1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Maquina deixou de detectar os discos (ERROR)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por l_oriola, 16 de Maio de 2008. (Respostas: 19; Visualizações: 2023)

1. Ola pessoal...!
    Tenho uma maquina onde recentemente coloquei um um novo disco IDE com 160GB da Western Digital.
    Instalei-o na maquina, formatei-o e pus o XP a bumbar nele. Até aqui tudo impecável...!
    Tenho um segundo disco de 20GB q o deixei intalado e sem problemas....
    Acedi a tudo, tudo funcionou.
    Quando tudo parecia estar bem, decidi fechar a máquina colocando as tampas laterais para o arrumar no sitio de seguida. Antes de o arrumar, liguei-o e tal nao é o meu espanto que deixou de funcionar...
    A BIOS reconhece os dois discos, mas no arranque, nas telas pretas antes de entrar no Windows aparece uma mensagem a VERMELHO assim desta forma:

********** IDE DRIVES INSTALLATION ERROR **********
    For best reliability & performance, please change the stand alone slave drive to master. System Halt...

Peço encarecidamente alguma ajuda.... ;o)

Cumprimentos a todos... :cool:

Última edição: 20 de Maio de 2008
  2. FASC

FASC Power Member

O erro deveria ser suficientemente claro: tens um disco configurado como SLAVE sozinho numa IDE. O que ele te está a pedir é que o configures como MASTER. É só trocar o jumper no disco.

3. Boas....!

Obrigado pela resposta sincera, naturalmente com toda a intenção de ajudar. Eu também reconheça q não sou detentor de todo o conhecimento, não teria eu vindo aqui fazer um pedido de ajuda... :cool:
    O erro é sim OBVIO como dizes, mas, afinal, não é assim tão basico...
    É q o disco está configurado na posição de Master ou Single e o erro é o mesmo...

O q isso quererá dizer!?

Mais uma vez obrigado...

Cumps :cool:

4. FASC

FASC Power Member

Que combinações de IDE's e discos já experimentaste? Já tive boards muito esquisitas quanto à ordem dos discos. Usas cabos de 80 condutores nos discos? Tens o disco Master na ponta do cabo e o slave no meio do cabo? Tudo isto conta.

Dá-nos mais informações, por favor.

E já agora desculpa o atestado de burrice que te passei, mas como o erro poderia não ser óbvio para ti (nem imaginas o que para aqui já foi perguntado...), estava apenas praticamente a traduzir o erro.

5. Não há crise... lol....!

Já experimentei várias opções e todas me dão o mesmo... dá-me a ideia q o problema é da board...
    Tenho dois discos Western Digital, um velhinho de 20GB e um novinho acabado de ser estreado de 160GB. Quando o comprei (o novo) pus o disco a funcionar, formatei-o e instalei o xp pro e lá estava a funcionar bem. só q depois de um reiniciar, nunca mais funcionou e dá-me sempre esse erro.
    Entretanto já pus o disco novo sozinho como master ligado á ficha da ponta o cabo de 80 condutores, já testei tambem o disco velho sozinho na mesma posição, já testei na ficha do meio os dois sozinhos com o jumper na posição de master. Já experimentei tambem por o jumper na posição de Cable select e colocar os discos sozinhos na ficha da ponta do cabo. e já testei tambem colocar os discos em conjunto com a configuração de cable select e também com o jumper na posição respectiva com master para a ficha da ponta do cabo e slave para a ficha do meio e o erro é sempre o mesmo... :(:(:(:(:(

Que mais poderia eu fazer...!

Já pareço um malukinho... lol...

Última edição: 18 de Maio de 2008
  6. FASC

FASC Power Member

Faz o enterro à board. Cheira-me que essa já era... Sorry, mas não tenho mais ideias do que fizeste... Já experimentaste com outro cabo?

7. Sim sim... troquei o cabo com uma maquina velha q aqui tinha e tudo igual....!

Parece-me mesmo q a board morreu...!

Agora vou-me ver da cor do mijo para arranjar uma board socket 478...

8. FASC

FASC Power Member

Lembrei-me de uma coisa: na BIOS há-de haver uma opção para fazer "Halt on all errors", ou algo do género. Desactiva isso e vê se ele passa. :)

9. Já estive á procura disso e não encontro lá nada que tenha a ver com isso....!
    Posso não estar a ver bem... mas parece-me q não...!
    Não sei mesmo mais o q fazer...! possa...!

Também já deves ter esgotado os teus recursos, né...!

Só tenho q te agradecer pelo teu esforço...!

Deixa lá ver se surge mais alguma coisa.

Um Abraço:001:

10. nelsondac

nelsondac Power Member

BIOS reset já fizeste?

geralmente basta alterar um jumper mas contudo procura no manual que fala lá disso... fkb

11. Ora boas....!
    Reset não fiz... nem estou a ver como fazer...
    A o q já encontrei foi a opção "Load Default Settings".
    Não sei se isto será a mesma coisa....!

Mas posso já adiantar q tambem nao serviu de nada....!

:(

Última edição: 18 de Maio de 2008
  12. FASC

FASC Power Member

Tens de ver no manual da board, ou procura um jumper que diga "clear CMOS" ou algo do género mesmo na board. Quando o encontrares, tira a pilha da board, desliga o cabo de alimentação, troca o jumper para a posição "clear", volta a colocar o jumper na situação inicial e repõe a pilha e o cabo de alimentação. Nesta altura já fizeste reset à BIOS, portanto experimenta arrancar com o PC novamente.

13. É com uma enorme tristeza q vos comunico q mesmo com esse procedimento, nada feito...
    A máquina teima em me apresentar o mesmo erro...

********** IDE DRIVES INSTALLATION ERROR **********
    For best reliability & performance, please change the stand alone slave drive to master. System Halt...

Não sei se haverá mais alguma coisa a fazer...!

14. DavidJamez

DavidJamez Power Member

como está o jumper no dvd?

15. Tenho o leitor de DVD LG como master ligado na fcha da ponta do cabo e o gravador de dvd BENQ como slave ligado na ficha do meio do cabo.
    Mas isso nunca foi problema...!

Que poderia ser!???

OBG & CUMPS ;)

16. podes e fazer o seguinte teste, ligas so um dispositivo ide num canal como masteer, experimentas no meio e na ponta do cabo e ve o k acontece, se nao acusar erro, ligas outro como slave no encaixe disponivel e ele nao deve haver espiga.
    em todo caso n m parece problema de board. kal e a tua board?
    em todo caso consigo aki na hipertimetech arranjar-te boards 478 sem problema

17. Boas...!
    Deixa lá ver se percebi.
    Dispositivos IDE emgloba discos rigidos e drives opticas, pedes-me para desligar tudo e experimentar um único dispositivo IDE (disco rígido como master) é isso!?

18. OCRAM00...!
    Escuta... não te dou beijos na boca, pq não estás aqui ao pé de mim e pq a minha namorada não deixa...! lol...!
    Puto....! O PC LIGOU................... :):):):):):):):):):):)

Mas agora vamos com calma...

1º Desliguei da board o cabo das drives opticas.
    2º desliguei o disco de 20GB que estava como slave na ficha do meio
    3º liguei o disco de 160 como master na ficha da ponta do cabo e a seguir...! POWER ON

ligou e entrou no windows xp pro sp3 q era o q estava instalado no disco.

Questões:

Não ensaiei mais nada...! como faço para ligar as drives opticas uma vez q nem o cabo está conectado na board.... e o 2º disco...!?

Entretanto vou fazer mais uns ensaios...

Aguardo dicas para breve... ;):)

BJOS E ABRAÇOS

LOL :):D

19. Boas....!

Só para fechar o assunto e partilhar convosco a resolução do problema.
    Acontece que o q estava a criar conflito com a máquina era simplesmente o gravador de DVD BENQ que estava ligado como slave na ficha do meio. Sem perceber pq, e dpois de varios ensaios acabei por chegar a uma unica solução possível que foi colocar o leitor LG como slave e o gravador BENQ como master nas fichas respectivas do cabo e só assim funcionou sem problema.
    Fica na mesma a dúvida sobre a razão q terá levado o gravador a entrar em conflito com a maquina.
    Mas o q importa é q tudo se resolveu.

Muito obrigado pelas dicas...

Valeu o esforço.

Cumprimentos

Partilhar esta Página