Fibra Óptica Mapa de cobertura dos operadores e RNGs

Na minha zona tenho...

  • Fibra até dentro de casa (FTTH)

  • Docsis 3.x (Cabo Coaxial - HFC)

  • Sem Fibra - Uso ADSL

  • Sem Fibra - Uso 4G (LTE)

  • Outra tipologia (referir no tópico)

  • Sem Fibra - Uso Satélite

  • Sem Fibra - Tenho um fornecedor local (rede WiFi)


Results are only viewable after voting.
Claro ate espanha é superior a portugal. mano tamos em portugal queres fazer o que.

Não podemos comparar diretamente, temos de ver, por exemplo, que a dispersão das povoações em Espanha é bastante diferente de Portugal. Tirando da equação grandes cidades que tanto cá como lá veem a fibra chegar com mais ou nenos rapidez, lá os "pueblos" estão muito mais concentradas dentro de um perímetro do que a tradicional dispersão mais alargada que encontramos em Portugal, logo é mais fácil e rápido chegar a mais casas.
 
Não é ridículo, são normas que existem para serem cumpridas. O prédio tendo sido construído após x data têm de ter uma instalação subterrânea da fibra e PDO instalado dentro do prédio.

O mesmo se passa com vivendas, eu conheço um caso que a rua era composta por vivendas datadas, e tinha um par de vivendas germinadas recentes do outro lado da rua. Quem ficou sem cobertura foram essas vivendas germinadas porque obrigava a esburacar a estrada (e bem porque o que está mal é as instalações aéreas à terceiro mundo) para cumprir a norma, visto que tinham tudo preparado para ter o cabo subterrâneo. Os operadores lá é que não acharam compensar o trabalho para aquelas duas ou três vivendas...

Por isso o problema não é teres o PDO a 50m que esse PDO nunca podia ser usado para te ligar, mas sim teres a fibra óptica a passar tão perto e não teres cobertura.

Muito interessante, então talvez fosse do superior interesse dos condóminos nos nosso prédios não deixarem a linha aerea do terceiro mundo pendurar-se no prédio nas instalações partilhadas com o cobre, e obrigar a meo a instalar dois ou três postes para levar a linha via aéra até às moradias, ahhh não espera, isso se calhar é capaz de sair carote, mais até do que levar a fibra até dentro dos prédios.
Talvez seja um assunto jeitoso para falar agora em janeiro na reunião anual...
 
Vi recente um poste a ser erguido só para instalar um PDO, ou seja, a rede é subterrânea, segue num tubo para o topo do poste e do PDO não segue nenhuma ligação aérea. E já agora, à volta do PDO só há uma casa antiga.
 
NOS a passar fibra em zona HFC, fica a nota pois pode não significar nada.

Consegues dizer onde?

Na zona onde moro não existe nada senão ADSL, embora recentemente no site da meo indique que já tenhop fibra na zona. Hoje o meu irmão disse que viu dois rapazes da NOS a fazer um levantamento dos postes e afins, será para a instalação da fibra? (A minha questão aqui é: sendo da NOS, eles não vão instalar FTTH e não Coaxial, certo? Assumindo que instalam sequer)

A minha zona não aprece nos mapas da 1ª página mas como fizeram obras aqui perto nos 2/3 meses passados pode ser que tenha sorte...
 
Última edição:
Consegues dizer onde?

Na zona onde moro não existe nada senão ADSL, embora recentemente no site da meo indique que já tenhop fibra na zona. Hoje o meu irmão disse que viu dois rapazes da NOS a fazer um levantamento dos postes e afins, será para a instalação da fibra? (A minha questão aqui é: sendo da NOS, eles não vão instalar FTTH e não Coaxial, certo? Assumindo que instalam sequer)

A minha zona não aprece nos mapas da 1ª página mas como fizeram obras aqui perto nos 2/3 meses passados pode ser que tenha sorte...

Novas zonas é FTTH por isso se aí não há nada da NOS e estão a fazer levantamento é, em princípio, para meter fibra aí, porque neste momento quem expande é a NOS e a MEO.
 
@viperbruno Correcto. Penso que seja da MEO sim. Digo empresarial porque pelo que sei é para a farmácia da zona no âmbito do programa do Serviço Nacional da Saúde em renovar os equipamentos e vi também uns técnicos num café a passar cabos, mas ainda vou tentar perceber melhor
 
Na zona de Stº António da Charneca (Barreiro) alguém sabe qual é a parte da freguesia que está abrangida por Fibra?

Algumas urbanizações de prédios.
Por exemplo no semáforo que dá para o IC21 aquelas casas rasas só têm NOWO, não se vislumbra nenhum PDO da MEO.

Cobertura da Vodafone por ali é para esquecer, por isso é procurares PDOs com autocolante vermelho na zona que pretendes, nos prédios o PDO pode estar no seu interior.
 
Ía jurar que havia cabos com etiquetas da ZON e da fibroglobal na zona onde vivem familiares meus.
De qualquer maneira, agora, está tudo ardido.

Quando se fala em Fibroglobal, fala-se em RNG, mas a Fibroglobal não trata só destas redes. Provavelmente trabalharam para a ZON ou a ZON usou uma rede deles e não de fundos comunitários como são as RNG.
 
Back
Topo