Fibra Óptica Mapa de cobertura dos operadores e RNGs

Na minha zona tenho...

  • Fibra até dentro de casa (FTTH)

  • Docsis 3.x (Cabo Coaxial - HFC)

  • Sem Fibra - Uso ADSL

  • Sem Fibra - Uso 4G (LTE)

  • Outra tipologia (referir no tópico)

  • Sem Fibra - Uso Satélite

  • Sem Fibra - Tenho um fornecedor local (rede WiFi)


Results are only viewable after voting.
Boa tarde, neste momento estou a escrever para vos dar um ponto de situação relativamente à RNG da DS Telecom, a operar na vila de Almodôvar, distrito de Beja.

Na rede da DST está a operar a Vodafone Fibra, desde Abril de 2015. A Vodafone não fornece canais em RF (Sem Box), colocando até 3 box's por cliente a 1 euro cada. A desculpa da conversa de "a rede de fibra rural não suporta esse serviço" é mentira. A Vodafone é que não quis gastar dinheiro a instalar os equipamentos necessários na rede para fornecer esse serviço. Estive com os técnicos da DS Telecom, que me garantiram que a rede não só é igual à fibra das redes próprias dos operadores, como é mais potente, pois percorre centenas e centenas de quilómetros pelo país. Foi-me ainda garantido que a rede suporta tudo o que os operadores quiserem injetar, não havendo desculpas para afirmar que a fibra "rural" é pior que as outras. Só se chama assim na gíria porque foi financiada por fundos comunitários para levar igualdade de oportunidades ao interior, onde em alguns locais não compensava para já as operadoras investirem em rede própria. Este modelo de fibra partilhada até funciona muito bem, eliminado uma série de pdo's de cada operador nas paredes, etc, servindo a rede para todos.

Segundo ponto, a MEO FIBRA também já começou a operar em ALmodôvar através da rede da DS Telecom. Neste caso, a meo não faz distinção nenhuma na rede da DST para a rede própria os serviços são iguaizinhos, sei diss por experiência própria pois há um mês que sou cliente MEO FIBRA através da DST. São fornecidos os 123 canais digitais sem box, a emitir em DVB-T, podendo inclusivamente ser sintonizados com uma box TDT Para além destes 123 canais digitais de tv e rádio, ainda são fornecidos em simultâneo 60 canais analógicos. São fornecidos igualmente 3 canais UHD 4 K, quer com, quer sem box. O Router é AC, o Technicolor mais recente da MEO e é já 5G. Para além disso, tenho 200 megas reais de download e 100 megas reais de upload, mesmo em Wi-Fi, dado que o Router já é o 5 G, como referi e o meu equipamento suporta essa norma (Computador portatil).

Portanto aqui está a prova que a rede da DST faz o mesmo serviço que as redes próprias. Não existe qualquer limitação, ainda que alguns operadores queiram enfiar areia para os olhos das pessoas, desprestigiando a chamada "fibra rural".No caso da MEO, o serviço vem todo por fibra própria da MEO até À central local da PT. Depois vai um cabo da rede MEO ligar à central local da DS Telecom, onde o sinal da MEO entra em distribução da rede própria. Já o sinal dos outros operadores vem "à boleia" por toda a rede DST.

Dito por um técnico da própria PT que me instalou o serviço MEO FIBRA através da DST, "a rede da RNG é muito superior em relação à rede própria da PT, os PDO's têm 24 saidas, são mais modernos, pois é só encaixar a fibra através de ficha, enquanto nos próprios da meo, têm ue andar a fazer a fusão, na DST tem ligações com ficha como se fosse RJ 45 por exemplo (mas não é).

No próximo dia 5 de junho vai começar a operar também em Almodôvar, a NOS FIBRA, também pela rede DST. Segundo apurei com os comerciais que já andam porta a porta, não estava previsto darem o sinal RF (analógicos). MAs como a NOS não utiliza IPTV mas sim tecnologia como a da rede cabo HFC, vão descodificar os canais digitais em DVB-C, mas so sintonizáveis em tv's com a opção de procura por cabo ou box's com essa norma, já a meo utiliza DVB-T como se fosss TDT. A própria DST afirma ue pode instalar mais PDO's ao lado, quando os que exsitem estiverem cheios. A própria central da DST em cada zona, tem espaço para os operadores utilizarem e instalarem os equipamentos próprios para levarem o serviço completo às pessoas, mas a Vodafone e a NOS não quiseram saber. No caso da MEO, têm tudo na central da PT, por norma têm uma pelo menos em cada sede de concelho dado que a PT é a operadora hostórica.

Em suma, em ALmodôvar através da rede DS, neste momento operam a Vodafone, a Meo Fibra e a NOS. A MEO é a única que fornece o serviço 100% igual em todo o país, seja ou não rede própria.

R
 
Código postal 3860-310 desde já digo que na minha zona já tem fibra (PDO's) mas ainda não estão ativos, segundo a MEO durante este mês são ativados..
 
A vila ao teu lado curiosamente já tem que é a Mira de Aire, como pertences ao concelho de Alcanena curiosamente ficou de fora por enquanto....

Pois, era o que achava. Não era para mim mas sim para familiares.
Naquela zona penso que só há MEO ADSL (sincronizado a 1mega, sem tv como é óbvio), havia vodafone 4G ilimitado com boas velocidades mas lá está agora passou a 100GB (que era o que tinham), NOS 3g/4g com velocidades péssimas e meo 3G.

É ridículo em pleno 2017, existirem pessoas privadas da utilização de internet.


Edit: Felizmente em Lisboa tenho isto:

6423831314.png
 
Última edição:
Boa tarde,

Ando a consultar o site da NOS para averiguar se tenho fibra numa rua e acho aquilo demasiado confuso...
Resumidamente:
O mesmo código postal é partilhado por várias ruas (segundo pesquisa no google maps)...
Há uma rua com o mesmo nome em duas freguesias distintas.
Ora quando ligo para a NOS, procuram por rua e vão para a freguesia errada. Procuram por código postal e não encontram nada. Sugerem satélite.

Já pedi para enviarem um técnico e confirmar se na rua que estou a indicar existe ou não serviço de fibra mas dizem que não existe e apenas existe satélite. Faço-o porque numa rua próxima há o serviço e tenho ideia de terem andado técnicos na zona no ano passado.

Se falar com um comercial da zona poderei ter mais sorte?
 
Boa tarde,

Ando a consultar o site da NOS para averiguar se tenho fibra numa rua e acho aquilo demasiado confuso...
Resumidamente:
O mesmo código postal é partilhado por várias ruas (segundo pesquisa no google maps)...
Há uma rua com o mesmo nome em duas freguesias distintas.
Ora quando ligo para a NOS, procuram por rua e vão para a freguesia errada. Procuram por código postal e não encontram nada. Sugerem satélite.

Já pedi para enviarem um técnico e confirmar se na rua que estou a indicar existe ou não serviço de fibra mas dizem que não existe e apenas existe satélite. Faço-o porque numa rua próxima há o serviço e tenho ideia de terem andado técnicos na zona no ano passado.

Se falar com um comercial da zona poderei ter mais sorte?
Sim, porque ele pode pesquisar pelo número de PLC.
 
Back
Topo