Máquina digital até 800€

D1S0RD3R

Banido
Boas estou a pensar comprar uma máquina fotográfica digital até 800€.
Estou a pensar na Nikon coolpix 5700 ou na Sony 828.
Agradeço opiniões fundamentadas :D
 
Nko40213.jpg


Esta Nikon D70 dá para usar objectivas das máquinas analógicas Nikon? :rolleyes:
 
Podes usar objectivas Nikon mas nem todas. Atenção ao factor 1.5x
Para teres uma equivalente 50mm na D70 precisas de uma 33 mm.
Só que uma boa 33mm é muito mais cara que uma boa 50mm.
 
Para mim, a grande bomba das máquinas de lente fixa é esta:
http://www.dpreview.com/reviews/olympusc8080wz/
(podem ver a review a partir do link)

A Nikon D70 é de outro campeonato, não só porque É melhor, mas também pelas vantagens deste tipo de máquinas em relação à troca de lentes mas aí...ui ui...não há €€ que cheguem. O preço desta com uma ou duas BOAS lentes vai lá vai :005:
Digo isto porque quem compra este tipo de máquina não a tem só com uma lente de 50mm. Normalmente, e para uma utilização porreira, convém uma 28-70mm ou 28-90mm mais uma 70-200 ou 70-300mm. Ou então uma 28-200 ou 28-300mm.

A Olympus tem a vantagem de fazer tudo +- bem feito sem ter que andar com um saco de 5kg ao ombro. A lente não é uma ultra-zoom mas é EXCELENTE (f2.4 - f3.5, 28-140mm).

Logo que possa, é uma aqui para a mesa do canto :D :D
Custa, cá em Portugal +- €1100, mas deve-se arranjar mais barato procurando na net :) . Além do mais, saíu há poucas semanas logo, daqui a uns dois meses, já começam a baixar ;)
 
a EOS 300D é sem dúvida nenhuma uma excelente máquina e uma excelente compra... mas pelo mesmo preço e se querem realmente a melhor então aí não há volta a dar, a D70 é a melhor.

fala quem já experimentou as duas
 
Se não queres retocar fotos com o Photoshop nao te metas numa DSLR
Compra talvez uma Dimage A1 que e bem melhor que a 5700. A 717 tb era bem boa na gama dos 5 Mpix.
Se tas nas prosumers de 8 Mpix sao todas mais ou menos iguais (tem o mesmo sensor da Sony). Ve a Oly 8080, Canon Pro1, Nikon 8700, Sony 828, KM Dimage A2. Eu excluia a partida a 828. Mas ve bem as especificaçoes e reviews e escolhe aquela que te agrade pelo preço ou alguma funçao que seja especial para ti.
Mas se estas disposto a um pouco mais de esforço vai para uma DSLR. nunca mais olhas para tras. E outro campeonato. Tens a EOS 300D e a D70 nessa gama de preços. A D70 globalmente e pelo preço e melhor mas a 300D tens algumas vantagens que podem ser importantes para ti. Investiga bem. nao te esqueças que te tas a meter na cama com o fabricante (lentes... flash... bla bla). Ficas com um alcance a volta de 28-90 (eq 35mm) com as lentes do kit. Sao lentes algo fracas e nao muito luminosas. Vais ter de investir em lentes melhores. Ve a gama de lentes do fabricante com que te vais meter. A 300D e compativel com todas as EF da Canon e aceita virtualmente (e faz mediçao) qualquer lente atraves de adaptador. A D70 tem a baioneta F que te da acesso a outro ziliao de lentes tirando que nao faz mediçao com as mais antigas. Se nao tens lentes escolhe pela gama actual.
Tens desvantagem das grandes angulares que e iJ falou mas olha por outro lado tens vantagem nas teleobjectivas. Qual é mais importante para ti? Uma baratosga lente 50mm f1.8 torna-se uma versatil lente de retrato 75/80 (N ou C) f1.8. E outro ponto de vista.
Eu no teu caso era DLSR. Nem pensava duas vezes.
 
Última edição:
Mecanicamente qualquer lente Nikon F (desde os anos 60) funciona perfeitamente em qualquer reflex Nikon. E qualquer lente EOS (EF) em corpos Canon EOS... etc. A noção de compatibilidade em fotografia é um bocadinho diferente dos PC's.
O problema e que no caso da Nikon as lentes mais antigas sem CPU perdem a capacidade (em conjunto com o corpo mas nos corpos de topo como a F5, D2h funcionam) de efectuar medição de luz.
Mas as tuas lentes se tem 6 anos são praticamente novas. Há muitas lentes no catálogo que tem mais de seis anos de serviço desde que foram introduzidas. Vê o corpo da lente. Tens um anel junto a baioneta para regular a abertura (números f)? Se sim deves ter uma lente F tipo D. Funciona. Se não tiveres deve ser tipo G. Tb dá na D70.
Se tens lentes Nikon não vale a pena olahres para outras marcas. É tudo muito semelhante. É D70 e pronto. Vê bem as lentes e tenta ver o modelo. Já agora qual era a máquina Nikon onde usavas essas lentes?
Na review no dpreview da D70 tens lá a lista pormenorizada das lentes F que dão na D70. As tuas dão quase de certeza.
 
mas é melhor comprar a D70 com a lente 28-70 do que só o corpo.
Pela diferença de preço vale melhor adquirir esta lente por é muito boa.

Atenção, numa DSLR não se deve andar a trocar muitas vezes de lente
e sobretudo ter cuidado com o local onde se troca a lente.

É que um grão de pó num filme de 35mm é uma coisa mas num
CCD é outra. :D É difícil de sacá-lo e ficas com uma zona do ccd menos
*capacitada*.

É um conselho para quem compra DSLR's.
 
Se fores para a D70 tb acho boa ideia comprares a 18-70 DX que vem no kit D70. Tem algumas limitaçoes mas e uma boa lente para o preço. Nas lentes não há grandes milagres preço/performance. Tirando algumas excepções recebes o que pagas. E a 18-70 em kit fica mais barata que separado o que faz dela barata. Nao podes e usar (quer dizer poder ate podes mas fica com serios problemas de imagem) num corpo 35 mm. E uma lente F (qq reflex nikon) tipo G (nao tem anel manual de abertura so da em maquinas relativamente modernas) e DX (desenhada para cobrir bem apenas o sensor tamanho APS das DSLR's Nikon)
O pó pode ser um problema mas limpasse bem. Não ficas com o sensor inutilizado por cada ponto onde cai po. Ao menos da para limpar. Algumas digitais de lente unica mais rascas (como ja vi) metem po e depois? Na net tens duzias de tutoriais e dicas a ensinar a limpar isso.
 
Pelo que tenho lido (e sem experiência nenhuma na máquina) eu ia para a 300D. Tenho uma EOS 300, mas analógica e gosto muito da máquina. :)

Mas cá está, lê as specs das duas máquinas, procura por reviews de utilizadores tanto no dpreview como na amazon por exemplo e depois pondera bem. Como o timber te disse, estás-te a metar na cama com a marca (esta foi boa! :)).

Eu ia para a Canon (em principio) mas tu é que sabes! ;)
 
Eu tb gosto mais da gama de lentes da Canon e a Canon tem claramente superioridade no topo do mercado de onde vão sair os proximos modelos medios e baixos mas isso não quer dizer grande coisa para a maioria das pessoas. A D70 alias e o unico modelo da Nikon que desiquilibra os comparativos. Mas as lentes são boas (opticamente) em todo o lado e quem tira as fotos é a pessoa. Se um gajo gosta do que tem e se sente confortavel com a maquina é o que e preciso.
Ele ja tem uma Nikon e duas lentes. Esta muito bem servido. Mais vale apostar na D70.
 
Back
Topo