Máquina digital até 300€ ...

__Y__

Power Member
Boas.

O natal está a chegar e quero-me dar de prenda uma maquina fotográfica digital. Como não percebo muito do assunto venho pedir a opinião dos mais entendidos.

Quero uma maquina compacta, a bateria, que faça vídeos com som e queria gastar entre 300 e 350€.

Andei a ver a Olympus FE-300.
Tem 12 Megapíxeis mas não sei se os 3x zoom serão suficientes. !!?

Aceitam-se opiniões dentro do orçamento e sem esquecer ...SONY NÃO!

Obrigado.

Tiago.
 
obrigado Koncaman, fiz uma pesquisa e gostei ...

Parece que o assunto da maquina está arrumado
:winknu:

E quanto ao cartão de memoria ??
Pelo que vi ela usa cartões XD / SD certo?... e quais são os melhores?
Sei que há uns mais rápidos que outros...
 
Eu acho que a F50fd não veio trazer muito de novo, apenas veio substituir a F31fd e como é essa ou não tem modos manuais... Enfim. E ainda conseguiram piorar os resultados em ISOs altos. Mas para quem apenas gosta de apontar e disparar, acho que a F40fd é muito boa e sempre poupas uns trocos valentes para outra coisa.

Dentro dessa gama de preços acho a Canon SX100 e a Panasonic DMC-TZ3 máquinas para as quais vale a pena olhar. A TZ3 tem uma lente que é pau para toda a obra, peca pelo sensor de fraca qualidade. Já a Canon não sei muito sobre ela, mas pela review que li no outro dia só peca mesmo pela lente que começa nos 36mm, em vez de começar nos 28mm como a Panasonic. Por outro lado vai até aos 432mm o que já é bastante zoom e com aberturas F/2.7-3.5.
 
Rui, a SX100 não é nada de especial, vê aí alguns reviews:
» http://fotojota.com/2007/10/08/canon-powershot-sx100-is/

a TZ3 é bem mais interessante, o wide angle faz toda a diferença. pelo menos para mim dou mais importância em começar nos 28mm do que propriamente se acaba nos 300 ou 400mm. em relação à F50fd, sinceramente também prefiro a F31fd, acho que a diferença de preço não compensa de forma alguma, mas a F31fd também já não está em produção.. eu quero gostar da F50fd, a sério que quero, mas não foi suficiente para me convencer.

não estou com isto a dizer que ele pelo preço da F50fd arranja uma câmara melhor, porque não arranja. :)
 
A critica que eu tinha lido era a da eFOTOzine e a SX100 a mim surpreendeu-me onde a Fuji me desapontou. No ruido. Depois há a questão de que mesmo com 10,7x de zoom, a qualidade óptica é porreira. E aquela manualidade toda... :)

Mas também concordo que a TZ3 é mais interessante. Apesar de não ter modos manuais e do sensor, tem uma lente que dá para tudo e de muito boa qualidade. Penso que a lente é tão boa ou melhor que a da Canon.
 
...

não estou com isto a dizer que ele pelo preço da F50fd arranja uma câmara melhor, porque não arranja. :)

Parece que vou mesmo comprar a f50fd...

Também já li por ai que os melhores cartões são os SD certo ? ... para quantas fotos dá um cartão de 1 GB?... eu sei que depende da qualidade e tal...

P.S.- Rui Marto parece que temos uma paixão em comum ... belas fotos, 5*. Parabens.
 
Última edição:
Rui, a SX100 não é nada de especial, vê aí alguns reviews:
» http://fotojota.com/2007/10/08/canon-powershot-sx100-is/

a TZ3 é bem mais interessante, o wide angle faz toda a diferença. pelo menos para mim dou mais importância em começar nos 28mm do que propriamente se acaba nos 300 ou 400mm. em relação à F50fd, sinceramente também prefiro a F31fd, acho que a diferença de preço não compensa de forma alguma, mas a F31fd também já não está em produção.. eu quero gostar da F50fd, a sério que quero, mas não foi suficiente para me convencer.

não estou com isto a dizer que ele pelo preço da F50fd arranja uma câmara melhor, porque não arranja. :)

então, vamos a ver....
a F31 custava quanto, quando começou a despaarecer... 220€ ou coisa que o valha, certo?

a F50, mesmo com todo o hype gerado por ser a sucessora da f31fd, está à venda por mais 70€ que isso.

Ora por 70€, o que é que levamos a mais:
-o dobro da resolução
-sensor shift (é fraquinho, mas la ha de dar pelo menos mais um step)
-melhor aspecto
-compatibilidade com cartões SD
-Face detection aperfeiçoado
-melhor LCD
-melhor capacidade de zoom digital (a 6MP - resolução da f31fd - temos um zoom digital de 2x sem perda de qualidade, ou seja, um zoom total de 6x).

o que é que perdemos?
hmmmmm, oh diabo, é preciso ser mesmo muito picuinhas pa encontarr alguma coisa, mas se tiver mesmo que ser, pronto, o desempenho em high ISO se calhar é um bocadito pior... mas caramba, não é nada de significativo.

isto não vale mais 70€?! então o que é que vale?

A lente continua a dar boa conta do recado, sendo talvez das melhores lentes standart 3x que aí andam. falta wide angle... mas poucas são as compactas com lentes deste tipo, que oferecem wide angle.
 
Eu ainda estou à espera de uma review detalhada sobre a F50fd para ver se me convenço.

O zoom digital é perto de inutil. Fazer crops faço no photoshop. E o mais provável é a lente, apesar de boa, não ter qualidade para levar com um crop desses. Nada como ter os 6x de zoom óptico (ou 10 no caso da SX100 e TZ3).
Depois a lente é boa mas não é assim tão boa, e já aqui à tempos constatei que a lente da Fuji sofre de mais aberrações cromáticas e corner softness. E já vi isso bem presente em fotos da F50fd que foram colocadas aqui no forum.

A máquina tem o dobro da resolução no sensor, e final? Ainda não vi nenhum teste que mostre isso na F50fd.

O baixo ruido em ISOs elevados não, é um bocadito pior. Pelas fotos que tenho visto, pode ainda estar um pouco acima da concorrência mas está notóriamente pior que na F31fd. Aliás, como já disse a SX100 surpreendeu me muito mais nesse aspecto.

E essas vantagens que referes até podem valer mais 70€ face à F31fd, mas já na altura não achei a Fuji a melhor compra, e agora continuo com a mesma opinião.
 
Depois de, com mais tempo, ter feito uma pesquisa sobre as maquinas em questão...

- Fuji f50fd
- Canon SX 100
- Panasonic TZ3

Estou ainda mais indeciso :smilliex:

... serão os 3x zoom da fuji suficientes ?? ... ou os 8 megapixeis da canon ?... ou os 7.2 da panasonic... !!!

Mas se é verdade que, como já alguém disse, pelo preço da fuji (300€) não encontro outra melhor... agora pergunto eu:

E pelos 322€ da panasonic fico melhor servido ?? Ou será que os 12 megapixeis da fuji são suficientes para aumentar as imagens no pc ao nivel dos 10x zoom da panasonic ?

P.S.-Continuo inclinado para a fuji, mas isto sou eu que não pesco (quase) nada disto...
 
Boas !

Eu agora de natal estou a pensar também comprar uma nova maquina fotografica pois a minha velhinha Sony já deu o que tinha a dar :P
Também tenho andando de olho nesta F50d parece me ser simples o suficiente para qualquer pessoa da minha familia usar sem grandes dificuldades o tão aclamado "point and shoot" e no entanto dar me a mim o analog boy e aos seus rolos de 35 mm um novo hipotese de fotografia num formato diferente :P

Gostava tambem de saber onde é que a posso encontrar e qual é o tamanho medio de uma foto em qualidade maxima (para ter uma ideia de que tamanho de cartão devo comprar , e já agora mesmo se aquela cena das velocidades de gravação tem uma relevancia muito grande nesta maquina)
 
__Y__, os 12Mp nunca vão ser suficientes para igualares um zoom de 10x, nem sequer um zoom de 6x (3x óptico e 2x digital). Para ficares com um zoom total de 6x na Fuji tens que a reduzir para 6Mp. E logo à partida a própria lente não tem difinição que lhe permita sequer competir com um zoom óptico. Aliás, a própria resolução da máquina é 12Mp de sensor, porque graças à lente, a resolução final não é.
Se leres um outro tópico que por aí anda, vês uns posts a explicar a questão dos crops. É que fazer o crop de 12 para 6Mp fazes, perdes é imensa qualidade. Coisa que com um zoom óptico não acontece, especialmente nas máquinas em questão, que têm uma lente de boa qualidade.
Por mais 22€, e se modos manuais não te interessam, acho que a TZ3 vale bem mais o seu dinheiro.

Kisai, todas estas máquinas são fáceis de usar. Todas funcionam como Point And Shoot, a questão é que a Fuji e a Canon, além disso têm modos manuais e de prioridade, coisa que a TZ3 não.
O tamanho de cada foto pode variar muito. Se não me engano deve rondar os 4 ou 5Mb (tenho aqui uma de 4,28Mb por exemplo).
 
Muito obrigado a todos os que participaram e me ajudaram a decidir.

Agora queria-vos pedir uma ultima opinião... SE, por acaso, daqui até ao natal houver um aumento do orçamento disponível, digam-me umas 3 maquinas que compravam por ordem de qualidade ou preço... a seguir a panasonic. (mas não se estiquem muito!) :-D

Mais uma vez obrigado e continuem o bom trabalho porque há por aqui grandes fotógrafos...
E continuem a ajudar assim o pessoal. :)


P.S.- ... sim parece que mudei de opinião... acredito que a fuji seja uma boa maquina mas aqueles 3x zoom nunca me convenceram totalmente.


...outra coisa... Eu sou de Santarém e aqui nesta pasmaceira só há a worten, o ***** e a electric co. Na net o site mais conhecido penso que seja o *****, mas eu não sou grande adepto das compras pela net... acham que da pa encomendar, por exemplo na worten? ou fica mais caro??
Em ultimo caso la terei de mandar vir da ***** ...
 
Última edição:
A worten é mais cara. A minha máquina, quando a comprei, custava 260€ na pix, na ***** era 330€, assim como em outras lojas.

Pah, eu não estou a ver todas as máquinas que custam mais de 350€ mas quem só quer apontar e disparar acho que não vale a pena. A partir desta gama de máquinas as máquinas começam a ser mais cara, mais pelas funções avançadas que lhes acrescentam do que própriamente pela qualidade de imagem.
Acho que a TZ3 deve ser mesmo a point and shoot mais cara que conheço.
 
Humm, ok.

Então fico-me mesmo pela TZ3.
Quanto as lojas... no ***** não havia, falei com um funcionário que me disse que só vendiam os modelos expostos...
Na worten também não havia, o funcionário disse que havia a possibilidade de encomendar alguns modelos, e até bastantes da panasonic como eu vi la no pc... mas a tz3 não!

Por fim fui ao Feira-Nova, à Electric co, a mesma historia... mas desta vez o funcionário ficou la com o meu nome e numero de telefone, e disse que ia ligar não sei bem pra onde e que, dentro de dois dias mais ou menos, me dava uma resposta... ou seja, se arranjam ou não o tal modelo e a que preço...

Se não compensar fico-me por um dos packs da ***** :

http://www.*****.com/pt/pt/644822/art/panasonic/dmc-tz3-black-estojo-pix.html?itag=9698
 
Atenção que o cartão dos packs da ***** não é grande coisa. Se não me engano é de 30x ou 33x... A maioria das máquinas que conheço funcionam melhor com cartões acima dos 80x.
 
No ***** ... só se for no de sintra, a proveito e faço uma visita a familia :P

Quanto aos cartões já andava de olho nos SD ultra II ... mas já há ultra III !! de 4gb...
Um de 2 GB deve dar para umas 500 fotos não ?
 
Back
Topo