Mapas GPS: Navteq versus Teleatlas

Pedro82

Power Member
Caros amigos,

Estou a criar este tópico em jeito de desafio, para saber as vossas opiniões acerca da qualidade dos mapas fornecidos por estas empresas.
Sempre ouvi dizer que a Navteq tinha mapas mais detalhados em relação à Teleatlas, mas a verdade é que recentemente actualizei o meu GPS (Nuvi 610) e fiquei bastante desiludido! Faltam algumas estradas, por exemplo não tem a nova A17, nem sequer a ligação Marinha Grande - Louriçal que já foi feita há um ano! Sei que por exemplo a Teleatlas já tinham toda a A17 (meses antes de estar sequer concluída!!! :eek:).
Também já me aconteceu os mapas Navteq não terem os sentidos de trânsito correctos (ou não os terem simplesmente) em ruas que são de sentido único há vários anos (aconteceu-me na versão V9, agora na NT 2008 pelos menos algumas parecem estar corrigidas).

Como já referi gostava que dessem as vossas opiniões acerca das diferenças dos mapas e já agora o nível de detalhade de cada um, até porque pode ser um factor importante na escolha da marca do GPS.

Abraços

PS: Não acham que deveria haver uma secção só para os GPS's à semelhança dos portáteis e telemóveis? Fica a sugestão aos administradores ;)
 
Última edição:
Boas, os ultimos teleatlas só vejo vantagem em relação ao city europe 2008 da navteq, que é ter já as ultimas auto-estradas vias rápidas etc. e até tem já estradas que ainda nem existem, e outras que ja teem mais de 1 ano a ainda não aparecem, o navteq com excepção das ultimas estradas inauguradas que não as tem, axo superior, mas também axo mais completo na cobertura de portugal, e ao menos não me manda por estradas que ainda não existem!!!

resumindo apesar de não ter as ultimas auto-estradas e vias rápidas considero o navteq 2008 melhor porque tem uma cobertura maior e real de Portugal!!
 
Sempre achei que o facto da navteq não colocar estradas inacabadas era um vantagem em relação à teleatlas. No entanto a navteq apenas actualizar 1 vez por ano é uma desvantagem.
 
As ultimas experiencias que tive, posso dizer que os mapas Navteq parecem ter mais informação, de pequenas estradas e em zonas interiores, e os Teleatlas são equivalentes aos Navteq nas cidades.

Um resumo dos que uso no meu Ndrive G200...
Neste momento, os que mais gosto e considero mais fieis:

Melhores:
- Finean/Polnav V4 - Navteq 2008.03 (muito actual e preciso mesmo)
- Automapa 5.05 - Teleatlas 2008.03 (gosto muito, actual, com uma precisão fantastica de zonas verdes, de casas, de terreno, de cursos de agura, um espanto)

Seguintes:
- Ndrive PTX - teleatlas com correcções ndrive
- Route 66 v8 - Navteq 2007Q4
- Igo8 - teleatlas 2008.01 (apesar de serem mapas pequenos, até supreendem por isso)
- Tomtom, telatlas mas inferiores aos do automapa sem sombra de duvidas (se então forem mapas daqueles novos V2, que tem limites de tamanho para caberem nas flashs são uma porcaria de mapas)
- Destinator 7, teleatlas 2008.01, que sai esta semana, e é parecido com o do Igo8

Piores:
- os do tomtom6, teleatlas, sendo o navteq 2006Q4, 1430, o menos mau
- Destinator 7, navteq 2006Q4 (tipo o tomtom 6 navteq 1430)
- Sygic/Maporama2008, teleatlas 2008.01, apesar de recentes são espremidos ao maximo que até dá dó, se bem que ficam pequenissimos.


Isto é a minha experiencia, claro, e mais no distrito de aveiro, e algumas pesquisas de outras zonas.

abraço
 
Tanto os Teleatlas como os Navteq têm os seus pontos fracos. A Teleatlas como sendo uma empresa europeia, supostamente deveria ter melhores mapas do que a Navteq na Europa, mas nem sempre se verifica. Pelo que noto nos TomTom, que usam mapas Teleatlas, a Teleatlas limita-se a adicionar rotundas, estradas e uma ou outra rua, agora corrigir erros que se arrastam desde não sei quantas versões atrás não é com eles. Já fiz report de erros através do site da Teleatlas e do Mapshare da TomTom e nunca foram corrigidos. Não sei como a Navteq procede nestes casos.
 
Também já fiz vários reports nos sites da Teleatlas e da Navteq e até agora os erros mantêm-se... não há maneira de nós próprios fazermos pequenas correcções aos mapas?

Já agora, alguém sabe a frequência com que a Garmin lança actualizações dos mapas? e já agora a título de curiosidade e comparação qual é a frequência da Tomtom?
 
Também já fiz vários reports nos sites da Teleatlas e da Navteq e até agora os erros mantêm-se... não há maneira de nós próprios fazermos pequenas correcções aos mapas?

Já agora, alguém sabe a frequência com que a Garmin lança actualizações dos mapas? e já agora a título de curiosidade e comparação qual é a frequência da Tomtom?

A politica da garmin tem sido 1 actualização por ano.
 
Esta "guerra" de quem é melhor...não faz sentido :lol:

Teleatlas é melhor nuns sítios e Navteq noutros.

O ideal é andar com mapas dos dois :P


Vejam este exemplo:






teleatlasqk9.jpg



navteqhp3.jpg





A imagem do Navteq é o que o Joãocb40 diz ser o mais actualizado (Mapquest) e no entanto fica a anos luz da imagem da Teleatlas.



:sad:



PS: Mesmo fazendo + Zoom no Mapquest/Navteq nem por isso mostra mais conteúdo :zzz:



abraço
 
Esta "guerra" de quem é melhor...não faz sentido :lol:

Teleatlas é melhor nuns sítios e Navteq noutros.

O ideal é andar com mapas dos dois

Não se trata propriamente duma guerra, mas numa comparação que pretende ajudar quem esteja por exemplo na dúvida entre um TOMTOM e um GARMIN, em função dos mapas. Obviamente haverá sempre mapas melhores que outros em determinados locais, mas esperamos que lentamente se atinja uma precisão idêntica, que só dependa das novas estradas e não das que já existem há muitos anos.

Já agora explica-me lá como posso ter dois mapas diferentes num Garmin :P
 
Não se trata propriamente duma guerra, mas numa comparação que pretende ajudar quem esteja por exemplo na dúvida entre um TOMTOM e um GARMIN, em função dos mapas. Obviamente haverá sempre mapas melhores que outros em determinados locais, mas esperamos que lentamente se atinja uma precisão idêntica, que só dependa das novas estradas e não das que já existem há muitos anos.

Já agora explica-me lá como posso ter dois mapas diferentes num Garmin :P




Pois...tás feito!!


Vantagem para os TomTom...pode-se ainda usar mapa by Navteq (v675.14xx) em conjunto com os últimos da Teleatlas :p
 
E eu que vendi o meu TOMTOM ONE >(:lol:

Mas essa também é uma vantagem que vai desaparecendo à medida que esse mapa (Navteq) se vai desactualizando... :P
 
que idade max tem as fotos de satelite (9 meses??) no google maps no geral? e qual o realismo dos mapas da teleatlas
por ex:
prós lados do Continente da amadora ha cerca de 3 meses foi acabada uma rotunda ( quem vem da estrada do seminario passa pelas bombas vai para o CC continente passando pela renault)

quando é essa rotunda deverá aparecer no teleatlas e na navteq, pois ainda é muito recente
 
Última edição:
Dia 16 de Outubro sai oficialmente o City Navigator Europe 2009 da Navteq para GPS da marca Garmin. As novas unidades a serem vendidas já trazem no entanto essa versão. Aliás ela já foi vista a "passear" na net ;)


Para já uma falha "grave" a assinalar prende-se com o facto de ainda não ter a A17 completa! É de facto estranho. De resto pareceu-me melhor sobretudo ao nível de POI, está bastante mais completo nesse ponto.
 
Vantagem para os TomTom...pode-se ainda usar mapa by Navteq (v675.14xx) em conjunto com os últimos da Teleatlas :p[/quote]


Se o TT e a TeleAtlas é tão boa, porque usam um mapa antigo da Navtec:o?
 
Back
Topo