Fibra Óptica Mapa de cobertura dos operadores e RNGs

Na minha zona tenho...

  • Fibra até dentro de casa (FTTH)

  • Docsis 3.x (Cabo Coaxial - HFC)

  • Sem Fibra - Uso ADSL

  • Sem Fibra - Uso 4G (LTE)

  • Outra tipologia (referir no tópico)

  • Sem Fibra - Uso Satélite

  • Sem Fibra - Tenho um fornecedor local (rede WiFi)


Results are only viewable after voting.
O MEO não costuma estar disponível na rede da DSTelecom porque tem a sua própria rede.

Outra coisa: eu não conheço todo o tipo de PDO nem, em particular, alguns que são de partilha, no entanto o PDO do MEO que fornece Fibra FTTH na minha zona, aquando da instalação do meu serviço, tive a oportunidade de o ver e apercebi-me que o mesmo com a minha instalação ficava cheio e na altura perguntei ao técnico "bem, agora quem quiser aderir fica a ver navios?" no qual ele me disse "pelo que sei este PDO em breve será intervencionado para o expandir a fim de servir mais casas" visto que onde moro andam a ser construídos mais prédios. E verdade seja dita: passado 1 mês e meio houve intervenção, inclusive tive o serviço cortado durante a parte da tarde por causa dessa intervenção.

Repito, não sei se isto é exequível em todos os PDO's, mas no MEO eles conseguem expandi-lo. E sim, a DSTelecom tem feito vários contratos com várias autarquias/juntas de freguesia de forma a fornecer Fibra FTTH a mais locais do país. E faz sentido serem as entidades públicas a mexerem-se. Aqui ao lado na Espanha o governo comprometeu-se a chegar onde o privado ainda não chegou.

Por fim, não estranhem que em aldeias a Fibra chegue 1º a entidades públicas (escolas, juntas de freguesia, etc). Essas entidades por regulamentação terão sempre prioridade. É o que está estabelecido. Não depende das operadoras esta situação.
 
Alguém sabe dizer exatamente o que está aqui? Neste prédio tenho um familiar com NOS HFC há vários anos.
As duas caixas de cima têm o logo da PT, mas a de baixo também foi instalada pela mesma altura.


NUTSLUU.png
 
Obrigado @nipnip e @celituhh
Sei que há neste prédio pelo menos 2 clientes com NOS HFC. Não deviam fazer o upgrade destes clientes para a tecnologia mais recente quando ela já está disponível há algum tempo?

Já confirmei no site da Vodafone que também está disponível, deve ser pela tar partilha com a NOS. Em princípio a NOS vai perder pelo menos um cliente diretamente para a Vodafone que vai usar o PDO deles. Estas situações não me fazem sentido.
 
Obrigado @nipnip e @celituhh
Sei que há neste prédio pelo menos 2 clientes com NOS HFC. Não deviam fazer o upgrade destes clientes para a tecnologia mais recente quando ela já está disponível há algum tempo?

Já confirmei no site da Vodafone que também está disponível, deve ser pela tar partilha com a NOS. Em princípio a NOS vai perder pelo menos um cliente diretamente para a Vodafone que vai usar o PDO deles. Estas situações não me fazem sentido.

esse assunto já tem sido discutido, aparentemente não há migrações de tecnologia de hfc para ftth na NOS, provavelmente serão uma transição a acontecer futuramente por blocos de modo a não ter que ser mantida duas infraestruturas diferentes em funcionamento simultâneo. Pode não fazer sentido ao cliente individual mas do ponto de vista da gestão fará sentido.
 
Obrigado @nipnip e @celituhh
Sei que há neste prédio pelo menos 2 clientes com NOS HFC. Não deviam fazer o upgrade destes clientes para a tecnologia mais recente quando ela já está disponível há algum tempo?

Já confirmei no site da Vodafone que também está disponível, deve ser pela tar partilha com a NOS. Em princípio a NOS vai perder pelo menos um cliente diretamente para a Vodafone que vai usar o PDO deles. Estas situações não me fazem sentido.
Se aderires à NOS, eles já instalam-te em FTTH. Só não fazem migração dos atuais clientes. Ou melhor, fazem e irão fazê-lo, mas não a pedido do cliente. É por fases, uma zona de cada vez.
 
Alguém sabe porque razão a Meo chega sempre mais tarde na DSTelecom? É ridículo isto acontecer mas pronto, eles é que sabem os clientes que querem manter...
 
Também tive um vendedor da NOS a dizer-me isso para a casa dos meus pais, mas no entanto peguei na informação que ele me enviou e passei para a provedoria da MEO e disseram-me que o serviço estava disponível. Tive a instalação 1 semana depois dos meus vizinhos que foram para NOS.
 
Alguém sabe porque razão a Meo chega sempre mais tarde na DSTelecom? É ridículo isto acontecer mas pronto, eles é que sabem os clientes que querem manter...
Porque a Altice costuma usar infraestruturas próprias ao contrário da Nos,VDF ou Nowo que usam as infraestruturas todas da DST, isso explicado de um modo mais básico para responder a tua pergunta
 
Demasiado básico.
Quando falamos de DST falamos de uma rede financiada pela UE para zonas rurais onde não seria lucrativo os operadores investirem.
No concurso público o país foi divido em zonas e a DST ganhou nas zonas norte e sul e a Fibroglobal a zona centro e ilhas.
A DST foi a concurso em parceria com a então sonaecom (agora nos após fusão com a zon) e a Fibroglobal com a meo. Em ambos os casos a rede está aberta a todos (por imposição do financiamento europeu) mas a parceria dá um exclusivo na fase inicial, mas acho que são só 6 meses.
 
Demasiado básico.
Quando falamos de DST falamos de uma rede financiada pela UE para zonas rurais onde não seria lucrativo os operadores investirem.
No concurso público o país foi divido em zonas e a DST ganhou nas zonas norte e sul e a Fibroglobal a zona centro e ilhas.
A DST foi a concurso em parceria com a então sonaecom (agora nos após fusão com a zon) e a Fibroglobal com a meo. Em ambos os casos a rede está aberta a todos (por imposição do financiamento europeu) mas a parceria dá um exclusivo na fase inicial, mas acho que são só 6 meses.

As atuais expansões já não são financiadas com fundos europeus e não há período nenhum de exclusividade com ninguém.
 
As atuais expansões já não são financiadas com fundos europeus e não há período nenhum de exclusividade com ninguém.

Assim espero! Aqui a DSTelecom começou a "fibrar" os postes ((Alguem me sabe dizer quanto tempo ainda iram demorar até ativar?!)) e gostava de aderir á MEO que é a que me convém mais.
 
Back
Topo