1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Máquina de Rolo...!

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por HaGs, 1 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 57; Visualizações: 4358)

1. HaGs

HaGs Power Member

Boas, a minha irmã quer uma máquina fotográfica, mas como não tem PC e já está habituada às máquina de rolo, gostava de saber onde há ainda modelos à venda, e quais os "melhorzitos"...

O preço pode variar...

2. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Não é preciso PC para migrar para digital...

Podes migrar para o digital, que no que toca a fotografia em si não difere muito do "analógico" e revelar as fotos da mesma forma, só que em vez das fotos estarem em rolos, estão em cartões de memória :P

E ganha a vantagem de poder apagar fotos ruins, ver como ficou a foto depois de tirar, só revelar o que interessar, levar apenas cartões pequenos que cabem centenas e centenas de fotos em vez de montes de rolos pesados e caros, enfim , monte de vantagens. Rolo para min só para brincadeiras ou quem precisa MESMO!

Qual o orçamento disponível? E que tipo de maquinas ela quer? Reflex? Compactas? Bridges (maquinas com formato de Reflex, mas com lente fixa).

E qual o material que ela usa agora?

Última edição: 2 de Fevereiro de 2008
  3. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Acho que hoje em dia quem usa filme é mais por gosto e prazer. Não vejo grandes razões para se precisar de filme, excepto se forem máquinas de médio e grande formato.

Como o destr0yer já disse, mesmo não tendo PC, podes sempre tirar partido de algumas vantagens do digital. Na pior das hipóteses usas o LCD da máquina.

Se ainda assim ela preferir filme, ainda há SLRs de filme à venda. Tens as Canon EOS 3000v e 300x. Uma custa 200 e a outra 300€, respectivamente.

No entanto, acho que em relação a SLRs de filme, é preferível comprar usadas do que novas. Isto porque além de serem MUITO mais baratas, tens acesso a corpos de gamas superiores.

Posso dar-te o exemplo da minha Canon EOS 50E, que é da gama média (ou semi-profissional), e custou 30€ mais 15€ de portes, já com lente, duas baterias, bolsa em pele, correia, e está como nova.

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

exacto, procura usado que é aos pontapés...

5. Rui Marto

Rui Marto Power Member

E esqueci-me de dizer que comprado usada, não perdes tanto dinheiro. Essas SLR novas que custam 200-300€, no dia seguinte já ninguém te dá 20€ por elas, mesmo que nem as tenhas usado.

Se comprares uma SLR por 20€, é possível que a consigas voltar a vender mais ou menos pelo mesmo valor.

6. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

uow... acho q vou voltar ao analógico just 4 fun :D

7. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Aqui há tempos vi uma Leica M por 75€. Se não tivesse em época de contenção, tinha-me atirado a ela.

8. adolfo dias

adolfo dias Power Member

anda-me a parar o cerebro no analogico agr...
    hj pediram-me 75€ por uma F60 e ainda vacilei, mas acabei por deixar ficar

9. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

eu ando a pensar nisso algum tempo já mas infelizmente a compra de material digital está à frente até ter o minimo desejado :(

mas existem camaras medio formato analogico muito bom a excelentes preços por ai!

10. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Sim, por 100 e tal, 200 euros, já se compram máquinas analógicas de médio formato. Com jeitinho, até por menos.

Acho que o fantasma do formato analógico voltou para assombrar muita gente. Cada vez mais vejo pessoas à procura de analógicas.
    Cada vez mais percebo o mundano quando diz que daqui por uns anos até vai haver pessoas a jurar que nunca dispararam uma digital.

11. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

O analógico continua vivo devido ao preço ultra baixo do material... Comprar reflex por meia duzia de aereos :P Claro que se usar e abusar sai caro (rolos + revelação), mas acho que para brincar, tirar meia duzia de pics e tal, serve :P

12. timber

timber Zwame Advisor

Eu comprava isso na hora

Nem que fosse só para olhar para ela

Fizeste bem. A F60 nunca foi grande coisa. A F80 hoje em dia deve ser também muito barata e é uma câmara muito mais interessante.

13. adolfo dias

adolfo dias Power Member

acho que só ainda n me meti nela pq alem de n saber o estado dela já à digital n dou grande uso, entao aquela ia ficar ali a ganhar pó no armario.
    mas se estivesse boa julgo que 75€ pela F60 com a lente julgo que 28-80 n me parecia mal jogado

14. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Infelizmente na passagem de ano tive algumas despesas inesperadas com o meu PC, se isso não tivesse acontecido, acredita que já tinha uma Leica M na prateleira. E não era só para olhar porque a máquina trazia lente.

PS: Ainda tentei cravar dinheiro à mãe, mas ela chamou-me maluco. lol

15. adolfo dias

adolfo dias Power Member

a titulo de curiosidade...
    numa analógica é possivel montar e usurfruir de uma lente de digital ao máximo como por exemplo a 18-55 ?

16. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Se for uma versão "digital", não. Não cobre a totalidade de um frame de 35mm.
    Além disso muitas vezes essa lentes danificam as maquinas, ou não montam de todo.

17. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não sei quais são as diferenças para as versões digitais e não digitais. Sei é que numa analógica não consegues montar lentes para APS-C porque as máquinas são quase todas 35mm.

18. adolfo dias

adolfo dias Power Member

mas a 18-55 dos kits é APS-C?
    pergunto isto apenas pq estou a imaginar o resultado dos 18mm num FF ou uma 10-20mm :lol:

19. Rui Marto

Rui Marto Power Member

lol
    A lente do kit da Canon não é uma EF-S? É que se for EF-S nem sequer encaixa. Da Nikon é que já não sei.
    [SIZE=-1]Confirma-se, a da Canon é APS-C.
    [/SIZE]

20. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

A 18-55 que a nikon vende com as d40 é dx.

Mas o que não falta são grandes angulares para 35mm, adolfo. O rolo é bem mais velho que os sensores. :D

Partilhar esta Página