Máquina de Cápsulas . Qual comprariam?

Qual o tipo de cápsula do café que consomes?


  • Total voters
    669
Uso umas cápsulas reutilizáveis da Waycup, só ter cuidado com o tipo de café moído que usas. Dou um uso quase diário numa Dolce Gusto mas também já usei em máquina da nespresso, esta última não tive tanto problema com o café moído que lhe dava. O material de construção é óptimo principalmente nas da Nespresso.
 
que máquina recomendam agora?

tenho uma da pingo doce que tenho usado e gosto, mas é mais para backup e uso esporadico,
tinha uma dolce gusto que pifou com poucos meses e provavelmente vou receber o valor dela de volta,
e queria experimentar nespresso, que recomendam?

obrigado!
 
Tenho em casa uma máquina de capsulas Dolce Gusto com poucos anos, queria trocar por uma Nespresso por vários motivos, já experimentei várias variedades da marca e foram poucas as que me satisfizeram, sendo o da Sical um dos que mais gostei, mas em alguns lotes o café parece que sabe e cheira a queimado, comecei a experimentar compatíveis e acabei por ficar utilizador do Nicola Bocage e do Nicola Mundi, gostei apesar de achar que fazem pouca espuma, as cápsulas Dolce Gusto são um abuso de tamanho e plástico, com implicações na saúde "plástico em contato com água muito quente liberta químicos que altera o sabor do café e são prejudiciais para a saúde" e na poluição, sendo que as cápsulas em alumínio da Nespresso são uma opção menos prejudicial para a saúde, não altera o gosto do café e podem ser recicladas, e já existem no mercado marcas compatíveis que começaram a apostar no alumínio também.
Estou a pensar adquirir o modelo Pixie ou o Inissia, são aparentemente muito similares, são ambos os modelos muito barulhentos comparado com a Essenza Mini, aparentando o modelo Pixie ser mais robusto e construído com melhores materiais mas também mais caro, e vi no youtube que o modelo Inissia tem problemas com algumas cápsulas de marcas compatíveis, qual a vossa opinião?

IMG_20160421_165025747-768x432.jpg


nespresso-2-1024x682.jpg


Alguém sabe onde possa comprar chávenas como as que encontramos na maioria dos cafés e restaurantes, com as paredes mais espessas e o fundo interior oval?
O café parece que sabe melhor bebido em chávenas mais robustas.
Algo deste tipo:

F17AL009.jpg


Duas curiosidades que fiquei a saber hoje.
Li que é hábito em certos países, o café ser servido junto com um copo de água como acompanhamento, pois beber um copo de água "natural ou com gás" antes do café serve para limpar as papilas gustativas para que o sabor do café seja melhor apreciado.
E que quando compramos um café para experimentar e que o mesmo por ser de pior qualidade se apresente com demasiado amargor, que existe um truque para torná-lo mais suave, que é acrescentar uma quantidade minima de sal de cozinha.
Aqui o problema mesmo é acertar com a quantidade de forma a que o sal não seja perceptível.

 
Última edição:
Sal e açúcar, a evitar não só no café, como na alimentação em geral.
Quanto à nespresso é o café é mais caro que as outras, o original claro. O café é bom. Mas as compatíveis são mais baratas e tens mais variedade.
Têm sistema de reciclagem para as cápsulas, o que é muito bom. Têm também planos onde podes ter a máquina por 1€.
 
A minha dolcegusto com quase 7 anos está a morrer (perde água) então ontem comprei uma nespresso Vertuo Plus + Aeroccino 3 por 107€. Estava inclinado para a Vertuo Next, mas a este preço achei a Plus melhor. Acham que fiz mal?
 
@Stormtrooper também notei isso nos cafés da Dolce Gusto. Acho o café mais cremoso na Nespresso. Como não queria abdicar das bebidas de copo, que é o ponto forte da DG, optei por comprar também uma Esenza Mini da Nespresso que ficou por 30 euros em promoção. Ou seja, tenho a Nespresso para café e a DG para bebidas de copo e aquecer água (chá).

A DG também tem um programa de reciclagem. Nas encomendas online costuma vir um saco verde onde se colocam as cápsulas. Pelo menos antes da pandemia o estafeta recolhia o saco quando chegasse a encomenda seguinte. Agora não sei como está. O que faço para ambas Nespresso e DG é esvaziar a cápsula e colocar no ecoponto amarelo.
 
Sal e açúcar, a evitar não só no café, como na alimentação em geral.
Quanto à nespresso é o café é mais caro que as outras, o original claro. O café é bom. Mas as compatíveis são mais baratas e tens mais variedade.
Têm sistema de reciclagem para as cápsulas, o que é muito bom. Têm também planos onde podes ter a máquina por 1€.

O açúcar sim, o sal em parte, mas tudo depende do tipo e principalmente da quantidade.
A quantidade de sal para "melhorar" um expresso é ridiculamente pequena, mas o certo é que funciona.
E o objetivo desta técnica não é passar a comprar maus cafés, até porque se tratando de um mau café, não há milagres.
Esta técnica pode ser empregue a quem costuma experimentar outras marcas e variedades, de forma a melhorar a palatabilidade de algum que não seja tão agradável, de forma a ser consumido e não ir diretamente para o lixo.

O meu objetivo em mudar para a Nespresso seria encontrar umas cápsulas compatíveis, que me agradasse ao palato e ao bolso, e com cápsulas em alumínio.
Li que uma das razões do café tirado pelas máquinas Nespresso ser melhor é devido á pressão superior das máquinas, por exemplo, as Nespresso têm 19 bar e as Dolce Gusto têm 15 bar.
Dizem que a pressão ideal para um expresso é de 9 bar, mas isso deve ser para os Ferraris dos restaurantes e cafés, não para sistemas de cápsulas.

Os meus sogros têm uma máquina bastante antiga da Nespresso e utilizam sempre cápsulas compatíveis, e eu gosto mais do café tirado por essa máquina que o tirado pela Dolce Gusto, e eu só tenho interesse no bom café puro sem açúcar.
Acho que costumam comprar da L'or e por vezes da Nicola, na Dolce Gusto não tem da L'or mas eu utilizo da Nicola e noto diferença no café tirado pelas duas, com vantagem para a Nespresso.

Acho que aqui no shopping tem local para colocar as cápsulas Nespresso usadas, não sei é se dá para colocar as compatíveis de alumínio.
 
Eu costumo enviar cápsulas compatíveis em alumínio misturadas com as Nespresso para reciclar. Depois façam o que quiserem, é tudo só alumínio e café usado.
Aliás as que gosto e compro mais, da Buondi, nem são compatíveis, são Nespresso com outra marca para manter o posicionamento comercial. As L'or já comprei mais, não são assim muito baratas e não senti intragáveis também não são as que gosto mais. As Nicola ao menos são realmente mais baratas e tem um ou outro lote que até gosto.
 
Back
Topo