Máquina de lavar roupa que lave com água visível no tambor

rui.coe

Membro
Olá a todos,

Gostaria de saber se alguém conhece alguma marca/modelo de máquina de lavar roupa que ainda funcione com água?

Tenho uma da LG que vai fazer 16 anos e agora avariou e foi sempre um problema pois já na altura era muito poupadinha em água e para ela lavar sem a roupa ficar a cheirar mal, remover resíduos de desodorizantes ou para conseguir remover os pêlos da minha cadela da roupa a única forma que encontrei foi adicionar água pela zona do detergente depois de colocar a trabalhar até começar a ver água no tambor e isso resolvia o problema, em particular removia bem os pêlos com mais água.

Por isso queria comprar uma nova máquina em que lavasse com água abundante em vez de apenhas molhar a roupa, de outra forma não consigo remover os pêlos da roupa.

Algumas máquinas como as da Miele têm um botão de "+ água" como opção, mas são muito caras.

Alguém conhece outra marca de pelo menos 8Kg que também tenha essa opção ou outra marca que ainda funcione como as máquinas antigas em que se via água no tambor? Eu compreendo que se tem de poupar água, mas devia ser uma opção e não uma imposição como parece quase todas as marcas fizeram, caso contrário a máquina deixa de servir para aquilo que se destina em certas situações.

Obrigado pela ajuda. Uma vez que nas lojas comuns ninguém me consegue dar essa resposta.
 
Olá a todos,

Gostaria de saber se alguém conhece alguma marca/modelo de máquina de lavar roupa que ainda funcione com água?

Tenho uma da LG que vai fazer 16 anos e agora avariou e foi sempre um problema pois já na altura era muito poupadinha em água e para ela lavar sem a roupa ficar a cheirar mal, remover resíduos de desodorizantes ou para conseguir remover os pêlos da minha cadela da roupa a única forma que encontrei foi adicionar água pela zona do detergente depois de colocar a trabalhar até começar a ver água no tambor e isso resolvia o problema, em particular removia bem os pêlos com mais água.

Por isso queria comprar uma nova máquina em que lavasse com água abundante em vez de apenhas molhar a roupa, de outra forma não consigo remover os pêlos da roupa.

Algumas máquinas como as da Miele têm um botão de "+ água" como opção, mas são muito caras.

Alguém conhece outra marca de pelo menos 8Kg que também tenha essa opção ou outra marca que ainda funcione como as máquinas antigas em que se via água no tambor? Eu compreendo que se tem de poupar água, mas devia ser uma opção e não uma imposição como parece quase todas as marcas fizeram, caso contrário a máquina deixa de servir para aquilo que se destina em certas situações.

Obrigado pela ajuda. Uma vez que nas lojas comuns ninguém me consegue dar essa resposta.
Até estou confuso com este post... As novas máquinas de lavar não utilizam água? É que a minha tem uns meses e utiliza [emoji28]
Não tenho animais mas há programas mais pesados que dão um uso mais intensivo durante a lavagem.
Aliás, tenho a certeza que a maioria das máquinas atuais são mais eficientes, para não dizer mais económicas, em relação à tua antiga.
 
Obrigado pela resposta. Pois é estranho mas todos os vendedores com os quais falei confirmaram-me que as máquinas modernas funcionam quase todas sem se ver água durante a lavagem. Ou seja a roupa é molhada, mas não ao ponto de se ver água na porta. Antigamente as máquinas lavavam com água até meio da porta. Supostamente agora algumas colocam água em função do peso. O próprio vendor da LG com o qual falei ontem admitiu que tb fazia o mesmo do que eu, adicionando água com uma mangueira do lava-loiça pela zona onde se coloca o detergente para situações de lavagem de coisas mais sujas. Amigos meus que têm máquinas recentes tinham o mesmo problema, queixavam-se que a roupa cheirava mal, passaram a adicionar água até se ver alguma água pela porta e resolveram o problema. Era isso que queria evitar, passar mais não sei quantos anos com essa chatice de adicionar água manualmente. Como é evidente a roupa muito suja ou com pêlos não se lava sem água... 😅 Mas se alguém aqui tiver uma máquina recente em que se veja água na porta quando está a lavar, diga-me por favor! 🙏
 
Obrigado pela resposta. Pois é estranho mas todos os vendedores com os quais falei confirmaram-me que as máquinas modernas funcionam quase todas sem se ver água durante a lavagem. Ou seja a roupa é molhada, mas não ao ponto de se ver água na porta. Antigamente as máquinas lavavam com água até meio da porta. Supostamente agora algumas colocam água em função do peso. O próprio vendor da LG com o qual falei ontem admitiu que tb fazia o mesmo do que eu, adicionando água com uma mangueira do lava-loiça pela zona onde se coloca o detergente para situações de lavagem de coisas mais sujas. Amigos meus que têm máquinas recentes tinham o mesmo problema, queixavam-se que a roupa cheirava mal, passaram a adicionar água até se ver alguma água pela porta e resolveram o problema. Era isso que queria evitar, passar mais não sei quantos anos com essa chatice de adicionar água manualmente. Como é evidente a roupa muito suja ou com pêlos não se lava sem água... Mas se alguém aqui tiver uma máquina recente em que se veja água na porta quando está a lavar, diga-me por favor!

Isso da roupa cheirar mal passado algum tempo de utilização é um problema conhecido quando as pessoas não deixam os tambores secarem.

O que acontece é que depois da lavagem, se não deixarem a porta aberta para o tambor secar (e a porta do detergente) o tambor fica húmido durante muito tempo e cria bolor. Isso faz com que no final das lavagens e especialmente se não se retirar a roupa imediatamente, a roupa fica com mau cheiro.

Isto pode ser resolvido deixando a porta aberta para o tambor secar, há umas pastilhas/detergentes para se usar periodicamente para remover esses bolores ou fazer uma lavagem periódica com vinagre adicionado à água de lavagem, 100ml ou mais dependendo da capacidade do tambor.
 
Última edição:
Obrigado pela resposta. Pois é estranho mas todos os vendedores com os quais falei confirmaram-me que as máquinas modernas funcionam quase todas sem se ver água durante a lavagem. Ou seja a roupa é molhada, mas não ao ponto de se ver água na porta. Antigamente as máquinas lavavam com água até meio da porta. Supostamente agora algumas colocam água em função do peso. O próprio vendor da LG com o qual falei ontem admitiu que tb fazia o mesmo do que eu, adicionando água com uma mangueira do lava-loiça pela zona onde se coloca o detergente para situações de lavagem de coisas mais sujas. Amigos meus que têm máquinas recentes tinham o mesmo problema, queixavam-se que a roupa cheirava mal, passaram a adicionar água até se ver alguma água pela porta e resolveram o problema. Era isso que queria evitar, passar mais não sei quantos anos com essa chatice de adicionar água manualmente. Como é evidente a roupa muito suja ou com pêlos não se lava sem água... [emoji28] Mas se alguém aqui tiver uma máquina recente em que se veja água na porta quando está a lavar, diga-me por favor! [emoji120]
Eu juro te que nunca ouvi tal coisa em acrescentar água.
A minha roupa sai sempre lavada e cheirosa e honestamente não sei se usa muito ou pouca água [emoji23]
Mas até vou ficar atento da próxima.
 
E qual é o problema de não aparecer agua? 🙂

Já vendi muitas máquinas e nunca na vida chegaram a minha frente a afirmar que tinham de meter agua pela gaveta.

-Que programa usas e qual é a quantidade de roupa que metes?
Tive uma cliente que queixava-se que a maquina dela (Samsung) não lavava bem a roupa e ficava com mau cheiro.
Perguntei se ela fazia a manutenção e ela apenas me disse "O que é isso?". Quando perguntei que programa usava e que quantidade de roupa que metia na maquina ela apenas disse que enchia a cuba (9kg) e metia o programa de 30 minutos.
Claro que NENHUMA máquina consegue lavar a roupa como deve ser com um programa tão curto. Alias programas de 15/30/45 minutos é para no máximo 2 KG.

-Tiras a roupa e deixas a gaveta e a porta aberta depois de acabar de lavar a roupa?
É que se não vai criar o mau cheiro na maquina e na roupa.

-Fazias as manutenções na máquina? De vês em quando tirar o filtro e lava-lo no lava loiça e depois de fazer isso meter um programa de alta temperatura ou o programa de lavagem da cuba, se a máquina tiver.
Na minha máquina quando é para fazer a manutenção é tirar o filtro e meter o programa de algodão a 90º para sair bem a porcaria e acredita que vejo muita sujidade na agua.
 
Última edição:
Ontem até fiquei a olhar para a máquina enquanto lavava... E foi como te disse. Vejo água [emoji28] e mesmo depois de centrífuga a 1400 a roupa sai molhada por isso a água é abundante. E foi como já disse... Nunca tinha ouvido falar em tal coisa de acrescentar água durante uma lavagem.
 
Tenho uma LG e existe uma opção para "enxaguar adicional", que necessáriamente vai "usar" mais água. A desvantagem é que faz perder um bocado o efeito do amaciador...
 
@rui.coe
Tira os pelos da roupa antes de a pores a lavar.
Usa rolos tira-pelos adesivos que resolves os problemas que tens.

Não o fazendo, limpas os filtros da máquina após cada lavagem?
Pela descrição, fico com a sensação que são tantos pelos que será mesmo imprescindível limpar filtros após cada lavagem.

Quanto a acrescentar água, nunca vi nada do género nem senti tal necessidade.
 
Obrigado a todos pelas respostas,

Mas acho que não consegui explicar qual o principal problema. Eu tenho uma cadela que infelizmente larga constantemente muitos pequenos pêlos com cerca de 0,5cm a 1 cm que se espetam na roupa como agulhas. Além disso uso mantas na alcofa dela que obviamente ainda ficam com muito mais pêlos. Claro que faço lavagens separadas dos diferentes tipos de roupa. No caso das mantas ou toalhas faço 60C por causa dos ácaros e no caso das toalhas brancas até vai com uma pastilha de hipoclorito da Aga (portanto duvido que haja muitos fungos ou outros microrganismos dentro daquela máquina...). A porta fica sempre aberta. Não vejo restos de detergente dentro da máquina. Já usei todos os tipos de detergentes, líquidos e em pó. Vejo regularmente o filtro, curiosamente está quase sempre sempre limpo pq os pêlos são pequenos e não acumulam, a única coisa que vi foi duas vezes 1 moeda de 1 cêntimo. Já experimentei usar a função exgaguar mais, mas tb não noto grande diferença, nunca vejo água. Os rolos de papel colantes uso no dia a dia para tirar alguns pêlos. Mas é inviável gastar rolos e rolos e tempo para isso para passar toda a roupa (mas já fiz isso). Portanto tudo o sugeriram aqui já testei, limpezas, programas manutenções, detergentes, quantidades diferentes de roupa, não se esqueçam que comecei por dizer que a máquina tem 16 anos. A única coisa que resultou foi adicionar mais água manualmente no início da lavagem até se começar a ver um pouco até junto à porta da máquina e então começa-se a ver a roupa a envolver bem com a água e a fazer um pouco de espuma (mas nem posso adionar demasiado, se me descuidar e por exemplo ficar a 1/3 da altura da porta ela descarrega a água toda, não lava dá um salto (avança uma meia hora) no programa e continua como se nada fosse (sem ter lavado). Se não adionar água os pêlos não saem das roupas/mantas. Já perguntei adois técnicos da LG que vieram cá substituir a borracha se havia alguma coisa a fazer, nenhum deu solução. Conclusão esta garantidamente não serve para as minhas necessidades. Não havendo outra sugestão, vou ter de investir numa da Miele que é praticamente o dobro do preço da maioria das máquinas (e era isso que queria evitar, pois custa-me dar tanto dinheiro só porque a maioria das máquinas parece que hoje-em-dia só molham a roupa). Mas pelo menos sei que esta marca tem a função "+ água" na lavagem como opção (e se essa função existe nesta marca é pq há um motivo!!!). A prova é que quando lavo em casa dos meus pais (que têm uma da Miele) as mesmas roupas com os mesmos detergentes não tenho nenhum destes problemas. Nessa máquina vê-se água através da porta semelhante ao que eu consigo se adicionar água à mão por isso não tenho nenhuma dúvida que o problema é esse. Independentemente das causas, seja ou não por isso, tenha ou não razão nesta causa fico agradecido se alguém tiver a sugestão de outra maquina mais barata em que se veja água através da porta, era só isso que pretendia neste tópico, mas até agora ninguém me conseguiu confirmar 😅, pois não vou arriscar a comprar uma máquina que seja como esta. Obrigado.
 
Última edição:
Acho estranho não veres água na máquina.

Na minha, uma Siemens relativamente recente, vejo perfeitamente a água ao nível da porta.

Será que carregas demais a tua?
 
Acho estranho não veres água na máquina.

Na minha, uma Siemens relativamente recente, vejo perfeitamente a água ao nível da porta.

Será que carregas demais a tua?
Olá obrigado,

Ela adiciona água em função da quantidade, não tenho como controlar isso. Esse é o problema, se adionar menos roupa ela só adiciona até a roupa ficar molhada, não mais do que isso. A máquina já tem uns anos mas já era muito "avançada" era topo de gama na altura. Numa lavagem sem roupa nenhuma, daquilo que me recordo acho que mal toca no tambor, nem assim se via a água na porta quando testei isso.

Pode dizer-me o modelo da sua máquina para eu tentar encontrar? É recente?

Muito obrigado!
 
Ontem até fiquei a olhar para a máquina enquanto lavava... E foi como te disse. Vejo água [emoji28] e mesmo depois de centrífuga a 1400 a roupa sai molhada por isso a água é abundante. E foi como já disse... Nunca tinha ouvido falar em tal coisa de acrescentar água durante uma lavagem.
Pois disso não me posso queixar, ela centrífuga a 1200rpm, coloque água a mais ou não, sai sempre bem seca no final. Algumas roupas sintéticas parecem secas até 😅
 
A quem interessar, encontrei um vídeo no YouTube sobre como regular a altura de água dentro do tambor das máquinas LG.
Regulação altura de água máquina LG
Ou seja em 5 minutos resolvi um problema de 16 anos 🤦🤦🤦🤦🤦
O tempo que perdi a colocar água manualmente...

Esperimentei na minha e resolveu essa questão!


Conclusão, sendo assim a próxima máquina que vou comprar vai ser da LG, já que afinal dá para resolver. Ou então ver ser compensa resolver a outra avaria (tem qq coisa que se ouve a raspar lá dentro, acho que deve ser uma meia, já que saiu restos de tecido presos ao resto da roupa e não vejo nenhuma peça estragada)

Fico chocado com a competência dos técnicos e dos vendedores da LG... Realmente percebem imenso das suas máquinas... 🙄😒
 
Última edição:
Para quem procurar pelo mesmo problema. Gostava de acrescentar que após uma semana com várias lavagens com a nova regulação da altura da água dentro do tambor, a roupa depois de seca fica incomparavelmente melhor. Para além dos pêlos da minha cadela se soltarem mais facilmente das roupas, pela primeira vez a roupa depois de seca não fica áspera, firme e cheia de vincos difíceis de tirar. Fica incrivelmente macia e cheirosa como se colocasse na lavandaria, não mudei de amaciar nem detergente nem programa. Por isso conclui-se que faz uma enorme diferença a roupa ser lavada com alguma água em vez de ser apenas molhada. Ao contrário da adição de água de forma manual no início da lavagem como fazia, ela agora tb adiciona mais água na enxaguagem e aparentemente isso consegue remover os resíduos de detergente (que notava sempre mesmo nas mãos quando estendia roupa). Talvez agora nem precise de comprar os detergentes e amaciadores mais caros para não ter problemas de pele, tanto das pessoas aqui de casa como da minha cadela. Mas isso é mais outra coisa a experimentar... Com isto até começo a colocar a hipótese se não seria a causa da eczemas e alergias, enfim...
 
Eu há meses comprei uma Bosch e vê-se perfeitamente a água a encher mais de meio tambor.

Depois também tens umas opções para enxaguamento posterior.
Eu, como tenho alergia aos detergentes, quando são camisas, utilizo bastante isso.
De salientar, que quando faço enxaguamentos extras, a roupa fica muitíssimo mais molhada ao sair da máquina mas sem o cheiro a detergente.
 
Comprei uma LG recentemente.
Curioso que a dias usei o programa de lavagem a mão e houve pelo menos 2 peças de roupa, umas calças e uma camisola que saíram secas! A camisola tinha apenas umas manchas de água e as calças pareciam mesmo secas.
No programa que costumo usar normalmente, que é o mix, parece tudo impecável.
Não sei se tem a ver com o programa.
 
Back
Topo