Fibra Óptica Mapa de cobertura dos operadores e RNGs

Na minha zona tenho...

  • Fibra até dentro de casa (FTTH)

  • Docsis 3.x (Cabo Coaxial - HFC)

  • Sem Fibra - Uso ADSL

  • Sem Fibra - Uso 4G (LTE)

  • Outra tipologia (referir no tópico)

  • Sem Fibra - Uso Satélite

  • Sem Fibra - Tenho um fornecedor local (rede WiFi)


Results are only viewable after voting.
Pessoal, uma dúvida que me ultimamente me tem surgido.

Aqui na minha zona temos FTTH com partilha entre VDF e NOS, FTTH da MEO, e HFC da NOWO.

Os PDOs da VDF (partilhados com a NOS) são pretos com letras amarelas. Os da MEO são pretos com letras vermelhas. Já estão instalados há 3/4 anos.

Ultimamente comecei a aperceber-se de vários PDOs completamente brancos com letras pretas. Não parecem ter qualquer identicação de logótipo, apenas têm um "serial" no autocolante.
Os cabos estão apoiados em postes de madeira na sua maioria, e têm uns apliques verdes a suportar os cabos. De quem poderá ser isto?

A minha teoria é que possa ser uma extensão da rede FTTH por parte da NOS em zonas onde provavelmente a VDF não fibrou, mas acho estranho porque esta zona foi massivamente fibrada na altura. Será que a partilha não incluiu toda a zona, apesar de ser a mesma freguesia?

Cumprimentos.
Se puderes coloca foto para vermos isso melhor
 
Pessoal, uma dúvida que me ultimamente me tem surgido.

Aqui na minha zona temos FTTH com partilha entre VDF e NOS, FTTH da MEO, e HFC da NOWO.

Os PDOs da VDF (partilhados com a NOS) são pretos com letras amarelas. Os da MEO são pretos com letras vermelhas. Já estão instalados há 3/4 anos.

Ultimamente comecei a aperceber-se de vários PDOs completamente brancos com letras pretas. Não parecem ter qualquer identicação de logótipo, apenas têm um "serial" no autocolante.
Os cabos estão apoiados em postes de madeira na sua maioria, e têm uns apliques verdes a suportar os cabos. De quem poderá ser isto?

A minha teoria é que possa ser uma extensão da rede FTTH por parte da NOS em zonas onde provavelmente a VDF não fibrou, mas acho estranho porque esta zona foi massivamente fibrada na altura. Será que a partilha não incluiu toda a zona, apesar de ser a mesma freguesia?

Cumprimentos.
Isso é FTTH da NOS, usam PDOs brancos e PDOs pretos e têm o logotipo da NOS, mas não se percebe bem é em baixo relevo
 
Se puderes coloca foto para vermos isso melhor

Isso é FTTH da NOS, usam PDOs brancos e PDOs pretos e têm o logotipo da NOS, mas não se percebe bem é em baixo relevo
Se puder depois coloco foto, mas diria quase com 100% certeza que de facto se trata de NOS FTTH. Só não percebo o porquê desta instalação quando já havia PDOs da VDF.
No entanto, devo dizer que em vários sítios da freguesia a VDF instalou os pdos e nunca foram ativados. O pessoal foi todo pra MEO e parece mesmo que a VDF nunca mais os ativou.
Talvez agora a NOS tenha decidido instalar os dela para poder fornecer serviço e captar esses clientes.
 
Pessoal, uma dúvida que me ultimamente me tem surgido.

Aqui na minha zona temos FTTH com partilha entre VDF e NOS, FTTH da MEO, e HFC da NOWO.

Os PDOs da VDF (partilhados com a NOS) são pretos com letras amarelas. Os da MEO são pretos com letras vermelhas. Já estão instalados há 3/4 anos.

Ultimamente comecei a aperceber-se de vários PDOs completamente brancos com letras pretas. Não parecem ter qualquer identicação de logótipo, apenas têm um "serial" no autocolante.
Os cabos estão apoiados em postes de madeira na sua maioria, e têm uns apliques verdes a suportar os cabos. De quem poderá ser isto?

A minha teoria é que possa ser uma extensão da rede FTTH por parte da NOS em zonas onde provavelmente a VDF não fibrou, mas acho estranho porque esta zona foi massivamente fibrada na altura. Será que a partilha não incluiu toda a zona, apesar de ser a mesma freguesia?

Cumprimentos.

Os da NOS são brancos com letras pretas, mas o PDO em si é preto. Tens fotos?

Edit: Entretanto não baixei e não vi que já tinham respondido, mas nunca tinha visto nenhum PDO branco da NOS...
 
Boas pessoal como podemos saber se um pdo já está ativo? Sem aceder aos simuladores de cobertura das operadoras que por vezes não estão atualizados! Andaram esta semana a testar a fibra nos pdos (dst) e meteram umas etiquetas amarelas no início nos cabos perto do pdo! Podem me dizer alguma coisa? Obrigado
 
Olá pessoal.
Alguém me pode dizer que operadores vão usar este PDO. Creio não estar ainda ativo.
Localização bastante remota.
Obrigado.
IMG-20210325-113141.jpg
 
Esclareçam-me uma dúvida, eu andei a fazer uma pesquisa pelo fórum e mesmo fora do mesmo sobre a Dstelecom e a sua rede de fibra e li alguns comentários de alguns usuários a mencionar as velocidades atingidas que apenas estava disponível pacotes 200/100 e que na maioria dos casos nunca era atingida essa velocidade ( isto em comentários de usuários em 2016/2017 ). A questão que coloco é se existem diferente tipos de cabos de fibra ou o porquê de isto acontecer na rede dst e se é mesmo verdade ou pura especulação, pois também vejo usuários a comentar completamente o oposto de que as velocidades são garantidas seja rede dst ou não, ou seja, a nível de velocidades não mudaria nada ser rede dst ou não. ( Se alguém tiver fibra pela rede dst que possa dar feedback agradecia ou então que esteja por dentro do assunto. )
 
Back
Topo