Ja tive oportunidade de testar o moedor manual Jaffee J1 pro S e fiquei bastante satisfeito. Convém é fazer aquele disclaimer de que sou iniciado no hobby e que é a minha primeira experiência com um moinho manual.
- Tem 15 cm de altura e é feito em alumínio e parece bem robusto, isto é, ao utilizar/mexer dá boa sensação ao toque (não dá aquela sensação de baratuxo e leve, que era algo que receava);
- Nao sei como será com os outros melhores, para comparar, mas quando a moagem é mais fina obriga a fazer alguma força. naaaaada por aí além, mas alguma forca;
- A manivela tem um apontamento em madeira, que dá boa pinta;
- O regulador é externo e achei fácil de utilizar e parece ter um bom range de moagem;
- Por fim, as lâminas são cónicas com revestimento em titânio, sendo que há opção em aço inoxidável, mais barato.
Utilização:
Demoro uns 20/25 segundos a moer 7/8 gramas de café;
- Para tirar expresso pressurizado, regulo nos 48/50 clicks. Abaixo disso dá me a sensação de começar a ficar mais azedo e baixando ainda mais cheguei a estrangular a máquina.
- Testei um pouco também na cafeteira elétrica, onde ainda procuro o meu sweet spot, mas aponto para uma margem entre os 90 e os 100 clicks.
Custou me uns 45€ e demorou umas 2 semanas a chegar.
Como disse de início, sou bastante inexperiente e estou a escrever isto no telemóvel, por isso se disser alguma coisa que não faça sentido desculpem qualquer coisinha
Edit para quem tem filtro não pressurizado!
Há tempos encontrei uma review onde um utilizador, nos 31clicks e com 14g de café tirou 30g em 28segundos.
