Máquina de café: manípulo ou cápsulas?

Descobri o resto de uma moagem aqui em casa que pareceu-me mais grossa que a outra.

Desta vez deu certo :D E saiu com força, mais do que uma capsula oficial.

Não criou muita espuma, mas novamente, usei café próprio para coar e não para expresso e nem compactei o pó, mas ficou aceitavel, até mais forte do que coado.

Problema que era o ultimo restinho, ahah! Mas amanhã vou na feira.
 
Tenho que ver se encontro moagem média ou grossa, e incrível que morando no Espirito Santo, que produz tanto café e só encontro esta moagem fina para coagem :\
Há ai algo que não bate certo. A moagem usada em coagem é mais grossa que a moagem usada para espresso e não o contrário. Provavelmente essa moagem fina que encontras por ai é uma verdadeira moagem para espresso, a tua máquina é que não aguenta com ela.


E saiu com força, mais do que uma capsula oficial.
Isso é mau sinal. É sinal que vais ficar com o café "cru" (a água passa demasiado depressa pelo café e não tem tempo de dissolver tudo). Claro que isto é assumindo que queres um espresso e não um americano.
 
A moagem em causa é para café "coado", e bem mais fina do que vai nas capsulas, o café começa a sair ok, mas o fluxo começa a cair e interrompi para nao "estourar" a capsula.

Mas sim, acho que o fluxo foi "rapido demais". O café ficou meio termo entre "americano" e expresso.

Isso vai ter que testar até achar um blend compatível. o que não servir vai para a maquina de coar.

Mas olha, da forma que é, acaba por ser mais pratico do que tirar café na outra e desperdiça menos...
 
A moagem em causa é para café "coado", e bem mais fina do que vai nas capsulas
Tenho de analisar o café dentro de uma cápsula. Pelo que dizes, é muito mais grosso do a moagem tradicional para "espresso".

acaba por ser mais pratico do que tirar café na outra e desperdiça menos...
Desperdiçar menos sim. Mas não estou a ver como essa solução pode ser mais prática do que usar cápsulas descartáveis. Para além de ter de encher a cápsula reutilizável, vais ter de a limpar entre cada utilização.

Como já foi dito, para isso mais vale uma máquina de manípulo.
 
comprei a delonghi dedica 685 ha cerca de 2 semanas e apesar de tirar bons cafes, acho que nao aquece o suficiente.ja alterei para temperatura maximo no menu e ate, antes de tirar cafe, tiro um sem cafe para aquecer a chavena e manipulo, mas mesmo assim nao sai muito quente, sai quente mas nao muito, esperava que fosse sair mesmo quente numa maquina destas. sera normal?a minha velhinha tirava cafes horiveis mas aquecia muito mais
 
Comprei uma moagem media "caseira" e funcionou bem, digamos que sai algo intermediario, com alguma espuma e tal, mas nao tao encorpado, mas não é um "americano".

A capsula de metal com a divisoria que deve ser perfeita para isso, mas tenho que pensar se compensa ou nao.


Desperdiçar menos sim. Mas não estou a ver como essa solução pode ser mais prática do que usar cápsulas descartáveis. Para além de ter de encher a cápsula reutilizável, vais ter de a limpar entre cada utilização.

Como já foi dito, para isso mais vale uma máquina de manípulo.
A comparação e com café em maquina de "coar", que tem o trabalho de limpar e tal e fazer uma dose individual nao da.

cafeteira-britania-filtro-permanente-e-colher-dosadora-preta-e-inox-cp15-110vv-37740-0.jpg


Irei continuar claro comprando algumas capsulas com "blends especiais", mas pah e como disse, a maquina veio de borla. Com o tempo pretendo comprar uma de manipulo.
 
Bom dia,
Estou a pensar adquirir a maquina de café totalmente automática, alguma recomendação?
Neste momento tenho uma Saeco Xsmall que está a dar as ultimas, por isso gostava de saber opiniões.

Saeco ou Delonghi ?
Quantos bar (as que estou a ver são 15bar)?
Nível de reservatório?

Leite: SEM
Número de chávenas: 1 ou 2
Vapor: SIM

Defeitos da minha:
- Café nem sempre saí muito quente
- Gasta muita água sempre que ligo/desligo, o que enche rapidamente o reservatório.
 
Bom dia,
Estou a pensar adquirir a maquina de café totalmente automática, alguma recomendação?
Neste momento tenho uma Saeco Xsmall que está a dar as ultimas, por isso gostava de saber opiniões.

Saeco ou Delonghi ?
Quantos bar (as que estou a ver são 15bar)?
Nível de reservatório?

Leite: SEM
Número de chávenas: 1 ou 2
Vapor: SIM

Defeitos da minha:
- Café nem sempre saí muito quente
- Gasta muita água sempre que ligo/desligo, o que enche rapidamente o reservatório.


Comprei uma Delonghi Dedica há 1 ano, mas na altura ponderei uma da Krups automática.

Mas, como a Maria gosta de beber café das chamadas "pastilhas/monodoses".

Optei pela Dedica, mas ainda "sonho" com uma maquina automática.

Para automáticas passa por aqui » https://forum.zwame.pt/threads/maquinas-de-cafe-automaticas.1014114/

@mribeiro

Dá aqui uma ajuda.
 
Última edição:
Consideram esta máquina boa para um uso "normal"? Queria comprar algo barato e vi esta promoção de maquina para capsulas Nespresso e parece boa depois para ser verdade ahah

É para uma casa pequena por isso seria ideal

Máquina de Café KRUPS Nespresso Essenzam XN1108NE (19 bar - Preto) 22€ na worten

ou a
Maquina Cafe Delta Q Quick Antracite 017003 29€ (a longo prazo ficam mais baratas as cápsulas)
 
A delta já tem cápsulas biodegradaveis, sim vi a publicidade [emoji16].

Não sei é o preço do café.

De resto, já te responderam muito bem, há máquinas que se não são oferecidas andam perto pois a seguir ficas fidelizado.
 
Certo faz sentido, o que para mim não faz sentido é elas serem tão identicas e haver gamas de preços tão diferentes nas maquinas de capsulas. Vou acabar por ir para Delta provavelmente mas gosto do sabor das capsulas nespresso
 
É mais publicidade do que outra coisa.

1) hoje compras por eles reciclarem as cápsulas, mas para reciclarem tens de as transportar ( provavelmente no carro) até à loja deles. Se calhar fazes isso 2 vezes e desistes;
2) se fossem assim tão bem intensionados aceitavam cápsulas de outras marcas.
3) tenho duvidas (mas não certezas) que se vão dar ao trabalho de abrir cápsula a cápsula e separar as gramas de café de cada cápsula para servirem de compostagem como mencionam.
 
Presumo que falas das Nespresso. Da Delta não sei, mas uma coisa e capsula reciclavel, outra e biodegradável.

1 - Quando morei em Portugal guardava as capsulas para reciclar e não ia de carro, aproveitava sempre ou para comprar mais café ou outra coisa qualquer. Na altura não era so na loja deles no Chiado, mas tinha na Worten do Vasco da Gama por exemplo tinha um recipiente junto da zona onde vendia as maquinas. Mas ia mais na do Chiado por ser mais perto de onde morava (e claro, para comprar mais café).

2 - nao sei dizer, na epoca não existia capsulas compariveis Nespresso. tinha uma mulher a controlar o acesso, mas nao verificou se era mesmo capsulas nespresso ou de outra marca. Mas faz sentido recusarem, tem capsulas de plastico e mesmo as de aluminio pode ser de qualidade "ruim/diferente". Se todos usassem aluminio do mesmo tipo iam aceitar.
3 - O video abaixo, que esta no canal da propria Nespresso mostra o sistema de reciclagem e como imaginava, é tudo quase totalmente automatico. chega o camião, metem na maquina e sai fardos de capsula prensada do outro lado e a borra para compostagem ou queimar para gerar energia.
A unica atividade manual deve ser filtragem para so meter capsulas nespresso na maquina e nao outra coisa.



Aqui no Brasil ja vi um sistema de recolha para capsulas que as oficiais Nespresso. E mesmo a Nespresso oferece um servico de enviar por correio sem custos 1x por mes. Eles pedem para deixar no frigorifico para nao criar bolor (embora provavelmente se manter dentro de algo a desumificar deve funcionar tb).
 
Última edição:
A que falaram aí em cima da nespresso a 22€ é boa? Estou a pensar comprar uma para substituir a minha do continente que está a morrer [emoji23]. Tenciono é usar cápsulas compatíveis, há algum problema com isso, a longo prazo ou assim? Obrigada [emoji3526]
 
A que falaram aí em cima da nespresso a 22€ é boa? Estou a pensar comprar uma para substituir a minha do continente que está a morrer [emoji23]. Tenciono é usar cápsulas compatíveis, há algum problema com isso, a longo prazo ou assim? Obrigada [emoji3526]
Comprei uma na BF de ha dois anos e estou muito satisfeito!
 
Back
Topo