1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Máquina de Video

Discussão em 'Recomendações de Equipamento' iniciada por NuNoDW, 17 de Setembro de 2012. (Respostas: 8; Visualizações: 602)

1. Ora boas a todos!

É o seguinte, eu estou determinado em comprar uma (boa) máquina que não me limite, no sentido de querer fazer as minhas coisas com suficiente qualidade. Para além de estar doentemente com ideias de começar a fazer as minhas próprias coisas (filmes, etc), para o ano vou estudar audiovisual, e comprar uma máquina é inevitável. O dinheiro não é muito (cerca de 600€), mas caso a máquina que me aconselharem for um pouco mais cara, com calma tudo se resolve.

Eu tenho uma handycam "velha" (Sony dcr-pc100e), e por mim já tinha feito com ela tudo o que quero fazer, mas conhecendo-a bem, sei perfeitamente que era estragar tempo, ideias e vontade.

Estava inclinado para uma DSLR porque como também sou muito interessado por fotografia, até que era juntar o útil ao agradável, mas como não percebo nada de modelos e da qualidade que cada um oferece, estou completamente às cegas e sem a noção de nada, apesar de saber que já se fazem cenas jeitosas com dslr's. Também já me aconselharam em comprar uma boa lente para a Handycam, mas não achei muita piada e sentido a isso.

Ontem estive a ver, e há modelos Canon e Nikon para o meu orçamento que já são bastante porreiros. Canon 550D, Canon T3i 600D, Nikon D5100, e deve haver mais..

Se alguém com experiência na área me pudesse orientar, agradecia bastante!

Um Obrigado desde já!

2. jm1.jonas

jm1.jonas Power Member

Conselhos, DSLR para filmar, Canon especialmente por causa destas duas palavras "Magic Lantern".

Tanto a 550D como a 600D são camaras muito boas para começares, claro que a 18-55mm não é a lente melhor do mundo, mas não é desculpa para não conseguires bons videos. A 550D já está a sair do mercado, se conseguires um bom preço (leia-se abaixo dos 600€) é bom negócio, por 700€ ou menos se procurares bem noutra loja compras um kit da 600D com uma mala para a tralha, um cartão de 8gb (que não dá para nada) e um tripé que é tão mau que doi, mas tendo em conta que se for só camara e lente é pouquissimo mais barato, até compensa.

Relembro-te que com DSLR tens de focar á mão, ao inicio pode ser confuso, mas com o passar do tempo acabas por preferir porque te dá muito mais controlo.

Deixo-te aqui alguns videos que eu fiz com ambas as máquinas (550D e 600D), não consegues distinguir porque em termos de qualidade são exactamente iguais porque o sensor é o mesmo. A ordem é do primeiro video que fiz com a usar DSLRs ao ultimo, embora pelo meio tenha feito outros :P
    Video
    Video
    Video

Aconselho-te muito sinceramente a antes de comprares a maquina ver muitos videos no youtube sobre elas e sobre o que podes fazer e como fazer e técnicas disto e daquilo, para quando largares o dinheiro não te sentires tanto ás aranhas, antes de comprar a minha máquina fartei-me de ver tutoriais de TUDO e mais alguma coisa, e mesmo assim quando a comprei ainda me sentia meio á nora, na altura estava a estudar Arquitectura, agora estou na Faculdade de Belas Artes da UL a tirar Arte Multimédia (audiovisuais), tal foi a paixão XD

3. Muito obrigado pela resposta, jm1.jonas!!

O meu orçamento é afinal até mais ou menos 800€.
    Por curiosidade, estava mesmo inclinado para a 550D e a 600D.. eheh

Focagem manual é precisamente o que procurava, não sou fã de focagem automática, gosto de fazer tudo.

Uma coisa, por a 550D estar a sair do mercado, depois é difícil encontrarmos lentes para ela caso queira aventurar-me mais um bocado? Ou uma coisa não implica a outra?

O ultimo video foi feito com qual máquina?

4. MEIA

MEIA Power Member

Só para esclarecer a dúvida em relação às objectivas porque não percebo basicamente nada de vídeo, todas as máquinas EOS podem levar objectivas com encaixe EF e a tua ainda pode receber objectivas EF-S. O Sistema EF já cá anda à mais de 20 anos e é capaz de durar mais uns quantos, por isso não vais ter problemas com a falta de objectivas.

5. jm1.jonas

jm1.jonas Power Member

Quanto ás lentes, como o MEIA disse, são iguais para todas as EOS, e vão continuar a fazer lentes EF durante muitos e muitos anos!

Quanto ao ultimo video, como nos outros 2 usei ambas as camaras, uma em alguns takes outra noutros, a minha 550D teve uns problemas técnicos enquanto gravávamos esse video lembro-me que o primeiro e ultimo verso do video foram gravados com a 550D e os refrões foram com a 600D.

6. Obrigadão aos dois!

Nas minhas pesquisas, também vim a saber que a 650D está mais ou menos dentro do meu orçamento, e ja tem autofocus no video. Acham que vale a pena?

7. jm1.jonas

jm1.jonas Power Member

O autofocus na minha opinião é um engano, não vais fazer filme nenhum em autofocus, até porque nem todas as lentes são compativeis, sinceramente se fosse a ti ia para a 600D e gastava o resto do orçamento (que ainda nem disseste qual é, o que torna um bocado dificil aconselhar-te algo) numa 50mm 1.8 e em outros extras que vais precisar CERTAMENTE se queres fazer video "a sério".

8. Um engano como assim? Para além das mariquices de o ecran ser touchscreen e sei lá mais o quê, outra novidade da 650D é mesmo ter autofocus em video mode (com manual também, de certeza).

Por 949€ (ou aqui no país onde vivo por 164000 coroas que fica em 1020€) compro o corpo mais objectiva 18-55.

Tenho que pensar bem, tenho até ao fim do ano para pensa bem.

9. MEIA

MEIA Power Member

Vê vídeos no youtube de como se porta o autofocus da 650D em vídeo, eu não acho muito mau se se utilizar uma objectiva STM, mas se não tiveres uma destas (a 18-55mm não tem esta tecnologia) o autofocus é mau e dependendo da objectiva que tenhas pode ser bastante ruidoso. http://www.youtube.com/watch?v=LzlVbwq8qTo

Partilhar esta Página