1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Maquina boa macro

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por robsgil, 29 de Maio de 2008. (Respostas: 64; Visualizações: 5414)

1. robsgil

robsgil Power Member

Olá! Ando a pensar adquirir uma maquina. Desde já alerto que não tenho experiencia com a fotografia. Porém, a minha profissão (medico dentista) obriga me a adquirir uma maquina, que me permita tirar fotos com elevado detalhe! Não quero máquina para andar a tirar a paisagens nem coisas do genero! é apenas para clínica! E tb n queria gastar mt dinheiro!
    Será que me podem ajudar?
    Desde ja agradeco

2. tetsuo

tetsuo 1st Folding then Sex

Acho que esta é a solução mais indicada para a necessidade aqui exposta

400D mais 60mm Macro

3. robsgil

robsgil Power Member

antes de mais, obrigado pela ajuda...de facto, parece me optima, mas é extremamente elevado o seu custo! acham que com uma bridge não ficaria bem servido?

4. adolfo dias

adolfo dias Power Member

5. robsgil

robsgil Power Member

eu tinha em mente uma destas:

FUJI FinePix S5800

FUJI FinePix S8000 fd

FUJI FinePix S1000fd

CANON PowerShot A720 IS

SONY Cyber-shot DSC-H10

PANASONIC Lumix DMC-FZ8

q acham??

6. apocalypto

apocalypto Power Member

Eu vou comprar a FZ8, se bem que tive inclinado para a Sony H10. Dessas todas, penso que é a mais pequena e é bastante bonita, mas segundo algumas opiniões de colegas do fórum, a qualidade das fotos não é a melhor.

7. robsgil

robsgil Power Member

entao, pq vais para essa?

8. apocalypto

apocalypto Power Member

Pelas reviews que li, e porque me disseram aqui que essa seria a melhor escolha.

9. apocalypto

apocalypto Power Member

Também gosto bastante da FUJI FinePix S1000fd, mas o facto de não ter estabilizador de imagem, lixa tudo...

10. robsgil

robsgil Power Member

a fz8 tem macro?

11. apocalypto

apocalypto Power Member

12. robsgil

robsgil Power Member

FUJI FinePix S8000 fd

FUJI FinePix S1000fd

CANON PowerShot A720 IS

SONY Cyber-shot DSC-H10

PANASONIC Lumix DMC-FZ8

uma ja exclui, a S5800, parece m basica demais...de resto, qual aconselham, para o efeito em cima descrito?
    desde ja agradeco

13. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Canon A720is...foca o assunto (dente!!!) até 1 cm. Tenho uma, utilizo muito o macro e gosto bastante! E é baratinha...

14. edumad

edumad I fold therefore I AM

Se e mesmo a serio para a profissao, entao:
    LINK
    O price tag e que nao e nada convidativo, mas vem num pacote prontinho e completo.

Ha alguns sites acerca do assunto, mas parecem ser basicamente vendedores a dar umas poucas dicas. Ha com certeza tecnicas especificas, pelo que procurar na net um forum ou site ou livro acerca do assunto deve ajudar imenso.
    Os kits que se veem a venda sao DSLR de entrada: 400D 450D, D40,D80, ou entao as Canon G7/G9.
    Mesmo esta ultima sera um bocado cara para ti.

Das maquinas que referes sugiro a Canon 720 (1) ou a Pana FZ8(2).

Gostava de referir tambem que tambem se pode ir por...
    Uma Olympus ou Pentax de entrada (porque tem estabilizacao de imagem incorporada) mais uma lente destas:
    105/2.8 1:1 Macro - existem versoes Kiron, Lester Dine e Vivitar Series 1. Todas elas soberbas, todas feitas pela Kiron. Produzidas nos anos 80, completamente manuais. Encontram-se a venda na ebay por cerca de $300. Uma Galeria do que estas meninas conseguem fazer.
    Consegues os mesmos resultados ou melhores dos que os kits a venda mas com um preco mais agradavel (bastante mais).

Isto acho que nao sera boa alternativa, porque exige alguns conhecimentos e 'a vontade com fotografia.

Boa sorte.

15. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Escolhe a canon A720IS. tem um optimo macro. Muito bom. É barata e tudo.

16. Andre_pais

Andre_pais Power Member

17. robsgil

robsgil Power Member

desde ja agradeco pela ajuda. Estive a verificar, e a fuji s8000fd, tb tem distancia macro de 1cm, e apresenta maior zoom optico...n sera esta ultima melhor q a canon A720is?
    Já exclui as outras...Agr a dúvida reside nestas duas: Fuji S8000fd ou Canon A720is.

18. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não porque macro não é só focar perto. O que interessa no macro é o quanto consegue ampliar.

E isso do zoom é um engano para leigos. O que conta na lente é a distância focal (os mm da lente) e enquanto a lente da S8000fd começa nos 27mm, a da Canon A720IS começa nos 35mm. Por isso quando tiras uma foto à mesma distância, a Canon amplia mais que a Fuji.

Outro pormenor é que quando focas muito perto (1cm por exemplo) não podes sequer fazer zoom, por isso mais uma vez, o zoom a mais, se mostra uma inutilidade.

Mas também posso-te dizer, como pessoa que já esteve na "cadeira" e que já viu bem no que esse tipo de fotos consiste, só te posso dizer que vale a pena investir numa máquina em condições.

Isto porque a iluminação é péssima. Estás numa sala que já por si não tem grandes condições para fotos (nos interiores a luz é sempre pouca), e ainda por cima vais estar quase a fotografar com a máquina dentro da boca da pessoa, que além de embaciar a lente com a respiração, ainda te faz mais sombra para aquilo que queres fotografar.
    Depois estás tão perto, que só com um flash próprio para Macro é que consegues iluminar como deve ser a boca das pessoas.

Se não queres gastar muito dinheiro, o meu conselho é comprar um corpo usado, não precisa ser nada por aí além, o mais barato que se encontrar serve.

Depois juntar uma lente própria para macros. As 100mm Macro, permitem fazer excelentes macros a cerca de 1m de distância do objecto. E como uma lente destas ainda custa uns 400/500€, também é boa ideia procurar lente usada ou então as tais lentes manuais, antigas, que são excelentes. Aliás, acho que a Pentax tem uma 70-210mm Macro, que foca a uns 40cm, é um sonho de lente! E é barata porque é manual...

Por fim, o flash anelar, para macro, é sempre o mais indicado. Os outros flashes provocam sempre zonas com excesso de luz. Há que ter muita atenção em relação a isso porque os dentes são brancos e facilmente se fundem numa "mancha" branca sem detalhe nenhum. Não sei o preço de um flash destes, mas uma marca "branca" deve ter isso barato e também são muito fáceis de se fazer em casa.

Última edição: 30 de Maio de 2008
  19. robsgil

robsgil Power Member

bem sei q o ideal seria uma maquina slr, com lente macro. Porém, actualmente n disponho de orçamento para tal gasto! Olha, tenho um amigo, tb médico dentista, que possui uma fuji s5700, e digo-te, porta-se mta bem para a maquina que é! Claro, as imagens n s comparam com uma slr, mas da para o gasto. Quanto a isso de embaciar, nos tems os nossos truques: enquanto se tira a foto à cavidade oral, direcciona-se o jacto de ar!

20. tetsuo

tetsuo 1st Folding then Sex

Então se é para desenrascar compra a s5800 que é a nova versão da s5700.

Um dia quando tiveres dinheiro para investir numa coisa melhor, uma slr com lente macro dar-te-á outros resultados.

Partilhar esta Página