Fibra Óptica Mapa de cobertura dos operadores e RNGs

Na minha zona tenho...

  • Fibra até dentro de casa (FTTH)

  • Docsis 3.x (Cabo Coaxial - HFC)

  • Sem Fibra - Uso ADSL

  • Sem Fibra - Uso 4G (LTE)

  • Outra tipologia (referir no tópico)

  • Sem Fibra - Uso Satélite

  • Sem Fibra - Tenho um fornecedor local (rede WiFi)


Results are only viewable after voting.
Não irão chegar a tantas novas casas pois tanto Nos como Vodafone(com muitas limitações) já operavam na rede dst a uns anos, o que mudou foi que derivado a entrada também da nowo na rede basicamente não havia Portos sufientes para todos nos PDO/ROI (a rede tinha sido desenhada para menos operadores) e como a Vodafone/Nos irá usar infrastructuras (equipamentos/injeção sinal próprias ao invés de até agora alugar as da DST) obrigou a reestruturação e aumentar a capacidade da rede, aqui neste último mês tenho tido problemas derivado a essas obras basicamente estão a duplicar(literalmente) a capacidade a nível de PDOs e portos nos ROI disponíveis, a isto a DST antecipou algumas expansões da rede mas a maioria é apenas aumento de capacidade que deverá estar implícita no tal contrato(e com razão aqui pelo menos a Meo deu um desbaste nos clientes por causa do RF e das latências mais baixas) mas pelo menos aqui na zona é mais um reforço de capacidade que expansão na verdadeira assunção da palavra.
https://www.dinheirovivo.pt/empresa...-para-expandir-fibra-ate-12-milhoes-de-casas/

"A NOS e a Vodafone fecharam um acordo com a dstelecom para expandir a rede fibra até 1,2 milhões de casas, comunicaram as empresas ao mercado. Quando concluído, a operadora liderada por Miguel Almeida terá 5,7 milhões de casas com rede fibra, com a Vodafone de Mário Vaz a atingir mais de 5,3 milhões de lares e empresas ligadas. Valores que superam os anunciados pela concorrente Altice que tem prevista a cobertura em fibra ótica de última geração de 5,3 milhões de casas até 2020."

Se foi referido explicitamente expansão para mais de 1 milhão de casas, são novas UAs e não reforço de capacidade nas já cobertas...
 
A groupfix passou fibra na minha zona há umas semanas. Pelo que percebi era trabalho da dst. Será só Vodafone e NOS? Um dos trabalhadores disse que era para todas as operadoras mas entretanto outra pessoa disse que seria só para as duas...
 
A groupfix passou fibra na minha zona há umas semanas. Pelo que percebi era trabalho da dst. Será só Vodafone e NOS? Um dos trabalhadores disse que era para todas as operadoras mas entretanto outra pessoa disse que seria só para as duas...
Garantido é sempre NOS e VDF, quanto a Altice dependerá da boa vontade deles se estão interessados ou não.
 
https://www.dinheirovivo.pt/empresa...-para-expandir-fibra-ate-12-milhoes-de-casas/

"A NOS e a Vodafone fecharam um acordo com a dstelecom para expandir a rede fibra até 1,2 milhões de casas, comunicaram as empresas ao mercado. Quando concluído, a operadora liderada por Miguel Almeida terá 5,7 milhões de casas com rede fibra, com a Vodafone de Mário Vaz a atingir mais de 5,3 milhões de lares e empresas ligadas. Valores que superam os anunciados pela concorrente Altice que tem prevista a cobertura em fibra ótica de última geração de 5,3 milhões de casas até 2020."

Se foi referido explicitamente expansão para mais de 1 milhão de casas, são novas UAs e não reforço de capacidade nas já cobertas...
Podes vir com os artigos que tu quiseres e é verdade está lá eu também li mas te garanto que para os anos de 2020/2021/2022 não está a ser realizada ou prevista pelo menos na zona norte qualquer tipo de expansão da rede DST (não sei se está pendente de licensas camarárias, fundos europeus ou comparticipação das operadoras etc) o que está a ser feito é continuará a ser até ao final deste ano inicio do próximo é reforço à bruta(leia se dobro) de capacidade e aumentos extensões de rede PONTUAIS (500m/1km) para além de criação das estruturas necessárias à injeção da fibra da NOS (pelo menos nos casos em que tenho conhecimento) para ser injectado diretamente na rede passando a estar como a Meo já oferece a 3 anos ou seja rede Meo até à "entrada" da rede DST daí para frente é a estrutura da DST a funcionar (fibra escura), só que agora será rede Nos(com sinal Vodafone também mas transportado no cabo da NOS) até à entrada da DST e daí para a frente usam a fibra escura existente.
Mas o que tem sido feito até agora e que eu saiba está previsto para curto/médio prazo é reestruturação ajuste da rede actual (que já é enorme).
Mas para te contrariar eu torno já o artigo verdadeiro e não aumentei 1mm a rede... Tanto Vodafone (2014) como NOS (2016) não tinham 1cm de fibra na rede DST os serviços que ofereciam era "alugar" toda a estrutura já montada pela DST (OLTs incluídos) o sinal era injectado na sede da empresa em Braga e daí viajava até às centrais DST instaladas nas sedes de concelho e freguesia (antes da reestruturação/união de freguesias), logo tanto a Vodafone como a NOS oficialmente não tinham rede aqui... Aliás a Vodafone recusou me a instalação por falta de cobertura tendo sido eu cliente desde 2015 até 2018, aliás toda a minha instalação foi a Vodafone que a fez o técnico da Meo demorou 15 minutos foi mudar o porto no exterior e substituir o router e box em casa... retirou toda a rede DST da zona com cobertura a mim ligaram me depois de ter contrato assinado em loja a cancelar a instalação dizendo que ainda não tinham cobertura mas teria em breve isto no mês passado, de lá para cá tanto site como as apps como a linha deixaram de dar cobertura no cadastro da DST.
Cumprimentos
 
Última edição:
Garantido é sempre NOS e VDF, quanto a Altice dependerá da boa vontade deles se estão interessados ou não.

Eu estou fidelizado à Altice com 2 megas de adsl. Tenho também um cartão 4g da Altice para complementar mas a partir do final da tarde nem 2 megas consigo. No caso da Altice não fornecer fibra consigo rescindir contrato sem penalizações?
 
A groupfix passou fibra na minha zona há umas semanas. Pelo que percebi era trabalho da dst. Será só Vodafone e NOS? Um dos trabalhadores disse que era para todas as operadoras mas entretanto outra pessoa disse que seria só para as duas...
Se for rede DST onde já exista cobertura de outras operadoras ex Meo irá ser para todas(não sei se poderá eventualmente exigir renegociação para por exemplo a Meo utilizar os novos portos mas eles existem e estão provisionados) , se for constituída do 0 já não sei porque como disse anteriormente não tenho conhecimento de nenhum projeto desse tipo na minha zona de influência e os termos/obrigações concretos do acordo não foram públicos só o resumo foi publicitado.
A DST é uma empresa de Braga que tem como lema ser "a operadora dos operadores" ou seja tem se colocado Neutra nas guerras das operadoras, do que tem sido feito no aumento da rede (novos pdos aqui todos os operadores teem portos "reservados" nos novos pontos da rede).

Eu estou fidelizado à Altice com 2 megas de adsl. Tenho também um cartão 4g da Altice para complementar mas à partir do final da tarde nem 2 megas consigo. No caso da Altice não fornecer fibra consigo rescindir contrato sem penalizações?
Resposta rápida não... o teu contrato é válido tendo fibra antes ou depois, se estiveres fidelizado terás que pagar a indemnização a MEO para cancelar o serviço, se a fibra que passar aí for da Meo podes fazer migração para a fibra (com nova fidelização de 24 meses) sem custos nenhuns obviamente.
 
Última edição pelo moderador:
@diogonogueira03 da NOS e da VDF, nestas coisas, tudo é possível... Embora no litoral, eu moro numa aldeia com 50 habitantes e, para além do meio do lugar, a NOS quando fibrou (em partilha para a VDF), ainda estenderam ~600m de fibra mesmo até à ponta final da aldeia, onde só estão 4 casas isoladas e colocaram lá um PDO só para essas casas. A MEO, quando veio fibrar atrás da NOS, só colocou fibra no meio da aldeia e deixou essas casas para trás. A NOS e a VDF, pelo que me apercebo, quando chegam a algum sítio, não deixam pontas soltas, literalmente ahah
Não é bem assim aqui nas redondezas já vi ambas as situações quer por um(Meo) quer por outro(NOS/VDF), tudo depende de quem fez o projecto.
 
Podes vir com os artigos que tu quiseres e é verdade está lá eu também li mas te garanto que para os anos de 2020/2021/2022 não está a ser realizada ou prevista pelo menos na zona norte qualquer tipo de expansão da rede DST (não sei se está pendente de licensas camarárias, fundos europeus ou comparticipação das operadoras etc) o que está a ser feito é continuará a ser até ao final deste ano inicio do próximo é reforço à bruta(leia se dobro) de capacidade e aumentos extensões de rede PONTUAIS (500m/1km) para além de criação das estruturas necessárias à injeção da fibra da NOS (pelo menos nos casos em que tenho conhecimento) para ser injectado diretamente na rede passando a estar como a Meo já oferece a 3 anos ou seja rede Meo até à "entrada" da rede DST daí para frente é a estrutura da DST a funcionar (fibra escura), só que agora será rede Nos(com sinal Vodafone também mas transportado no cabo da NOS) até à entrada da DST e daí para a frente usam a fibra escura existente.
Mas o que tem sido feito até agora e que eu saiba está previsto para curto/médio prazo é reestruturação ajuste da rede actual (que já é enorme).
Mas para te contrariar eu torno já o artigo verdadeiro e não aumentei 1mm a rede... Tanto Vodafone (2014) como NOS (2016) não tinham 1cm de fibra na rede DST os serviços que ofereciam era "alugar" toda a estrutura já montada pela DST (OLTs incluídos) o sinal era injectado na sede da empresa em Braga e daí viajava até às centrais DST instaladas nas sedes de concelho e freguesia (antes da reestruturação/união de freguesias), logo tanto a Vodafone como a NOS oficialmente não tinham rede aqui... Aliás a Vodafone recusou me a instalação por falta de cobertura tendo sido eu cliente desde 2015 até 2018, aliás toda a minha instalação foi a Vodafone que a fez o técnico da Meo demorou 15 minutos foi mudar o porto no exterior e substituir o router e box em casa... retirou toda a rede DST da zona com cobertura a mim ligaram me depois de ter contrato assinado em loja a cancelar a instalação dizendo que ainda não tinham cobertura mas teria em breve isto no mês passado, de lá para cá tanto site como as apps como a linha deixaram de dar cobertura no cadastro da DST.
Cumprimentos
Em meu entender, expansão de rede e reforço da capacidade da rede atual são coisas diferentes e não mutuamente exclusivas, pelo que o facto de a DST estar a reforçar a capacidade da sua rede não implica um travão na expansão para novas zonas. A não ser que não disponha de recursos humanos para tanto trabalho (tenho ideia de eles quererem reforçar o recrutamento este ano, talvez por isso).
Em todo o caso, os artigos não são meus. É o que é publicado na imprensa e, até ao momento, é a melhor fonte de informação de que disponho pois não tenho outra (e esta tem-me parecido ser bastante credível) e é assim que vou tentando ajudar e contribuir para a discussão. Se tens boas fontes dentro da DST ou conseguiste saber alguma coisa, melhor. Mais e melhor esclarecidos ficamos.
Em relação à rede que a NOS/Vodafone adjudicaram à DST, eu não sei se não se poderá tratar de uma rede exclusiva para a NOS/VDF em que a DST é apenas a construtora, não tendo quaisquer direitos de propriedade e exploração sobre a mesma. Ou a DST só constrói rede própria? Faz-me confusão como é que é a NOS/VDF que acorda construção de nova rede com a DST e depois é a DST que fica dona da rede? Só se for a DST a pagar, ao contrário do que as notícias e comunicados da NOS e VDF faziam pensar na altura. Mas são só conjeturas minhas. Também não ouvi falar em nenhum acordo de exclusividade, por isso, até pode ser possível que a rede fique propriedade da DST.

Não é bem assim aqui nas redondezas já vi ambas as situações quer por um(Meo) quer por outro(NOS/VDF), tudo depende de quem fez o projecto.
Admito que sim! Eu só falo tendo em conta os casos que conheço e, na sua maioria, é assim por estes lados. Mas admito que noutras zonas possa ser diferente. Depende da vontade do engenheiro.
 
Última edição:
Em meu entender, expansão de rede e reforço da capacidade da rede atual são coisas diferentes e não mutuamente exclusivas, pelo que o facto de a DST estar a reforçar a capacidade da sua rede não implica um travão na expansão para novas zonas. A não ser que não disponha de recursos humanos para tanto trabalho (tenho ideia de eles quererem reforçar o recrutamento este ano, talvez por isso).
Em todo o caso, os artigos não são meus. É o que é publicado na imprensa e, até ao momento, é a melhor fonte de informação de que disponho pois não tenho outra (e esta tem-me parecido ser bastante credível) e é assim que vou tentando ajudar e contribuir para a discussão. Se tens boas fontes dentro da DST ou conseguiste saber alguma coisa, melhor. Mais e melhor esclarecidos ficamos.
Em relação à rede que a NOS/Vodafone adjudicaram à DST, eu não sei se não se poderá tratar de uma rede exclusiva para a NOS/VDF em que a DST é apenas a construtora, não tendo quaisquer direitos de propriedade e exploração sobre a mesma. Ou a DST só constrói rede própria? Faz-me confusão como é que é a NOS/VDF que acorda construção de nova rede com a DST e depois é a DST que fica dona da rede? Só se for a DST a pagar, ao contrário do que as notícias e comunicados da NOS e VDF faziam pensar na altura. Mas são só conjeturas minhas. Também não ouvi falar em nenhum acordo de exclusividade, por isso, até pode ser possível que a rede fique propriedade da DST.
A rede é sempre propriedade da DST que também explora a rede tem uma empresa própria a Blue que é um fornecedor de serviço para as empresas.
Não esquecer que a DST também está estava a concorrer e na frente para a compra da rede de Fibra exclusiva da Meo não sei se esse negócio está concluído já mas eles juntamente com um grupo espanhol querem comprar a rede que a Altice está a vender.
 
@andresilvac4 a Altice já vendeu 49,9% da rede de fibra da MEO. Foi a um fundo Americano, a Morgan Stanley.
Duvido que alguém esteja interessado em alugar a rede fibra da Altice, a VDF está a investir forte neste momento, a DST, a Nos está mais calma e até a VISABEIRA voltou a expandir de novo.
Logo imagino que ou entram novos players no mercado, que acho difícil por o mercado ser pequeno, pouco vantajoso economicamente e além de começar a estar a ficar saturado.
 
Boa Noite,

Poder-me-iam ajudar numa situação?

A minha namorada mora numa aldeia da zona norte "litotal" do país em que ao que parece a Vodafone (Ela tem Vodafone no telemóvel e dá muito bem), porém não passa Fibra e segundo o que pude comprovar só o formato satélite da Nos de 100 mb é que poderia melhorar as coisas, no entanto, quando a mesma foi à Nos um dos empregados indicou que ao mudar para esse formato pouco ou nada alteraria.

Eu achei estupido e até estranho, pois o contrato dela com a Nos é tao antigo que (Salvo erro) ela tem 10 mbps pelo Satélite.

Conseguem-me explicar, se é possível em nada melhorar a internet...e caso tenham outras recomendações de como melhorar a internet da casa dela, agradecia.

Grato desde já pela ajuda.
 
Boa Noite,

Poder-me-iam ajudar numa situação?

A minha namorada mora numa aldeia da zona norte "litotal" do país em que ao que parece a Vodafone (Ela tem Vodafone no telemóvel e dá muito bem), porém não passa Fibra e segundo o que pude comprovar só o formato satélite da Nos de 100 mb é que poderia melhorar as coisas, no entanto, quando a mesma foi à Nos um dos empregados indicou que ao mudar para esse formato pouco ou nada alteraria.

Eu achei estupido e até estranho, pois o contrato dela com a Nos é tao antigo que (Salvo erro) ela tem 10 mbps pelo Satélite.

Conseguem-me explicar, se é possível em nada melhorar a internet...e caso tenham outras recomendações de como melhorar a internet da casa dela, agradecia.

Grato desde já pela ajuda.
os 10 mb de satelite quer dizer que tens 10 megas de 4g mas nao fiavel por isso nunca vai ser o que realmente tens e se usares cerca de 1ggigabyte eles ativam o pur que faz a tua net andar bloqueda no 1 mega bem vindo ao mundo sem fibra
 
Boa Noite,

Poder-me-iam ajudar numa situação?

A minha namorada mora numa aldeia da zona norte "litotal" do país em que ao que parece a Vodafone (Ela tem Vodafone no telemóvel e dá muito bem), porém não passa Fibra e segundo o que pude comprovar só o formato satélite da Nos de 100 mb é que poderia melhorar as coisas, no entanto, quando a mesma foi à Nos um dos empregados indicou que ao mudar para esse formato pouco ou nada alteraria.

Eu achei estupido e até estranho, pois o contrato dela com a Nos é tao antigo que (Salvo erro) ela tem 10 mbps pelo Satélite.

Conseguem-me explicar, se é possível em nada melhorar a internet...e caso tenham outras recomendações de como melhorar a internet da casa dela, agradecia.

Grato desde já pela ajuda.
melhorar a internet pelo o que dizes a net dela pelo telemovel e boa por isso so precisas de ir a vodafone e arrannjas 20 megas co 100 gb por 25.9 tens de comprar o mobile wifi que e o mais barato 20 euros e nao tens contrato quanto a net ja agora
 
Boa Noite,

Poder-me-iam ajudar numa situação?

A minha namorada mora numa aldeia da zona norte "litotal" do país em que ao que parece a Vodafone (Ela tem Vodafone no telemóvel e dá muito bem), porém não passa Fibra e segundo o que pude comprovar só o formato satélite da Nos de 100 mb é que poderia melhorar as coisas, no entanto, quando a mesma foi à Nos um dos empregados indicou que ao mudar para esse formato pouco ou nada alteraria.

Eu achei estupido e até estranho, pois o contrato dela com a Nos é tao antigo que (Salvo erro) ela tem 10 mbps pelo Satélite.

Conseguem-me explicar, se é possível em nada melhorar a internet...e caso tenham outras recomendações de como melhorar a internet da casa dela, agradecia.

Grato desde já pela ajuda.

Para melhorar a Internet na ausência de cobertura de fibra da experiência que tenho é Vodafone 4G (mas nos últimos anos as velocidades caíram um pouco) Nos toda a gente que conheço e usa tanto da 20/30 megas como só dá 1 mega e infelizmente dá muito mais vezes 1 mbs que os 20, na impossibilidade de ter Vodafone 4g recomendaria ADSL é mais lenta mas é mais estável
 
Alguem sabe de quem é esta caixa?
20200628-135131.jpg
 
Boas, algum projeto previsto em zonas fibroglobal?
Noo ce Proença a Nova, eles instalaram fibra mas só na parte principal no concelho e em algumas aldeias principais, onde tenho família não instalaram nada. Não há sequer rede móvel, estamos por lá limitados a um pacote adsl de 2MB.
Código Postal 6150-714
 
Back
Topo