Máquina de café: manípulo ou cápsulas?

ZWAME

STAFF
As máquinas de manípulo utilizam café moído, recentemente se tiverem um moínho ou em pó caso optem logo por comprar café já dessa forma. Também existem pastilhas o que reduz quase a totalidade do trabalho manual associado mas uma opção muito menos económica do que o objetivo de quem opta por este tipo de máquina em relação ás máquinas de cápsulas.

Neste tópico iremos resumir os principais modelos que são discutidos no tópico tal como os vários acessórios e alguns cafés sugeridos. De forma a manter a informação organizado, para questões relacionadas com máquinas automáticas têm um tópico específico o mesmo acontecendo para as máquinas de cápsulas.

Em Contrução

Máquinas

Máquina de Café DeLonghi ECP31.21
Máquina de Café DeLonghi EC 221.CD
Máquina de Café DELONGHI Dédica EC685.M
Máquina Briel ES14
Máquina Black+Decker BXCO1200E
Máquina Gaggia RI8525/01
Máquina Gaggia Classic RI9403/11
Máquina Gaggia 886948011010
Sage Bambino 1600W

Moinho DeLonghi KG79


Bodum Pavina parede dupla 80 ml

Acessórios

Tamper Motta 8100
Almofada de Silicone Prensador de Café Preto
Contentor para Borras de Café



Copos Térmicos

Copos térmicos Bodum Pavina conjunto de 6 8 cl
Copos térmicos Bodum Pavina conjunto de 6 25 cl
Copos térmicos Bodum Pavina conjunto de 6 35 cl
Copos DeLonghi Cappuccino 19 cl (pack de 2)


Travel Mug

Bodum Travel Mug 0.35 L Preta
Bodum Travel Mug 0.35 L Vermelho
Bodum Travel Mug 0.35 L Branco

A ZWAME é Afiliada Amazon, recebendo compensação em compras elegíveis.
 
Última edição pelo moderador:
Bem pessoal, estou a pensar comprar uma máquina de café, já tive das tradicionais expresso de manípulo e já tive uma nespresso. Agora estou na dúvida se compro outra de cápsulas (nespresso, delta Q, Dolce gusto, etc) ou uma das tradicionais.

É certo que as de cápsula estão na moda, são mais limpas (é só tirar a cápsula e lixo), mas em contrapartida sempre achei que o café sai mais frio por exemplo.

Por outro lado temos o preço de cada café, por exemplo:

Café Qonvivium Cápsulas Delta Q 10 un - 3.25€ (54.17€/kg)
Nescafe Expresso Intenso Dolce Gusto 20 un - 5.21€ (40.70€/kg)
Café Torrado Moagem Fina Manaus Delta emb. 250 gr (aprox. 40 cafés) - 2.74€ (10.96€/kg)

tendo em conta que bebo pelo menos 1 café por dia, parece-me irracional comprar uma máquina de cápsulas. Alguém me dá um argumento para comprar uma máquina de cápsulas?

Já agora optando por uma de manipulo, qual a importância da pressão? é que vejo algumas com 15bar e outras com 18/19 bar.
 
Boas amigo, só um pequeno reparo, as caixas da Dolce Gusto são de apenas 16 unidades.

A pressão das máquinas, e aqui não querendo afirmar, está também relacionada com o creme que são capazes de fazer.
É óbvio que se a tua tiragem é regular as máquinas de cápsulas são mais caras, mas existe quem prefira a comodidade de apenas meter a cápsula e clicar num botão.
Terás que definir se pretendes ter preço ou comodidade.
 
Com uma máquina de cápsulas demoras 10s a tirar um café, não sujas nada, só precisas trocar as cápsulas 1x de 15 em 15 dias. Isto para mim vale muito, comparado com o esquema antigo do põe café, tira café, entorna café, aperta mal o manípulo, sai tudo por fora, etc... Claro que isto não acontece todos os dias, mas acontece.

Em relação ao preço não sei se essa é uma comparação muito justa, visto que o café delta é pior que o nespresso, mas garantidamente sai muito mais barato que as cápsulas.

Em relação ao café frio, deixas a máquina aquecer o suficiente? A pressão regula a "espuma/creme" do café.
 
Já tive algumas de manipulo, e agora tenho duas automáticas, para mim não se comparam ás de cápsulas, são bem melhores e sai muito mais barato o café, e o tempo que se perde a limpar e a afinar a máquina de vez em quando não é muito. Mudei para automáticas, pois são mais cómodas do que as de manipulo.
Tenho uma saeco odea giro plus e uma saeco vienna superautomatica, gosto mais da vienna pois é mais fácil de afinar e limpar.
 
Boas amigo, só um pequeno reparo, as caixas da Dolce Gusto são de apenas 16 unidades.

A pressão das máquinas, e aqui não querendo afirmar, está também relacionada com o creme que são capazes de fazer.
É óbvio que se a tua tiragem é regular as máquinas de cápsulas são mais caras, mas existe quem prefira a comodidade de apenas meter a cápsula e clicar num botão.
Terás que definir se pretendes ter preço ou comodidade.
Pensei que fosse de 20capsulas, fiz as contas a 6g o café... pois eu não me importaria de pagar pela comodidade, se a diferença de preço não fosse absurda...

Com uma máquina de cápsulas demoras 10s a tirar um café, não sujas nada, só precisas trocar as cápsulas 1x de 15 em 15 dias. Isto para mim vale muito, comparado com o esquema antigo do põe café, tira café, entorna café, aperta mal o manípulo, sai tudo por fora, etc... Claro que isto não acontece todos os dias, mas acontece.
Em relação ao preço não sei se essa é uma comparação muito justa, visto que o café delta é pior que o nespresso, mas garantidamente sai muito mais barato que as cápsulas.
Em relação ao café frio, deixas a máquina aquecer o suficiente? A pressão regula a "espuma/creme" do café.

Em relação à temperatura, a nespresso que tive era a mais básica de todas, eu deixava que ela acendesse (ou apagasse, não me recordo) a luz que indicava a temperatura. Não percebi essa do trocar cápsulas de 15/15 dias. Se for uma nespresso, são 10un cada caixa, nem para duas semanas me dá e vão-se quase 10€, mesmo que não compare com o delta (que até gosto) nos cáfés da portela há café muito bom a 25€ / 30€ /kg

é verdade que há perdas, e esse tempo que se perde e o manipulo mal apertado etc. E realmente é o ponto que me deixa de pé atrás, o que me levra ao próximo quote...

Já tive algumas de manipulo, e agora tenho duas automáticas, para mim não se comparam ás de cápsulas, são bem melhores e sai muito mais barato o café, e o tempo que se perde a limpar e a afinar a máquina de vez em quando não é muito. Mudei para automáticas, pois são mais cómodas do que as de manipulo.
Tenho uma saeco odea giro plus e uma saeco vienna superautomatica, gosto mais da vienna pois é mais fácil de afinar e limpar.

Pois, aqui tem-se o melhor dos dois mundos... a limpeza e comodidade das de cápsulas e o preço do café das tradicionais.... o problema é o preço da máquina em si (o preço e o tempo que se demora a amortizar)... o meu orçamento seria 150 / 200€ por uma máquina e tenho ideia que as automáticas se atiram para cima de 300€ a brincar...
 
Eu posso-te dizer que pela minha experiência, a melhor opção é mesmo uma "de manípulo".

Nespresso- O café é porreiro, e tem muita escolha, mas temos que roubar um banco todos os meses.
Máq. Cápsulas "Jumbo" (comprada no jumbo, não sei a marca)- O café é uma porcaria, e ainda assim sai muito caro.
Manipulo com moínho à parte- Encontrado o café ideal, e a moagem ideal também, tens o café ao teu gosto e muito barato. De momento compro café Delta (mistura torrado+torrefacto, não tem lote), e com a moagem "à minha maneira" tomo o melhor café que já provei.
É certo que gastei uns bons 150/200€ a comprar vários tipos de café até encontrar este (Bogani, Delta Platina, Torrié, Lavazza, Cristina [muito bom também, mas caríssimo], etc), mas depois de encontrar " a fórmula perfeita", não tenho dúvidas que fico melhor servido com a de manípulo.


Quanto à máquina em si, entre os vários modelos as melhores são as que têm 18/19BAR de pressão, pois o café sai cremoso.
Até à data tive duas, uma Briel (que já deu o que tinha a dar, mas era excelente a tirar cafés), e uma Rowenta que é a actual, mas dá MONTES de problemas (vai na terceira reparação, vai-me ser devolvido o dinheiro desta vez).

Existe uma alternativa no mercado que para mim tem muito a seu favor, não sei a marca, mas é uma máquina que tanto aceita café moído como todo o tipo de cápsulas menos as nespresso. Funciona a 19BAR, por isso é excelente.
 
Na empresa onde trabalho só se bebe café nespresso de capsulas, e a opinião é unânime...café nespresso é do melhor que pode haver, mas é muito caro! A empresa gasta por mês cerca de 450€ em capsulas nespresso, e até nem somos assim muitos (cerca de 17 pessoas).
 
Se vais comprar uma de manípulo, quantos cafés tens de beber até teres a máquina paga? É que uma máquina de manípulo de jeito não custa 50€.
 
Nespresso é o melhor café, nem pensava duas vezes e ainda tens varias marcas brancas a fazer cápsulas a uns preço mais baixos.
 
Tenho as duas, a maquina de capsulas já está numa caixa, é porreiro e tal no inicio.....mas para mim de manipulo é melhor.

Trabalho:
- Na de capsulas, tinha dia sim dia não de tirar as capsulas gastas. quase que equivale o trabalho de meter\tirar café do manipulo.
- Tenho de colocar água igualmente como a de manipulo.
- Se não se compra-se logo uma grande quantidade de capsulas, sempre que a Maria ia ao super, era mais uma preocupação a lembrar.

Sabor:
- Na de manipulo, com o lote de café e maquina certa, o sabor é tão bom\igual\ou melhor que o de capsulas.
- No fundo muitos aficcionados de capsulas, dizem que determinada capsula é muito boa, geralmente mais cara, mas passado algum tempo acaba por comprar mais barato e por conseguinte menos bom.

Preço:
- Não tem nada a ver, o de manipulo é muito mais barato e rentável, compro 1-2 sacos de cada vez e tenho café para 1-20 pessoas se for necessário, sem ficar sem stock para mim nas semanas seguintes.
- Na de capsulas com muita gente em casa de alguem, já vi pessoal a evitar dar das melhores capsulas, bem como fazer de uma capsula 2 cafés....em minha casa toda a gente toma bom café de manipulo sem constrangimentos de custos ou quantidade.



Penso que a de capsulas, tem mais sentido para se ter num escritório e afins.
 
Última edição:
Se vais comprar uma de manípulo, quantos cafés tens de beber até teres a máquina paga? É que uma máquina de manípulo de jeito não custa 50€.

Com 120/150€ já há boas máquinas de manipulo. Ao fim ao cabo, tirando, uma ou outra promoção (e apareceu agora a Qosmo nova a 59€), as nespresso andam perto dos 100€. A diferença acaba por não ser assim tanta...
 
Tenho uma Dulce Gusto e já tive uma Nespresso, a Nespresso tem melhor café.
Agora uma de manípulo decente, com café bastante bom, bate qualquer pastilhas.

Eu uso mais a minha de manípulo, costumo a importar café.
Não conheço nenhuma loja que venda café cá em Aveiro (Quando falo em café não me refiro aqueles da Delta\sigala,pois esses tem uma qualidade inferior à que compro)
 
eu penso que a comprar agora e para quem beba muito café, compense mais uma boa maquina de manipulo a longo prazo, as cápsulas são realmente caras compensa para quem bebe pouco café.
já agora alguem me pode indicar onde comprar café em saco e me aconselha uma marca boa? (estou com ideia de reutilizar as cápsulas da minhas nespresso xD
 
eu penso que a comprar agora e para quem beba muito café, compense mais uma boa maquina de manipulo a longo prazo, as cápsulas são realmente caras compensa para quem bebe pouco café.
já agora alguem me pode indicar onde comprar café em saco e me aconselha uma marca boa? (estou com ideia de reutilizar as cápsulas da minhas nespresso xD

Já ouvi dizer que isso estraga a máquina :\
 
eu penso que a comprar agora e para quem beba muito café, compense mais uma boa maquina de manipulo a longo prazo, as cápsulas são realmente caras compensa para quem bebe pouco café.
já agora alguem me pode indicar onde comprar café em saco e me aconselha uma marca boa? (estou com ideia de reutilizar as cápsulas da minhas nespresso xD

DELTA MUSSULO...o de saco que mais gosto.


Nunca conseguirás a a mesma quantidade de espuma na capsula que a original, mas tem a suficiente e sabor para mim bastante bom.

Penso aliás que a quantidade de espuma das capsulas, se deve mais á adição de determinado café, muitas vezes associado ao Arábico.

Na reutilização, é necessário muito cuidado ao meter a capsula na maquina, se rasga a prata no processo estraga a maquina e o café não deve ir muito apertado.
 
Última edição:
Tenho uma Dulce Gusto e já tive uma Nespresso, a Nespresso tem melhor café.
Agora uma de manípulo decente, com café bastante bom, bate qualquer pastilhas.

Eu uso mais a minha de manípulo, costumo a importar café.
Não conheço nenhuma loja que venda café cá em Aveiro (Quando falo em café não me refiro aqueles da Delta\sigala,pois esses tem uma qualidade inferior à que compro)

Já agora, por curiosidade, qual o café que costumas importar?

Eu embora tenha encontrado o "equilibrio perfeito" no café Delta que mencionei acima, gosto de experimentar tudo o que me aparece à frente...(desde que dentro dos limites do razoável, claro)
 
Eu nunca testei, vi hoje por acaso na net enquanto procurava e estava tentado a tentar.
Refere-se a prata de cima certo?
vou deixar aqui o site onde encontrei: AQUI

Tambem tenho curiosidade de onde importa, é possível e calhar encontrar bons negócios. e tambem gosto de experimentar outros sabores,apesar de gostar do dolce gusta. Mas a 5 euros cada caixa de 16 cápsulas dá 0.31€ o que não é assim tão barato.
 
Da experiência que tenho ao utilizar estes dois tipos de máquinas, tenho a dizer que para mim a de manipulo é muito superior, é certo que existem vantagens e desvantagens.

Capsulas

Vantagens: Normalmente as máquinas de cápsulas são mais baratas que as de manipulo.
São mais higiénicas que as de manipulo.

Desvantagens : Cápsulas são caras.
Muitas máquinas de capsulas só permitem a utilização de cápsulas da marca, ou seja por exemplo se comprares delta Q so podes utilizar as capsulas da delta Q.

Manipulo

Vantagens : o café para estas máquinas é mais barato, e praticamente todos os cafés dão para esta maquina. Se comprares um moinho em separado ou uma maquina com moinho incorporado, alem de teres o cafe moido na hora, um saco de café em grão ainda é mais barato que o café já moido.
Outra vantagem ( e esta ñ tenho a certeza, mas oiço muito dizer) é que em termos de avarias, a taxa de avaria máquinas de manipulo é mais baixa que as de capsulas.

Desvantagens : Costumam ser mais caras que as de capsulas ( embora no meu caso a minha máquina até foi barata)
Fazem muito lixo, mas também ñ e nada de mais, aos primeiros tempos é normal fazer-se muita porcarias, mas depois ...
 
Back
Topo