Maquina de secar roupa

Isso do secar menos do que o que lavam acaba por ser normal e é relativo. Caso contrário, as marcas não o fariam assim.

Uma coisa que vejo sempre recomendarem por aqui, é adquirir uma máquina de secar com capacidade superior à da máquina de lavar, mas nunca ninguém refere ou se lembra de que a capacidade de secagem depende do programa.

Tenho uma máquina de secar de 9 kg da LG, mas só no programa de algodão é que a capacidade efectiva de secagem são os 9 kg, porque para os restantes programas, no manual da máquina chegam as estar indicadas capacidades de secagem de apenas 4 kg! Isto por questões de eficiência, já que nada impede de colocar a roupa toda lá para dentro...

Outra coisa, as máquinas de secar costumam ter um tambor de maiores dimensões que as de lavar. Tenho uma de lavar também da LG de 11 kg, e o tambor de secar de 9 kg é maior que o da de lavar. Isto deve-se ao volume que as roupas ocupam secas vs. lavadas/molhadas. Deve existir certamente uma equivalência entre capacidade/kg lavar e capacidade/kg secar pelas quais as marcas se guiam quando desenvolvem máquinas de lavar/secar combinadas.
Mas isso das capacidades também tens nas máquinas de lavar…
 
A capacidade de secagem está limitada pelo tamanho do tambor em primeiro lugar, e depois pelo programa de secagem em segundo.

É irrealista querer uma máquina combi com igual capacidade de lavagem e secagem, devido ao primeiro ponto. Eu pelo menos nunca vi uma. Para o mesmo tambor, tens uma capacidade de lavagem e uma capacidade de secagem diferentes, a segunda sempre menor que a primeira.

O resto eram reparos em relação à questão de máquina de lavar e secar em separado.

Dependendo do programa/tipo de roupa, tens que deixar mais ou menos espaço livre no tambor para que o ar possa circular livremente e secar, de acordo com os parâmetros estabelecidos e esperados pelo programa de forma a atingir os termos e a eficácia de secagem esperados.

Dei o exemplo da minha, que é de 9 kg, mas segundo o manual, só devo colocar 9 kg de roupa a secar com roupa e no programa de algodão, porque noutros programas a máquina está programa para secar apenas 4 kg, por exemplo. Até posso encher a máquina com mais roupa, mas ela não a vai secar no tempo definido certamente.

Em relação à máquina de lavar, não me lembro de ter capacidades de lavagem diferentes de acordo com o programa, nem nunca ouvi tal coisa. Tem sim é temperaturas de lavagem diferentes, como é óbvio.

Talvez agora tenha sido mais explícito.
 
Última edição:
Back
Topo