Fibra Óptica Mapa de cobertura dos operadores e RNGs

Na minha zona tenho...

  • Fibra até dentro de casa (FTTH)

  • Docsis 3.x (Cabo Coaxial - HFC)

  • Sem Fibra - Uso ADSL

  • Sem Fibra - Uso 4G (LTE)

  • Outra tipologia (referir no tópico)

  • Sem Fibra - Uso Satélite

  • Sem Fibra - Tenho um fornecedor local (rede WiFi)


Results are only viewable after voting.
Passei por zona RNG da DSTelecom e a manutenção da rede deixa a desejar. PDOs expostos ao ambiente, e um não cuidado com os cabos que vão sendo puxados para os clientes, com as folgas de cabo, antes enroladas, já "soltas". É por falta de controlo dos técnicos das várias operadoras? Não seria suposto a supervisão de alguém da DST?
Hoje vi algo interessantíssimo sobre isso.
Uns cabos a passar por cima da saída de uma rotunda, sendo que esses cabos estavam com um fio atados aos sinais de trânsito da rotunda. Não percebi bem a lógica por trás daquilo, os cabos não abanarem? É que algo largo e mais alto que o sinal de trânsito passa ali e é capaz de levar o sinal, o fio atado aos cabos e os cabos atrás.
 
Boas, alguem sabe como vai decorrer a partilha de fibra entre a NOS e a Vodafone?
Nos sitios onde há fibra ftth NOS vai ser possível aderir à vodafone? E se sim, quando?
 
Honestamente, algo que não me cabe na cabeça é o porquê de haver duas e três ou mais empresas a passar fibra na mesma zona. Não seria mais eficiente em uso de recursos uma empresa fibrar e depois alugar às outras, sob regras definidas pelo Estado? Ou então, ter-se feito um investimento público a fibrar o país e alugar às empresas de telecomunicações, reavendo assim ao longo do tempo o investimento?
 
Honestamente, algo que não me cabe na cabeça é o porquê de haver duas e três ou mais empresas a passar fibra na mesma zona. Não seria mais eficiente em uso de recursos uma empresa fibrar e depois alugar às outras, sob regras definidas pelo Estado? Ou então, ter-se feito um investimento público a fibrar o país e alugar às empresas de telecomunicações, reavendo assim ao longo do tempo o investimento?

Essa mesma discussão já foi feita cá, com comparação com outros países onde isso sucede.
Como nunca houve intervenção do regulador nesse sentido na altura devida, não era hoje que tal seria feito.

Há cidades com fibra (mesmo fibra) da NOS, MEO e Vodafone, como é o caso da periferia de Aveiro, mas há mais casos, é consultar o mapa.
 
Essa mesma discussão já foi feita cá, com comparação com outros países onde isso sucede.
Como nunca houve intervenção do regulador nesse sentido na altura devida, não era hoje que tal seria feito.

Há cidades com fibra (mesmo fibra) da NOS, MEO e Vodafone, como é o caso da periferia de Aveiro, mas há mais casos, é consultar o mapa.
Pois, lamento não ter lido tudo para trás. É um tremendo desperdício de recursos. Mas claro, Portugal deve ser dos países onde os reguladores (em todas as áreas) funcionam pior. Realmente não sei porque ainda me surpreendo...
 
Pois, lamento não ter lido tudo para trás. É um tremendo desperdício de recursos. Mas claro, Portugal deve ser dos países onde os reguladores (em todas as áreas) funcionam pior. Realmente não sei porque ainda me surpreendo...

Apesar disso, é investimento privado que sempre se traduz em trabalho para alguém. A consequência é termos telecomunicações mais caras que França por exemplo :p
 
Honestamente, algo que não me cabe na cabeça é o porquê de haver duas e três ou mais empresas a passar fibra na mesma zona. Não seria mais eficiente em uso de recursos uma empresa fibrar e depois alugar às outras, sob regras definidas pelo Estado? Ou então, ter-se feito um investimento público a fibrar o país e alugar às empresas de telecomunicações, reavendo assim ao longo do tempo o investimento?
O caso do meu pai, tem nowo, o ano passado passou Vodafone fibra e este ano passaram meo fibra e onde vivo não passa nada tenho de andar com 4g enfim não consigo perceber estas coisas
 
O caso do meu pai, tem nowo, o ano passado passou Vodafone fibra e este ano passaram meo fibra e onde vivo não passa nada tenho de andar com 4g enfim não consigo perceber estas coisas

Desenterranço... Mas é só para dizer que eu moro no centro de Lisboa e ao meu redor todas as ruas têm fibra MEO menos os 100m de metade da rua onde moro (o resto dos 100m da rua têm fibra MEO). Já telefonei para lá a perguntar porquê e até propus enviar fotos de PDOs a 30m com um cabo apenas lá ligado e nicles. "Não é possível na sua zona." Lá ando eu a ADSL cada vez a sincronizar mais baixo.
 
Desenterranço... Mas é só para dizer que eu moro no centro de Lisboa e ao meu redor todas as ruas têm fibra MEO menos os 100m de metade da rua onde moro (o resto dos 100m da rua têm fibra MEO). Já telefonei para lá a perguntar porquê e até propus enviar fotos de PDOs a 30m com um cabo apenas lá ligado e nicles. "Não é possível na sua zona." Lá ando eu a ADSL cada vez a sincronizar mais baixo.

Contacta a provedoria. Nos call centers não te safas que eles só te dizem o que o sistema indica.
 
Contacta a provedoria. Nos call centers não te safas que eles só te dizem o que o sistema indica.

Recebi uma informação interessante agora mesmo. O PDO que está a 30m +- devia ser o PDO que abrange esta parte da minha rua mas foi-me dito por alguém do MEO que, por alguma razão, no sistema esta parte da rua está toda como "Não viável".
 
Tenho dúvidas acerca da Fibra, no entanto irei publicar uma foto minha que foi tirada hoje de um poste que tenho perto da minha casa, menos de 100 metros do poste e vejo lá cabos novos, pelo que me disseram que vieram a DSTelecom montar os cabos...
E como queria esclarecer se estes cabos se são fibra ótica.

35BwuqL.jpg

P.S: A foto não se vê bem, mas nota-se ali cabos enrolados...

Caminha já têm fibra óptica quase em todo lado do concelho, e no entanto estão a montar na segunda fase e estará concluído , Vila Praia de Âncora, Moledo, Vile , Riba de Âncora e Ancora (Lage e Aspra), é rede aberta de qualquer operadora.


Obrigado, Cumprimentos.
 
Esta empresa anda a mexer nas condutas de fibra em Peniche. Alguém sabe para que operadora é? Em Peniche já há nowo meo e nos, para a nos e nowo costumam vir carros da Eurico Ferreira e da meo a Santos & Cordeiro. Será Vodafone?
http://rne.com.pt/index.php/pt/
Duvido que VDF vá fibrar uma zona Nos, mais fácil seria partilha! A VDF vai fibrar muito pouca coisa, será mais onde já tem infraestruturas , para alagar um pouco mais a zona onde já tem fibra!
 
Boa tarde gostaria de saber se na calçada de santo António lote 44 em unhos 2680-449 se já há fibra! ou provisão pois á 3 meses andou um senhor a fazer levantamento da mesma, segundo ele. Obrigada
 
Back
Topo