Fibra Óptica Mapa de cobertura dos operadores e RNGs

Na minha zona tenho...

  • Fibra até dentro de casa (FTTH)

  • Docsis 3.x (Cabo Coaxial - HFC)

  • Sem Fibra - Uso ADSL

  • Sem Fibra - Uso 4G (LTE)

  • Outra tipologia (referir no tópico)

  • Sem Fibra - Uso Satélite

  • Sem Fibra - Tenho um fornecedor local (rede WiFi)


Results are only viewable after voting.
@Worst News
Só peço que instalem cobre menos degradante que o que havia para aqui anteriormente.

Eu tinha um grandioso cobre que dava 3MB por segundo como limitação da própria linha. Agora não tenho nada, nem sinal de telefone. (Ainda bem que tenho satélite)

Tudo ardeu aqui à volta, hoje fui dar uma volta e existem postes de madeira ainda no meio da estrada.
As freguesias com fibra no meu concelho ainda não têm televisão, telefone, ou internet.

Durante a semana não fizeram nada e dada a área, isto vai demorar bastante.
Pequeno offtopic. Aqui na zona de Santa Comba Dão está igual... Só atrás da minha casa estão uns 5 postes queimados com cabos no mesmo estado e até estão atravessados à frente dos caminhos. O resto da terrinha tem mais um monte de postes em baixo então imagino os que passam na floresta. Vai demorar muito. Aproveitei e comprei um router 4g nesta Blue Friday.
 
Pequeno offtopic. Aqui na zona de Santa Comba Dão está igual... Só atrás da minha casa estão uns 5 postes queimados com cabos no mesmo estado e até estão atravessados à frente dos caminhos. O resto da terrinha tem mais um monte de postes em baixo então imagino os que passam na floresta. Vai demorar muito. Aproveitei e comprei um router 4g nesta Blue Friday.
É geral na nossa zona toda. Já visitei mais umas aldeias do concelho e está igual em todo lado.
Eu até fazia isso, mas apesar de viver num sitio bastante descampado e até mais alto do que o resto nem 3G apanho. Aliás, na maioria das vezes nem tenho rede. E se antes era mau, agora é bem pior.
 
Parece que a NOS têm planos de ter 70% da sua rede em FTTH em 2022.
Também parece claro que a partilha das 2.6M de casas da Vodafone será na íntegra, ou seja, sempre que se mostrar necessário a NOS instalará sob a rede da Vodafone.

Também dizem que actualmente metade da rede HFC já está a debitar 1gbps por cliente, aqui é como São Tomé, ver para crer...
 
Será? @viperbruno

O que ganhava a Vodafone com isso?

Cedia a rede FTTH, antenas e não levava nada?

A não ser que comecem a comercializar pacotes na rede HFC da NOS.

Continuo achar que será só em zonas que uma tenha FTTH e outra não.

Abraço
 
Será? @viperbruno

O que ganhava a Vodafone com isso?

Cedia a rede FTTH, antenas e não levava nada?

A não ser que comecem a comercializar pacotes na rede HFC da NOS.

Continuo achar que será só em zonas que uma tenha FTTH e outra não.

Abraço

Foi o que deduzo de um documento cá partilhado no fórum. Eles falam na partilha da Vodafone de 2.6M de casas e depois falam nos planos para 2022 o que reafirma a teoria. Porque, para quê que a NOS assinaria um acordo com a Vodafone que já têm FTTH e depois ia converter a sua rede de HFC para FTTH para atingir o objectivo?

O que ganha a Vodafone não sei, como é óbvio não andam a comer gelados com a testa mas ou é uma contrapartida financeira ou é como dizes, poderem explorar a rede da NOS à medida que for expandindo e convertendo zonas HFC em áreas sem cobertura da Vodafone, por exemplo todo o concelho de Setúbal, isto para falar em capitais de distrito.
 
Aqui existe a NOS HFC, MEO e Vodafone FTTH. A NOS ligou-me a dizer que já estavam disponíveis as novas velocidades por fibra, mandei-os passear xD

Pela "fibra" deles, até podem estar, eles alegam que metade da rede HFC está já apta para os 1gbps. Só falta é o Hub 4.0 entrar em funcionamento (uma dedução minha).

E mesmo estando disponível, é preciso estar doente para aderir a um pacote desses no HFC da NOS...
 
Eu moro na periferia de lisboa, junto a pontinha e odivelas, tenho um pdo de fibra meo num poste a 50m de casa, vejo o poste da minha varanda, a meo recusa-se a instalar fibra, diz que esse pdo só serve para instalar fibra nas moradias (moro num bloco de predios numa zona mista de moradias e predios) é ridiculo.
 
Eu moro na periferia de lisboa, junto a pontinha e odivelas, tenho um pdo de fibra meo num poste a 50m de casa, vejo o poste da minha varanda, a meo recusa-se a instalar fibra, diz que esse pdo só serve para instalar fibra nas moradias (moro num bloco de predios numa zona mista de moradias e predios) é ridiculo.

Não é ridículo, são normas que existem para serem cumpridas. O prédio tendo sido construído após x data têm de ter uma instalação subterrânea da fibra e PDO instalado dentro do prédio.

O mesmo se passa com vivendas, eu conheço um caso que a rua era composta por vivendas datadas, e tinha um par de vivendas germinadas recentes do outro lado da rua. Quem ficou sem cobertura foram essas vivendas germinadas porque obrigava a esburacar a estrada (e bem porque o que está mal é as instalações aéreas à terceiro mundo) para cumprir a norma, visto que tinham tudo preparado para ter o cabo subterrâneo. Os operadores lá é que não acharam compensar o trabalho para aquelas duas ou três vivendas...

Por isso o problema não é teres o PDO a 50m que esse PDO nunca podia ser usado para te ligar, mas sim teres a fibra óptica a passar tão perto e não teres cobertura.
 
Back
Topo