máquina até 200/250€

Não te metas na S8000fd. Tem um ridículo sensor 1/2.5" das compactas baratas e custa o que custa. A S6500 é MUITO melhor com um grande sensor 1/1.6" (ISOs mais elevados com menos ruído, melhor dynamic range, etc, etc, etc). E não é só o sensor. A lente da S6500 também é muito melhor.

Concordo plenamente com o que o Adolfo Dias diz sobre a Kodak.
 
eu queria mesmo a s6500.. mas não a encontro em lado nenhum... e no dia em que a comprar é que nao existe mesmo...

Pronto a s8000 ja nao ta na lista entao... foi o 18x e o macro de 1cm que me prenderam x)
a kodak pelo que vi em reviews parece a melhor das 3 em qualidade de imagem, apenas o macro de 12cm me deixou indeciso.. acham suficiente ?

EDIT: encontrei a Lumix DMC-FZ8 na ***** por 242€, em reviews falam bem dela, mas vi uma compraçao entre ela e a s8000 e fuji ganhava...

resumindo, kodak ou lumix ?

outra coisa, porque é que a prateada custa 400€ e a preta 240 ?
prateada
preta
cumps
 
Última edição:
Não, mas podes-lhe meter uma lente adicional que se adapta a essa para grandes macros. Eu ía para a Kodak tendo em conta o preço e qualidade da lente Schneider-Kreuznach Variogon, não conseguindo arranjar a S6500. O electronic viewfinder da Kodak também é excelente. Quase inacreditável para este preço. Mas para ser franco, eu não iría além da Z612 a não ser a P880 que é de outra liga/preço. Não acho que justifique. Tens mais megapixel num sensor do mesmo tamanho, o que não é melhor ao contrário do que possa parecer.

Estive a experimentar a Z612 durante todo um fim de semana e devo-te dizer que fiquei bastante impressionado. Essa lente Schneider-Kreuznach é mesmo muito boa. Dentro da gama de preço (€165) é do melhor que anda por aí. Tens é de comprar um carregador de batería à parte, porque não vem incluído (acontece o mesmo na Z812).
 
Última edição:
A FZ8 também podería ser uma boa opção em virtude da excelente lente LEICA, apesar da Kodak ser melhor em ISO (e ter uma lente na minha opinião de qualidade muito aproximada). A ISO 400 dá para imprimir e na FZ8 só perdendo muita qualidade de imagem no Noise Reduction. Nunca testei a FZ8, mas tive uma FZ18 também durante uns dias (que odiei em virtude do ruído,mas que a ISO 100 era brutal).
 
Última edição:
@fantasticmelga obrigado pela ajuda ;)
sim ja sei isso do carregador... se nao aparecer nada melhor até 21 março, vou para uma dessas kodaks..


@|ferrari| não tinha visto o "1" x)

agora fiquei confuso outra vez, nesta review a lumix ganha a kodak na maioria dos aspectos...
kodak
lumix
 
Última edição:
É assim: a Lumix está melhor conceituada e tem uma lente fabulosa (LEICA). Apesar de eu achar que a lente da Kodak não lhe fica muito atrás. Agora tens é de lhe colocar o NR (Noise reduction) NO MÍNIMO e usar o Neat Image para tirar o ruído, porque esse VENUS tira-te a definição toda. Se usares este método não te vais arrepender com a compra.

EDIT: Ah, e tens outra coisa aí, é que tem .RAW o que é espectacular.
 
Última edição:
hum.. estou a ver.. penso que vou optar pela kodak !

obrigado pela ajuda ! :)

so a compro 21 março, entretanto se surgir alguma melhor, ou acharem que nao faço bem digam x)

cumps
 
Lembrei-me agora que tens .RAW na PANASONIC FZ8, o que é uma grande mais-valía, mas lidar com o ruído é complicado e trabalhoso. Pensa bem :)

EDIT: Se dissesses assim: "vou comprar a Z612" eu aplaudía, agora a Z812...humm (não sei se compensa e vais ter um menor pixel pitch em virtude de ter mais 2 megapixel num sensor de apenas 1/2.5"). Aqui peço a opinião de outras pessoas para que ele não se baseie apenas na minha porque não testei a Z812 e posso até estar errado.
 
Última edição:
tinha visto isso tambem... esse formato para o jpeg quais sao as diferenças ??

Li que a kodak para fotos nocturnas era melhor.. e dava pra fotografar em ISO 64 contra o ISO100 da lumix (isso é bom certo ? xD). E para fotografar paisagens era melhor, que é o meu principal objectivo, fotos em exteriores, e á noite.

hum.. A diferença entre a Z612 e a Z812 é assim tão pequena ? é que tenho um orçamento de 250€, é 100€ de diferença...

cumps
 
Última edição:
Sim, a Kodak para fotos nocturnas é melhor e o ISO 64 claro que também é vantajoso, apesar de subjectivo.

Muito básicamente, a diferença entre .RAW e .jpeg é que o .RAW não tem compressão nenhuma e podes depois fazer HDR no Photoshop, ou seja, alterar certos valores como se o estivesses a fazer na hora, no local, no momento do disparo.

Quanto à Z812 vs Z612 peço a opinião de outras pessoas.
 
Última edição:
hum estou a ver... até que dava geito o formato..
as fotos com pouca luminusidade eram um dos meus requisitos.

vou esperar por mais opinioes entao :)

obrigado pela excelente ajuda fantasticmelga ;)

cumps!
 
Pois, nesse caso pensa bem, porque o .RAW é mesmo uma vantagem. Não só pelo HDR, até mesmo na qualidade de imagem, porque a elevada compressão do .jpeg "mistura-te" pixels onde eles não devíam ser misturados e isto cria alterações na cor, highlights indesejados, etc. Epá, mas tudo isto é muito subjectivo.

Vais ver aí pessoas como o Rui Marto (um bom "fotógrafo") e o destroyer com a Canon A710 IS que não tem .RAW e eles não se queixam mesmo nada. ;) Por isso, deixa lá ouvir mais opiniões, até porque não estou seguro quanto a qualquer possível vantagem da Z812 vs Z612. Eu próprio tive uma Canon A720 IS que só suportava .jpeg e era excelente. Daí a subjectividade.
 
Última edição:
Pá, eu era capaz de te arranjar uma Canon D30 reflex, só tem o problema de ter 3,2Mpx e lentes EF. De resto é completamente professional...
Tem punho, grip, bateria, carregador, só não tem lente, por 250€.

Um abraço.
 
Venho um pouco tarde e a más horas, mas cá vai a minha opinião. :)

As ultra-zoom têm sempre aquela vantagem da versatilidade e alcance. Tão depressa estás a tirar fotos à paisagem, como a seguir estás a fotografar aquela rapariga jeitosa do outro lado do rio (hipérbole).

Em relação à Kodak estou com o adolfo dias e com o fantasticmelga. Tem surpreendido pela positiva.

Mas no meio de tanta coisa, houve uma marca que ficou esquecida: A Canon.
Sou suspeito por ter duas e estar contente com elas, mas realmente é uma boa marca, tanto no sector profissional como no sector amador. E mais uma vez convido-te a olhar para a máquina que está em segundo na lista de um site que postaste anteriormente:
http://www.cameras.co.uk/reviews/fuji-finepix-s8000fd.cfm

Por fim, tens a FZ8 que realmente é uma máquina muito boa. A parte do Vénus é chata, mas tirando as fotos em .RAW sempre se conseguem uns resultados melhores. E para muita gente as "aguarelas" que a FZ8 faz não são incomodativas, até porque as outras também as fazem, simplesmente não exageram tanto. Ou então não fazem aguarelas, mas deixam lá o ruido todo e tu que o trates, que é o caso da minha por exemplo.

Agora só mais alguns pormenores em relação a coisas que foram ditas anteriormente e podem induzir de forma errada.

Tem um ridículo sensor 1/2.5" das compactas baratas e custa o que custa. A S6500 é MUITO melhor com um grande sensor 1/1.6" (ISOs mais elevados com menos ruído, melhor dynamic range, etc, etc, etc). E não é só o sensor.
Realmente um sensor maior é melhor, mas actualmente (e já disse isto uma vez) as compactas e bridges partilham sensores. Aliás, acho mesmo que todas as máquinas com 8Mp ou menos, excepto as Fuji S e F, usam sensores de 1/2.5 ou perto disso, quer sejam bridges (ou superzooms) ou compactas. Da mesma forma que máquinas de 10Mp ou mais, usam sensores de 1/1.6", sejam bridges ou compactas.
Isto apenas para dizer, que exceptuando a Fuji, o tamanho do sensor varia com o número de megapixeis. E essa questão da maior qualidade aplica-se quando há um sensor grande para poucos megapixeis, como é o caso das Fuji S6500, F30, F31, F40, etc...

Muito básicamente, a diferença entre .RAW e .jpeg é que o .RAW não tem compressão nenhuma e podes depois fazer HDR no Photoshop, ou seja, alterar certos valores como se o estivesses a fazer na hora, no local, no momento do disparo.
Só um pequeno pormenor: Isso chama-se processamento. O HDR é um efeito que podes fazer com o processamento, não é "alterar certos valores como se o estivesses a fazer na hora, no local, no momento do disparo." até porque aquilo que fazes com o HDR não podes fazer na hora do disparo.

Mas isto é realmente uma enorme vantagem. Com o RAW consegues posteriormente alterar exposição, contraste, sharpness, noise reduction, saturação, balanço de brancos, e muitas outras coisas que no JPEG, ou não podes alterar, ou perdes imensa qualidade se o fizeres.

Pois, nesse caso pensa bem, porque o .RAW é mesmo uma vantagem. Não só pelo HDR, até mesmo na qualidade de imagem, porque a elevada compressão do .jpeg "mistura-te" pixels onde eles não devíam ser misturados e isto cria alterações na cor, highlights indesejados, etc. Epá, mas tudo isto é muito subjectivo.
Eventualmente, quando guardares a fotografia que fizeste do .RAW, vais ter compressão na mesma porque guardas em JPEG. Podes é aplicar menos do que a máquina aplica, ou então optar por guardar em TIFF Uncompressed, mas isto ocupa bastante espaço no disco.

Vais ver aí pessoas como o Rui Marto (um bom "fotógrafo") e o destroyer com a Canon A710 IS que não tem .RAW e eles não se queixam mesmo nada. ;) Por isso, deixa lá ouvir mais opiniões, até porque não estou seguro quanto a qualquer possível vantagem da Z812 vs Z612. Eu próprio tive uma Canon A720 IS que só suportava .jpeg e era excelente. Daí a subjectividade.
Eu não me queixo da falta de RAW porque acho que a máquina faz um bom trabalho a processar a foto. Ainda por cima posso regular valores como sharpness, saturação e contraste na própria máquina antes de tirar a foto.
Sendo realista, também diria que muitas vezes a máquina faz um processamento melhor que nós. Só mesmo em situações concretas, ou depois de muita prática, é que vamos fazer um trabalho melhor (ou então alguém com muito bom olho).
E também não me queixo porque quando quero, consigo guardar o RAW da minha máquina. Dá é muito mais trabalho do que simplesmente ir ao menu e ligar essa opção.

Posto isto, se houver interesse em entrar a sério no mundo da fotografia, acho que uma máquina capaz de fazer RAW é imperativo, de preferência que tenha essa função nativa e não por meio de truques como na minha.
Se não houver esse interesse o RAW é irrelevante, pois a pessoa certamente não terá paciência para andar a processar fotos "manualmente" no computador.

Espero ter sido claro e ter ajudado. Peço desculpa pelo mega-testamento, a sério, e pelas correcções, mas pareceu-me que seria positivo fazê-las.
 
Última edição:
Rui Marto mt obrigado pelo testamento, disses-te mesmo tudo ;)
eu nao estou muito a pensar em editar fotos no pc... gosto de ver uma foto original sem edição... poderei editar uma ou outra, mas nao é uma das minhas preocupaçoes. O RAW sem ser para ediçao, vê-se alguma diferença a olho nu para uma imagem idêntica em JPEG ?
Se não se ver essa diferença penso que nao irei pela Z8 pois não estou para remover o ruido com software, se for assim tão exagerado como dizem... e á noite com pouca luz a situação deve piorar certamente...

Quanto a esse kit que o fantasticmelga falou, completa o que me faltava na kodak (á excepção do RAW, mas isso não é tao importante) e pelas imagens parece que faz o trabalho .

Neste momento estou mais virado para a kodak com o kit macro :)

obrigado pelas opiniões dos dois :)

cumps!
 
Tudo o que foi dito até aqui é verdade, sublinho que se te interessares por fotografia mais tarde, podes sentir falta do *.RAW.

E respondendo à tua pergunta, sim, nota-se muita diferença entre uma fotografia em jpeg e em RAW, dá um salto ao site dpreview.com.

O RAW permite que sejas tu a converter para jpeg ou outros formatos. Ou seja, acabas por ficar com um ficheiro com compressão mas o que acontece é que podes ser tu a fazer o tratamento da imagem como bem entenderes, dando-te possibilidade de ser mais criativo ou perfeccionista por exemplo.

É apenas mais uma opção, e tomando como por exemplo o campo profissional, é usado mais em paisagens e nocturnos, do que em retratos e fotojornalismo, que já não há tanto essa opção. Por isso não tens que estar sempre a fotografar em raw, até porque ocupa-te tempo e espaço.
Se não sentires essa necessidade e estiveres convicto que não vais ter mais tarde, não vale a pena te maçares com isso ;)

Quanto à kodak, a Z612 tem alguns problemas, no youtube assustei-me um pouco com as recorrentes avarias no aperture, como barulho e coisas semelhantes.
Já o modelo Z812 parece estar livre desse problema, penso eu.
 
Quanto à kodak, a Z612 tem alguns problemas, no youtube assustei-me um pouco com as recorrentes avarias no aperture, como barulho e coisas semelhantes.
Já o modelo Z812 parece estar livre desse problema, penso eu.

Pelo que eu li quando andei a comprar a minha z612, a z812 tem um som muito mau no video.
E em ambas (z612 e z812) se houve muito ruido quando se utiliza o zoom no video.
Eu comprei a minha consciente desse facto porque só a utilizo para videos quando o rei faz anos e apenas por curiosidade.

Atenção que a z812 não trás bateria nem carregador. Tens que a comprar à parte. A z612 já trás as duas coisas. Acho que ambas as máquinas não se dão bem com normais pilhas AA recarregáveis.

Outra coisa a z612 só vai até iso400 (também faz iso800 a 1.1mp) a z812 já vai mais alto. Creio que a 812 tem a mais em relação à 612 é o iso mais elevado, mais dois megapixeis, e o video hd.
A 612 também não pode levar lente grande angular e a 812 acho que já pode.

Quanto ao video e ao dois megapixeis a mais dispenso perfeitamente, só gostava que chegasse a iso800 com toda a resolução e que levasse a grande angular.
 
Última edição:
sim, ja sei que a z812 tem um som mauzinho... mas tambem nao vou usar para videos, uma vez ou outra... bateria e carregador é chato comprar a parte.. mas la farei o esforço...

De resto a máquina cumpre o que peço melhor que as outras pelo mesmo preço... com o kit para macro.
cumps
 
Back
Topo