Fibra Óptica Mapa de cobertura dos operadores e RNGs

Na minha zona tenho...

  • Fibra até dentro de casa (FTTH)

  • Docsis 3.x (Cabo Coaxial - HFC)

  • Sem Fibra - Uso ADSL

  • Sem Fibra - Uso 4G (LTE)

  • Outra tipologia (referir no tópico)

  • Sem Fibra - Uso Satélite

  • Sem Fibra - Tenho um fornecedor local (rede WiFi)


Results are only viewable after voting.
Assim espero! Aqui a DSTelecom começou a "fibrar" os postes ((Alguem me sabe dizer quanto tempo ainda iram demorar até ativar?!)) e gostava de aderir á MEO que é a que me convém mais.
Contacta a dst e coloca essa questão, o meo pode demorar mais um pouco porque da infraestrutura eles só usam mesmo a fibra da rua, pelo que têm que montar mais equipamentos que os restantes.
 
Contacta a dst e coloca essa questão, o meo pode demorar mais um pouco porque da infraestrutura eles só usam mesmo a fibra da rua, pelo que têm que montar mais equipamentos que os restantes.

Não sabia disso. Obrigado pela informação!
Então e qual é a diferença da MEO para os outros operadores? A nível de equipamentos.
 
@MikeJay o que se tinha falado há uns tempos é que a MEO nas centrais tinha equipamentos próprios, daí oferecer um serviço exatamente igual em rede própria ou DST.
A Vodafone, por exemplo, usava nas centrais os equipamentos da própria DST, daí não oferecer um serviço igual.
Atualmente está melhor mas não sei exatamente em que ponto está, será melhor preguntares nos tópicos das operadoras.
 
Demasiado básico.
Quando falamos de DST falamos de uma rede financiada pela UE para zonas rurais onde não seria lucrativo os operadores investirem.
No concurso público o país foi divido em zonas e a DST ganhou nas zonas norte e sul e a Fibroglobal a zona centro e ilhas.
A DST foi a concurso em parceria com a então sonaecom (agora nos após fusão com a zon) e a Fibroglobal com a meo. Em ambos os casos a rede está aberta a todos (por imposição do financiamento europeu) mas a parceria dá um exclusivo na fase inicial, mas acho que são só 6 meses.
Completamente errado, a DST neste momento está a expandir fibra com os seus recursos enquanto empresa privada, o que existiu sim, foi um programa com fundos europeus em que a DST e Fibrogobal realmente expandiram FTTH em algumas zonas mais remotas mas há já alguns anos ..
Logo básico é teu comentário e com meias verdades. .
E não existe exclusividade nenhuma na rede DST, porque está aberta a todas as operadoras que nela quiserem entrar, é uma oferta grossista.
 
E onde entra aquele acordo entre a NOS e Vodafone com a DST?

Não é relacionado com a DST. O acordo entre a NOS e a Vodafone é de partilha de infraestrutura propria, uma das empresas coloca fibra, e dá acesso á outra, e vice versa. A Vodafone e a MEO também tiveram uma partilha semelhante mas acabou por desentendimento entre as empresas
 
Não é relacionado com a DST. O acordo entre a NOS e a Vodafone é de partilha de infraestrutura propria, uma das empresas coloca fibra, e dá acesso á outra, e vice versa. A Vodafone e a MEO também tiveram uma partilha semelhante mas acabou por desentendimento entre as empresas
Não!
 
Inclusive existem municípios que contratam estas empresas "neutras" para colocar fibra nas suas localidades e depois os munícipes/empresas locais contactam a sua operadora para instalarem o serviço em fibra.
 
Demasiado básico.
Quando falamos de DST falamos de uma rede financiada pela UE para zonas rurais onde não seria lucrativo os operadores investirem.
No concurso público o país foi divido em zonas e a DST ganhou nas zonas norte e sul e a Fibroglobal a zona centro e ilhas.
A DST foi a concurso em parceria com a então sonaecom (agora nos após fusão com a zon) e a Fibroglobal com a meo. Em ambos os casos a rede está aberta a todos (por imposição do financiamento europeu) mas a parceria dá um exclusivo na fase inicial, mas acho que são só 6 meses.
Iso não é verdade!
Essa rede que foi financiada pela UE foi há muitos anos, em 2009. As localidades que estavam no programa foram devidamente cobertas e pronto, o programa acabou aí. Toda a cobertura posterior da DST é um negócio próprio de cobertura em fibra escura para posterior revenda às outras empresas de telecomunicações.
Portanto nada de deduções básicas de DST=rede financiada! Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, como dizia o outro.
 
Já tinha lido qualquer coisa que a DST tinha começado a expandir a sua rede original. Mas comparada com a rede financiada essa nova rede ainda é muito minoritária! Quem tiver serviço através da DST é muito provável que seja rede financiada.
Claro que quem está no local sabe se a rede é recente ou já tem uns anos (nem que seja perguntando aos novos vizinhos). Mas sem financiamento europeu a DST pura e simplesmente não existia!
 
Viva!
Uma perguntinha...
Estou numa zona DST e tenho contrato com a MEO.
O PDO da minha casa está muito sobrecarregado..
Caso deseje mudar para a Vodafone não corro o risco de perder a ligação à fibra?
Obrigado
 
Viva!
Uma perguntinha...
Estou numa zona DST e tenho contrato com a MEO.
O PDO da minha casa está muito sobrecarregado..
Caso deseje mudar para a Vodafone não corro o risco de perder a ligação à fibra?
Obrigado
Isso dependerá sempre da ida de um técnico, a melhor solução é veres se tens viabilidade antes de rescindir contrato com a MEO, para teres a certeza que te instalam a Vodafone
 
Boa tarde pessoal,

Eu tenho uma questão…

Hoje a sair de casa vi uma carrinha da MEO e uma da GNR perto de minha casa…
Ao abordar o agente da GNR perguntei lhe se o serviço tinha haver com a instalação da fibra e o mesmo disse me que sim.

Liguei para o apoio ao cliente MEO e não têm qualquer indicação..

Alguém me consegue dizer quanto tempo demora desde da instalação da fibra até à MEO ter a indicação de que a mesma está no local?
Zona: Covelo - Gondomar
 
Boa tarde pessoal,

Eu tenho uma questão…

Hoje a sair de casa vi uma carrinha da MEO e uma da GNR perto de minha casa…
Ao abordar o agente da GNR perguntei lhe se o serviço tinha haver com a instalação da fibra e o mesmo disse me que sim.

Liguei para o apoio ao cliente MEO e não têm qualquer indicação..

Alguém me consegue dizer quanto tempo demora desde da instalação da fibra até à MEO ter a indicação de que a mesma está no local?
Zona: Covelo - Gondomar

Aqui na freguesia ao lado demoraram 2 mezitos a ter tudo pronto e operacional, mas depende... Se o sitio a fibrar é muito grande ou não, a importância para a zona, etc
 
Boa tarde,
Foi anunciado já em 2020 que a minha freguesia ia passar a ter cobertura fibra, entretanto inicio de Junho começaram a fazer a instalação nos postes (DSTelecom), a meio de Agosto já passou a ser possível a ativação da fibra nas casas da maior parte da rua, faltando apenas a parte final (onde eu moro), agora já estamos a entrar em Novembro e estas últimas casas continuam ser poder usar apesar de no poste em frente a minha casa estar a fibra instalada, falta apenas ativar. A DSTelecom diz que ainda estão a fazer testes de qualidade que não têm previsão. Será que ainda vai demorar, porque se foi instalado na rua toda ao mesmo tempo faria sentido ativaram também ao mesmo tempo ou perto.
 
Back
Topo