1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Máquina até 300€

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por PVieira, 11 de Março de 2008. (Respostas: 24; Visualizações: 1564)

1. Visto que o tópico do guia de compras está algo desactualizado poderiam dar-me uma ajuda?
    Utilizador amador que quer aprender sobre fotografia e começar a trabalhar com modos manuais..

Abraço

2. Drekas

Drekas [email protected] Member

3. Canon S5 IS pode ser uma opção a ter em conta. Mas se queres mesmo bom, Fuji S9600. Com sorte arranjas perto dos €350. Não falo da Fuji S6500 porque esta já não há em lado nenhum, senão sería a máquina ideal para o teu orçamento.

EDIT: Antes de perguntares, Fuji S8000 é uma MÁ opção.

Última edição: 12 de Março de 2008
  4. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

A S6500 ainda consegues encontrar a menos de 300€, tens que procurar um bocadito, mas ela anda aí, e por 300e continua a ser a maquina a procurar.

Se estiveres disposto a ir para o ebay e maquinas usadas, eu recomendo vivamente que procures a Sony Cybershot DSC-R1, é dificil de encontrar, mas acredito que neste momento seja possivel encontrar a maquina por volta desse valor. Acho que é preferivel esta Sony às Fuji s6500/9600.

Se queres mesmo comprar novo, e não quizeres ter o trabalho de procurar uma fuji s6500 à venda, então, tens algumas soluções menos interessantes, como a [250€] Panasonic Lumix FZ8, ou a [350€] canon S5IS (que tem uma lente mais fraquita que a panasonic, mas que se safa menos mal [e deixo claro que é menos mal] em high ISO).

Não te deixes levar pela aparencia simpatica de modelos como as Sony cybershot DSC-H7 ou H9.
    O zoom da olympus SP550 também pode parecer tentador, mas a maquina não é grande espingarda.

Mas, acredita, ainda vale bem a pena procrar uma s6500 à venda. e quando deixar de valer, eu deixo de a recomendar para compra, com oestá na thread em sticky. Infelizmente, não vejo nenhum modelo à altura para a substituir, so se a s9600 cair para os 300€ (e eu acredito que caia até ao inverno)

5. Não sabía disso da Sony Cybershot DSC-R1. Deixaste-me completamente curioso. Vou ver umas reviews disso.

EDIT: xiii... um sensor APS-C!!! Como é que eu não sabía disto? :wow:
    Vou continuar a ver as reviews, especialmente por causa da lente...

Última edição: 13 de Março de 2008
  6. Koncaman

Eu tenho uma R1, e sinceramente, não quero outra coisa.
    não a trocava por uma 400d + 18-55 de certeza.

o EVF é porreiro (235200pixeis, salvo o erro), e grande - para mim, foi uma grande surpresa - o LCD é movel, e apesar de não ter grande resolução, tem boa qualidade. focus by wire, a lente so não é grande coisa para macro, mas é irrepreensivel em toda a gama de focais, desenrrasca-se bem até ISO800, ISO1600 dificilmente produz alguma coisa seria para impressão. e ISO3200 nem experimento, se bem que se se baixar um bocado a resolução, talvez ainda sirva para qualquer coisa, nunca experiemntei.
    wide angle de 24mm, boa autonomia, enfim... não é uma maquina que se encontre muito facilmente, sem ser no ebay, e mesmo assim, bons negocios são complicados. Eu comprei a minha no ebay, a um madeirense, até combinei entrega em mão na altura do rally de portugal...

Enfim, se puderem, eu recomendo.

a ergonomia da maquina é bastante porreira, o punho é excelente... a posição do LCD pode ser um problema para alguns.
    Mas a maquina usa-se bem com o LCD fechado (so com EVF).
    enfim, ja a tenho ha quase 1 ano, custou-me 500€, e acho que ainda não me deixou ficar mal... e se deixou, a culpa foi do fotografo :P

a focagem não é propriamente rapida (nem se podia esperar que fosse para uma maquina que foca por contraste), mas para quem usa focagem manual, não deve ser grande drama. Os modos continuos, para quem precisa deles, são bastante decepcionantes (so capta 3 imagens a +/- 3fps - é um derivado do modo braketing, mas sem alteração da exposição)

Última edição: 13 de Março de 2008
  7. adolfo dias

adolfo dias Power Member

a R1 foi a melhor máquina alguma vez feita pela sony e continua a n dever nd a slr's de entrada.
    só n teve mais sucesso por ser uma máquina que nc teve uma grande posição de mercado pelo preço que custava.
    fizeste uma grande compra sim sr

8. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Acho que se a Sony tivesse fechado os departamentos todos e ao longo destes anos apenas fosse mudando a imagem da R1, por esta altura tinha melhores máquinas do que agora, e a R1 já estaria a um preço de arrumar qualquer outra para o lado. Por acaso ainda andei a ver uma V ou L ou lá o que era, mas o sensor acho que já era 2/3" e a ISO400 já enchia tudo de ruido. A R1 nunca a encontrei à venda.

9. Epá, fiquei "chocado" com esta máquina!

Só que, no ebay, não encontrei a menos de €550 nova. Quanto a negócios há muito poucos e não encontrei 1 que enviasse para Portugal. Uma pena, porque se arranjasse isto a uns €300 metía-lhe já a mão.

10. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Sim, a R1 é a melhor maquina não-SLR feita pela Sony.

Agora que se meteram nas SLR, duvido que lancem mais bridges/SLR-like ao estilo da R1 ou F828. Devem ficar-se pelas superzoom H séries.

11. Isto (nova - perto de €600) ou a Fuji S100 fs? :D

12. adolfo dias

adolfo dias Power Member

devia ser a f828 ou f717
    tb conseguiram ser boas máquinas no seu tempo. gostava particularmente do facto de n terem um lcl manobrável, mas sim um corpo manobravel :lol:
    vi o ano passado uma R1 numa fnac na secção de usados por 800€

13. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Sim, era capaz de ser isso, mas sabendo o que era a R1 fiquei desiludido com essas. É como digo, a Sony devia ter continuado a fabricar só a R1 e o resto do tempo dedicava à pesca. :)

Agora a minha posta, uma máquina porreira até 300€ é a Canon SX100.

14. É impressão minha ou a R1 não tem ajuste dióptrico?

15. LipSlide

LipSlide Power Member

Tenho ainda uma Sony F828, foi a minha primeira maquina decente.
    Hoje utilizo apenas DSLRs de gama média (40D e D200) e continuo a achar a F828 uma câmara absolutamente espectacular e de uma versatilidade incrível.
    Vale mesmo a pena!

16. Blackpt

Blackpt Power Member

17. Koncaman

tem, em baixo do eyecup.

a f828 é uma maquina bastante porreira (quando comprei a R1 estive indeciso, entre a f828 e a r1), especialmente pela versatilidade da lente. grande zoom, e grande luminusidade. pena é um bocado de purple fringing.
    mas a nivel de handling, gosto ainda mais da f828 que da R1

18. Obrigado koncaman :)

Mas olha, estive a ver uma excelente review da F828 (dpreview) e fiquei com a impressão que aquilo faz muito ruído (ao contrário da R1 e o que muito me admirou dado ter um 2/3").

Compravas a F828 em vez da S6500? Eu devería ter visto mais que uma review, mas sendo noisy, perdeu logo o interesse...

Última edição: 14 de Março de 2008
  19. Koncaman

depende...
    pessoalmente, gosto mais da utilização da f828 que da s6500... os menus são mais intuitivos, e a lente é mais versatil (as aberturas são extraordinarias), a disposição dos controlos parece-me mais simpatica... enfim

Mas so comprava a f828 se passase a maior parte do tempo a fotografar com luz (se bem que a focagem por holograma da f828, torna-a irrepreensivel na focagem com pouca luz).
    A maquina também compensa um bocado os resultados fracos acima de ISO400 com as aberturas que consegue, por isso, talvez seja possivel, alguma exposição razoavel em telephoto, com ISO400, sendo que para obter os mesmos resultados no tele da fuji, terias que subir um bocado mais o ISO.
    a combinação lente/sensor na fuji também resulta melhor.

claro que a utilização de aberturas tem compromissos no DOF, mas pronto...

enfim, depende do uso que se pretende dar

Última edição: 14 de Março de 2008
  20. Pois, eu não gosto de fotografar indoor com flash, especialmente pessoas (mais específicamente crianças) e aí a Sony vai-me obrigar a um tripé, o que para fotografar crianças é complicadíssimo, como sabes (não param quietas).

Mas outdoor existe muita diferença na qualidade de imagem para a S6500? É que pelo que me apercebí pelas fotos a R1 fotografa com aquela nitidez impressionante da Nikon D40, enquanto que esta me deixou na dúvida.

Partilhar esta Página