Maquina analogica...

skinnie

Power Member
Bem pessoal eu sei que isto é a parte do digital life..mas queria mesmo falar disto..e achei que este fosse o sitio mais "certo"..
Então a questão é a seguinte..cá em casa mora esta senhora:


cashcris200lrdax225x229tb9.jpg


Olympus IS-200

Já tem bastantes anos,e tem estado parada,mas desde ha um tempo para ca,comecei a ganhar um bocadito a pancadazita das fotos (nada de pro),ja tinha uma canon A430,mas as vezes gostava de tirar fotos do momento,então comprei um sharp 903 (para tlm a camera e brutal)..
Agora o bixito está dizer para voltar a analogica..o que acham desta maquina acima?é fixola?
Outra coisa..tenho um pouco a panca por coisas made in URSS (nota se pelo carro não) :P
e no outro dia um colega do meu pai,disse que tinha la um zenit,que era made in URSS,e era alta maquina...aquilo vale a pena?
Tava numa de vender a olympus e talvez comprar a zenit...ou então se conseguisse a zenit baratinha (nem sei quanto vale,mas no ebay com com portes ficaria ai por uns 45eur julgo eu) ficar com as duas..que me dizem?
Ja agora alguem me pode mostrar fotos tiradas por um zenit?
É que pela IS-200 ja tenho muitas :P
Peço desculpa pelo topico super confuso..mas pronto são varias ideias ao mesmo tempo..abraço
 
Última edição:
eu ainda não sei qual é o modelo da zenit...mas devia ser o mais banal da altura ou assim..este fim de semana a ver se pergunto ao senhor qual é...e ir assim ver...se ele vendesse baratinha e que era...
E acerca da olympus?
edit: telefonei ao senhor,e ele não sabe o modelo (esta em espanha,e a maquina em portugal),mas disse que era para ai de 80s..por isso ou é uma 11 ou uma 12..falou numa "agulha" lol...
Sabado ja vou ver a maquina...quanto acham que valeria uma coisa destas?
 
Última edição:
mas e em termos de specs,o que achas da olympus?
em termos de preços..a olympus entre os 20 e os 130eur no ebay...
as zenith..no ebay dao se quase...
 
Se queres brincar com fotografia analógica a sério, eu comprava uma SLR. Encontras aos pontapés usadas e ao preço da uva mijona. E depois podes utilizar as lentes numa futura SLR digital (considerando o factor crop e esquecendo lentes para sensores APS-C)
 
para agora e so tirar assim umas fotos mais fixolas..segundo esta na page da olympus..a minha IS-200 ja é SLR..mas ao que parece nao da para levar lentes...
Mas pelo que vi..akelas zenit dao ne?
 
Hoje fui pegar na olympus,para a ver melhor..afinal é uma IS-1000
as unicas specs que encontrei foram estas , o que dizem do bixo?
mais la para a tarde a ver se vou ver a zenit..
 
para agora e so tirar assim umas fotos mais fixolas..segundo esta na page da olympus..a minha IS-200 ja é SLR..mas ao que parece nao da para levar lentes...
Mas pelo que vi..akelas zenit dao ne?
É uma SLR no que toca ao funcionamento, mas não mudar lentes perde logo metade da piada :P

O que recomendaria era uma Canon EOS ou nikon SLR de rolo, ja que podes utilizar as lentes numa futura SLR digital.

cumps
 
Última edição:
Bem,como isto para estes lados tá fraco para investimentos (universidade, uns "restauros" no niva,etc) decidi não comprar nada,e imprimir o manual da máquina que possuo :D
No outro dia fui para tirar umas fotos com ela,e a lente pareceu me suja por dentro (á semelhança da situação de um tópico que por ai anda),isto é facil de desmontar e limpar ou tem de ser numa loja?quanto sai +-?
 
No ebay encontras reflex a preço de uma mijona :D Eu qualquer dia tenho que dar uma volta por lá e ver se compro uma qualquer ao desbarato para brincar :P Claro que são leilões, logo é preciso sorte.

Daí recomendar Canon e Nikon e de preferencia que traga lá uma ou mais lentes jeitosas, que poderás utilizar numa futura reflex digital (nada das lentes de kit, ou seja 28-90)

E se gostas de material russo, existe umas peleng 8 mm fisheye, que só as encontra no ebay, são bastantes boas e baratas. Claro que são totalmente manuais, visto que é ao velho estilo soviético :D

Sobre a tua, pah, desmontar isso sem conhecimento é fdd, visto que a lente é fixa. Se numa reflex na qual permite mudar lentes, se esta apanha fungos é quase pró lixo...

Tens que ver se a sujeira está na frente da lente ou atráz e não dentro.

Já agora, um tanque de guerra da zenit :D
 
Última edição:
Pois eu também ja andei la pelo ebay e volta e meia encontram se grandes pechinchas,mas há factos que não posso ignorar:
1º ainda não percebo nada de fotografia
2º a máquina que tenho para o meu nível de conhecimento já tem bastantes opções
3º a guita anda bastante curta,e no caso da fotografia,acho que quando for para comprar, juntava bom dinheiro e comprava uma boa digital,como agora há mais prioridades,acho que a opção certa é aprender a trabalhar com a IS-1000,por a Canon A430 que possuo julgo não ter ajustes quase nenhuns.

No caso da Zenit,esta é que era:

388599574_d683cd5366.jpg


fs122.jpg


Quanto a limpeza da máquina,limpei por fora mas a sujidade ou lá que é é mesmo por dentro,são 3 pintinhas pretas.
Ninguém sabe mesmo onde puderei mandar limpar isto?de preferencia na zona de aveiro ou leiria.
Se no sitio onde a limpassem também me conseguissem arranjar uma pecita que falta na maquina (ajuda a prender o rolo) era impec.
Entretanto comecei a ler o manual da maquina e a ver como funcionava a nivel de menus e ajustes e comecei com dúvidas,secalhar o melhor era fechar este tópico (visto que se tornou um misto de nada) e abrir um a falar da máquina e com as dúvidas não?volta e meia até aparece ai alguém com uma igual:P (falar em pessoal com uma igual,vi uma destas a venda no olx,com mais um flash e uma lente de aumento,150eur :S ainda perguntei se o dono vendia so a lente de aumento mas disse que não)
 
Esclareçam-me uma dúvida, relativamente aos modelos analógicos:
pelo que percebi os valores ISO, actualmente, correspondiam nas analógicas aos valores ASA...agora nós damos um clique e altera-se a sensibilidade, tipo 100, 200, 400 iSO e na analógica se estivessem a trabalhar com um filme por ex. 200 ASA e tivessem de tirar uma fotografia a 400...tinham de trocar de filme ou a máquina forçava o filme a tirar a 400?

Curiosidade de quem nada sabe...

Obg.
 
Última edição:
Esclareçam-me uma dúvida, relativamente aos modelos analógicos:
pelo que percebi os valores ISO, actualmente, correspondiam nas analógicas aos valores ASA...agora nós damos um clique e altera-se a sensibilidade, tipo 100, 200, 400 iSO e na analógica se estivessem a trabalhar com um filme por ex. 200 ASA e tivessem de tirar uma fotografia a 400...tinham de trocar de filme ou a máquina forçava o filme a tirar a 400?

Curiosidade de quem nada sabe...

Obg.

Do que li podias "puxar" o filme até + 100,isto caso a máquina permitisse...
 
A máquina não faz nada ao filme. :lol: Podes puxar mas é em laboratório com químicos. E se não me engano podes puxar mais que um stop.

Se estiveres a usar filme ISO100 e quiseres passar para outro, tens mesmo que trocar o rolo. Nas compactas e isso não dá, mas nas SLR, por exemplo a Canon 50E, que é a que tenho, dá para rebobinar o rolo, guardar e depois voltar a usar, porque ela deixa sempre uma ponta de fora. Tenho é que saber quantas fotos tem aquele rolo para depois avançar o rolo para o ponto em que estava.
 
A máquina não faz nada ao filme. :lol: Podes puxar mas é em laboratório com químicos. E se não me engano podes puxar mais que um stop.

Se estiveres a usar filme ISO100 e quiseres passar para outro, tens mesmo que trocar o rolo. Nas compactas e isso não dá, mas nas SLR, por exemplo a Canon 50E, que é a que tenho, dá para rebobinar o rolo, guardar e depois voltar a usar, porque ela deixa sempre uma ponta de fora. Tenho é que saber quantas fotos tem aquele rolo para depois avançar o rolo para o ponto em que estava.

A minha Olympus IS-1000,rebobina mas não deixa a ponta de fora,como tal,comprei um "film picker" no ebay..e pronto problema resolvido :D
 
Esclarecido...
Meus Deus, que canseira!!! Mas a qualidade é bem melhor que a digital, não?!

Depende de muita coisa. Se usares um bom filme de baixa sensibilidade, com um bom scanner e uma boa lente, se for bem revelado, sim a qualidade pode ser um pouco melhor. Embora isso seja discutível de não há um consenso entre os profissionais.
Mas também te digo que é muito difícil encontrar lojas com bons scanners e que façam um bom trabalho na revelação.
 
Back
Topo