se vê de norte a sul do país.

Mas como verdadeiro tuga, há sempre pior que nós.


Cumps

Para fazer curvas dessas em cabos de fibra mais vale estar quieto.
Antes de qualquer instalação deve dar-se uma vista de olhos nos manuais da ANACOM ITED e ITUR
As actuais normas em ITED é o 3 e no ITUR é o 2.

ITED são edifícios.
E ITUR são urbanizações, lotes e etc...

O que a operadora costuma fazer em casa do cliente é o que está no ITED na pagina 132, projecto de adaptação de tecnologia.

https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=334507

Um dos problemas da fibra são as curvas. Quando mais curvas e mais apertadas mais atenuação.
Outro problema é o material ser fragil! Embora ele esteja bastante protegido, há instaladores que o puxam a bruta para o passarem pelas tubagens e isso é não se pode fazer.
Os instaladores das operadoras não são todos maus e se andarem em cima deles até cumprem as coisas e tentam não fazer as coisas as pressas.
Também não fazem milagres quanto está tudo a cair de podre.
E eles também apanham de tudo um pouco.
Conheci um instalador brasileiro que até um portatil trazia com ele para configurar e instalar a internet. A box colocava a funcionar e na TV não tocava.
Já tinha sido entalado com um equipamento que avariou na casa de um cliente e o cliente disse que tinha sido responsabilidade ele.
 
@viperbruno

na zona de Lagos (Algarve - código postal 8600) a DStelecom está a fibrar desde Janeiro/2019 até finais de Junho/2019.

Não é todo o município, é somente a zona da Torraltinha, Ameijeira, Porto Mós e Atalaia.

Um amigo que tem uma empresa nessa área, recebeu um telefonema da BLU a informar isto - apesar de já sabermos pelos trabalhadores que andavam a passar a fibra através das condutas subterrâneas...

Como é que é o modus operandi depois da DStelecom dizer que está tudo pronto?
Temos que ser nós clientes finais a solicitar a cada um dos operadores?
É que a rapariga da BLU, diz que por vezes, a Vodafone leva bastante tempo a dar a possibilidade para os clientes instalarem...

Isto não deveria ser logo "imediato" assim que a DSTELECOM dá por concluído o serviço?
 
Última edição:
Boas pessoal,
Sigo este tópico há uns anos e sou um daqueles tristes que ainda tem o belo do cobre lento com serviço satélite.

Onten contactaram-me da NOS, a dizer que daqui a 7/8 meses haverá fibra deles ativa onde vivo (neste momento há apenas NOS para empresas a uns 500m).
O parte estranha é a seguinte:
De modo a fazer pressão sobre a NOS para eles se despacharem (e também porque o comercial deveria querer vender), propôs-me eu mudar do serviço satélite da MEO (69,99€) para o satélite da NOS (65,99€) sem custos adicionais e assim que tivesse disponível a fibra deles eu seria migrado sem custos adicionais para a mesma.
Confrontado com o facto de eu ainda ter mais um ano de fidelização com a MEO, respondeu que como eles iriam oferecer um serviço melhor (a fibra assim que disponível), que eu poderia acabar com o contrato sem custos (não me lembro de isto ser possível atualmente).
Confrontei ainda com a possibilidade de quando eles metessem fibra, a mesma passar a ser partilhada com outra operadora que me poderia dar um melhor serviço/preço, pelo que ele respondeu que a NOS pouco partilha as infraestruturas, e quando partilha é com a Vodafone.

Gostava que me dissessem se este gajo está cheio de treta e quer apenas que eu mude para a NOS para receber uma comissão ou se isto tudo que ele sugere é sequer possível.

Obrigado.
 
Boas pessoal,
Sigo este tópico há uns anos e sou um daqueles tristes que ainda tem o belo do cobre lento com serviço satélite.

Onten contactaram-me da NOS, a dizer que daqui a 7/8 meses haverá fibra deles ativa onde vivo (neste momento há apenas NOS para empresas a uns 500m).
O parte estranha é a seguinte:
De modo a fazer pressão sobre a NOS para eles se despacharem (e também porque o comercial deveria querer vender), propôs-me eu mudar do serviço satélite da MEO (69,99€) para o satélite da NOS (65,99€) sem custos adicionais e assim que tivesse disponível a fibra deles eu seria migrado sem custos adicionais para a mesma.
Confrontado com o facto de eu ainda ter mais um ano de fidelização com a MEO, respondeu que como eles iriam oferecer um serviço melhor (a fibra assim que disponível), que eu poderia acabar com o contrato sem custos (não me lembro de isto ser possível atualmente).
Confrontei ainda com a possibilidade de quando eles metessem fibra, a mesma passar a ser partilhada com outra operadora que me poderia dar um melhor serviço/preço, pelo que ele respondeu que a NOS pouco partilha as infraestruturas, e quando partilha é com a Vodafone.

Gostava que me dissessem se este gajo está cheio de treta e quer apenas que eu mude para a NOS para receber uma comissão ou se isto tudo que ele sugere é sequer possível.

Obrigado.

Tens satélite MEO, vais mudar para a mesma tecnologia, só que noutra operadora, satélite NOS. Irás justificar o cancelamento do serviço com a MEO baseado em quê?
A resposta é simples, esse comercial quer é realizar um contrato novo. Depois, pagas tu a restante mensalidade à MEO ou ficas com dois serviços ativos.
Quando tiveres fibra, pedes instalação da mesma.

Cumps
 
Tens satélite MEO, vais mudar para a mesma tecnologia, só que noutra operadora, satélite NOS. Irás justificar o cancelamento do serviço com a MEO baseado em quê?
A resposta é simples, esse comercial quer é realizar um contrato novo. Depois, pagas tu a restante mensalidade à MEO ou ficas com dois serviços ativos.
Quando tiveres fibra, pedes instalação da mesma.

Cumps
Isto. Fica sossegado à espera dessa fibra.
 
Obrigado pelas respostas.
Já estava a pensar nisso que disseste @At Work, é muito estranho justificar uma rescisão com base num serviço que iria ficar disponível no futuro. Para isso vale mais esperar por essa altura.
 
Obrigado pelas respostas.
Já estava a pensar nisso que disseste @At Work, é muito estranho justificar uma rescisão com base num serviço que iria ficar disponível no futuro. Para isso vale mais esperar por essa altura.
E mesmo no futuro terás de pagar a fidelização, esse não é um motivo válido para rescindir com justa causa
 
Obrigado pelas respostas.
Já estava a pensar nisso que disseste @At Work, é muito estranho justificar uma rescisão com base num serviço que iria ficar disponível no futuro. Para isso vale mais esperar por essa altura.

O que te sugiro é que mantenhas o serviço de satélite da MEO até ao final do contrato. Quando tiveres fibra da NOS, nessa altura metes fibra, depois ou optas por pagar as restantes mensalidades ou manténs o serviço satélite MEO ativo até ao final do contrato.

Eu no teu caso ainda fazia isso de outra forma, solicitava legislação sobre o tema ao tal vendedor e metia-lhe um termo de responsabilidade nas mãos e teria de o assinar.

Cumps
 
Back
Topo