Máq. Foto. Digital: Sony vs Canon

VeXaL

Power Member
Estava a pensar comprar a Canon Ixus 500, mas depois de ver os modelos da Sony fiquei indeciso entre 4 máquinas, a Ixus 500, a Cyber Shot DSC-V1, a Cyber Shot DSC-W1.
Algumas vantagens (e desvantagens) para mim:

Ixus:
- Grava video em .avi, ao contrario das sony, apesar de ter um tempo de gravação limitado.
- É a bateria ao contrário da DSC-W1 (há quem considere isso uma desvantagem, mas tenho preferencia assim)
- Usa cartões de memória compactflash (mais espaço a menor preço)(grande vantagem para mim)

DSC-V1:
-Maior capacidade de Zoom
-É a bateria
-(Desvantagem) Por ser um modelo de uma gama mais virada para a fotografia profissional tem um aspecto bastante mais feio que as outras duas.

DSC-W1:
-É a mais barata das 3. (Estou essecialmente preocupado com a qualidade, mas é sempre um factor a ter em conta)
-Permite o dobro dos fps na gravação de video, em relação à Ixus, e por tempo ilimitado.


Das três, a que menos gosto é a sony V1 pois apesar de ser a que aparenta ser a melhor, tem um look excessivamente profissional para o meu uso. A W1 parece-me ser a que para mim está em maior vantagem em relação às outras, visto parece-me ter melhor qualidade do que a Ixus. Qual delas escolheriam?
 
Estive a pesquisar mais um pouco e fui ao http://www.dpreview.com/ e acho que mudei um pouco de opinião, agora estou bastante mais inclinado para a Canon.
Dos utilizadores do site, das 3, a Ixus 500 é a tem menos (ou mesmo nenhumas) queixas e a que tem melhor votação. Para além disso estive a observar melhor e parece-me ser mais compacta do que as outras duas, o que a torna mais prática.
Fui também ver os preços dos cartões de memória de 512MB e até me assustei, os memory stick são o dobro ou o triplo do preço dos compact flash. (Mais um ponto bem grande pra Ixus)

Outra máquina que descobri durante a pesquisa e que me parece ter mais capacidade de rivalizar com a canon do que as outras duas é a Sony DSC-P100. Aqui está o link da comparação entre as 4: http://www.dpreview.com/reviews/com...0,sony_dscw1,sony_dscv1,sony_dscp100&show=all

Quanto mais pesquiso mais complicado fica escolher >(
 
VeXal tu tas a passar exactamente onde eu ja passei.. LOL.. so k eu tb tive indeciso entre todas essas + a T1.. adoro o look dela..

Eh assim eu ja pus as Sony de Lado..
Razoes- cartoes excessivamente caros... nao compensam.. e em relaçao ah kualidade.. ja vi reviews delas... ja perguntei a "cromos" k sabem do k falam.. aki nos foruns.. etc.. e todos em comparaçao disseram k s n m preocupo com tamanho.. sem duvida.. Sony V1... s kero k seja compacta.. sem duvida Canon S500.... GRANDE KUALIDADE.. nenhuma das sony sem ser a V1 (dessas k dixest claro) ganha ah canon..

Agora eu estou numa encruzilhada.. tive a ver a Nikon coolpix 5200 e ate gostei.. apesar d ainda n ter visto nenhuma review de um owner e ainda n ter perguntado sobre ela... sempre simpatizei pela Nikon.. gosto dos modelos coolpix.. mas mm assim.. tudo indica k vou comprar a Canon IXus S500... kuase de certeza..

Espero ter ajudado.. vou criar um post com a comparaçao da Canon com a Nikon pra ver se alguem ja as viu a funcionar....
abraço [[]]
 
eu se fosse a ti optava pela canon. só pela grande qualidade de lentes ja' vale a pena. a outra sony que referiste com mais zoom (optico) será boa opção se fores precisar constantemente de zoom. caso contrario, canon.

abraço.
 
canon sem dúvida...até porque a canon é a MINI máquina!!! é uma super compacta que se leva na boa no bolso enquanto que as sony's nem por isso...
 
eu falo por mim ...

eu agora vou buscar a Sony V1 e só depoix vou buscar uma Canon ... uma D10 com uma 28-135 USM IS :p


edit :; AHHHHHHHHHHHHH .... a canon lançou a 20D e novas lentes .... fdx .....

/me começa a repensar o budget ..... :sad:
 
Última edição:
Tou a pensar em comprar uma Sony P-100, apesar de custarem bastante os memory sticks... vale apena.. Optima qualidade de imagen, bateria mt boa, é compacta...dentro dos possiveis...

minha proxima compra.. :002:
 
A próxima compra eh um Canon EOS-20D para substituir a "velhinha" EOS-D30. A juntar ao pacote provavelmente virá um flash Speedlite 580EX...Ehehehe!!! :D

Quanto a pergunta inicial, algumas razões para preferir aCanon em vez das Sony:

- Assistência Técnica: a da Sony é uma m****, falo por experiência própria...

- Cartões Flash: os Compact Flash são muito mais baratos

- Bateria: a Ixus 500 têm uma boa duração de bateria (ao contrário da V-1...)

- Visor Óptico: a W-1 não têm visor óptico (o da Ixus 500 pode ser atacarrado e não muito preciso, mas em situaçõs de extrema luminosidade a maioria dos LCDs são fracos...)

- Tamanho: a Ixus 500 parece-me que é mais pequena (isto não tenho a certeza...mas também é uma questão de preferência...)

- Qualidade: o corpo da Ixus 500 é metal de boa qualidade (a qualidade das Sony, tirando as F828 e F717, não é grande coisa na minha opinião...)

No fundo é tudo uma questão de preferência, mas à muitos anos que uso Canon (e o meu cota tmb...ainda tem um Canon F1 e uma Canon AE-1 dos anos 70/80....) e nunca tive problems de maior (a D30 têm alguns probs de origem, mas é mais feitio que outra coisa e dou-lhe um desconto porque na altura em que saiu SLR digitais era coisa rara e nova pelo menos a preços decentes...)

Fica bem!!! :cool:
 
Mas a Sony w1 tem um LCD de 2,5" :)
Algo que eu acho muito porreiro

A IXUS 500 é bem mais compacta que a V1 e a W1 mas não tanto como a p100.

Eu estava inclinado para a W1...
 
O meu pai comprou há pouco tempo uma Ixus 500 e a máquina é fabulosa, se optares por ela ficas muito bem servido. As baterias são uma vantagem muito agradável.

Eu tenho uma Canon A70 há cerca de um ano e para aquilo que preciso está muito boa tb. Apesar de ter apenas 3.2 MP as fotos ficam com uma qualidade excepcional.
 
Comprei ha dias uma Sony P100 e só tenho a dizer bem dela. O lcd e mt bom em todas as circunstâncias, tem vários modos de captura de imagem (niveis de abertura e atenuações de cor) e o mais importante, tira fotos com uma qualidade excelente. Irrepreensivel ate agora. Fikei 8o com o macro dela.
Another happy user :D .
 
As Canon têm um melhor macro, melhor definição e cores reais. As Sony por sua vez saturam as cores em demasia, pior definiçao e pior macro (devido às lentes).

Axo que tinhas ficado mais satisfeito com uma Canon :)
 
Tenho uma velhinha Sony P-31 e se hoje em dia quisesse comprar uma nova Camera digital, compraria todas menos Sony! :D

A maquina é razoável .. na altura ter 2.1 MP era uma maravilha ... Não tem Zoom optico (não altura não se sabia o que isso era!)

A Maquina dentro da garantia de 1 ano, teve de ir ao estaleiro 1 Vez! Deixou de ligar ...
Repararam a maquina em 3 semanas!

Quando a garantia já tinha sido ultrapassada por 5 dias, e no meio das férias, deixou de tirar fotos... ligava tudo maravilha... mas o botão de tirar fotos parecia estar a fazer mal contacto ...

Levei á Sony .. tinha duas opções ...

1º Deixava lá a camera e até 150€ eles arranjavam a rapariga ... ora bem 150€ na altura já comprava uma maquina nova. Não arrisquei ...

2º Pagava 100€ pelo orçamento e caso aceitasse esse valor era acertado com o valor de reparação (podiam devolver dinheiro ou ter de pagar mais), e caso recusasse ficava sem os 100€

Ora bem ... mandei-os meter o dinheiro num sitio só deles... e fui a um chinês daqueles que vendem e arranjam tudo ...

em 2 dias tive a maquina de novo, e custou-me 25€ o arranjo!

Neste momento... a maquina demora mais tempo a pensar ... muito tempo a gravar as fotos, o LCD está praticamente sumido ...

Não recomendo Sony .. nem aos meus inimigos...
 
kidloco disse:
As Sony por sua vez saturam as cores em demasia, pior definiçao e pior macro (devido às lentes).

Devido as lentes?Queres melhores lentes que Carl Zeiss?
Mas em relação a canon, a unica que está ao mesmo patamar da p100 e a ixus 500. Pelas várias reviews que li e fotos que vi é mais uma questaõ de gosto. Além de que as canon tem uma grande desvantagem: n tem indicador de bateria. Sair de casa e a bateria falhar dps de 2 ou 3 fotos com flash, por n saber qt bateria restava, n e para mim.
Como tudo, ha vantagens e desvantagens. Eu tou bem servido com a minha. :001:
 
Cool_Fury disse:
Devido as lentes?Queres melhores lentes que Carl Zeiss?
Mas em relação a canon, a unica que está ao mesmo patamar da p100 e a ixus 500. Pelas várias reviews que li e fotos que vi é mais uma questaõ de gosto. Além de que as canon tem uma grande desvantagem: n tem indicador de bateria. Sair de casa e a bateria falhar dps de 2 ou 3 fotos com flash, por n saber qt bateria restava, n e para mim.
Como tudo, ha vantagens e desvantagens. Eu tou bem servido com a minha. :001:

Nao têm indicador de bateria ? lol...essa é boa.

Lentes Carl Zeiss ? Leica é o topo mas ok...até a Canon e a Nikon produzem melhores lentes k a Carl Zeiss...nem vás por aí a sério.

Se tu tás feliz em pagares mais pelas baterias, por pagares o dobro nos cartões, por teres pior qualidade de imagem, por teres pior uso da cor, por teres a companhia que chula mais em assistência, etc...é ctg o dinheiro é teu. Agora podes dizer que tás bem servido com a tua, mas não me venhas dizer que Sony é melhor que Canon...longe disso...mto longe mesmo.

Já agora tira lá uma foto a 5 megapixeis com essa tua "beleza" e amplia isso no photoshop. Vais ter uma surpresa em saber que esses 5 megapixeis que tens aí não são verdadeiros. Basicamente é uma foto de 4 megapixeis ampliada. Depois se puderes tira uma de 5 megapixeis com uma Canon e compara as duas imagens...vais ver que vais notar mta diferença :)

ps: Sonys a irem para o estaleiro é o pão nosso de cada dia, e tb não as aconselho a ninguém.
 
As lentes Zeiss sao consideradas das melhores do mundo em conjunto com as lentes da Leitz (ou Leica como preferirem)
A diferença e que qualquer semelhança entre uma lente Zeiss que se monta numa Contax por exemplo e um autocolante Zeiss numa Sony e so o nome. Segundo eles as lentes são fabricadas pela Sony com "consultadoria" da Carl Zeiss.
Mas nos outros fabricantes e igual. Ninguem vai comparar a lente duma Canon IXUS 500 com uma Canon EF L 24-70 f2.8 por exemplo (ja nem falo de focais fixas)
Mais vale comparar as coisas pelo que relamente valem em vez de usar nomes catitas
 
kidloco disse:
Nao têm indicador de bateria ? lol...essa é boa.

Segundo os sites em que tive a ler reviews e de opiniões de ppl que tem a camara (que podes consultar algumas em www.dpreview.com), não, não tem indicador do nivel de bateria.

kidloco disse:
Já agora tira lá uma foto a 5 megapixeis com essa tua "beleza" e amplia isso no photoshop. Vais ter uma surpresa em saber que esses 5 megapixeis que tens aí não são verdadeiros. Basicamente é uma foto de 4 megapixeis ampliada. Depois se puderes tira uma de 5 megapixeis com uma Canon e compara as duas imagens...vais ver que vais notar mta diferença :)

Não sou fotógrafo profissional, nem trabalho em tratamento de imagem pa necessitar de trabalhar com imagens ampliadas no photoshop e afins. No modo normal, com qualidade no máximo e a ver a imagem no tamanho "real" fiquei agradavelmente surpreendido.

Não quero entrar aqui em posts de "a minha é melhor que a tua" até porque a Sony não me paga para isso.
Como passei algum tempo a informar-me minimamente antes de comprar e depois de a adquirir fiquei satisfeito, achei que devia ajudar(dando o meu feedback) aqueles que procuram informações sobre máquinas digitais.


Cheers mate ;)
 
Back
Topo