Fibra Óptica Mapa de cobertura dos operadores e RNGs

Na minha zona tenho...

  • Fibra até dentro de casa (FTTH)

  • Docsis 3.x (Cabo Coaxial - HFC)

  • Sem Fibra - Uso ADSL

  • Sem Fibra - Uso 4G (LTE)

  • Outra tipologia (referir no tópico)

  • Sem Fibra - Uso Satélite

  • Sem Fibra - Tenho um fornecedor local (rede WiFi)


Results are only viewable after voting.
Boas, alguém me sabe dizer de quem é esta caixa que colocaram há uma horinha aqui na rua?

agjgciZ.jpg


Aqui está o resto do album: https://imgur.com/a/8xLgU

Confirma-se que é NOS, já está disponível para adesão em Sta Marta de Portuzelo.
Também pelo que me deram a entender a Vodafone irá usar esta rede, no âmbito do acordo.
 
Da MEO não fui ver, mas da Vodafone vi o mapa e só há mesmo a tal rua de cima como disseste, depois há umas casas soltas que quando se vai fazer o teste de cobertura dá ADSL. Ou seja, deve ser registos de partilha da MEO. Mas na tua rua não há mesmo nada, por isso se precisas de fibra - pelo que depreendo queixaste da Internet mas não sei se já terás tentado despistar de onde vêm o problema. Até porque se tens MEO à porta e se a minha memória não falha deves ter NOWO aí também, dúvido que a rede da NOS esteja congestionada. Todavia, há sempre melhoria com a fibra, em ping ou em upload.

P.S: Fui ver e tens no início da rua uma junta de fibra da MEO. Aliás foste das primeiras zonas da margem sul a ter fibra da MEO.
Desculpa a resposta tardia, mas ao fim deste tempo acabei por escolher mudar para a MEO, mas ainda a aguardar instalação.
Tenho uma vizinha do r/c que tem tv e telefone da MEO que diz nunca ter tido problemas.
Da informação que obtiveste e o facto de ter sido das primeiras zonas da margem sul a ter fibra, poderá fazer querer que possa a vir a ter ou não problemas? E já agora, é possível obter informação sobre cobertura de rede móvel? Por exemplo, a NOS tem má cobertura...
Mais uma vez obrigado pela informação.
 
Desculpa a resposta tardia, mas ao fim deste tempo acabei por escolher mudar para a MEO, mas ainda a aguardar instalação.
Tenho uma vizinha do r/c que tem tv e telefone da MEO que diz nunca ter tido problemas.
Da informação que obtiveste e o facto de ter sido das primeiras zonas da margem sul a ter fibra, poderá fazer querer que possa a vir a ter ou não problemas? E já agora, é possível obter informação sobre cobertura de rede móvel? Por exemplo, a NOS tem má cobertura...
Mais uma vez obrigado pela informação.

Não.
Desconheço, mas há um mapa no fórum com antenas móveis, talvez te dê uma pista.
E sim, a NOS em Almada é desaconselhada, já fui NOS (WTF) e pude comprovar o que era ficar sem rede em pleno concelho de Almada enquanto, no meu dual-SIM da altura, tinha rede da MEO e foi daí que fiz a chamada que precisava.
 
Gostava de saber mais detalhes desta expansão, nomeadamente:
a) É privada, sem fundos comunitários?
b) Se seguir o mesmo modelo de cobertura das RNGs comparticipadas, afinal isto era rentável, para quê ter andado a cobrir sedes de concelho, quando muitos nem ADSL conseguem ter acima de 10mbps?
c) Com que operadores a DST já terá falado? Coincidência com os planos de expansão da NOS/Vodafone (deixando assim a MEO de fora)?
d) O porquê de nenhuma notícia disto?
 
Eu gostava era de que eles viessem para o litoral também... É que há mais gente que precisava deles já que os operadores se "esqueceram" que há mais gente além das sedes de concelho
 
Gostava de saber mais detalhes desta expansão, nomeadamente:
a) É privada, sem fundos comunitários?
b) Se seguir o mesmo modelo de cobertura das RNGs comparticipadas, afinal isto era rentável, para quê ter andado a cobrir sedes de concelho, quando muitos nem ADSL conseguem ter acima de 10mbps?
c) Com que operadores a DST já terá falado? Coincidência com os planos de expansão da NOS/Vodafone (deixando assim a MEO de fora)?
d) O porquê de nenhuma notícia disto?
Com fundos comunitários! A DST foi uma das poucas empresas que ganhou verbas num concurso a nivél europeu! https://www.dinheirovivo.pt/empresas/dstelecom-prepara-investimento-de-150-milhoes-em-fibra-otica/
Aliás já tinha referido essa notícia a já algum tempo!
Isso não é de agora, mas deverá estar a pôr em terreno agora neste momento!
E não , desta vez não irá haver imposições para esta nova fase de expansão, tanto pode ser no litoral, como no interior, com certeza será onde eles devem achar onde existe mais carências e retorno por parte das operadoras!
 
Última edição:
Boas malta.

No site da meo pelo código postal diz que tenho fibra, pelo numero de telefone atual diz que não. Resolvi ligar para lá e disseram que não tinham a certeza e para procurar "uma caixa preta com uns números vermelhos" e que com esses números já me conseguiriam dizer se tenho ou não fibra.

Então mas o cliente sou eu e eu é que tenho de andar a procurar estas coisas? Falaram em postes da luz ou assim, mas aqui na minha zona está tudo em subterrâneo, não há nada de cabos em postes. Como é que posso encontrar o PDO?

Cumps
 
Boas malta.

No site da meo pelo código postal diz que tenho fibra, pelo numero de telefone atual diz que não. Resolvi ligar para lá e disseram que não tinham a certeza e para procurar "uma caixa preta com uns números vermelhos" e que com esses números já me conseguiriam dizer se tenho ou não fibra.

Então mas o cliente sou eu e eu é que tenho de andar a procurar estas coisas? Falaram em postes da luz ou assim, mas aqui na minha zona está tudo em subterrâneo, não há nada de cabos em postes. Como é que posso encontrar o PDO?

Cumps

se for um prédio relativamente recente, deves ter isso no rés do chão num armário. Vou te dar um exemplo na minha casa os pdo e cabos da nos estão no rés do chão. por exemplo em casa da minha avó um prédio mais antigo o pdo do meo está numa fachada lateral do prédio e a fibra passa por fora.
A caixa é fácil de identificar.
 
Altice Portugal substitui redes ardidas por fibra óptica em 22 concelhos
O presidente executivo da Altice Portugal anunciou hoje que vai substituir as redes antigas por redes de nova geração ou fibra óptica em 22 concelhos de cinco distritos afectados pelos incêndios.
Fonte:http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/telecomunicacoes/detalhe/altice-portugal-substitui-redes-ardidas-por-fibra-optica-em-22-concelhos-?ref=Telecomunicações_Destaque
Por muito maus que sejam os motivos que os levam a fazer isto, até é boa notícia.
Familiares meus afetados pelos incêndios ainda hoje, 7 de Dezembro, não têm telefone ou internet porque ardeu tudo à volta e outros nem televisão (já estavam em zonas fibradas).

O problema está na extensão que eles vão ter que fibrar, é muito, mesmo muito. Só quem lá vai é que tem noção da área que ardeu.
Familiares meus disseram-me que na semana a seguir aos incêndios viram pessoal da fibroglobal a olhar para uns postes aqui perto, mas desde aí (+5 semanas) que nunca mais viram ninguém na zona. Aliás, alguns rolos de fibra que eles andavam a usar nessa primeira semana estão exatamente no mesmo sítio desde aí.

Espero só que este "anúncio" seja algo que já começou a ser realizado ou esteja mesmo para começar, porque eles já tiveram mais que tempo para avaliar e planear tudo e mais alguma coisa. E sim, compreendo que dadas as circunstâncias seja algo que requeira uma boa organização de pessoal e meios, mas tanto tempo ?(...)
 
Boas malta.

No site da meo pelo código postal diz que tenho fibra, pelo numero de telefone atual diz que não. Resolvi ligar para lá e disseram que não tinham a certeza e para procurar "uma caixa preta com uns números vermelhos" e que com esses números já me conseguiriam dizer se tenho ou não fibra.

Então mas o cliente sou eu e eu é que tenho de andar a procurar estas coisas? Falaram em postes da luz ou assim, mas aqui na minha zona está tudo em subterrâneo, não há nada de cabos em postes. Como é que posso encontrar o PDO?

Cumps

Muito bom!
 
Por muito maus que sejam os motivos que os levam a fazer isto, até é boa notícia.
Familiares meus afetados pelos incêndios ainda hoje, 7 de Dezembro, não têm telefone ou internet porque ardeu tudo à volta e outros nem televisão (já estavam em zonas fibradas).

O problema está na extensão que eles vão ter que fibrar, é muito, mesmo muito. Só quem lá vai é que tem noção da área que ardeu.
Familiares meus disseram-me que na semana a seguir aos incêndios viram pessoal da fibroglobal a olhar para uns postes aqui perto, mas desde aí (+5 semanas) que nunca mais viram ninguém na zona. Aliás, alguns rolos de fibra que eles andavam a usar nessa primeira semana estão exatamente no mesmo sítio desde aí.

Espero só que este "anúncio" seja algo que já começou a ser realizado ou esteja mesmo para começar, porque eles já tiveram mais que tempo para avaliar e planear tudo e mais alguma coisa. E sim, compreendo que dadas as circunstâncias seja algo que requeira uma boa organização de pessoal e meios, mas tanto tempo ?(...)

Para o MEO faz sentido. A ter de passar infra-estrutura nova, será fibra.

O problema para as RNGs, que foram comparticipadas, é que o dinheiro existe para a construção. Qd há problemas destes já não há dinheiro.

Em qualquer dos casos vai demorar a repor.

Algo a que o regulador devia estar atento.
 
No site da Anacom em, Cobertura de redes de alta velocidade fixas - Redes de alta velocidade fixas são suportadas em fibra ótica (FTTH/FTTB) e em redes de distribuição de televisão por cabo suportadas em EuroDOCSIS 3.0. A Aldeia onde estou a viver aparece numa das listas com as freguesias com cobertura, poderá isso dizer que já cá terei Fibra?
 
No site da Anacom em, Cobertura de redes de alta velocidade fixas - Redes de alta velocidade fixas são suportadas em fibra ótica (FTTH/FTTB) e em redes de distribuição de televisão por cabo suportadas em EuroDOCSIS 3.0. A Aldeia onde estou a viver aparece numa das listas com as freguesias com cobertura, poderá isso dizer que já cá terei Fibra?

Se aparece na parte das RNG, sim é possível que já tenha cobertura de fibra óptica (FTTH).
 
Back
Topo