Maquina digital à volta dos 300€...

Urhilf

Power Member
O meu pai quer nova maquina digital; eu procuro, ele compra! :p Ou seja, necessito ajuda de pessoal entendido na materia...Ja andei a ler threads recentes daqui do forum, mas continuo com muitas duvidas...

Em concreto, começando pelo meu pai que me espetou uma Proteste (nao sei de que mês ou de que ano) à frente da cara a dizer: "Vou comprar uma destas:

Sony DSC-H5

Panasonic Lumix FZ7

Kodak P712".

Eu engelhei o nariz à ideia de comprar baseado apenas na revista Proteste, pelo que decidi vir aqui pedir opiniões.

E depois de ler algumas coisitas, exponho entao aqui a situaçao:

1 - O meu pai não entende muito de fotografia (ou mesmo quase nada...) - assim como eu;
2 - Pelo que percebi, ele nao quer uma compacta, mas sim uma bridge;
3 - Viaja bastante e gosta de recordar ditas viagens, paisagens, etc...
4 - Gastar cerca de 300€ - um cadinho mais ou um cadito menos nao molesta;

O meu cunhado andou a tentar impingir a Sony H9 ao meu pai, visto que ele comprou uma em Andorra recentemente, por menos de 300€ se nao estou em erro...Eu desaconselhei Sony ao meu pai, visto nao ser fã da Sony em fotografia...Deveria ter considerado de qualquer forma a H9 ou nem por isso?

Há uns 2 meses tambem procurei maquina ate 300€ para a minha namorada...na altura optamos pela Canon SX100is, depois de ler exaustivamente uma thread aqui no forum - contudo ela ainda nao a comprou (apesar de ja estar a 229€ na *****.es) por preguicite aguda e excesso de trabalho.

Vi o sticky aqui no forum a apontar para a FujiFilm Finepix S6500FD, mas como disse: sou um leigo nesta materia...

Agora pergunto: para o meu pai, qual a melhor opçao, tendo em conta os modelos e situaçao apresentada? A SX100is pode ser uma opçao para ele, comparando com as demais mencionadas acima?

Para a minha namorada - a SX100is ainda é a melhor opçao? Ou algum outro modelo ate 300€ ja a suplantou? (aproveito para dizer que na altura ela considerou esta a melhor opçao, visto querer uma maquina com caracteristicas que lhe permitissem começar do zero a aprender qualquer coisa mais seria sobre fotografia...

Hoje também li "na diagonal" um thread aqui tambem sobre a Panasonic FZ7...gostei bastante! Contudo, nao consigo entender uma coisa: insere-se na mesma categoria da SX100is? Porque acho que nunca li ninguem a apresenta-las "lado-a-lado" aqui no forum, e os preços sao identicos (pelo menos em Espanha, onde vivo).

Muito obrigado pela atençao e pelas opinioes! :p
 
Última edição:
Bolas...

Estava quase a decidir-me pela SX100is para ambos (pai e namorada), quando em reviews que a lente nessa maquina começa nos 35mm, o que nao é bom para quem quer fotografar paisagens, e exige "abertura" inicial (como descreveu o meu pai, como sendo uma caracteristica por ele pretendida...)...

Ou seja, talvez para o meu pai a Canon Sx100is nao seja a melhor opçao... :( Alguem opina?
 
Para quem fotografa paisagens, de facto os 35mm não dão lá muito jeito, nisso o teu pai tem toda a razão. E assim, caso compres a SX100, seria "obrigatório" comprar um conversor, o que implica mais despesas e perda de qualidade de imagem.

Máquinas com lentes de 28mm, assim de cabeça tens a TZ3 e as Ricoh. A primeira peca pelo processamento e por não ter modos manuais.

Se em Espanha encontrares a Fuji S6500fd, não hesites. Peca pelo tamanho, mas deve ser a melhor máquina com lente de 28mm. E depois tens sempre a irmã mais velha, a S9600, mas essa já costuma ser um pouco mais cara, e normalmente não justifica a diferença, tem poucas melhorias.
 
Boas! Obrigado pela resposta rapida Rui Marto! ;)

Consigo a Fuji S6500fd por 269 mais portes (deve andar nos 280)... a S9600 consigo por 371 mais portes (com cartao 1Gb 60X :( e bolsa reflex)... Fico-me pela S6500 em principio...nao merecera entao o salto para a S9600, suponho...

Consigo a SX100 por 229 mais portes (esta fica para a namorada)...
 
Pois, por essa diferença não vale mesmo a pena a S9600.

Acho que fazes duas boas escolhas tendo em conta os requisitos de ambas as pessoas. Isto é claro, assumindo que a tua namorada prefere uma máquina mais pequena, mesmo que perca algumas funções.
 
Sim, efectivamente ela quer algo mais pequeno, mas que lhe permita começar a explorar o mundo da fotografia, utilizando modos manuais, etc...com os 229 mais portes, mais cartao 2 ou 4 Gb minimo 80X mais 4 pilhas AA 2700 e respectivo carregador, atinge o seu orçamento de 300! A Sx100 para ela e perfeita!

Para o meu pai, a questao dos 35mm veio-me baralhar as opçoes, mas realmente do q estou a ler da Fuji S6500FD, estou a ficar convencido... Afinal so a consigo a 299 directamente no el corte ingles...Como o meu pai estipulou orçamento nos 400 maximos, incluindo cartao, pilhas e carregador, devo xegar a esse valor...

Thanks! :D
 
A S6500fd se não me engano é a bateria, portanto acho que deves comprar uma bateria secundária. De qualquer forma penso que não gastas tanto dinheiro como em pilhas+carregador.

Basicamente vai ser máquina+cartão.
 
A S6500fd se não me engano é a bateria, portanto acho que deves comprar uma bateria secundária. De qualquer forma penso que não gastas tanto dinheiro como em pilhas+carregador.

Basicamente vai ser máquina+cartão.

É a pilhas, leva 4 AA ;)
Pena também levar cartões CF o que implica ainda um custo elevado. Basicamente aos 299€ acresce carregador, cartão e eventual bolsa.
 
Por esses valores fazes uma boa compra se optares pela fuji Fuji S6500fd! As fuji utilizam maioritariamente pilhas AA (dai a configuração do punho da makina ser muito identica em todos os modelos desse nível, pois as pilhas são colocadas la!

Eu sou suspeito pq tenho uma fuji ....! Mas axo que em relaçao Qualidade /preço é uma marca muito boa!

Abraços
 
É a pilhas, leva 4 AA ;)
Pena também levar cartões CF o que implica ainda um custo elevado. Basicamente aos 299€ acresce carregador, cartão e eventual bolsa.

Cartões XD, e não CF. De qualquer das formas, representa um custo mais elevado que os mais comuns e rápidos SD.

Eu tenho uma S6500fd à pouco mais que 1 mês, e estou Muito satisfeito. Por esse preço, penso que seja do melhor que tens para escolher.
 
Back
Topo