Fibra Óptica Mapa de cobertura dos operadores e RNGs

Na minha zona tenho...

• Fibra até dentro de casa (FTTH)

• Docsis 3.x (Cabo Coaxial - HFC)

• Sem Fibra - Uso ADSL

• Sem Fibra - Uso 4G (LTE)

• Outra tipologia (referir no tópico)

• Sem Fibra - Uso Satélite

• Sem Fibra - Tenho um fornecedor local (rede WiFi)

Results are only viewable after voting.

Nogueira03

Power Member
Boas...
Alguém me sabe dizer como está a situação da cobertura fibra / previsão de fibra para as aldeias do concelho de Santiago do Cacém. Falo, por exemplo, no Cercal do Alentejo, Vale de Água, São Domingos, Alvalade Sado etc...?
A Dstelecom diz ter começado em Santiago mas acho que apenas Alvalade e talvez Ermidas.
Em Santiago mesmo andaram a passar há "pouco" fibra partilhada NOS-VDF mas as aldeias que referes e restantes simplesmente são esquecidas...

Sunfire1

Power Member
O MEO não costuma estar disponível na rede da DSTelecom porque tem a sua própria rede.

Outra coisa: eu não conheço todo o tipo de PDO nem, em particular, alguns que são de partilha, no entanto o PDO do MEO que fornece Fibra FTTH na minha zona, aquando da instalação do meu serviço, tive a oportunidade de o ver e apercebi-me que o mesmo com a minha instalação ficava cheio e na altura perguntei ao técnico "bem, agora quem quiser aderir fica a ver navios?" no qual ele me disse "pelo que sei este PDO em breve será intervencionado para o expandir a fim de servir mais casas" visto que onde moro andam a ser construídos mais prédios. E verdade seja dita: passado 1 mês e meio houve intervenção, inclusive tive o serviço cortado durante a parte da tarde por causa dessa intervenção.

Repito, não sei se isto é exequível em todos os PDO's, mas no MEO eles conseguem expandi-lo. E sim, a DSTelecom tem feito vários contratos com várias autarquias/juntas de freguesia de forma a fornecer Fibra FTTH a mais locais do país. E faz sentido serem as entidades públicas a mexerem-se. Aqui ao lado na Espanha o governo comprometeu-se a chegar onde o privado ainda não chegou.

Por fim, não estranhem que em aldeias a Fibra chegue 1º a entidades públicas (escolas, juntas de freguesia, etc). Essas entidades por regulamentação terão sempre prioridade. É o que está estabelecido. Não depende das operadoras esta situação.

s0ldier

Power Member
O MEO não costuma estar disponível na rede da DSTelecom porque tem a sua própria rede.
Isto já não é bem assim. Hoje tive a instalação pela DSTelecom num serviço MEO na casa dos meus pais.

Técnicos 5* e instalação do serviço rápida tendo em conta que tiveram de passar a N125 (havia GNR).

Hanneman

Power Member
Alguém sabe dizer exatamente o que está aqui? Neste prédio tenho um familiar com NOS HFC há vários anos.
As duas caixas de cima têm o logo da PT, mas a de baixo também foi instalada pela mesma altura.

NUTSLUU.png

Hanneman

Power Member
Obrigado @nipnip e @celituhh
Sei que há neste prédio pelo menos 2 clientes com NOS HFC. Não deviam fazer o upgrade destes clientes para a tecnologia mais recente quando ela já está disponível há algum tempo?

Já confirmei no site da Vodafone que também está disponível, deve ser pela tar partilha com a NOS. Em princípio a NOS vai perder pelo menos um cliente diretamente para a Vodafone que vai usar o PDO deles. Estas situações não me fazem sentido.

nipnip

Power Member
Sei que há neste prédio pelo menos 2 clientes com NOS HFC. Não deviam fazer o upgrade destes clientes para a tecnologia mais recente quando ela já está disponível há algum tempo?

Já confirmei no site da Vodafone que também está disponível, deve ser pela tar partilha com a NOS. Em princípio a NOS vai perder pelo menos um cliente diretamente para a Vodafone que vai usar o PDO deles. Estas situações não me fazem sentido.

esse assunto já tem sido discutido, aparentemente não há migrações de tecnologia de hfc para ftth na NOS, provavelmente serão uma transição a acontecer futuramente por blocos de modo a não ter que ser mantida duas infraestruturas diferentes em funcionamento simultâneo. Pode não fazer sentido ao cliente individual mas do ponto de vista da gestão fará sentido.

celituhh

Power Member

Se aderires à NOS, eles já instalam-te em FTTH. Só não fazem migração dos atuais clientes. Ou melhor, fazem e irão fazê-lo, mas não a pedido do cliente. É por fases, uma zona de cada vez.