Maquina boa macro

Olá! Ando a pensar adquirir uma maquina. Desde já alerto que não tenho experiencia com a fotografia. Porém, a minha profissão (medico dentista) obriga me a adquirir uma maquina, que me permita tirar fotos com elevado detalhe! Não quero máquina para andar a tirar a paisagens nem coisas do genero! é apenas para clínica! E tb n queria gastar mt dinheiro!
Será que me podem ajudar?

Para uma aplicação tão específica, acho que fará mais sentido perguntar aos teus colegas dentistas o que usam. Uma pesquisa pela net deu-me com muitos produtos genéricos adaptados do tipo DSLR + lente macro + ring flash, tal como aqui já foram referidos, e alguns muito específicos como este.

Uma coisa é fazer fotografia macro de plantas ou formigas como hobby, outra coisa muito diferente é fotografia macro quando do outro lado está um cliente a pagar pelo serviço, ainda por cima numa posição pouco confortável.
 
olha...se quiseres investir numa slr, optimo...mas compra logo de seguida objectiva macro...se n quiseres opta por uma bridge, q out of the box faz fotos mt boas nessa area! Por experiencia propria, tenho 1 s5800 e 1 fz8. Ambas produzem fotos mt boas! Antes de ter o iluminador anelar, as fotos, sobretudo as tiradas em pim, notava que em posterior ficavam com mta sombra! Agr com o iluminador...5estrelas! Tens na soligor por 90eur!
 
tens os dentes k servem para calibrar o white balance :P

Para a aplicação que é, acho que não se quer calibrar o WB pelos dentes, antes pelo contrário! É preciso usar um WB fixo para todas as fotos para poder comparar a cor dos dentes. Por exemplo, para registar a evolução de um tratamento de branqueamento. Até há umas escalas normalizadas para isso. Os médicos dentistas presentes respondam: tou certo?
 
o k keria dizer e k os dentes sao o elemento mais neutro dentro da boca para um "WB on click"...

mas tb podem incluir numa das fotos na boca um objecto qualquer k saibam exactamente a cor, dps e so acertar...
 
Enfiam um cartão de cinza standard pela goela abaixo... lol

Mas falando mais a sério, podem colocar um cartão desses dentro da boca, assim do tamanho daquelas placas que se usam para os raio-x. Depois no software em PP é só pegar na WB tool e dar um click no cartão.
 
nem precisa ser em todas as fotos, basta na primeira, as restantes n devem fugir mt dali.

Na primeira foto, no dia de estreia do equipamento, faz-se um preset de WB e usa-se esse sempre. Assim até dá para seguir um workflow JPEG.

Mais ainda: depois de acertar a iluminação (que terá de ser a mesma todos os dias -- sem flash não estou a ver que isto seja possível) usaria o modo M sempre com os mesmos valores de exposição.

Isto porque, no meu entendimento, para esta aplicação interessa mais uma exposição "regular" (que dê para comparar fotos diferentes em pé de igualdade) do que uma exposição esteticamente "correcta".
 
Por experiencia minha e da que tenho por habito ver e ouvir os professores na faculdade a falar o melhor e sem duvida um flash ring (daqueles redondos de macro) para acoplar a uma bridge (que tenha esse suporte) ou comprar mesmo uma slr. Na faculdade nao e exemplo mas temos a ja mt tempo uma canon 20D, com um flash desses e 2 objectivas de macro mesmo... mas o preço do conjunto foi muito proibitivo... eu pessoalmente para os meus casos tenho uma Canon G6 ja com quase 4 anos que se adapta bem ao serviço, so lamento que seja muito lenta a gravar em RAW, mas consigo tirar umas coisas engraçadas sem flash pois tem F 2.0-3.0... mas la esta nao da para comparar a nitidez dos meus 7mp para os 6mp da 20D...
 
Sendo aquela luz da cadeira uma luz móvel, não me parece que consigas ter uma exposição sempre regular sem recurso a flash.

qd s trata de pre molares para tras, torna se mt dificil fotografar com a luz da cadeira! faz mta sombra! o melhor mm é sar um iluminador anelar! Mas s n tiverem, usem aqueles difusores com caixa de rolo de filme fotografico para fotos de dentes anteriores, e apontem a luz para os espelhos laterais em fotos de dentes posteriores.
 
qd s trata de pre molares para tras, torna se mt dificil fotografar com a luz da cadeira! faz mta sombra! o melhor mm é sar um iluminador anelar! Mas s n tiverem, usem aqueles difusores com caixa de rolo de filme fotografico para fotos de dentes anteriores, e apontem a luz para os espelhos laterais em fotos de dentes posteriores.

As vezes a luz pode não ser "branca" mas sim amarelada, ou com os led's azulada. Mas a técnica dos espelhos tambem e boa sem duvida.:x2:
 
Também preciso de comprar uma máquina para fotografar a cavidade bucal.
Tenho um amigo que tem uma CANON 350D com uma objectiva 100mm 1:2.8 e com um flash Canon Macro ring lite MR-14EX que tira excelentes fotografias.
Como esta máquina é já uma pouco "antiga", digo eu que não percebo nada disto, estava a pensar comprar uma que a ***** tem em promoção:

CANON EOS 1000D com uma objectiva SIGMA 18-200mm (499,00€)

Que acham?

Quanto ao flash teria de comprar a parte devido ao elevado custo do da CANON (entre 500,00€ e 600€) tentei encontrar uma mais barato e encontrei um da SIGMA (385,00€) aqui:

http://www.*****.pt/d.aspx?i=133852

Que acham?

Obrigado pela ajuda e se tiverem sugestões melhores agradeço
 
A Canon 350D dá perfeitamente. Aliás, qualquer SLR dá... o importante aqui é a lente. Com essa sigma 18-200 não consegues fazer o mesmo que com a 100mm macro do teu amigo. Ias precisar de uma lente macro (igual à do teu amigo ou outra macro qualquer, como a Tamron 90mm f/2.8 ou a Sigma 105mm f/2.8).

A maior desvantagem da 350D em relação à 1000D neste caso seria a falta de Live-View (veres a imagem e focares pelo visor da máquina, tal como se faz nas compactas), que neste tipo de fotografia imagino que dê jeito.
 
Quanto ao flash teria de comprar a parte devido ao elevado custo do da CANON (entre 500,00€ e 600€) tentei encontrar uma mais barato e encontrei um da SIGMA (385,00€) aqui:

http://www.*****.pt/d.aspx?i=133852

Tem em atenção que esse modelo é para Nikon. Tens de ter o cuidado de comprar um que seja apropriado para a máquina que adquiras.
 
a ***** tem uns ring Flash baratos, não sei se "prestam" para alguma coisa porque para custarem 1/4 dos de marcas como a sigma/canon/nikon deve haver "alguma diferença".
mas o Bryan Peterson diz que usa um de valor semelhante (88 USD segundo ele) por isso não sei, é capaz de não ser assim tão mau
 
Back
Topo