1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

mapa para cartões de visita

Discussão em 'Design e Multimédia' iniciada por dinistic, 22 de Agosto de 2012. (Respostas: 12; Visualizações: 3115)

1. dinistic

dinistic Power Member

bom dia.

estou a fazer uns business cards para uma loja minha, e na parte de trás gostaria de colocar o mapa da loja.

já experimentei fazer uns printscreens dos mapas da google ou do microsoft bing e acho que aquilo vai ficar pixelizado :\

alguém tem outra ideia de como posso fazer estes mapas?

obrigado

2. hulahula

hulahula Power Member

Normalmente eu desenho-os em vector (CorelDraw, por exemplo). Até porque prefiro simplificar e apenas mostrar uma ou outra rua principal e algum ponto importante...
    Tens, em opção, alguns mockups para mapas de photoshop, em que metes o mapa do Google Maps e ele cria-te uma "versão" 3D.

3. dinistic

dinistic Power Member

eu normalmente faço-os em Adobe Illustrator, mas é uma "old town" e é dificil de desenhar à mão todas as ruelas..

vou tentar encontrar esses mockups do photoshop, talvez ajude.

4. @dinistic
    palavra-chave - smart object no photoshop

Tu ao trabalhares a imagem em no modo de smart object a imagem não perde qualidade com o redimensionamento.
    Espero ter sido útil.

5. mags

mags Power Member

errado

um smart object é uma layer que pode ser editada externamente. e só modificada externamente. fora isso só podes fazer scale entre outras coisas onde ele estiver.
    com o smart object nao podes ampliar o que quiseres etc
    se o teu smart object for um bitmap de 72dpi ou tiver 3cm....pouco ou nada te vai fazer no ficheiro principal se for de 300dpi ou de 50cm.
    podes sim, ampliar caso ele venha de um copy/ past do illustrator, pois a origem dele é vectorial. e quando fazes editar o smart object, ele abre também o illustrator.

por isso num printscreen vai ter sempre um ficheiro 72dpis web a suportar um de 300 para impressão.

e não te esqueças....tirar pixeis podes, agora acrescentar não. quando aumentas, aquilo que o software faz é inventar pixeis onde eles não existem.

portanto, o que podes fazer é, image/ image size e sem mexer no numero de pixeis, aumentar o numero de dpis. vais ver que a imagem nem mexe. porquê? Porque o numero de pixeis continuam a ser os mesmos. aquilo que foi modificado foi o tamanho da imagem, ou seja, como aumentei os dpis o tamanho diminuiu o que fez com que os pixeis se concentrassem mais a fim de ficar a 300dpis. cabe depois ver se neste processo a imagem consegue ficar com as dimensoes pretendidas. para impressão e já abusar podemos ir até os 150dpis no maximo

Última edição: 16 de Setembro de 2012
  6. a minha ideia é simplificar e mostrar possiveis soluções, apesar de estares correcto em relação ao redimensionamento.
    no entanto é rapidamente perceptível, basta experimentar, que há grandes vantagens em utilizar a imagem como smart object. o facto do smart object criar uma ligação a um ficheiro externo é apenas uma das grandes vantagens.

@dinistic sugiro-te este tutorial: http://www.youtube.com/watch?v=dvoKMyTW9jc
    Espero ter ajudado.

7. artificiaL+

artificiaL+ Power Member

Pá isso dos dpi's está um bocado confuso.
    Em 1º lugar, um pixel é um pixel. Não há volta a dar. Mexeres nos dpi's não te concentra ou separa os pixels em altura nenhuma. A informação dos dpis serve para avisar a impressora de quantos pontos por polega precisa de meter. Menos dpis = menos resolução, mais dpis = mais resolução (em termos de impressão, e não em número de pixels). Portanto, se precisas de uma imagem a 150 dpis não invalida em nada o tamanho que a imagem precisa de ter para sair com boa qualidade no tamanho que estabeleceste. A imagem tem que ser upscaled à mesma, por isso é que por default no photoshop, se aumentares os dpi's, ele aumenta-te o tamanho da imagem para ter um número de pixels suficiente para sair com boa qualidade. Outra coisa que podes fazer é então reduzir os dpi's do ficheiro final para não ter que haver tanta resolução quando não é preciso. O que interessa é que a imagem tenha um número de pixels suficiente para ser utilizada no seu formato final no dpi pretendido.

Mas anyway, dinistic: Porque não fazes um belo de um zoom no google maps, tiras vários print screens e os juntas depois no photoshop?

8. mags

mags Power Member

Artificial+
    Obviamente que a concentração de pixels vai ser na impressao. No ecrã quer queiras quer nao tens sempre 72.
    dai dizer que quando passas 72 para 300 só te vai mexer no tamanho da "folha", pois joga com o tamanho da folha e o numero de pixels disponíveis na foto.

9. artificiaL+

artificiaL+ Power Member

No ecrã não tens dpis. E na impressão não tens pixels (tens uma conversão de pixels para pontos, e 1 pixel não corresponde a um ponto). Fazeres um printscreen do ecrã ele pega nos pixels que tens e cola-os como eles são.

Se eu te puser aqui duas imagens da mesma fotografia, uma com 1 dpi, e outra com 10000000, não vais ver a diferença. E se lhes tirares um printscreen e colares no photoshop, vais ter exactamente a mesma imagem que terias se as gravasses para o disco.

10. mags

mags Power Member

Obviamente que no ecrã sao exactamente iguais se tiverem o mesmo numero de pixels.
    Mas faz uma impressao com os mesmos pixels e dpis diferentes...já é diferente
    Se trabalhas para web deves saber que os dpis sao 72 independentemente de 300 fazerem o mesmo efeito, ficas é com uma imagem mais pesada.

11. artificiaL+

artificiaL+ Power Member

Certo. É isso que eu estou a tentar explicar. Que os dpi's só servem para impressão, e não para o monitor.

Errado.

Mais uma vez, dpi não tem absolutamente nada a ver com a forma como vês uma imagem no computador. Tu não vês imagens por polegas num ecrã, logo é completamente irrelevante os dpis que a imagem tem. A única diferença de peso que vais ter, é a informação dos dpis que foi introduzida na imagem. Os dpi's é uma informação que está dentro da imagem, é metadata. Não muda em nada a tua imagem.

O valor de 72 dpis tem a ver com outra coisa:

Mas faz o teste. Grava duas imagens, uma com 1 dpi e outra com 5000 e compara o peso das imagens.

12. michael c

michael c Power Member

Diferença entre resolução e DPIs explicada:http://www.pptxtreme.com/help/psdimport/ResolutionExplainedPixelsDPIInches.html

Solução para problema do mapa:
    1. Tirar vários printscreens com zoom máximo possível
    2. Montar os vários printscreens na maior imagem em termos de pixels possível no Photoshop ou similar
    3. Converter a imagem produzida de 72dpi para 300dpi
    4. Exportar em Tiff e aplicar imagem final na ferramenta onde se está a desenhar o cartão ajustando o tamanho à saída

É um processo manhoso mas tirando a opção de vectorizar manualmente o mapa é aquela que dará mais qualidade na impressão.

Boa sorte nisso.

13. mags

mags Power Member

mas um padrao de monitor que se usa são os 72 para web, alias...acho que nenhuma maquina fotografica ou video tira menos de 72dpis (bah ppi para ninguem andar confuso)...acho eu....é até a medida normal.
    mas sim, em relação os pixeis e "dpis" tens razão no monitor.
    agora até o retina display do iphone tem 326ppi :S

exacto michael c. são todos esses passos.

Partilhar esta Página