Maquina até 1000€

|Zorba|

Power Member
Boas, apos ler os diversos topicos sobre maquinas fotograficas fiquei ainda mais baralhado porque a oferta é tanta e parecem ser todas muito boas, e eu não sou assim tão expert como isso, logo existem alguns termos tecnicos que não sei nem para que servem.. ou melhor as tantas até sei.. só não sei que é assim que se chamam. Bem eu tenho uma Nikon Coolpix L101 comprada sensivelmente ha um ano, mas sinceramente nunca fiquei muito satisfeito com a maquina, daí andar a pensar comprar uma nova. Como sempre fui um apaixonado pela fotografia e gosto bastante de tirar fotografias ( apesar de não saber os termos tecnicos nem essas coisas todas) queria comprar uma maquina que me permitisse ir um pouco mais além deste que tenho, dar o passo seguinte.O que pretendo essencialmebte é uma maquina para fotografias a Arquitectura, paisagens e fotografias nocturnas... Dentro disto e vendo que o não pretendo mesmo ultrapassar os 1000€ queria adquirir uma maquina porreira. Pode ser sem lente, mas desde que o preço do corpo mais lente não ultrapasse o preço maximo estipulado por mim. Eu andei a ver varias, desde a Canon 400d, a Nikon D80 , Sony Alpha 100.. bem uma serie delas, e sinceramente ando mais inclinado para a Canon.. mas no entanto pelo que li sei que a objectiva que traz não é das melhores.. sendo assim pretendia comprar logo a maquina mais uma objectiva porreira, mas cartão de memoria e um tripé senao fosse pedir muito. O que me aconselham, desde modelo de maquina, objectiva extra(ou não), cartao de memoria e tripé. Atenção que não queria mesmo gastar mais de 1000€. Desculpem a extensão do texto. Obrigado
 
Se estás inclinado para a canon e assim muito de repente , Canon EOS 400D mais Tamron 17-50mm f2.8

Infelizmente é capaz de passar um pouco os 1000€, não muito talvez mais 100€, mas tens um boa máquina e uma boa lente. A lente é "wide", tem algum zoom e tem abertura constante 2.8 que a faz ser relativamente rápida/luminosa para tirar fotos à noite.

EDIT Muito Importante: são 1h15m e não estou nas melhores condições, amanhã quando chegar aqui para dar a minha opinião mais completa, verei mais e melhores opções com certeza.
 
Última edição:
humm.. até 1000€ tens alguma escolha de corpos:

» Canon EOS 400D (687€)
» Nikon D70s + CF 1GB (699€)
» Nikon D80 (875€)

aos quais podes juntar uma das duas, consoante o orçamento:

» Tamron SP AF 17-50mm f/2,8 XR DI II (368€)
» Sigma 17-70mm f/2.8-4 DC Digital Macro (292€)


das lentes de kit a única recomendável é a nikkor 18-70, que pode ser adquirida junto da D70s ou da D80. na minha humilde opinião acho o preço do kit da D70s muito "apetecível". uma vez que é uma máquina a ser descontinuada está a bastante bom preço e o kit apenas a mais 120€ do que o corpo sozinho (enquanto que no caso da D80 paga-se mais 250€ pela mesma objectiva).

» Nikon D70s + Nikkor AF-S 18-70mm f/3.5-4.5 = 819€
» Nikon D80 + Nikkor AF-S 18-70mm f/3.5-4.5 = 1126€
 
com lentes de kit eu ia sem duvida para uma nikon d70s... tenho uma e com a lente do kit faço bons trabalhos.. e a maquina.. é mais que boa..

em termos de menus.. digo-te desde já a nikon é mais simples (menus e funcionar com a maquina em termos de botoes externos!) e acredita que já usei tanto de canon e nikon de qualquer das gamas :)

mas mais importante.. é ter nas mãos a maquina em si! :)

eu tive com a 30d e versões inferiores como 350d ou 400d e são para mim maquinas que se tiver que ter.. só mesmo por obrigação!

apenas trocava para canon por uma 5d ou mark N nada mais!
 
Boas, entre as duas lentes apresentadas quais são as principais diferenças? Para além do preço é claro eheheh...queria saber os principais pontos positivos e negativos de ambas as lentes. Uma Canon Eos400D com qualquer uma destas lentes não era porreiro? O que acham da Sony Alpha com uma lentes destas? Obrigado pelas respostas ja dadas. Abraço
 
Boas, entre as duas lentes apresentadas quais são as principais diferenças? Para além do preço é claro eheheh...queria saber os principais pontos positivos e negativos de ambas as lentes.
a diferença basicamente é que a sigma tem uma maior distância focal (70 contra os 50mm da tamron). por sua vez a abertura máxima da sigma varia (f/2.8 nos 17mm e f/4 nos 70mm) enquanto que na tamron a abertura máxima é fixa (f/2.8). a tamron é superior no geral, disso não há dúvidas, mas também é mais cara.

a Canon 400D era porreira, mas a D80 é mais "máquina" que a 400D (isto dito por um gajo que tem uma 350D). por outro lado, e pelo preço, a D70s está muito muito boa. eu se fosse a ti aproveitava o preço do kit. 819€ e ainda sobrava para um CF de 2GB e uma objectiva Nikkor 50mm f/1.8. :)
 
Boas, mas a D70s não tem menos sepcs em relação à canon400d? Eu falo nos Pixels, eu sei que não é tudo.. mas também interessa, não? A D70s no geral é melhor? Já é semi pro essa? Se é assim que se pode chamar..
grandenaboverde a D70s com o que me disseste para comprar em quanto me ficava, ia para alem dos 1000€ nao? estou indeciso.. não sei... maquina + lente + CF... diz-me o que achas...obrigado
 
Boas, mas a D70s não tem menos sepcs em relação à canon400d? Eu falo nos Pixels, eu sei que não é tudo.. mas também interessa, não? A D70s no geral é melhor? Já é semi pro essa? Se é assim que se pode chamar..
grandenaboverde a D70s com o que me disseste para comprar em quanto me ficava, ia para alem dos 1000€ nao? estou indeciso.. não sei... maquina + lente + CF... diz-me o que achas...obrigado

queres assim tantos pixeis?

eu com a d70s tenho capas de jornais ;)

as specs em diferenças não são por ai alem.. diferenças base fps e ruido em iso.. algo que em termos normais e não profissionais penso que não vai ressentir isso.. :)

se poderes ir para a d70s com lente de kit ainda tens €€ para um CF (1gb penso que é mais que suf) e se quiseres uma lente extra até arriscava a uma sigma 70-300 (já ficavas com uma tele)
 
Eu estava na mesma situação.. não queria gastar mais de 1000 euros e queria uma reflex!

Mas também queria ter alguma flexibilidade a nível de zoom.
Daí que as lentes tipo 18-70 que colocam, para mim não eram solução plausível.

Inicialmente adquiri a Canon 400D, kit com duas lentes. 18-55 e 55-200!

Os resultados, na minha opinião foram muito maus. Não por causa da máquina, que é excelente, mas por causa das lentes! As lentes dos kits Canon são francamente más.
A 18-55 que até funciona bem com a 350D, com a 400D detestei!

Senti pouca luz, fotos escuras, tinha sempre que elevar muito o ISO, muitas vezes para o evitar, ficava com fotos tremidas e o controlo de brancos não acertava, especialmente indoors.

E eu sou um simples entusiasta da fotografia.. não sou nem profissional nem coisa que o valha!

Pensei que era defeito da máquina... testei a máquina na loja, outra igual... e depois finalmente outra lente (da sigma no caso) e fez-se magia.. a maquina passou a funcionar excelentemente bem!

Assim, comprar a 400D mais lentes em separado, para mim não dava. Visto querer ter um pouco de grande angular e um pouco de Zoom... tal como o kit que comprei que tinha desde os 18 aos 200... comprar o corpo e depois uma ou duas lentes em separado acabaria por me ficar caríssimo.
Mais, a usar o zoom, a maioria das fotos, ficaram tremidas, em plena luz do dia!
Assim, tinha decidido também, que qualquer lente que comprasse a este nível teria que ter estabilizador.
Volto a dizer... a 400D é uma excelente máquina... não está em questão isso... mas fiquei muito insatisfeito com o kit de lentes fornecido.

Ora, para ficar com a Canon 400D e tirar proveito dela, cheguei à conclusão que teria que subir mais lá para os 1500 euros, e tal não me era possível. Além disso, nesse caso iria para a Nikon D80, que pessoalmente gosto mais... mas isto já depende do gosto de cada um!

A loja aceitou-me a devolução, sem problemas...
Assim, no meio disto descobri o novo kit da Sony alpha (H).
Com uma lente 18-200 com diâmetro 62 (as da canon eram só 58 ou 55, não me recordo de momento), que cujo valor quando adquirida separadamente custa cerca de 600 euros. O kit anda na casa dos 1000 e pouco.

Mais, esta traz internamente, um estabilizador de imagem, com um gráfico de oscilação (no interior do óculo) que faz muitos milagres mesmo!

Quando comecei a tirar fotos com esta, fiquei logo amaravilhado com a luz que esta conseguía captar... fotos luminosas e com excelente detalhe.

Não é só maravilhas....
Até ISO 400 é exactamente igual à Nikon D80... basta verem o comparativo no www.dpreview.com da Nikon D80, que a comparam com a Sony Alpha. Aliás até se diz que o chip de imagem é o mesmo.
Mas ISO 800 a Sony faz um pouco mais de ruído, não muito notável na prática, mas faz... pode ser crítico para impressões muito grandes, por exemplo...
A ISO 1600, faz mais ruído e é notável!
Este é provavelmente o único defeito.

O que noto com esta lente é que, dentro de casa por exemplo, com uso de flash, dia ou noite, nunca tenho necessidade de subir para cima do ISO 400. Excelentes resultados aqui!


Raramente tenho problemas com o controlo de brancos. A focagem automática é muito eficaz mesmo! Tem um vasto leque de configurações (mais até que a 400d), simples de manusear...

Estou muito satisfeito!
Tenho experiência ocasional com máquinas como a Canon 350D, Nikon D70, Olympus E 300...

Já agora, pode também considerar perder 2 Mpx, e compras a 350D para te ficar mais em conta. Mas... sempre... investe em lentes bem razoáveis. Principalmente utilizadores como eu que sou um simples entusiasta, notam bem as dificuldades de ter más lentes!
O mesmo digo para a Nikon D70... que é uma excelente, excelente máquina!!!! No entanto é só 6Mpx.
Nesta gama, os megapixels contam só como tamanho de imagem... acredita que não significam qualidade!!!!

O problema que tens é sempre o mesmo... custo corpo da maquina + custo lentes!

Agora, e obviamente, com 1500 euros para estourar nisto... as escolhas já seriam outras.
Qualquer dúvida, contacta-me!
 
Última edição:
falcon75 o teu problema é o de muitas pessoas quando investem numa dSLR. O que custa muito dinheiro são as lentes e não a máquina. Já tenho a minha à +/- dois anos e o que tenho dentro e fora da minha mala (já não cabe lá tudo) custou muito mais que o corpo da máquina. Por isso é que de vez em quando a malta desaconselha as dSLR porque as pessoas que as comprar não têm dinheiro para investir em lentes ou outro tipo de extras e ficariam melhor servidas com as chamadas "bridge" ou "slr-like".

PS: A minha assinatura não tem lá todas as objectivas/extras que tenho.
 
a 18-55 tem um conhecido problema de subexposição na 400D. podias ter ficado com a máquina e ter ido para outra wide, existem várias baratas e melhores que a objectiva do kit, por exemplo a Tokina 19-35 (tenho uma e custou-me pouco mais de 100€ no eBay).

normalmente tudo o que é zooms superiores a 3x (18-200 são 11x) tendem a perder qualidade principalmente em tele. andei à procura de gráficos MTF pra essa objectiva mas não encontrei nada..

a Sony também tem a desvatagem de não ter uma gama muito grande de objectivas (Sony/Minolta) e pouco mercado de segunda mão..
 
É assim.. sinceramente....

Obviamente que as dSLR não são para o bolso de qualquer um.

Eventualmente algumas pessoas que comprar dSLR poderão estar mal aconselhadas e até darem-se melhor com uma maquina mais avançada, como a que eu estou a vender, a Sony H1.
Mas acho que não se pode generalizar... não será esse o caso de uma larga maioria.

É verdade que usualmente quem compra uma maquina neste segmento, está à partida a fazer um esforço financeiro. E se o está a fazer é porque gosta realmente de fotografia... e sabe notar as diferenças à partida entre uma bridge e uma SLR.

Tens parcialmente razão no que dizes, mas acho que esta gama de maquinas tem muitos utilizadores que só têm uma ou duas lentes, não pretendem investir muito mais a curto prazo, e obviamente ficam muito melhor servidos com uma destas dSLR do que com uma qualquer bridge.

Nem toda a gente que quer uma dSLR necessita de ser profissional. Nada indica que quem compra uma máquina destas, tem de comprar lentes e material acessório continuamente.
Há quem alinha mais nisso, outros menos... também e sempre consoante as necessidade de cada um, no género de fotografia que faz!

No meu caso, e neste caso colocado, que se fala em 1000 euros de investimento inicial, é preciso é não ir muito alto, para depois não ficarmos desiludidos... Ou seja, em vez de comprarmos o último grito, o top da tecnologia, temos que ponderar bem as opções, para que se gaste o montante correcto no que é realmente importante.

No meu caso, estava inicialmente mal informado.... as tantas devia ter feito o que o colega que criou este post fez... e depois ver as opiniões...
Mas, mal, comprei a 400D e depois arrependi-me, e não fiquei satisfeito... obviamente... investi tudo o que tinha no kit, pensando que as lentes seriam razoaveizinhas, e lixei-me à grande.
Felizmente consegui a troca dentro do prazo estipulado pelo vendedor.

Volto a dizer... ou se desce do 10Mpx, e mesmo aí atenção.... escolher muito bem as lentes que se vai utilizar para fazer a conta ao total do investimento...
...ou...
no meu caso escolhi a Sony Alpha... por todas as razões que referi no post anterior e mais algumas.....

Um abraço a todos
 
Boas, ora bem , aqui ja tenho muitas opiniões e desde ja agradeço-as. De facto a Sony foi uma maquina que desde que saiu que me agradou, mas como a Sony não é lá muito famosa a nivel de maquinas digitais pensei que fosse só mais uma maquina, mas pelos vistos não, é de facto uma boa maquina. Vou continuar a ver as opinioes, até porque este mês já não vou comprar a maquina, mas penso comprar para o mes que vem e sendo assim até lá, todas as opiniões serão bem vindas para me ajudar na minha decisão final. Obrigado
 
falcon75, pelo que escreveste, parece-me que já está bem por dentro da fotografia. A única coisa que posso dizer a uma pessoa que gosta mesmo de fotografia e já tem uma SLR é que não vai ser nada facil não gastar dinheiro em acessórios :D . Eu que o diga, ofereceram-me um corpo e uma objectiva e até comprei uma mala muito pequena só para a camera e objectiva e, ou fim de poucos meses, já tinha mais outra objectiva e um flash e uma mala maior. Depois veio outra objectiva, bateria extra, cartão extra, outra objectiva ... e não era nenhum apaixonado pela fotografia, muito longe disso.
Espero que te divirtas muito com a máquina, e vai guardando uns €uritos para uns extras :D .


|Zorba| só para baralhar mais as coisas :004: , todas as dSLR são boas, acho que só a D40 é que tem opções a menos, de resto com certeza que terás uma muito boa máquina. Simplesmente não existem dSLR más. O que aconselho é escolher uma Canon ou Nikon só por causa de uma coisa apenas, os acessórios estão em todo o lado. Não sei porquê, mas infelizmente não se encontra tão facilmente extras para as outras marcas.
 
Back
Topo