Máquina até 600€

Por acaso na garrafeira onde tirei a foto dos barris que tenho na galeria o tecto ate' era branco, mas não havia flash na atltura... lol

Sortudo! Nesse caso, ISO 400 e bota lá flash! Não mata totalmente a luz dos candeeiros e enche bem as sombras.

não sei ate' que ponto não havera color cast se fizeres bounce nas madeiras ou tambem podes tentar aldrabar o WB... :p

Garanto que tens color cast. E color cast acastanhado não é nada bonito de se corrigir.
 
para garrafeiras compra-se um tripe e siga pra bingo :P

se nao kerem tripe: uma lente com boa abertura e uma makina com pouco ruido em ISOs altos.
 
se a garrafeira for dele, pode ter o tripe encostado a uma parede. se andar a visitar garrafeiras, pode ter o tripe dentro do carro. tripe e uma ferramenta como o flash, neste caso mais util.
 
Sortudo! Nesse caso, ISO 400 e bota lá flash! Não mata totalmente a luz dos candeeiros e enche bem as sombras.
Sim, não mata totalmente, dependendo também da velocidade que uses. Mas como disse, na altura não tinha, por isso foi mesmo ISO1600 e viva a 40D. :p

Garanto que tens color cast. E color cast acastanhado não é nada bonito de se corrigir.
A ideia do color cast não era ser corrigido, mas sim para tentar aproveitar para o tal ambiente que estavas a dizer que se perdia com a luz do flash.

Pá, não sei se sou só eu, mas tripé é a coisa mais fora de todo o sempre, odeio andar com isso atrás, seja para o que for ...

X2!!!

se a garrafeira for dele, pode ter o tripe encostado a uma parede. se andar a visitar garrafeiras, pode ter o tripe dentro do carro. tripe e uma ferramenta como o flash, neste caso mais util.

Mas também muito mais inconveniente.... O peso do teu tripé é o equivalente a 10 flashes.
 
Já agora, algo que todos se estão a esquecer, é que uma 50mm numa máquina destas é uma lente bastante fechada, e em espaços apertados isso vem ainda mais ao de cima.

O ideal mesmo é uma 35mm f/2, ou ainda mais abaixo. Claro que se a Sigma ainda se arranja por 300 euros, daí para baixo os preços começam a escaldar ...
 
Última edição:
sim, mas mantens completamente a tonalidade caracteristica do ambiente, uniformemente em todo o plano, e podes usar a abertura e a lente que quiseres. e se kiseres falar em custos um tripe sai mais barato do k uma lente wide com alta abertura ou mm k um flash ;)

claro k o flash e mais versatil em N situacoes, mas nesta situacao especifica o tripe parece-me a ferramenta mais adequada.

as pipas nao andam a mecher dum lado para o outro :lol:
 
Última edição:
A ideia do color cast não era ser corrigido, mas sim para tentar aproveitar para o tal ambiente que estavas a dizer que se perdia com a luz do flash.

Se estiveres a fazer bounce numa parede branca, podes usar um gel para equilbrar a cor com as lampadas do local. Se as lampadas locais forem incadescentes até podes nem equilibrar, e ficar com elas a dar uma tonalidade mais quente (normalmente até fica bem se o flash estiver "quase" a matar a luz das lampadas).

Agora se estiveres a fazer bounce em algo castanho, aquilo dá um cast horrivel (cor da m...). Pelo menos da última vez que tentei acabei por desistir de usar o flash e meter o ISO a 1600...
 
mas tripé é a coisa mais fora de todo o sempre

Se calhar é porque usas daquelas sucatas da Vivitar. Compras um Manfrotto (ou outro tripé "em condições") e deixas de pensar assim :-) (passa a ser apenas "um bocado" fora).

Enquanto que com meu tripé de 25 euros cada vez que o usava apetecia-me atira-lo ao chão e saltar em cima dele (especialmente cada vez que o *** me mordia os polegares), o Manfrotto até dá um certo prazer em manusear. Claro que aquilo pesa, e estorva e da nas vistas, mas à parte disso funciona que nem um relógio.
 
Se calhar é porque usas daquelas sucatas da Vivitar. Compras um Manfrotto (ou outro tripé "em condições") e deixas de pensar assim :-) (passa a ser apenas "um bocado" fora).

Enquanto que com meu tripé de 25 euros cada vez que o usava apetecia-me atira-lo ao chão e saltar em cima dele (especialmente cada vez que o *** me mordia os polegares), o Manfrotto até dá um certo prazer em manusear. Claro que aquilo pesa, e estorva e da nas vistas, mas à parte disso funciona que nem um relógio.

Não digo que não tenhas razão, mas para orçamentos curtos o que pago por um tripé desses compro uma lente nova :\ ... São prioridades, também, vá.

Mas nunca me senti à vontade com tripés, é a verdade ...
 
compras um excelente tripe por 150€, k lente compras por 150€? so se for a 50mm 1.8, k tb axo ser e tele demais para uma adega...
 
calma, comprou em segunda mao ;)

estamos a falar desta situacao particular, fotografar uma adega.

se formos a ver compras um tripe por 19€ :P

com 600€ compras uma makina com lente de kit + tripe. e faz o k se ker, sendo tb util para umas panoramicas ao domingo a tarde na serra (k nao resolves com lente com grande abertura ou flash) :)
 
mas para orçamentos curtos o que pago por um tripé desses compro uma lente nova :\ ... São prioridades, também, vá.

Ora nem mais. Cada qual sabe porque ordem compra o seu material. O Manfrotto tb foi a minha aquisição mais recente. Ate então o Vivitar de 25 euros lá teve de desenrascar. Ainda acho que um tripé, tal como um flash externo, é daqueles accessórios essenciais, mas sinceramente acabei por dar muito pouco uso porque é muito difícil e inconviente de usar apesar de ser bastante mais leve que o Manfrotto.
 
Back
Topo