máquina até 200/250€

O RAW sem ser para ediçao, vê-se alguma diferença a olho nu para uma imagem idêntica em JPEG ?

Notar, notas de certeza. Agora se para melhor ou para pior, já depende.
Há máquinas que fazem um processamento muito bom por elas próprias, e há máquinas que deixam algo a desejar.
Há pessoas que têm prática e olho que conseguem um processamento melhor pelas mãos delas, e há aquelas pessoas que mais valia estarem quietas.
 
alguém me explica o que isto quer dizer:

f2.8-f4.8/5.8mm-70.2 mm (36mm-432mm equivalent)

cumps

Está relacionado com o alcance da máquina. Quanto menor for o primeiro número, mais angular, por grande angular entende-se a expansão do campo de visão, "tipo wide dos monitores", não será bem isso mas no fundo é isso que representa.
Quando maior for o segundo número, neste caso 432mm maior será o alcance de longa distância, no fundo está relacionado na proporção directa com o zoom, maior zoom, maior será o valor.

Os valores "per se" terão a sua explicação mais elaborada mas não me parece que seja isso que pretendas ;)
 
f2.8-f3.3/6-72mm (36-432mm 35mm equivalent)
f2.8-f4.8/5.8mm-70.2mm (36mm-432mm equivalent)

entao e entre estas duas, qual a que tem maior angular ? a 2º ?
pelo primeiro numero refereste a qual ? este ? f2.8-f3.3/6-72mm (36-432mm 35mm equivalent)

cumps
 
Ambas começam nos 36mm, por isso de grande angular partilham a mesma dimensão.
Os valores seguídos do F, está relacionado com o Aperture.
Dá uma vista de olhos aqui para perceberes melhor de que se trata.
 
O número é realmente esse que assinalaste a vermelho, mas tens que te guiar é pelas distâncias focais equivalentes a 35mm. Neste caso, como o |ferrari| apontou, a grande ângular de ambas é 36mm.
 
hum.. ja percebi :)

agora que entendi isso vi que a fuji s8000 tem uma angular maior que a kodak z812:
27mm - 486mm fuji
36mm - 432mm kodak

é uma diferença muito grande ?
 
depois de voltar a ver as specs da fuji comparadas á kodak:



fiquei a pensar porque não ma recomendam estando ela ao mesmo preço da kodak, 250€...
tendo uma angular maior, mais zoom e macro melhor que era o mais importante para mim..
Foto de noite (muiiiiiito grande)


em algumas reviews comprama-na á canon S5 e lumix z18...


cumps
 
Última edição:
hum.. ja percebi :)

agora que entendi isso vi que a fuji s8000 tem uma angular maior que a kodak z812:
27mm - 486mm fuji
36mm - 432mm kodak

é uma diferença muito grande ?

É. A Fuji tem muito mais grande angular e consegue um pouco mais de tele. Mas porque tem muito mais zoom (18x contra 12x) e isso implica uma perda na qualidade de imagem.

depois de voltar a ver as specs da fuji comparadas á kodak:



fiquei a pensar porque não ma recomendam estando ela ao mesmo preço da kodak, 250€...
tendo uma angular maior, mais zoom e macro melhor que era o mais importante para mim..
Foto de noite (muiiiiiito grande)


em algumas reviews comprama-na á canon S5 e lumix z18...


cumps

A S5 IS é uma bridge com muito menos zoom, já a FZ18 é comparável.
A razão pela qual ninguém a recomendou foi porque o zoom enorme provoca uma perda de qualidade significativa.
 
E (continuando na S8000 fd) também porque o sensor é pequeno para tanto megapixel e pensei que estivesse bem mais cara. Sendo ela bem mais cara do que a Kodak (como eu pensava) era uma má opção. Para além disso a lente da Kodak é muito melhor e já pudeste ver numa das reviews que em foto nocturna a máquina tira excelentes fotos. Se a S8000 fd está ao mesmo preço da Kodak, as coisas mudam de figura, mas no geral vais ficar mais satisfeito com a qualidade de imagem da Kodak.

S8000 fd = Purple fringing (uma coisa horrível que só dá para remover por software), aberrações cromáticas, corner softness (cantos desfocados) e distorções do género. Kodak = imagem muito limpa sem essas distorções e aberrações por causa da excelente lente.

Eu entendo o teu dilema, mas eu para a S8000 não ía. Fala quem tem uma Fuji S9600 com um sensor e lente bastante superiores, mas que não gosta de ver aberrações cromáticas e purple fringing e se nesta lente se vê, na lente da S8000 fd muito mais.
 
hum.. pois as fotos do meu telelmovel têm sempre isso :P
pois eu pensava que estaria mais cara tambem, mas está ao mesmo preço, e a kodak tenho de comprar carregador mais bateria (+50€) e o kit macro (+20 min) que passa os 300€ !

quanto ao purple fringing, nas fotos que vi nem achei muito.. comparei-a a uma s9000 e pelas imagens esta até tem mais:
s8000


s9000
 
Última edição:
E (continuando na S8000 fd) também porque o sensor é pequeno para tanto megapixel (...)

Eu entendo o teu dilema, mas eu para a S8000 não ía. Fala quem tem uma Fuji S9600 com um sensor e lente bastante superiores, mas que não gosta de ver aberrações cromáticas e purple fringing e se nesta lente se vê, na lente da S8000 fd muito mais.

A S6500 e a S9600 é que tem um sensor grande para o número de megapixeis, não são as outras que têm um sensor pequeno. Mesmo a S9600 já não é nada de exagerado como era a S6500.

E por acaso, o sensor da S8000fd até é maior, e tem menos megapixeis, que o da Kodak.
 
pl4za, claro que tem muito mais purple fringing porque o contraste com o céu queimado é muito maior que na outra foto. Se visses fotos iguais rigorosamente com a mesma luminosidade e enquadramento ías ver que a S8000 se portaría bem pior. Mas coitado do gajo que tirou essa foto com a S9600. Deu pena. Tería muito que aprender a trabalhar com ela. lol :D

Mas olha, nesse caso e ficando ainda 50 euros mais barato então avança com a S8000 fd, que a esse preço é uma boa compra :)

E por acaso, o sensor da S8000fd até é maior, e tem menos megapixeis, que o da Kodak.
Ai é? Isso não sabía.
 
Última edição:
pl4za, claro que tem muito mais purple fringing porque o contraste com o céu queimado é muito maior que na outra foto. Se visses fotos iguais rigorosamente com a mesma luminosidade e enquadramento ías ver que a S8000 se portaría bem pior. Mas coitado do gajo que tirou essa foto com a S9600. Deu pena. Tería muito que aprender a trabalhar com ela. lol :D
É verdade. :) Uma tem o céu queimado, a outra não. Agora se isso foi culpa de quem tirou a foto ou do metering da máquina, depende do modo em que tiram a foto. Acho que por norma eles tiram estas fotos em full auto sem mexer em nada, e aí é o metering que faz tudo.

Ai é? Isso não sabía.

Fuji S8000fd - Sensor de 1/2.35" e 8.0Mp
Kodak Z812 - Sensor de 1/2.5" e 8.3Mp
 
Olha que não tinha reparado nisso, estava convencido que era um 1/2.5".

É, aquilo foi o trabalho do metering em Full Auto e sem ele sequer procurar uma melhor exposição, tipo subir um bocadinho e usar o AE-L. É uma pena ele não fazer esses pequenos e rápidos ajustes quando tira as fotos, porque para quem vê parece uma comparação injusta, dado as fotos serem no mesmo local e as pessoas poderem pensar que é o melhor que a máquina faz. Se eu nunca tivesse olhado para uma máquina digital na vida, não percebesse nada mas quisesse algo mais exigente para futuro e visse essas 2 fotos, comprava a S8000 fd convencido que chegava e sobrava.
 
Eles nos testes têm que ser imparciais, não podem andar a dar compensações nem fazer AE-Lock, porque o metering da máquina também está a ser posto à prova.
E se fizerem isso devem indicar quantos EV é que foram dados para que saibamos por quantos é que o metering da máquina iria "falhar".
 
já agora depois de ler todo o vosso post, entre :

- z812 (kodak)
- fz8 (panasonic)
- s5700 (fuji)

o que acham que seria mais viável de comprar gastando pouco e tendo boa qualidade?

cumps
 
Back
Topo