Fibra Óptica Mapa de cobertura dos operadores e RNGs

Na minha zona tenho...

  • Fibra até dentro de casa (FTTH)

  • Docsis 3.x (Cabo Coaxial - HFC)

  • Sem Fibra - Uso ADSL

  • Sem Fibra - Uso 4G (LTE)

  • Outra tipologia (referir no tópico)

  • Sem Fibra - Uso Satélite

  • Sem Fibra - Tenho um fornecedor local (rede WiFi)


Results are only viewable after voting.
Alguem me pode explicar se isto é o que estou a pensar e a quem pertence? Foi o primeiro que encontrei na minha vila.

IMG-20200530-210735.jpg


IMG-20200530-210742.jpg
 
Fibra optica? Só existe este ainda no centro da vila. Tem ali um cano,quer dizer que vai por baixo do chão? Dei com isto hoje,deve ser recente e ainda é o unico,posso ter esperança que vao instalar na vila toda?
 
Fibra optica? Só existe este ainda no centro da vila. Tem ali um cano,quer dizer que vai por baixo do chão? Dei com isto hoje,deve ser recente e ainda é o unico,posso ter esperança que vao instalar na vila toda?
Poderá ser o único se existir aí alguma antena ou alguma empresa ou alguém que tenha investido na fibra para ter a fibra mais cedo xD
Normalmente quando é uma expansão a sério fazem tudo seguido, ou seja, começam numa ponta e acabam na outra...tens de ver se não existem mesmo mais
E sim, é fibra óptica da meo
 
Poderá ser o único se existir aí alguma antena ou alguma empresa ou alguém que tenha investido na fibra para ter a fibra mais cedo xD
Normalmente quando é uma expansão a sério fazem tudo seguido, ou seja, começam numa ponta e acabam na outra...tens de ver se não existem mesmo mais
E sim, é fibra óptica da meo

Hoje já vou dar uma volta mas pelo que vi ontem tenho a ideia que era o unico pdo,ainda por cima quase no centro da vila. Devem ter metido esta semana pois não estava lá. Muito estranho isto. Sò se comecaram na sexta e vão continuar na proxima semana...

Em baixo o local onde se encontra o unico PDO:

Fibra.jpg
 
Última edição:
Nem quero crer, a minha morada em Odemira já tem fibra, parece que a Vila está praticamente toda fibrada!
se me dissessem há um ano atrás que ia ter fibra neste fim do mundo partia-me a a rir..
é graças ao trabalho da DSTelecom que tem sido responsável por fibrar zonas que as operadoras se estão a lixar para o fazer, ainda bem que há empresas assim.
https://www.google.com/url?sa=t&sou...FjALegQIAhAB&usg=AOvVaw3QQRoWxUaTdGu5I1-F5VxG
Tenho conhecimento que andou também a fibrar Grândola em algumas freguesias e que em breve deve começar a fibrar Santiago do Cacém também.
 
é graças ao trabalho da DSTelecom que tem sido responsável por fibrar zonas que as operadoras se estão a lixar para o fazer, ainda bem que há empresas assim.
https://www.google.com/url?sa=t&sou...FjALegQIAhAB&usg=AOvVaw3QQRoWxUaTdGu5I1-F5VxG
Tenho conhecimento que andou também a fibrar Grândola em algumas freguesias e que em breve deve começar a fibrar Santiago do Cacém também.
Uma das vantagens no final será aderir à operadora que se gostar mais, era bom que fosse assim desde o início da fibra e assim era escusado as operadoras puxarem cada uma seu cabo de fibra na mesma zona...essa fibra dava para fibrar outras zonas que ainda não tinham.
Mas claro, todas as operadoras querem puxar a brasa à sua sardinha e alguma ia sair a perder com isso...a não ser que fizessem algum acordo com uma % de clientes para cada uma, mas aí também o cliente quase que não ia ter opção de escolha.
 
é graças ao trabalho da DSTelecom que tem sido responsável por fibrar zonas que as operadoras se estão a lixar para o fazer, ainda bem que há empresas assim.
https://www.google.com/url?sa=t&sou...FjALegQIAhAB&usg=AOvVaw3QQRoWxUaTdGu5I1-F5VxG
Tenho conhecimento que andou também a fibrar Grândola em algumas freguesias e que em breve deve começar a fibrar Santiago do Cacém também.
Verdade mesmo, as obras começaram há um ano mas devagar devagarinho lá conseguiram dar conta do recado, net rápida + sossego de uma vila = happy life :)
 
é graças ao trabalho da DSTelecom que tem sido responsável por fibrar zonas que as operadoras se estão a lixar para o fazer, ainda bem que há empresas assim.
https://www.google.com/url?sa=t&sou...FjALegQIAhAB&usg=AOvVaw3QQRoWxUaTdGu5I1-F5VxG
Tenho conhecimento que andou também a fibrar Grândola em algumas freguesias e que em breve deve começar a fibrar Santiago do Cacém também.
Vale a pena recordar que recentemente a NOS e a Vodafone celebraram um acordo com a DSTelecom para fibrar perto de 1 milhão de novas casas. Ou seja, dá a entender que as regiões abrangidas por este acordo irão ter cobertura da DST não por iniciativa/planeamento da DST, mas sim porque a NOS e a VDF a contratou para o fazer...
 
Vale a pena recordar que recentemente a NOS e a Vodafone celebraram um acordo com a DSTelecom para fibrar perto de 1 milhão de novas casas. Ou seja, dá a entender que as regiões abrangidas por este acordo irão ter cobertura da DST não por iniciativa/planeamento da DST, mas sim porque a NOS e a VDF a contratou para o fazer...
julguei que o acordo tinha sido a entrada na rede mas afinal não.
pois o que eu sei é que 1 milhão de casas acaba por ser pouco e a minha não deve tar nessas tantas, zonas rurais principalmente aldeias cá do Alentejo são muito deixadas de parte.
 
julguei que o acordo tinha sido a entrada na rede mas afinal não.
pois o que eu sei é que 1 milhão de casas acaba por ser pouco e a minha não deve tar nessas tantas, zonas rurais principalmente aldeias cá do Alentejo são muito deixadas de parte.
Humm 1 milhão não é assim coisa pouca ainda para mais tratando-se de um milhão a juntar às casas a que a NOS e a Vodafone já chegam, ou seja, onde já têm cobertura... 1 milhão de casas em zonas rurais (onde as casas também ficam mais dispersas umas das outras) ainda é muita fruta... ainda por cima no Alentejo, quase que apostaria que a tua casa é capaz de estar neste milhão, a não ser que vivas num monte complemente isolado...
 
Humm 1 milhão não é assim coisa pouca ainda para mais tratando-se de um milhão a juntar às casas a que a NOS e a Vodafone já chegam, ou seja, onde já têm cobertura... 1 milhão de casas em zonas rurais (onde as casas também ficam mais dispersas umas das outras) ainda é muita fruta... ainda por cima no Alentejo, quase que apostaria que a tua casa é capaz de estar neste milhão, a não ser que vivas num monte complemente isolado...
esqueci-me dos 5 milhões que já têm haha.
não estou num monte isolado mas fica na saída da aldeia a ~700 metros se traçado pelos postes da EDP, e aqui só há 2 casas portanto duvido meterem um pdo que tem tanta saída para 2 casas apenas.
Mas espero que deus te oiça quando dizes "quase que apostaria que a tua casa é capaz de estar neste milhão"!
 
@diogonogueira03 da NOS e da VDF, nestas coisas, tudo é possível... Embora no litoral, eu moro numa aldeia com 50 habitantes e, para além do meio do lugar, a NOS quando fibrou (em partilha para a VDF), ainda estenderam ~600m de fibra mesmo até à ponta final da aldeia, onde só estão 4 casas isoladas e colocaram lá um PDO só para essas casas. A MEO, quando veio fibrar atrás da NOS, só colocou fibra no meio da aldeia e deixou essas casas para trás. A NOS e a VDF, pelo que me apercebo, quando chegam a algum sítio, não deixam pontas soltas, literalmente ahah
 
A 1,5km de mim tem fibra por parte da MEO e depois de várias reclamações hoje contactaram-nos da MEO a disser que havia a possibilidade de instalação da fibra.
Mas que ainda iam analisar a viabilidade para fazer essa mudança...
Já aconteceu o mesmo a alguém?
Sabem se por acaso podem realmente instalar a fibra?
 
A 1,5km de mim tem fibra por parte da MEO e depois de várias reclamações hoje contactaram-nos da MEO a disser que havia a possibilidade de instalação da fibra.
Mas que ainda iam analisar a viabilidade para fazer essa mudança...
Já aconteceu o mesmo a alguém?
Sabem se por acaso podem realmente instalar a fibra?
estou realmente nesta situacao so que a mim ontem fui a meo fazer umas perguntas e tive com um otimo vendedor que me respondeu a tudo e disse me que a meo o maximo que pode fazer e fazer um orcamento para outra empresa ir la fibrar e o custo seria cerca de 3 mil euros distancia de 1,5km mas tbm disse que a empresa que fibra mt provavelmente diria que nao e o mais facil seria falar com as pessoas da minha com as pesssas da minha rua e tentar convence-los e tentar fazer contrato com a meo para mostrar que realmente as pessoas queriam fibra.
 
julguei que o acordo tinha sido a entrada na rede mas afinal não.
pois o que eu sei é que 1 milhão de casas acaba por ser pouco e a minha não deve tar nessas tantas, zonas rurais principalmente aldeias cá do Alentejo são muito deixadas de parte.
Não irão chegar a tantas novas casas pois tanto Nos como Vodafone(com muitas limitações) já operavam na rede dst a uns anos, o que mudou foi que derivado a entrada também da nowo na rede basicamente não havia Portos sufientes para todos nos PDO/ROI (a rede tinha sido desenhada para menos operadores) e como a Vodafone/Nos irá usar infrastructuras (equipamentos/injeção sinal próprias ao invés de até agora alugar as da DST) obrigou a reestruturação e aumentar a capacidade da rede, aqui neste último mês tenho tido problemas derivado a essas obras basicamente estão a duplicar(literalmente) a capacidade a nível de PDOs e portos nos ROI disponíveis, a isto a DST antecipou algumas expansões da rede mas a maioria é apenas aumento de capacidade que deverá estar implícita no tal contrato(e com razão aqui pelo menos a Meo deu um desbaste nos clientes por causa do RF e das latências mais baixas) mas pelo menos aqui na zona é mais um reforço de capacidade que expansão na verdadeira assunção da palavra.
 
Última edição:
Back
Topo