Maquina desfoca

bpalhares

Power Member
Boas

De à uns dias para cá tenho reparado que as fotos que tiro, seja com que objectiva for, ficam sempre meio tremidas/desfocadas...

A minha maquina é uma canon 400d e as objectivas sao canon 55-250is, 50mm f1.8, 100mm f2.8 macro e a do kit, 18-5?.

Exemplos










Fotos tiradas com a maquina completamente apoiada, as 2 primeiras fotos com a 55-250, as 2 ultimas com a 100mm macro.

Tirei as fotos com ponto de focagem ao centro.

isto nunca me tinha acontecido, por exemplo



Todas as fotos são crop 100%


Será que tenho de mandar a maquina para a canon? Ainda está na garantia... :confused:
 
Pega numa régua, foca para o centro, com a lente completamente aberta para minimizar o DOF e depois vê onde é que a máquina efectivamente focou..

Se tiveres um problema de focus shift é possivel que o espelho se tenha desafinado e esteja desalinhado.. E em principio a reparação será fácil..


Mas as fotos sinceramente parece-me mais tremidas e com falta de definição do que propriamente fora de foco..
 
Boas

De à uns dias para cá tenho reparado que as fotos que tiro, seja com que objectiva for, ficam sempre meio tremidas/desfocadas...
A minha maquina é uma canon 400d e as objectivas sao canon 55-250is, 50mm f1.8, 100mm f2.8 macro e a do kit, 18-5?.
Exemplos
Fotos tiradas com a maquina completamente apoiada, as 2 primeiras fotos com a 55-250, as 2 ultimas com a 100mm macro.
Tirei as fotos com ponto de focagem ao centro.
isto nunca me tinha acontecido, por exemplo
Todas as fotos são crop 100%
Será que tenho de mandar a maquina para a canon? Ainda está na garantia... :confused:


Tenta na 55-250 desligar o IS. Ele nunca deve estar ligado quando a máquina está apoiada num tripé porque pode fazer com que as fotos saiam assim. Estranho mas verdade. Já agora estás a usar algum filtro que nunca tenhas usado antes? Algo mudou desde que começou a desfocar as fotos?
 
Tenta na 55-250 desligar o IS. Ele nunca deve estar ligado quando a máquina está apoiada num tripé porque pode fazer com que as fotos saiam assim. Estranho mas verdade. Já agora estás a usar algum filtro que nunca tenhas usado antes? Algo mudou desde que começou a desfocar as fotos?


Boas

Já esperimentei a 55-250 com e sem IS, dá o mesmo. Seja como for, acontece em todas as lentes...
Não coloquei nada de novo nas objectivas, foi tirar da mochila e fotografar, depois ao rever as fotos no display pareciam desfocadas/tremidas e em casa é que vi o mal que estavam...



Se isso acontece com todas as lentes podes estar sempre usar um teste para ver se é um problema de Back/front Focus.

Podes fazer download do teste e seguir as instruções...

http://www.focustestchart.com/focus21.pdf


Ok, vou testar a ver o que dá...:(
 
exprimenta aumentar a velocidade de disparo e certifica-te k a makina esta mesmo imovel.


Já testei a 1/500 com iso 100 e ficou na mesma...

ja pensei em tudo, ate humidade, ams tenho a maquina protegida e comsacos de silica a volta.

Não é que fosse grande pro em fotos, mas ate ja tirava algumas que pessoalmente acho que ficavam boas, agora isto, sem ter alterado nada, sem ter batido com a maquina... :S
 
Se prestares atenção, na tua galeria do olhares, parece que vejo isso em quase todas as fotos. No entanto parece que menos. O problema deve mesmo ser da máquina.
 
Se isso acontece com todas as lentes podes estar sempre usar um teste para ver se é um problema de Back/front Focus.

Podes fazer download do teste e seguir as instruções...

http://www.focustestchart.com/focus21.pdf


Muito bom esse teste... Em tempos tive algumas duvidas quanto à focagem da minha máquina, ou da lente.. E andei a testar com uma régua, até chegar à conclusão que as fotos que tinha desfocadas eram burrice minha e não problema da máquina.. Com esse teste é muito mais simples e muito mais preciso..

dsc5838ky7.jpg
 
teem e de seguir as instrucoes a risca, a folha deve estar a 45º da makina, caso contrario pode parecer k teem backfocus ou frontfocus
 
teem e de seguir as instrucoes a risca, a folha deve estar a 45º da makina, caso contrario pode parecer k teem backfocus ou frontfocus


A inclinação se não for a correcta pode é fazer com que a escala não esteja correcta... Porque as marcas da escala estão corrigidas para uma inclinação de 45º..


Agora, o que é importante é a máquina estar numa linha tão perpendicular quanto possivel com a linha onde devemos focar..

Tirei umas 20 ou 25 fotos, de várias inclinações, com a máquina na horizontal, vertical, em ângulos diferentes e posso-te garantir que a única coisa que muda quando aumentas ou diminuis a inclinação em relação à folha é a quantidade de folha que fica no DOF.. Se tiveres a máquina mesmo sobre a folha, toda ela ficará nítida e o teste é inutil.. à medida que vais inclinando menos é a area que fica nitida e já dá para ver se a máquina foca bem ou mal..
 
nao, se tiveres a makina a 10º, e apontares o foco para a linha do meio, a percentagem de area em foco por cima e debaixo da linha vai ser diferente. se tiveres a makina a 45º deves ter exactamente a mesma distancia focada tanto para cima como para baixo da linha, se nao tiveres a tua makina tem problema.

o objectivo do teste e garantir k o foco fica distribuido tanto para cima como para baixo, se usares outras inclinacoes nao podes concluir nada.
 
Boas tardes,

Isto não poderá ser da mão? Não andas a tomar nenhum medicamento recentemente que te faça tremer as mãos? Digo isto, porque existem (exemplo: carbonato de lítio entre outros). Ou noites mal dormidas, cafés a mais, sistema nervoso, etc. Tenta reparar se andas a tremer das mãos.

Cumprimentos.
 
Deixei a maquina ao pé do desumificador uma noite....

Essa foto foi tirada com a macro 100mm, sem mono/tripé, pelo mesmo "fotografo" das outras....

Enfim, suponho que fosse alguma humidade no sensor...


Alguma vez sopras-te lá para dentro??

Estaria o espelho interior embaciado????

Estranho não é???
 
Back
Topo