Máquina de Rolo...!

Ainda ha bocado estive ás voltas no ebay,nas analógicas e ve-se com cada preço :S
mas há um problema...pelo menos para mim,como sabemos quais as melhores maquinas?por exemplo nas eos...ha as 500 as 300,é por ordem de números ou quê?há algum site que tenha a "linha" toda das marcas?assim dava pa ver..

Isso de "melhor corpo" em analógico pouco importa. Importa mais ergonomia e uma ou outra função, visto que o "sensor" é o mesmo para tudo :P

Mas procura algo recente, que esteja bem conservado e que traga logo uma lente que não uma standart 28-90, mas algo mais "pró" ;) Já tenho visto packs com 2 ou mais lentes e acessórios muito aptecíveis :D

uma Canon EOS, visto que é o sistema actual (as mais antigas usam baioneta FD e só vale a pena se quiseres algo 100% manual, old school :D). com EOS tens compatibilidade com digitais, menos no que toca a usar EF-S em SLR de rolo, mas as lentes EF podem encaixar em qualquer reflex da canon.

Se encontrasse uma EOS 300v, semelhante a que vendi e barata, era de considerar xD Tinha aquele maquinão, mas na altura o bixinho da fotografia era baixo e precisava do guito...
 
Isso de "melhor corpo" em analógico pouco importa. Importa mais ergonomia e uma ou outra função, visto que o "sensor" é o mesmo para tudo :P
Isso não é inteiramente verdade. Os corpos melhores são mais caros e há razões para isso, porque apesar do "sensor" ficar de fora, o metering, focus points, velocidades, e outras funções, não ficam.
Para teres uma ideia, a velocidade de disparo máxima de, sei lá, uma EOS 1000 ou 500, é 1/1000, o que a meu ver é bastante fraco. Só as fotos que tirei hoje foram quase todas acima dos 1000. Isto porque tinha um rolo ISO400, e por acaso na minha até dá, mas nessas máquinas não podes tirar o rolo, meter outro, e voltar a usa-lo. Logo aí, se tivesse um corpo mais fraco, não podia ter tirado as fotos que tirei, porque estava condicionado àquele rolo e não teria velocidade de disparo suficiente para acompanhar um ISO400.
E mesmo assim por vezes dei por mim a usar aberturas de 11 e 16 ou até mais.

Ainda ha bocado estive ás voltas no ebay,nas analógicas e ve-se com cada preço :S
mas há um problema...pelo menos para mim,como sabemos quais as melhores maquinas?por exemplo nas eos...ha as 500 as 300,é por ordem de números ou quê?há algum site que tenha a "linha" toda das marcas?assim dava pa ver..

Em termos simples, quanto mais algarismos, mais baixa é a gama. EOS 1000, 3000, etc, são as mais fraquinhas, seguidas pelas EOS 100, 300, 500, etc, depois pelas EOS 30, 50, etc, e por fim, os topos de gama, EOS 1, 3, 5, etc...
E podes procurar as suas especificações no site museu da canon.

Quanto às lentes é simples: O sistema EOS usa dois tipos de lentes, as EF e EF-S. Estas ultimas, as EF-S, só podem ser usadas em máquinas com sensores APS-C.
Das EF todas servem, mas procura lentes que não sejam optimizadas para digital.
 
Desenterrando o tópico...

Comprei à coisa de uns dois meses uma Nikon F65 com a objectiva 35-80mm 1:4-5.6 D por 40€. Veio ainda com um grip da nikon compatível com a maquina, o MB-25 se não estou em erro.

Pelo preço é um mimo autêntico. Já revelei um rolo até agora na Photomaton e gostei muito dos resultados.

Uma das melhorias automaticamente sentidas em relação à minha D5000 é a do visor, muito mais limpo e com maior campo de visão.
Torna a tarefa de fotografar muito mais agradável desde logo. Estou a ver agora se arranjo lentes Nikon da velha guarda para aproveitar :)
 
Última edição:
Têm só atenção a uma coisa não podes comprar lentes Non-Ai / Pre-Ai não servem para essa máquina, as Ai ou Ais só focagem manual depois tudo o que seja AF e não seja formato DX é sempre a andar.
Cumps
 
Obrigado a ambos :)
Se alguém tiver lentes nikon Série E podem informar-me sobre a qualidade óptica? Em específico as primes.

Sei que a F65 não faz metering com elas mas há formas de contornar isso e arranjam-se a muito bom preço.
 
Última edição:
Fiquei contente por saber que aderiste á fotografia analógica!!!
Estás a pensar largar o digital?
Apenas pergunto isto porque sou adepto da fotografia analógica e já pus de parte o digital.


Cumprimentos
 
Última edição:
As lentes da Nikon Serie E é uma versão mais low-cost de lentes nikon mas não é por isso que deixam de ser uma opção boa e barata.
Já tive duas dessa versão a 28mm e a 50mm e qualquer delas eu recomendo pelo preço não arranjas melhor, só as vendi porque comprei outras da mesma distância focal mas mais luminosas mas perdi em portabilidade pois a Serie E eram bem mais leves uma grande vantagem da Serie E na minha opinião.
Por exemplo eu ganhei um conjunto nos anos 80 oferecido pelo meu pai que era composto por uma Nikon FG-20 e uma 50mm Serie E era um conjunto com uma portabilidade fabulosa bem mais portatil do que o que uso hoje uma Nikon FM2 e a Nikkor 50mm 1.4 mas lá está para as minha necessidades prefiro o conjunto actual mas perco no peso o outro era mesmo um peso leve ;)
Cumps
 
Última edição:
Exacto, a portabilidade é um factor muito importante para mim. Obrigado pela info X-Process ;)

F355, não estou a pensar em largar o digital porque enfim, o investimento foi grande.

Não largo no sentido de agora passar a alternar entre digital e filme, são dois formatos de relevo, cada um com as suas vantagens.
Para testar coisas novas o digital é melhor já que posso ver logo o resultado. Tirando isso, estou a apreciar mais os resultados que obtenho com o filme.

Um dia gostava de arranjar uma Nikon FG, tem bons controlos, compatibilidade com as lentes mais antigas (menos pre-AI penso) e bastante portátil. Outra aposta que pode ser engraçada é uma F801S, tem bom visor, bons controlos facilmente acessíveis pelos botões da máquina e boas features para o seu tempo.
 
Última edição:
Cá pela nossa terra é mais difícil arranjar mas acredito que em Ebays esteja ela por ela. Realmente é capaz de ser melhor opção por até ter melhor compatibilidade com lentes mais antigas. Obrigado pela sugestão ;)
 
E não ponderaste a Nikon F4?

Não quero que me levem a mal e muito menos quero fomentar guerras, mas na década de 90, a Canon tinha melhores máquinas...
Não gostavas de apostar numa Canon Eos 5 ou Eos 1N?

~Não quero fazer publicidade, mas no custo justo, por 250 euros conseguias comprar uma Canon Eos 5+ Flash Canon e objectiva 28-105 mm Ultrasonic

http://www.custojusto.pt/Lisboa/6023473.htm


Cumprimentos
 
Gosto de comprar equipamento presencialmente e uma F4 por cá ronda os 200€.
Por outro lado, é uma máquina pesada, o que levaria a que ficasse sem vontade de sair com ela, apesar de ser uma máquina sem dúvida excepcional.
Como já tenho investido em material Nikon, não pretendo estar a comprar material Canon.

Acho que já encontrei um negócio que me interessa, se se concretizar coloco cá os detalhes ^^
 
Gosto de comprar equipamento presencialmente e uma F4 por cá ronda os 200€.
Por outro lado, é uma máquina pesada, o que levaria a que ficasse sem vontade de sair com ela, apesar de ser uma máquina sem dúvida excepcional.
Como já tenho investido em material Nikon, não pretendo estar a comprar material Canon.

Acho que já encontrei um negócio que me interessa, se se concretizar coloco cá os detalhes ^^


Ok, espero que não tenhas levado a mal o facto de eu ter dito o que disse.
Eu estava-me a referir mais concretamente ao segmento profissional dos anos 90, isto é, Canon Eos 1/ Eos 1N/ Eos 1N Hs vs Nikon F4 vs Nikon F4s, F4e, a Canon Eos 1 tinha um AF melhor. (Não incluindo a guerra das digitais que saíram em 1995, Canon EOS DCS 3 em parceria com a Kodak(estrondosos 1.3 megapixel)
Mas é um facto que a Nikon F4 quando saiu era um estrondo e ainda hoje é uma excelente máquina.( Pena que muita malta aderiu em massa ao digital)
Aliás, cheguei a tentar negociar uma possível troca da Eos 20D por uma Nikon F4s com objectiva, mas o vendedor em questão não quis.

Cumprimentos


ps: Não sei se te interessa mas vi no custo justo uma Nikon F90X com varios acessorios, punho, flash, e acho que tambem a objectiva por 200 euros.
E parecia estar tudo em estado Mint!!! Com as caixas originais, e etc...
Se quiseres mando-te o link.
 
Última edição:
Não levo nada a mal, pelo contrário. Eu encontro-me "neutro" nessa guerra da Nikon vs Canon, acho que cada sistema tem as suas vantagens/flexibilidades (em termos de lentes disponíveis, features, etcaetera) e, na altura em que ia comprar uma DSLR, simplesmente escolhi Nikon por ter uma carrada de informação disponível em vários websites como o do Thom Hogan e (de maneira alguma tão consistente mas às vezes vai dizendo umas verdades) Ken Rockwell. Ah, e não me agradavam a 1000D e a 500D na altura xD

Esse negócio do custojusto já encontrei, não está mau mas a 35-80mm já tive e despachei, pelo que apenas a máquina e a 50mm têm relevo. Eu agora vou tentar arranjar por 150€ 3 lentes série E, um flash e uma Nikon EM com um MD, já tenho compromisso com o vendedor. Talvez arranje uma F90X mas só para futuro.
Obrigado pelo apoio F355. Tens muito equipamento Nikon ou és simplesmente conhecedor da marca?
 
A nikon EM só têm um defeito é uma máquina que funciona só em prioridade à abertura mas se a ti isso não incomada o preço do conjunto é bom.
Cumpts
 
Não levo nada a mal, pelo contrário. Eu encontro-me "neutro" nessa guerra da Nikon vs Canon, acho que cada sistema tem as suas vantagens/flexibilidades (em termos de lentes disponíveis, features, etcaetera) e, na altura em que ia comprar uma DSLR, simplesmente escolhi Nikon por ter uma carrada de informação disponível em vários websites como o do Thom Hogan e (de maneira alguma tão consistente mas às vezes vai dizendo umas verdades) Ken Rockwell. Ah, e não me agradavam a 1000D e a 500D na altura xDEsse negócio do custojusto já encontrei, não está mau mas a 35-80mm já tive e despachei, pelo que apenas a máquina e a 50mm têm relevo. Eu agora vou tentar arranjar por 150€ 3 lentes série E, um flash e uma Nikon EM com um MD, já tenho compromisso com o vendedor. Talvez arranje uma F90X mas só para futuro.Obrigado pelo apoio F355. Tens muito equipamento Nikon ou és simplesmente conhecedor da marca?

Boas, eu não tenho material nikon.

É assim, eu no ano passado arranjei uma Canon eos 1, mas depois descobri que a máquina estava avariada, isto é, colocava o rolo ela fqzia o loading mas depois aparecia no lcd um simbolo a piscar(esse símbolo significa que o rolo está mal posto, mas meste csdo o problema é mesmo no mecanismo que faz o loading dos rolos), a reparação custa 200 euros, então decidi pesquisar e conhecer eventuais substitutas.

Cheguei à conclusão que seria mais acertado comprar uma Eos 1n, devido à excelente reputação do segmento profissional canon da decada de 90.Eu não conheço bem a Nikon, mas para utilização não-profissional acho que é irrelevante se a Canon eos 1 tem melhor af que a Nikon F4 e etc....

Em suma estou com esta conversa toda porque não quero que compres uma máquina fotográfica com problemas, seja ela nikon, canon, minolta, etc...Neste momento tenho uma eos 1 avariada e uma eos 1n com problemas( espero que seja só a necessidade de uma limpeza profunda).

Experimenta bem a máquina, leva rolos, váriad pilhas 2cr5, vê se tem fungos, e tenta saber onde o vendedor mora e etc...Eu já nunca mais compro máquinas a malta do olx e etc...Há muito *** neste país a querer fazer o negócio do século.Pricura máquinas que estejam à venda em lojas de fotografia e etc...


Cumprimentos

Ps: De que zona é que és?
 
Última edição:
Sou da zona do Porto. Já se sabe, comprar usado é sempre um risco... E claro que posso comprar máquinas usadas facilmente numa loja como a Photomaton. Contudo, como já fiz dois negócios com segurança através do Olx, e sempre utilizando esse procedimento de teste do equipamento, e nunca me correu mal, estou relativamente descansado para já. Para teres noção, quem me vendeu a F65 nem sabia que o MB que já vinha encaixado era um acessório da máquina xD Às vezes tem-se sorte, outras vezes azar.

Não me estava a recordar era dessa das pilhas, vou ver se arranjo algumas para o teste. Ainda vou demorar algum tempo a reunir a soma, por isso só daqui a um mês ou assim é que fico com o conjunto.

X-Process estou ciente das limitações da EM mas é uma máquina muito ligeirinha e com winder manual, sempre quis experimentar :P Por outro lado, fotografo 90% das vezes em prioridade à abertura, portanto não há stress. Como sou um bocado para o esquelético, portabilidade acima de tudo ;)
 
Última edição:
Back
Topo