Fibra Óptica Mapa de cobertura dos operadores e RNGs

Na minha zona tenho...

  • Fibra até dentro de casa (FTTH)

  • Docsis 3.x (Cabo Coaxial - HFC)

  • Sem Fibra - Uso ADSL

  • Sem Fibra - Uso 4G (LTE)

  • Outra tipologia (referir no tópico)

  • Sem Fibra - Uso Satélite

  • Sem Fibra - Tenho um fornecedor local (rede WiFi)


Results are only viewable after voting.

@pm2lp de certeza que é ou da NOS ou da Vodafone... mas como tem esse marcador verde no poste, quase que aposto que é fibra da NOS (trata-se, se não estou em erro, de um JFO + PDO)

Obrigado aos dois.

Mas acho estranho, porque quem anda a meter publicidade pela cidade toda a dizer que a fibra chegou é a Vodafone. A mim pouco importa porque vou mudar de casa e infelizmente isto é na antiga, era mais curiosidade, 5 anos a pedir fibra para no mês em que vou sair meterem isso à frente da minha casa e para onde vou não há, é preciso ter sorte.
 
@pm2lp a NOS atrasa-se um bocado... Aqui também foi a NOS a fibrar e a Vodafone foi a promeira a fazer publicidade e a indicar cobertura de fibra online enquanto a NOS ainda indicava Satélite. Pouco tempo depois a NOS atualizou
 
Alguém sabe quanto poderá custar ou que requisitos é preciso ter para fazer uma "puxada" de fibra para uma casa?

Se me pudessem dar umas "luzes" sobre este assunto, agradecia.
 
Alguém sabe quanto poderá custar ou que requisitos é preciso ter para fazer uma "puxada" de fibra para uma casa?

Se me pudessem dar umas "luzes" sobre este assunto, agradecia.
O custo de uma puxada de fibra para tua casa custa 0€ (pelo menos para distâncias razoáveis).
Pela conversa dos técnicos que vieram aqui refazer as fusões no mês passado gabaram se de fazer uma instalação com 1,1km na zona de Arouca com perda de 0,5db (por isso as operadoras já pagam instalações a esta distância) .
Não sei qual é a distância mas no meu caso foram 90m e o maior custo foi a paciência para que alguém viesse fazer a instalação aqui pois era só desculpas (já tinha postes e tudo).
 
Na vila onde os meus avós vivem (Manteigas) a NOS andou a passar fibra há quase um ano, estando tudo parado desde aí.
Puseram vários postes e utilizaram alguns já existentes (onde a fibra passa dentro de uma manga plástica verde), tendo passado o cabo basicamente por toda a vila, mas não puseram ainda PDO's nem nada do género.
É normal esta demora?
 
O custo de uma puxada de fibra para tua casa custa 0€ (pelo menos para distâncias razoáveis).
Pela conversa dos técnicos que vieram aqui refazer as fusões no mês passado gabaram se de fazer uma instalação com 1,1km na zona de Arouca com perda de 0,5db (por isso as operadoras já pagam instalações a esta distância) .
Não sei qual é a distância mas no meu caso foram 90m e o maior custo foi a paciência para que alguém viesse fazer a instalação aqui pois era só desculpas (já tinha postes e tudo).

Boa tarde,

Obrigado pela ajuda.

Irei ver quais os postes que tenho perto da residencia. (Creio que tem um da Vodafone, perto) e depois vou tentar falar com eles para verificar a disponibilidade para fazer a tal puxada de fibra. Para eles instalarem a Fibra, teem de fazer algum pedido especial à camera, ou algo do genero?

Não sei muito bem, como se faz a instalação.
 
Boa tarde,

Obrigado pela ajuda.

Irei ver quais os postes que tenho perto da residencia. (Creio que tem um da Vodafone, perto) e depois vou tentar falar com eles para verificar a disponibilidade para fazer a tal puxada de fibra. Para eles instalarem a Fibra, teem de fazer algum pedido especial à camera, ou algo do genero?

Não sei muito bem, como se faz a instalação.
Isso na instalação é tratado o melhor é tratares de marcar a instalação e depois deixa na mão dos técnicos (vais ter que fazer força) mas numa primeira fase adere ao serviço como uma adesão normal, depois vão aí uns técnicos e ou instalam e fica resolvido ou não instalam e explicam te a ti e a operadora o que é preciso (postes, autorização etc) depois disso a operadora ou te vai cancelar a instalação ou vão proceder ao que os técnicos pediram, aqui entras tu a pedir com força e perguntares que já noutras situações instalaram etc isto terás que tratar com o departamento de qualidade da operadora etc.
Vou te contar o meu caso tenho um pdo a 150m de casa com traçado feito ninguém queria instalar as desculpas eram todas esfarrapadas era uma árvore era as condutas que ou estavam por construir ou ocupadas (mentira) na altura depois de muito reclamar um gabinete de qualidade da Vodafone ligou me para informar mais uma vez que não era possível instalar etc, e em conversa a pessoa do outro lado deu me um email para tirar umas fotos e confirmar a minha versão e comparar com a dos técnicos, depois de 4 meses com 4 ou 5 deslocações dos técnicos 8 dias depois deste telefonema e ter mandado as fotos o cabo apareceu passado entre os postes e ligaram me a marcar a instalação para 2 dias depois.
Dá trabalho exige paciência mas tudo se faz tem só em atenção que não é com apoios a clientes ou linhas de instalação que te vais desenrascar é mesmo livro de reclamações e departamentos de qualidade das operadoras.
Já agora qual é a distância de tua casa ao pdo?
 
Última edição:
Boas, algum projeto previsto em zonas fibroglobal?
Noo ce Proença a Nova, eles instalaram fibra mas só na parte principal no concelho e em algumas aldeias principais, onde tenho família não instalaram nada. Não há sequer rede móvel, estamos por lá limitados a um pacote adsl de 2MB.
Código Postal 6150-714
Olá,

A Fibroglobal cobriu na altura algumas localidades do centro do país e ficou-se por aí. Não tem expandido nada, infelizmente.

Conheço razoavelmente bem essa zona, e de facto, falta fibra e rede móvel a muitas aldeias.
 
Olá,

A Fibroglobal cobriu na altura algumas localidades do centro do país e ficou-se por aí. Não tem expandido nada, infelizmente.

Conheço razoavelmente bem essa zona, e de facto, falta fibra e rede móvel a muitas aldeias.
Parece um bocado aleatório, até porque aldeias em volta têm, não era tão grave se ainda houvesse rede móvel...
 
Eu não entendo esta DST. Então andaram a Fibrar 2 lugares que pertencem há minha freguesia, em que um desses lugares tem 3 casas e só uma a que está habitada por casal de idosos, e já não Fibram o centro da minha aldeia que está a 1,2km e tem mais ou menos 180 habitantes e tem as casas todas juntas. Diz que não há viabilidade técnica.
 
Isso na instalação é tratado o melhor é tratares de marcar a instalação e depois deixa na mão dos técnicos (vais ter que fazer força) mas numa primeira fase adere ao serviço como uma adesão normal, depois vão aí uns técnicos e ou instalam e fica resolvido ou não instalam e explicam te a ti e a operadora o que é preciso (postes, autorização etc) depois disso a operadora ou te vai cancelar a instalação ou vão proceder ao que os técnicos pediram, aqui entras tu a pedir com força e perguntares que já noutras situações instalaram etc isto terás que tratar com o departamento de qualidade da operadora etc.
Vou te contar o meu caso tenho um pdo a 150m de casa com traçado feito ninguém queria instalar as desculpas eram todas esfarrapadas era uma árvore era as condutas que ou estavam por construir ou ocupadas (mentira) na altura depois de muito reclamar um gabinete de qualidade da Vodafone ligou me para informar mais uma vez que não era possível instalar etc, e em conversa a pessoa do outro lado deu me um email para tirar umas fotos e confirmar a minha versão e comparar com a dos técnicos, depois de 4 meses com 4 ou 5 deslocações dos técnicos 8 dias depois deste telefonema e ter mandado as fotos o cabo apareceu passado entre os postes e ligaram me a marcar a instalação para 2 dias depois.
Dá trabalho exige paciência mas tudo se faz tem só em atenção que não é com apoios a clientes ou linhas de instalação que te vais desenrascar é mesmo livro de reclamações e departamentos de qualidade das operadoras.
Já agora qual é a distância de tua casa ao pdo?

Estou a ver que irá ser um trabalho demorado, mas como se costuma dizer: nada se consegue sem esforço.

Numa primeira instância, irei "mapear" os PDO que tenho na zona num raio de 500 metros para todos os lados (Creio que tenha um perto, cerca de 100 metros, mas irei confirmar), tirando fotos aos mesmos para poder mandar para os técnicos em questão.

Se possível conseguia me responder a alguma dúvidas que tive no decorrer da leitura do seu email:

1. Como conseguiu pedir a marcação da instalação? Por norma, quando indico o código postal da casa, eles indicam que não tem fibra e nem sequer dão outra solução, como está de pedir instalação de Fibra na zona;

2. Será melhor se dirigir a uma loja da operadora, ou ao contactar com eles, peço para me direção para algum setor em especificio?

3. Sei que a rede é passada de poste em poste até a casa (creio eu), mas como é feita conexão com a casa ou certo? Peço desculpa, mas neste aspecto, sou totalmente "nabo", pois nunca entendi, como isso funcionava e nem sei se a casa tem que ter alguns requisitos em especifico.

Grato desde já pela sua ajuda.
 
Estou a ver que irá ser um trabalho demorado, mas como se costuma dizer: nada se consegue sem esforço.

Numa primeira instância, irei "mapear" os PDO que tenho na zona num raio de 500 metros para todos os lados (Creio que tenha um perto, cerca de 100 metros, mas irei confirmar), tirando fotos aos mesmos para poder mandar para os técnicos em questão.

Se possível conseguia me responder a alguma dúvidas que tive no decorrer da leitura do seu email:

1. Como conseguiu pedir a marcação da instalação? Por norma, quando indico o código postal da casa, eles indicam que não tem fibra e nem sequer dão outra solução, como está de pedir instalação de Fibra na zona;

2. Será melhor se dirigir a uma loja da operadora, ou ao contactar com eles, peço para me direção para algum setor em especificio?

3. Sei que a rede é passada de poste em poste até a casa (creio eu), mas como é feita conexão com a casa ou certo? Peço desculpa, mas neste aspecto, sou totalmente "nabo", pois nunca entendi, como isso funcionava e nem sei se a casa tem que ter alguns requisitos em especifico.

Grato desde já pela sua ajuda.
Como uma adesão normal em loja fiz a adesão agendaram a instalação que depois no dia em que os técnicos vieram cá recusaram por causa da árvore e a partir dai reclamei sempre sobre essa instalação.
Podes fazer por telefone vai dar ao mesmo em vez de um funcionário na loja um comercial vai fazer te a adesão.
O cabo da fibra entra em casa mesmo, depois fazem uma ficha (ou instalam uma tomada na parede) que vai ligar no router mas o cabo é o mesmo entre o pdo e o router se não tiveres buraco feito na parede terão que te fazer um mas geralmente todas as casas teem furo para ou antena exterior ou para o fio do telefone se não houver irão fazer te 1 para o cabo de fibra entrar em casa
 
Última edição:
O início da rua onde moro tem cobertura de rede fibra de DST (há mais de 2 anos). A DST informou-me na altura que podia contactar os operadores para instalar a fibra. Feito isso a equipa técnica da MEO deslocou-se à minha morada e não instalou porque não existia PDO (estava a 500m) e não existiam postes da EDP para passar o fio... ( a rede eléctrica é subterrânea tal como a da MEO - ADSL) e que a situação era da responsabilidade da DST.... Esta situação repetiu-se até hoje mais duas equipas da MEO tentaram instalar o serviço e nada... Apesar de informar-mos das tentativas anteriores,a MEO insistiu em dizer que a fibra estava disponível na minha morada e que era possível a instalação do serviço de fibra... Na próxima semana vão voltar a tentar...
A minha pergunta é a seguinte: É possível um percurso alternativo... partindo de uma outra rua... usando outro PDO... através de postes (tradicionais) da edp e da Meo (embora o percurso seja mais longo- 700-800 m)???
 
Como uma adesão normal em loja fiz a adesão agendaram a instalação que depois no dia em que os técnicos vieram cá recusaram por causa da árvore e a partir dai reclamei sempre sobre essa instalação.
Podes fazer por telefone vai dar ao mesmo em vez de um funcionário na loja um comercial vai fazer te a adesão.
O cabo da fibra entra em casa mesmo, depois fazem uma ficha (ou instalam uma tomada na parede) que vai ligar no router mas o cabo é o mesmo entre o pdo e o router se não tiveres buraco feito na parede terão que te fazer um mas geralmente todas as casas teem furo para ou antena exterior ou para o fio do telefone se não houver irão fazer te 1 para o cabo de fibra entrar em casa

Boa tarde,

Dei uma pequeno volta e á beira de casa (Hei de dar uma mais exaustiva) e pelo que vi, tenho as seguintes "caixas pretas", que no entanto não me parecem os tais PDO.
PEjmLP9.jpg
AHIdmJA.jpg


Porém e entretanto, encontrei algo da qual não sabia a existência e talvez seja por essa razão que tenho dados móveis da Vodafone, até bons comparado com as outras operadoras (20/30mbps)
FDNLDD6.jpg
5bpmkx9.jpg


Como já deitei um pouco por terra a hipotese de ter Fibra (Apesar de haver uma aldeia a 1KM/1,5KM daqui que tem, acho que só me restará esperar, pois não sei se posso fazer algo de forma a tornar esse processo mais celere), qual pacote me recomendariam de internet de forma a melhor a situação?

Obrigado desde já pela ajuda até ao momento
 
Sim.
Eu entendo te perfeitamente.

Este fim de semana estive em Aguiar de Sousa e lá já passa fibra da Nos/vdf.

Um dos meus colegas diz que poucos aderiram à fibra
Muita gente idosa que não liga a nada disso.

Temos de aguardar.
Nada a fazer infelizmente


Boas
Trabalho na aguair e eu bem disse que ninguem iria ligar a nada de fibra.
população idosa de mais estão com adsl e outros com nos e de momento chega para o que tem.
 
Pois, mas Aguiar de Sousa é Paredes (conheço e concordo, é uma zona com uma faixa etária média elevada)...Ou seja, alguém no município se mexeu porque senão cai por terra a teoria de que as operadoras não expandem em zonas de baixa densidade populacional ou onde concluem que não vão obter dividendos por fraca adesão.

Ainda vamos aguardar muito tempo, o feedback à data de hoje ao nível de projectos de expansão para a nossa zona está em zero.
Como já foi falado com outro user que é da nossa zona, apenas temos alguns pdo's espalhados num raios de largos kms para servir alguns negócios específicos e farmácias/escolas.

Num deles, pelo que percebi, há alguns particulares ligados (via um amigo que usufruiu por sorte).

Sabes qual é um dos grandes problemas?É termos um executivo camarário em Gondomar que se está a marimbar para as pessoas do alto concelho, a coesão territorial é uma autêntica treta. Não pressionam as operadoras, não lhes facilitam nada em termos de legalização e execução dos possíveis projetos de expansão. Refugiam-se na desculpa de que estão em causa investimentos privados.

Gondomar neste momento é essencialmente o centro da cidade, Rio Tinto e periferias a poucos kms, o resto é "paisagem".


Boas de que zona de melres és?
Moro na rua das oliveiras. e encontrei esse pdo 113 na rua da Boavista e é só para empresas, na rua da costeirinha tem cabo que parece ser fibra mas ainda sem pdo instalado. a mim a meo disse até ao final do ano estaria concluído, que já havia o cabo de cobre colocado mas já se sabe que nem eles conseguem afirmar isso.
 
Boas de que zona de melres és?
Moro na rua das oliveiras. e encontrei esse pdo 113 na rua da Boavista e é só para empresas, na rua da costeirinha tem cabo que parece ser fibra mas ainda sem pdo instalado. a mim a meo disse até ao final do ano estaria concluído, que já havia o cabo de cobre colocado mas já se sabe que nem eles conseguem afirmar isso.
Aqui para Foz do Sousa pelos vistos anda uma carrinha a ver os postes.
Recentemente abordaram o meu sogro a perguntar se ele tinha fibra em casa.
Ele disse algo "quem me dera"
Responderam que estava para breve.

Tem um PDO da Meo a 500 metros de minha casa que serve a papelaria e algumas casas que tiveram sorte...
 
Boas de que zona de melres és?
Moro na rua das oliveiras. e encontrei esse pdo 113 na rua da Boavista e é só para empresas, na rua da costeirinha tem cabo que parece ser fibra mas ainda sem pdo instalado. a mim a meo disse até ao final do ano estaria concluído, que já havia o cabo de cobre colocado mas já se sabe que nem eles conseguem afirmar isso.

Moro mesmo na Rua da Boavista, perto da Capela dos Passos.
Já ouvi falar que já há projeto mas ainda não me apercebi de movimentações, o único PDO que vi por aqui é o que está em frente à escola primária há cerca de um ano.

Recordas-te onde está esse pdo, perto de que casa?
 
Última edição:
Back
Topo