Maquina analogica...

Por ex. o que existe em termos de oferta, quais são as melhores, marcas...enfim, um pouco de tudo para começar a perceber mais um pouco sobre o que tem e o que não tem qualidade!
 
Epah, há sempre aquelas mais comuns que toda a gente conhece.

A 18-55 é a lente de kit da Canon já há alguns anos, no entanto marcou pela negativa. Só quem é mesmo muito vidrado na ideia SLR = Qualidade de Imagem é que tem coragem de dizer que é uma boa lente.

A outra tive que ir pesquisar pois também não conhecia, mas o que encontrei foi que a lente era tão má que não durou nada no mercado, daí ser uma lente muito pouco conhecida.

As restantes normalmente conhecem-se pela sua qualidade/preço ou por serem mesmo muito boas.

Em relação à oferta, tens sempre que procurar. Já sabes que todas as lentes Canon EF funcionam em todas as máquinas Canon EOS. As lentes Canon EF-S só funcionam em máquinas que usem filme/sensores de tamanho APS (todas as digitais de gama amadora e semi-pro usam sensores APS).
A partir daí é veres se as lentes que encontras de outras marcas (Tamron, Sigma, Tokina, etc) são correspondentes a lentes EF ou EF-S, porque estas marcas podem ter designações diferentes para a mesma coisa.
 
oh rui...

que corpos nikon/canon aconselhas a procurar na candonga (vulgo feiras da ladra e afins) e até que preços?
só mm para umas brincadeiras de fim de semana
 
Hm... Não sei muito sobre corpos de filme, nem faço ideia do que se arranja por esses sítios, mas depende um pouco do que se procura.

Acho que o corpo em si, é tudo mais ou menos igual (dentro das máquinas com AF). Há que ver se o corpo tem um bom metering e shutter speed alto (imagina-te com um rolo 400 lá dentro e depois apanhas um dia de sol brutal). Outra característica importante é dar para rebobinar o rolo mas deixando a ponta de fora, para poderes trocar de rolos à vontade sem desperdiçar o resto do filme.

Agora aquilo que eu vejo como séria vantagem nos corpos é o seguinte:
- Corpos com mounts descontinuados (FD, M42, etc) consegues depois arranjar lentes MUITO boas ao preço da chuva, e que com adaptadores até poderás vir a usar algumas em DSLRs.
- Corpos com mounts altamente compatíveis (Nikon F, Pentax K) arranjas lentes manuais a bons preços que poderás usar em DSLRs sem necessidade de adaptadores.
- Corpos com mounts actuais (Nikon F, Canon EF, Minolta A) tens a vantagem de as lentes servirem para DSLRs actuais e ficarem 100% funcionais.

Posto isto, acho que tentaria procurar coisas russas ou de alemanha de leste, pelas suas fabulosas lentes. Ou então uma bela Nikon 100% manual. Tipo uma FA ou isso...
 
o que mais lá há são EOS's
com lentes, sem lentes, de espelho virado po sol, armazens de pó

uma F de vez em qd e algumas dynax

tava mais inclinado para uma EOS ou F de entrada com a tipica 28-80 que mal por mal inda servia na eventualidade de me mandar para uma dslr.
quais são os modelos de entrada da eos e F? uma 500/300? uma F70/80

e preços? chegaram a pedir-me 70€ por uma eos500 com a 28-80...
 
Os modelos da Nikon conheço mesmo muito mal. Na Canon as de entrada são todas as EOS com 3 e 4 dígitos. No entanto acho que as de 4 já são demasiado fracas para valerem seja o que for (chegam a ter shutters máximos de 1/1000s).

Os preços já variam com o negócio. Para teres uma referência, eu comprei a 50E (semi-pro) com a 28-80 por menos de 50€ (já com os portes).
Máquinas como as EOS 5, 1 ou 3, valem mais, especialmente a 3 que chega a atingir os 100€ só o corpo. Depois há que ver quanto valem as lentes. Algumas delas ainda existem nas DSLR, guia-te por aí.

Um pormenor, é que as Nikon têm um mount muito compatível. Mesmo lentes manuais com 20 ou 30 anos continuam a funcionar nas DSLRs actuais. E existem lentes mesmo muito boas para o f-mount.

Vê esta por exemplo:
http://cgi.ebay.co.uk/nikon-camera_...rkparms=72:12|39:1|65:12&_trksid=p3286.c0.m14
 
vou entar ver as EOSxxx
as dynax em principio n tou interessado, pq numa transição para o digital teria que optar por um corpo sony.

queria ver se n gastava mais de 20/30€.. a ver se n sou engrupido
 
Hm... Não sei muito sobre corpos de filme, nem faço ideia do que se arranja por esses sítios, mas depende um pouco do que se procura.

Acho que o corpo em si, é tudo mais ou menos igual (dentro das máquinas com AF). Há que ver se o corpo tem um bom metering e shutter speed alto (imagina-te com um rolo 400 lá dentro e depois apanhas um dia de sol brutal). Outra característica importante é dar para rebobinar o rolo mas deixando a ponta de fora, para poderes trocar de rolos à vontade sem desperdiçar o resto do filme.

Agora aquilo que eu vejo como séria vantagem nos corpos é o seguinte:
- Corpos com mounts descontinuados (FD, M42, etc) consegues depois arranjar lentes MUITO boas ao preço da chuva, e que com adaptadores até poderás vir a usar algumas em DSLRs.
- Corpos com mounts altamente compatíveis (Nikon F, Pentax K) arranjas lentes manuais a bons preços que poderás usar em DSLRs sem necessidade de adaptadores.
- Corpos com mounts actuais (Nikon F, Canon EF, Minolta A) tens a vantagem de as lentes servirem para DSLRs actuais e ficarem 100% funcionais.

Posto isto, acho que tentaria procurar coisas russas ou de alemanha de leste, pelas suas fabulosas lentes. Ou então uma bela Nikon 100% manual. Tipo uma FA ou isso...

Isso da ponta de fora é facilmente resolvido com um "film picker" que sai para ai a 5eur no ebay.
A minha olympus enrolava completamente,comprei um e tá feito.

vou entar ver as EOSxxx
as dynax em principio n tou interessado, pq numa transição para o digital teria que optar por um corpo sony.

queria ver se n gastava mais de 20/30€.. a ver se n sou engrupido

Acho que por esse preço não vais longe.Se subires até aos 50 já consegues algo bem melhorzinho.
Pelos 20/30eur acho que so compras uma Eos de entrada,ou uma Zenit como a que tenho,mas na minha opinião não te compensa muito,porque por mais 20eur ficas depois com máquinas que já não te vão limitar tanto.
Se estás a pensar em depois vender caso não gostes,secalhar compensa te procurar por uma máquina já com algum estatuto de "antiga" e não apenas "velha".
Boa sorte na procura
 
btw que cena é essa do enrolar?

Nas máquinas analógicas não tens butõezinhos para passar a foto a p/b,e puxar os isos é possível,mas só até determinado ponto,e dependendo do rolo,daí que volta e meia tenhas vontade de andar a mudar rolos,como não é saudavel para a carteira nem para a paciencia gastar rolos inteiros só porque queremos mudar,a máquina tem uma função que é enrolar o rolo.há máquinas em que a ponta do rolo é deixada de fora,outras que enrolam todo.
Nas que enrolam todo tens de ir lá com um "film picker" e sacar para fora.
 
Eu vendo-te uma canon eos 300 (impecável) + lente canon EF 28-80 mm (quase sem uso)
se quiseres posso dar mais pormenores. [email protected]

se me fizeres isso tipo por 30€ manda pm (e se fores de lx)

Nas máquinas analógicas não tens butõezinhos para passar a foto a p/b,e puxar os isos é possível,mas só até determinado ponto,e dependendo do rolo,daí que volta e meia tenhas vontade de andar a mudar rolos,como não é saudavel para a carteira nem para a paciencia gastar rolos inteiros só porque queremos mudar,a máquina tem uma função que é enrolar o rolo.há máquinas em que a ponta do rolo é deixada de fora,outras que enrolam todo.
Nas que enrolam todo tens de ir lá com um "film picker" e sacar para fora.

got it
queria ver se ia ja com a lição bem estudada, para n chegar lá e largar 50 ou 60€ por uma 3000v que n funciona.
btw aquilo é a pilhas AA normais ou é aquelas CR3 ou CR9 que duram meia vida?
 
Normalmente usam CR2 que duram meia vida... lol

Mas também não é fácil ser engrupido. Pelo número de dígitos vês logo a gama da máquina. Depois já sabes que quanto mais recentes e mais alta a gama, melhor.
 
se me fizeres isso tipo por 30€ manda pm (e se fores de lx)

Achas mesmo...A lente é quase nova! Tem pouco uso porque comprei duas máquinas iguais para não ter que andar a trocar sempre as lentes. Agora comrei uma digital e quero vender uma das analógicas. Uma das lentes 28-80 mm está quase nova. Um dos corpos (o que utlizava com a teleobjectiva tb tem pouco uso)


As pilhas são CR3 e se quiseres as que estão na maquina vão junto. Ainda da para algum tempo.
 
se me fizeres isso tipo por 30€ manda pm (e se fores de lx)



got it
queria ver se ia ja com a lição bem estudada, para n chegar lá e largar 50 ou 60€ por uma 3000v que n funciona.
btw aquilo é a pilhas AA normais ou é aquelas CR3 ou CR9 que duram meia vida?

Epa façam o negócio por pm,isto não é lugar para negócios.
Quanto ás pilhas tens de googlar.Por exemplo a minha zenit só leva 2 pilhas dos xinocas de 50cents,que é só para o fotómetro,já a olympus leva umas "especiais" que acho que custavam tipo 15eur.
Acho que se estás a "iniciar" não te tens de preocupar muito em teres uma grande máquina, mas como dizes,convem levar algo decente pelo guito que dás.
Convém estabeleceres secalhar alguns objectivos primeiro.
1) que tipo de máquina queres?"velha" como uma eos ou uma nikon f (penso que as nikon serão mais caras) ou antiga (zenit, olympus om, nikon fm, praktica,etc etc) ?

2)com modos automáticos ou sem?

e depois é o budjet, como já tens...
Depois desta selecção já tens +- alguns modelos pelos quais podes procurar...
Eu por exemplo tenho a olympus IS-1000,slr mas sem mudança de lente..em termos de funções secalhar é equivalente a uma EOS 3000...é uma máquina mais do que suficiente para o que eu faço,contudo achei mais adequado para mim uma zenit,é mais pequena,mais pesada (tremo um bocado,e nisso ajuda), quase 100% mecânica (o que faz com que a possa levar para qualquer lado sem muito medo), "barata",tipo eu dei 45eur por uma EM em estado exterior impec (mas revelou depois ter umas chaticezitas no a puxar rolo e assim) e depois vendi e comprei uma 12XP por 35eur (menos bem estimada,mas a funcionar impec),as lentes são fantásticas e no ebay andam ao preço da chuva,havendo depois adaptadores para canon eos e nikon.
É só pensares no que pretendes.
 
Back
Topo